header-photo

Últimas do dia



Da Equipe FutebolPR

1) Na noite desta sexta-feira, os empresários de Marcelinho Paraíba estiveram reunidos com a diretoria do Coritiba. Oficializaram que o jogador tem uma proposta do Oriente Médio.

2) O novo técnico dos juniores do Atlético vem de Minas Gerais.

3) As vitória de Ipatinga (1 x 0, no Guarani) e São Caetano (2 x 1, no Brasiliense) tiraram o Paraná Clube do G10 da Série B. O Tricolor caiu para a 12.ª colocação.

Estreia e decisão



Da Equipe FutebolPR

O Corinthians Paranaense decide domingo, às 15h, contra o Pelotas (RS), sua classificação para a 2.ª fase da Série D do Brasileiro. Para a partida no eco-estádio, o Timãozinho precisa vencer para não depender de nenhum outro resultyado. O jogo marcará a estreia do técnico Sandro Forner, que substitui Leandro Niehues – recém-contratado pelo Atlético. O treinador prega seriedade. “Ninguém pode comemorar nada antes de jogar”, arremata.

Arapongas recorre ao TJD



Da Equipe FutebolPR

O Arapongas Esporte Clube entrou com ação ordinária no TJD-PR, pedindo providências do tribunal em relação aos prejuízos causados pela escalação de jogadores não inscritos pelo AFA/Foz no jogo contra o próprio Arapongas na última rodada da Divisão de Acesso. Na ação, o Arapongas pede que o TJD reconheça o enorme prejuízo sofrido pelo clube e solicita que não seja realizado arbitral, tanto para a Primeira Divisão como para a Divisão de Acesso 2010. A citação ainda quer que AFA/Foz x Arapongas seja declarado W.O. Neste caso, mudaria a classificação final da Divisão de Acesso, com o Arapongas entrando na vaga do Operário.

Torcida paranista de luto



Da Equipe FutebolPR

A torcida paranista perdeu um dos seus torcedores-símbolo, o Saci. Desde o nascimento do Paraná Clube, em 1989, quem frequentou a Vila Capanema, o Pinheirão e o Couto Pereira, mesmo sem saber, conheceu o Saci. Pessoa notória, que se comunicava por gestos com os torcedores, forçando sorrisos para fingir que estava rindo. Fica também a lembrança dele passando pelos pipoqueiros e cantando: "Au, au, au, pipoca um real". Saci vai deixar saudades!

Tchau, tchau



Da Equipe FutebolPR

O zagueiro Aderaldo não faz mais parte dos planos do Paraná Clube. Depois de duas expulsões, contra Bahia e Duque de Caxias, a diretoria do Tricolor perdeu a paciência com o jogador. Aderaldo foi contratado pelo bom desempenho em 2007, quando o Tricolor chegou à Libertadores. Além disso, pediu para voltar ao clube e a diretoria entendeu que o zagueiro merecia nova oportunidade.

Cabidaço?



Da Equipe FutebolPR

Transcrevemos aqui o que saiu no Blog do Zé Beto. Segue a nota: “A edição 211 dos Atos Oficiais do Tribunal de Contas do Paraná informa hoje, 7 de agosto, que o senhor Ocimar Bolicenho recebeu licença especial por três meses referente ao terceiro quinquênio, completados no dia 1 de agosto. Ele está lotado na Diretoria Geral. Bolicenho é o atual diretor de futebol do Clube Atlético Paranaense, num cargo remunerado. Antes exercia a função no Santos Futebol Clube, de São Paulo. No Tribunal de Contas pouquíssima gente sabe que ele é funcionário da casa há anos.”

Mudanças no calendário



Da Agência Brasil

Brasília - Em 30 dias uma proposta com sugestões para mudanças no calendário do futebol brasileiro e com medidas para aperfeiçoar a gestão dos clubes deve ser elaborado e apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O prazo foi estabelecido em reunião entre Lula, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Em relação ao aperfeiçoamento da gestão dos clubes, o ministro do Esporte disse que é preciso criar uma espécie de lei de responsabilidade fiscal para os clubes, a exemplo do que ocorre hoje com a administração pública para limitar gastos. A finalidade é evitar o endividamento, realidade de parte dos clubes brasileiros.

“Seriam medidas para uma gestão mais profissional, enquadrar os orçamentos de modo a reduzir as dívidas dos clubes. Há dívidas trabalhistas, fiscais e bancárias enormes. É preciso reestruturar essas questões de modo a dar eficiência ao futebol”, disse Silva.

O ministro chegou a citar os altos salários dos jogadores como um dos motivos que levam os clubes a se endividarem. Perguntado se a saída seria reduzir salários e se a medida não levaria à perda de jogadores para times do exterior que oferecessem melhor remuneração, Orlando Silva disse que essa é uma discussão a ser feita entre clubes e atletas.

A discussão sobre a mudança no calendário tem a finalidade de evitar a saída de jogadores para campeonatos de outros países durante as competições no país. “No Brasil, no meio do campeonato, os melhores atletas por vezes saem do país”, disse Silva.

Segundo ele, também entrou na pauta a necessidade de ajustar o calendário brasileiro ao europeu, o que depende de uma construção entre clubes com interesses diferentes e também patrocinadores e emissoras de televisão que detêm o direito de transmissão.

Mesmo que sejam acordadas dentro do prazo estabelecido de 30 dias, as mudanças no calendário do futebol brasileiro podem não entrar em vigor já no próximo ano. Isso por que, segundo Silva, já há contratos assinados pelos clubes que teriam que ser cumpridos.

Autofagia internacional



Da Equipe FutebolPR

O Shopping Mueller lançou a seguinte promoção: quem comprar R$ 250 ganha cupons para concorrer a viagens para assistir um jogo da Copa dos Campeões da Europa. Por ser um estabelecimento que está em Curitiba, que fatura, e muito, ao vender produtos para consumidores que torcem para Atlético, Coritiba e Paraná, essa promoção não poderia estar “linkada” ao trio de ferro? É a autofagia paranaense ganhando ares internacionais.

Há remédio para o vírus da ZR?



Da Equipe FutebolPR

Durante todas as 17 rodadas do Campeonato Brasileiro houve um time paranaense, ou os dois, na zona de rebaixamento. O Atlético ficou da 1.ª à 9.ª. Escapou na 10.º, 11.ª e 12.ª e voltou na 13.ª, ficando até a 16.ª. Já o Coritiba, embarcou na ZR na 2.ª rodada e ficou até a 6.ª. Daí, safou-se na 7.ª e voltou na 8.º. Em seguida, tomou fôlego: esteve ausente da zona da 9.ª à 16.ª. Agora, está de novo.

Maioria é contra



Da Equipe FutebolPR

Enquete em andamento no Furacao.com revela que a torcida atleticana é contra o aporte de dinheiro público nas obras da Arena da Baixada, para as adaptações do estádio à Copa do Mundo de 2014. Dos 906 votos registrados até às 11h57 desta sexta-feira, 44,6% votaram pela alternativa “Buscar investidores privados para realizar as obras”. Outros 43,7% optaram por “Exigir solução de outros entes (Governo, CBF e Fifa)”. Já 6,6% acham que o Atlético deve “Realizar as obras exigidas pela Fifa com recursos próprios”. Por fim, 5,1% querem “Desistir de oferecer a Arena para sediar o Mundial”.

Ignorando a FPF



Da Equipe FutebolPR

O Engenheiro Beltrão parece disposto a “peitar” a Federação Paranaense de Futebol. Recentemente, a FPF baixou norma que multa em R$ 200 mil clubes sediados em uma cidade e que forem atuar em outra. Mesmo assim, a Aereb (Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão) já está treinando em Maringá. O clube se prepara para o Campeonato Paranaense sub-20.

O local dos treinamentos ocorre no CT Vale da Zebra, da Associação Esportiva Alvorada. O CT está pronto há um mês e foi cedido para a Aereb para a preparação e pode servir de estádio também, enquanto o Willie Davids passa por reformas.

Decidido, o Engenheiro Beltrão planeja a compra de um terreno em Maringá para construir seu próprio CT. Os jogadores sub-20 estão em um alojamento na Estrada Pinguim. É em uma escola que estava desativada e foi cedida pela prefeitura por dois anos. Com a palavra, a FPF.

Há mais de dois anos



Da Equipe FutebolPR

Sabe qual foi a última vez que Atlético, Coritiba e Paraná Clube venceram simultaneamente no Campeonato Brasileiro?
Foi no final de semana de 17 e 18 de julho de 2007. No dia 17, pela Série B, o Coxa goleou o Barueri por 4 x 1, no Couto Pereira. No dia seguinte, 18, o Atlético também goleou: 4 x 0 no Juventude, na Arena. Já, no Maracanã, o Paraná fazia 2 x 1 no Flamengo. Lá se vão mais de dois anos.