header-photo

Tréplica



Nello Morlotti

Muito me honra o debate de alto nível que Leonardo Mendes Júnior me proporciona através do Arquibancada Virtual. Bem diferente, por exemplo, do nível do debate que se dá no Paranautas.com. Lá impera o radicalismo xiita, e cujos ataques pessoais contra mim serão tratados com o rigor da lei.

Porém, meu caro Leonardo, ainda há equívocos em suas colocações. Uma delas é achar que a L. A. Sports está posando de vítima. Muito pelo contrário, trata-se de uma empresa que só tem obtido sucesso por que age com coragem, arrojo, competência e honestidade. Por isso mesmo lucra, pois segue a essência do regime econômico que rege o país: o capitalismo. Ou será que a RPC também não busca o lucro?

Tanto busca que passou a fomentar uma polêmica entre Paraná Clube e L. A. Sports nas páginas da Gazeta. É isso que vende, e o jornal está muito certo em fazê-lo. No entanto, se é para investir nisso, a cobertura não pode ser superficial nem hipócrita. É preciso mostrar todos os lados da questão. Aprovo, por exemplo, quando vejo você, Leonardo, acordando para o fato de que a B.A.S.E ainda não gerou nada para o Paraná Clube. Quem sabe isso não renda uma pauta para seu jornal?

O FutebolPR, neste ponto, faz um papel importante, que é mostrar o outro lado. Até seu retorno à web, a L.A. Sports foi alvo de uma rede de intrigas e mentiras que quase custou a integridade física dos jogadores vinculados a ela. Lembra quando a torcida invadiu a Vila em dia de treino? Para cima de quem os torcedores profissionais foram? Para cima dos jogadores da L.A.

Então, o site que eu comando comprou essa briga, assim como no passado comprou a briga de que o estádio para a Copa-2014, em Curitiba, deveria ser o Pinheirão. Os atleticanos, óbvio, abriram campanha e espinafraram a mim e ao FutebolPR. Mas hoje a pepinosa está aí: quem vai pagar a adequação da Arena se não se pode injetar dinheiro público em estádio particular? E mais: até que ponto a Copa 2014 já foi abraçada por paranistas e coxas. Se o estádio fosse o Pinheirão, onde há espaço para se construir e cuja obra aceita dinheiro público, por certo já haveria consenso sobre a Copa na cidade.

Mas esse é outro assunto e o abordei apenas para mostrar que o FutebolPR não é superficial. Compra brigas e o faz com base em informações privilegiadas que muitos jornalistas gostariam de tê-las, mas buscam nas fontes erradas. Por isso, ele informa e opina. Mesmo sem ser jornalista, sou graduado em economia, sei que o bom jornalismo se faz desta forma.

No caso da relação Paraná Clube-L.A. Sports o que estão tentando fazer é criminalizá-la. E a imprensa, infelizmente, embarcou nessa. Se o Paraná perde, a culpa é da L.A; se o zagueiro faz pênalti, a culpa é da L.A. Porém, a maior parte dos jogadores que integram o elenco do clube não pertence à L.A. A empresa tem lá quatro jogadores e não gere os destinos do Paraná. Portanto, não tem culpa da crise institucional que se abateu na Avenida Kennedy.

Viajo na ideia de que se essa parceria fosse parar nas páginas policiais dos jornais. Já imaginou as manchetes? “L.A. Sports é a responsável pela chacina da Vila União"; "L. A. comanda Morro dos Macacos". O que estão tentando é fulanizar a crise do Paraná, e não é por aí. Valeu Leonardo, e vê se não me bloqueia no twitter.

1 Espinafrar:

Anônimo disse...

Enfim o futebolpr revelou quem é. Agora sabemos. Parabéns. Sei o que estou lendo e a tendência.

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.