header-photo

Mudou muito



Da Equipe FutebolPR

Do Atletiba do 1.º turno do Brasileiro, muita coisa mudou para o clássico de domingo que vem.
• No Furacão, só Nei, Valencia e Paulo Baier seguem como titulares absolutos. No Coxa, o número de mudanças é menor. Rodrigo Heffner, Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba e Marcelinho Paraíba continuam firmes na equipe.
• No 1.º clássico do Brasileiro, Waldemar Lemos e René Simões eram o treinadores daquele 0 x 0 na Arena da Baixada.

Classificação do 2.º turno



Da Equipe FutebolPR

A dupla Atletiba está com o mesmo número de pontos nesta fase do Brasileiro. Confira:

Classificação do 2.º turno
1.º) Cruzeiro... 23
2.º) Flamengo... 21
3.º) Atlético-MG... 18
4.º) Vitória... 18
5.º) Palmeiras... 17
6.º) São Paulo... 16
7.º) Corinthians... 16
8.º) Grêmio... 16
9.º) Atlético-PR... 15
10.º) Coritiba... 15

11.º) Santos... 14
12.º) Sport... 14
13.º) Barueri... 13
14.º) Internacional... 12
15.º) Avaí... 12
16.º) Santo André... 11
17.º) Fluminense... 11
18.º) Goiás... 10
19.º) Botafogo... 10
20.º) Náutico... 5

2.º turno da Série B



Da Equipe FutebolPR

No returno da Série, o Paraná já entrou para o G10. Confira:

1.º) Guarani... 25
2.º) Ceará... 23
3.º) Figueirense... 22
4.º) Vasco... 21
5.º) Portuguesa... 20
6.º) ABC... 16
7.º) Campinense... 16
8.º) Ipatinga... 16
9.º) Paraná... 15
10.º) São Caetano... 15
11.º) Ponte Preta... 15
12.º) Atlético-GO... 14
13.º) Duque... 14
14.º) Bragantino... 14
15.º) Vila Nova... 13
16.º) Juventude... 12
17.º) Brasiliense... 11
18.º) Fortaleza... 10
19.º) América-RN... 10
20.º) Bahia... 8

Semana do Atletiba



Da Equipe FutebolPR

Algumas considerações sobre o clássico do próximo final de semana:

• O Atlético chega ao confronto com a seguinte marca: está nove rodadas na 14.ª colocação.
• O Coritiba também está nove rodadas na 15.ª posição.
• No Coxa, Pereira, Thiago Gentil e Renatinho estão fora do clássico. Dois receberam o 3.º amarelo e um foi expulso na derrota contra o Grêmio.
• No Atlético, Antônio Lopes pode desfalcar o time. Ele está atuando com um efeito suspensivo e o pleno do STJD volta a julgá-lo na quinta-feira. O caso se refere àquele “piti” do treinador no jogo contra o Flamengo.
• Dependendo do resultado do Atletiba, o processo eleitoral no Coritiba pode ser deflagrado, com o G9 tendo de enfrentar uma chapa de oposição.
• O público pagante do clássico pode definir quem da dupla Atletiba termina o Brasileiro com a melhor média. Por enquanto, o Rubro-negro leva vantagem: 15.689 contra 15.104 do rival.

Classificação do Brasileiro



Superpato versus apito



Da Equipe FutebolPR

Um pênalti não marcado e uma expulsão controversa impediram o Pato Branco de chegar à liderança da 2.ª fase da Terceirona do Paranaense, neste domingo. Jogando em Jacarezinho, o Superpato empatou por 2 x 2 contra a equipe local, que sustentou a 1.ª colocação. No outro jogo, o Cascavel venceu o Tigrão por 1 x 0, também fora de casa. Faltando 4 rodadas para o término desta etapa, todas as equipes têm chance de classificação. Confira:

Terceirona do Paranaense
2.ª Fase
1.º Turno
1.ª rodada (10/10)

Pato Branco 0 x 0 Tigrão
Cascavel 1 x 3 Jacarezinho
2.ª rodada (18/10)
Jacarezinho 2 x 2 Pato Branco
Tigrão 0 x 1 Cascavel
Classificação
1.º) Jacarezinho... 4 (2 de saldo)
2.º) Cascavel... 3 (-1 de saldo)
3.º) Pato Branco... 2 (0 de saldo)
4.º) Tigrão... 1 (-1 de saldo)


Paranaense Sub-20



Da Equipe FutebolPR

Oito jogos abriram a 2.ª fase da competição, neste sábado. A etapa atual será disputada dentro dos grupos, em turno e returno. Classificam para as quartas-de-final os dois melhores de cada chave. Confira:

2.ª Fase
1.º Turno
Grupo F
1.ª rodada

Francisco Beltrão 0 x 1 Atlético
Sport Campo Mourão 1 x 1 Matsubara
Classificação
1.º) Atlético... 3 (1 de saldo)
2.º) Matsubara... 1 (0 de saldo)
3.º) Sport... 1 (0 de saldo)
4.º) F. Beltrão... 0 (-1 de saldo)
Grupo G
1.ª rodada

Cascavel 0 x 2 Engenheiro Beltrão
AFA 0 x 1 Iraty
Classificação
1.º) Eng. Beltrão... 3 (2 de saldo)
2.º) Iraty... 3 (1 de saldo)
3.º) AFA... 0 (-1 de saldo)
4.º) Cascavel... 0 (-2 de saldo)
Grupo H
1.ª rodada

Rio Branco 0 x 0 Paranavaí
Grecal 1 x 0 Paraná
Classificação
1.º) Grecal... 3 (1 de saldo)
2.º) Paranavaí...1 (0 de saldo)
3.º) Rio Branco... 1 (0 de saldo)
4.º) Paraná... 0 (-1 de saldo)
Grupo I
1.ª rodada

Iguaçu 2 x 3 Coritiba
Corinthians 3 x 0 Tigrão
Classificação
1.º) Corinthians... 3 (3 de saldo)
2.º) Coritiba... 3 (1 de saldo)
3.º) Iguaçu... 0 (-1 de saldo)
4.º) Tigrão... 0 (-3 de saldo)

G10 é possível



Da Equipe FutebolPR

Dá para cravar que o Paraná Clube está completamente livre de ser rebaixado para a Série C. Ainda que matematicamente haja possibilidade, na real os 7 pontos que o Tricolor abriu de margem de segurança da ZR permitem que ele administre a situação nas 9 rodadas restantes. Além disso, a equipe terá confrontos diretos com 3 equipes que hoje ocupam as últimas colocações. Sairá contra o ABC e receberá em casa Campinense e Fortaleza.

O curioso é que o Paraná é o único que vem honrando as cores vermelho, azul e branco na Série B. Os outros tricolores da disputa – Bahia e Fortaleza – encontram-se na ZR. É que eles não têm, por exemplo, um jogador como Rafinha, que se estivesse na Série A estaria concorrendo facilmente a revelação do Brasileiro. Méritos também para Roberto Cavalo, que descobriu a posição certa do jogador em campo. O Paraná engrenou e tem chances reais de terminar a Segundona no G10, beliscando os 50 pontos.

Classificação da Série B



Um time para ser
campeão brasileiro



Da Equipe FutebolPR

Nos tempos do torneio Roberto Gomes Pedrosa, competição que antecedeu o Campeonato Brasileiro, o futebol paranaense tinha direito a uma vaga na disputa. Ferroviário, Atlético e Coritiba participaram em temporadas distintas. Quando isso ocorria, formava-se um selecionado, com os times que ficavam de fora cedendo jogadores para o que iria representar o Estado.

Houve também a época dos torneios de seleções estaduais, em que os melhores eram convocados. Imaginemos que pudesse ser formada uma superequipe para representar o futebol paranaense no Campeonato Brasileiro. Seguramente, esse time que segue disputaria o título. Confira: Galatto; Murilo, Gabriel, Manoel e Márcio Azevedo; Jaílton, Leandro Donizete, Paulo Baier e Davi; Marcelinho Paraíba e Rafinha.
Técnico: Antônio Lopes.
Banco: Edson Bastos, Rodrigo Heffner, Valencia, Carlinhos Paraíba e Rômulo.

“Paraíbas” no São Paulo:
quem está mentindo?



Ricardo Fuzetto, do Nação Coxa

No ano do centenário, após esgotadas todas as possibilidades de um título que pudesse marcar o evento e que fosse o presente merecido para a extraordinária torcida do Coritiba, o que ficou de positivo na controversa administração Cirino foi a vinda e renovação de Marcelinho Paraíba.

Para espanto geral da Nação Alviverde, nos últimos dias foi veiculado na imprensa nacional que Marcelinho já estaria acertado com o São Paulo e que levará na mala o "irmão" Carlinhos.

A dupla Paraíba é o que o Coritiba tem de bom e foi o que salvou o clube até o momento de um vexame ainda maior em um ano histórico como 2009. A saída dos dois deixa a torcida perplexa, não só pela saída em si, que é normal, afinal o mercado está aberto a idas e vindas de atletas, mas o problema é o sentimento de imbróglio que está no ar, pois a diretoria afirmou que Marcelinho teria renovado o contrato e que ficaria até meados do ano que vem, e agora vem a história da saída.

Para piorar, os dois "gerentes de futebol", Vialle e Ximenes, estão jogando o jogo do empurra, para ver quem fica com a batata quente da mentira toda.

É uma pena, pois o fato é apenas mais um dos muitos que denigrem a administração Cirino, e vai ficar marcado ao lado de episódios como o da venda de Henrique, a saída de Keirrison, as fotos da peladona, Léo Mirassol, Eternamente Coxa, público não pagante e tantas outras que ficaram sem resposta.

O fim do ano se aproxima e com ele a eleição para a escolha da nova diretoria, pena que é uma escolha com cartas marcadas, e o torcedor vai ter que ficar vendo de longe a escolha do novo presidente. Fica o recado para os sócios, para que na próxima vez em que tiverem possibilidade de escolher o novo conselho, que o façam com cuidado e muita reflexão. O Coritiba do centenário pagou caro a escolha de Cirino e seus pares.

Muito além do Jardim Botânico



Da Equipe FutebolPR

A sede da Rede Globo fica no Jardim Botânico, belo bairro do Rio. A da CBF é na Barra da Tijuca. No percurso entre essas duas localidades da capital fluminense trava-se uma guerra surda pelo poder do futebol brasileiro.

A emissora que detém os direitos de transmissão, e hoje é responsável por praticamente sustentar os clubes, já cooptou boa parte do Clube dos 13 e quer reimplantar o mata-mata.

A CBF é contra e contragolpeia. Anunciou que pretende mexer nos horários dos jogos, trazendo as principais partidas do meio de semana, que acontecem às 21h50, para as 20h. Seria fatal para a audiência global se isso acontecesse.

A guerra está só começando e promete esquentar no pós-Copa 2010. Se o Brasil for hexa, a Globo sai com o rabinho entre as pernas. Se a Seleção fracassar, Ricardo Teixeira terá trabalho até a Copa de 2014 para seguir solerte no comando do futebol brasileiro.