header-photo

Uma boa notícia



Da Equipe FutebolPR

Na premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira, no Rio, o árbitro paranaense Héber Roberto Lopes (Fifa) deve receber o título de melhor do apito no país, nesta temporada. São quase unânimes as opiniões de que ele ganha o prêmio, sobretudo depois da arbitragem impecável no jogo Flamengo 2 x 1 Grêmio, neste domingo.

Guerra em Curitiba



Da Equipe FutebolPR

O estopim deflagrado no Couto Pereira ganhou as ruas de Curitiba. As centrais policiais não param de receber relatos de quebra-quebra, tumultos e confrontos. Terminais, estações tubos, lojas, agências bancárias, shopping centers, casas, ônibus, carros e gente, muita gente, foram vítimas da violência. A cidade sorriso chora.

Mídia nacional



Site do jornal O Estado de S. Paulo

O rebaixamento do Coritiba acabou virando tragédia. Depois do empate com o Fluminense, na tarde deste domingo, que decretou a queda para a Série B, a torcida do time paranaense invadiu o gramado do Estádio Couto Pereira e transformou o local numa praça de guerra. A violência continuou pelas ruas de Curitiba durante a noite, provocando muita destruição, além de feridos e presos.

Lance!

Ao término do empate entre Coritiba e Fluminense, cenas de guerra tomaram conta do Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Revoltada com o resultado que rebaixou o Coxa para a Segunda Divisão do Brasileiro, integrantes da principal facção organizada do Coritiba invadiram o gramado e entraram em confronto com os policiais. Os torcedores usaram pedaços de madeira, pedras e até tripés das emissoras de rádio e de televisão no confronto. Inicialmente, a polícia ficou acuada e passou por maus momentos. Um policial foi gravemente ferido e socorrido com muita dificuldade pelos colegas de corporação. Ele precisou aguardar por muito tempo no gramado até a chegada do helicóptero de resgate. Os confrontos continuaram com os torcedores arrancando as cadeiras do estádio, mangueiras de incêndio e arremessando contra os policiais.
Inexplicavelmente, o efetivo policial parecia abaixo do ideal para a importância da partida.


Globosesporte.com

Após o apito final, cenas lamentáveis. Torcedores do Coritiba invadiram o gramado para agredir o árbitro gaúcho Leandro Vuaden. A Polícia Militar teve de intervir e houve confronto generalizado. Cadeiras do estádio foram destruídas por vândalos.

Folha Online

Diversos objetos foram utilizados pelos torcedores para agredir os policiais, incluindo barras de ferro, bancos e até equipamentos de profissionais de fotografia que faziam a cobertura da partida. Pelo menos um policial foi retirado de campo desacordado. Helicópteros com policiais armados também sobrevoaram o estádio para proteger os policiais que estavam dentro de campo.

Terra
Após o apito final que decretou o rebaixamento do Coritiba para a Série B, com o empate em 1 a 1 com o Fluminense, a torcida transformou o Couto Pereira em uma praça de guerra. Torcedores e policiais entraram em confronto e várias pessoas ficaram feridas. Foi preciso chamar reforço do helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para socorrer os feridos em estado mais grave.

ClicRBS
Revoltada com o resultado que rebaixou o Coxa para a Segunda Divisão do Brasileiro, integrantes da principal facção organizada do Coritiba invadiram o gramado e entraram em confronto com os policiais. Os torcedores usaram pedaços de madeira, pedras e até tripés das emissoras de rádio e de televisão no confronto. Inicialmente, a polícia ficou acuada e passou por maus momentos. Um policial foi gravemente ferido e socorrido com muita dificuldade pelos colegas de corporação. Ele precisou aguardar por muito tempo no gramado até a chegada do helicóptero de resgate. Os confrontos continuaram com os torcedores arrancando as cadeiras do estádio, mangueiras de incêndio e arremessando contra os policiais.

Superesportes
Um dos seguranças do Fluminense também apanhou, ao ser cercado por vários alviverdes. A tropa de choque, então, entrou no gramado e, com balas de borrachas, dispersou a multidão. Placas de publicidade foram atiradas contra a torcida do Fluminense, que no primeiro tempo já havia entrado em confronto com a Polícia Militar. Alguns dos jogadores, como Carlinhos Paraíba, também foram agredidos pela torcida alviverde.Um helicóptero da Polícia Federal pousou no gramado para transportar os os que estavam em caso mais grave. Não há informações sobre o número de feridos. De acordo com informações, a casa do técnico Cuca, do Fluminense, em Curitiba, foi apedrejada.

Goiás passa Paraná



Da Equipe FutebolPR

O futebol goiano vai figurar com dois representantes em 2010, no Campeonato Brasileiro: Goiás e Atlético-GO. Passou o Paraná na disputa, que até 2005 chegou a ter o trio-de-ferro na elite. Confira os estados na Série A do ano que vem:
São Paulo
São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Guarani e Barueri
Rio de Janeiro
Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco
Rio Grande do Sul
Grêmio e Internacional
Minas Gerais
Atlético-MG e Cruzeiro
Goiás
Goiás e Atlético-GO
Santa Catarina
Avaí
Bahia
Vitória
Ceará
Ceará
Paraná
Atlético

Inferno verde



Da Equipe FutebolPR

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmidt, anunciou que nesta segunda-feira haverá uma reunião extraordinária para avaliar a guerra ocorrida no Couto Pereira. No entanto, independentemente de julgamento, o Ministério Público pode invocar o Estatuto do Torcedor e, preventivamente, já interditar o estádio por seis meses.

Maldição do centenário



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

É óbvio que o Coritiba errou. Se não, não estaria rebaixado. Mas a pergunta é: aonde e quando errou? O equívoco começa com o planejamento da temporada. Em 2008, o clube chegou a beliscar a Libertadores. Montou um time sem estrelas, mas ajustado. Méritos de Dorival Júnior e de um grupo de revelações com muito talento, aliado a jogadores interessados em crescer na carreira.

Em 2009, o Coxa deveria ter seguido a filosofia, mas se rendeu à maldição do centenário. Que maldição é essa? É a que infla o ego de cartolas e, em nome do marketing, faz o clube tirar os pés do chão. Daí, abre-se o cofre para gastar R$ 1 milhão com Marcelinho Paraíba, mas não se consegue descobrir um jogador que pudesse substituir Keirrison.

Pior: desvia a atenção com shows que não acontecem, com muita festa e oba-oba fora de campo, mas erra na hora de contratar técnico. O ano de 2009 começou com Ivo Wortmann e depois com René Simões. O Coxa gastou mal seu dinheiro e só acertou quando trouxe Ney Franco. Os números falam por si. O Coritiba, no returno, foi 7.º colocado.

Tudo bem, ocorreu a boa campanha na Copa do Brasil. Mas quando aconteceu a desclassificação do torneio – na semifinal, contra o Internacional - era o momento crucial para que o clube voltasse a pôr os pés no chão. Era hora de agradecer René pelos serviços prestados e reordenar o elenco. O Fluminense fez isso e se safou.

A derrocada do Coxa se deu também por conta do chamado G9 – onde havia muito índio para pouco cacique. Conforme o barco foi adornando, muitos pularam fora. Um exemplo: cadê o Ricardo Gomyde, o grande articular do G9? Fica a lição: futebol não é para amadores.

Classificação do returno



Da Equipe FutebolPR

Veja como terminou o returno

Classificação
1.º) Flamengo... 40
2.º) Cruzeiro... 40
3.º) São Paulo... 32
4.º) Fluminense... 31
5.º) Internacional... 28
6.º) Avaí... 27
7.º) Coritiba... 26
8.º) Botafogo... 26
9.º) Palmeiras... 25
10.º) Grêmio... 25
11.º) Atlético-MG... 24
12.º) Corinthians... 24
13.º) Atlético-PR... 24
14.º) Santo André... 23
15.º) Santos... 23
16.º) Vitória... 23
17.º) Barueri... 21
18.º) Náutico... 20
19.º) Goiás... 20
20.º) Sport... 18

Futebol paranaense
regride quinze anos



Da Equipe FutebolPR

Desde 1995 a Série A do Brasileiro não era frequentada por apenas um clube paranaense. Em 2010, o Atlético estará só. Coritiba e Paraná Clube vão disputar a Série B. Há 15 anos, o Paraná estava isolado na elite e a dupla Atletiba na Segundona.

Apesar do privilégio, os atleticanos não devem comemorar. O Rubro-negro também perde com a decadência dos rivais. Perde em força junto ao Clube dos 13, perde em capacidade de reivindicar junto à CBF, perde na hora de tentar negociar recursos. A partir deste 6 de dezembro, todo o futebol paranaense sai derrotado de campo.

Classificação do Brasileiro



Nem na Estradinha



Da Equipe FutebolPR

O zagueiro Nem, campeão brasileiro pelo Paraná Clube (2000) e Atlético (2001), disputará o Campeonato Paranaense pelo Rio Branco. O jogador foi apresentado na sexta-feira, em Paranaguá, e será o líder do elenco do Leão da Estradinha.

Nem tem 36 anos e recentemente estava disputando a suburbana de Curitiba pelo Trieste, que tem uma parceria com o Rio Branco.

ACP x Cianorte



Da Equipe FutebolPR

Dia 22, Paranavaí e Cianorte disputam amistoso na casa do Vermelhinho. No caso do Leão do Vale, o preparador físico Marcelo Meliande confia que o elenco vai estrear no estadual, dia 16 de janeiro, com 80% da condição ideal.

Operário completo



Da Equipe FutebolPR

Confira o elenco do Operário, treinado por Norberto Lemos:
Goleiros: Danilo, Osmar e Felipe
Laterais direitos: Lisa e Cassiano
Laterais esquerdos: Gilson e Digão
Zagueiros: Flamarion, João Renato, Grafite, Leonardo e Vinicius
Volantes: Silvão, Serginho Catarinense, Serginho Paulista, Lucas e Dario
Meio-campo: Leoni, Davi Ceará, Cristian e Ítalo
Atacantes: Baiano, Leo Gazola, Edson Baby e Juninho

Semana de vistorias



Da Equipe FutebolPR

A comissão de vistorias da Federação Paranaense de Futebol, que na semana passada já esteve no Gigante do Itiberê, em Paranaguá, verifica nesta semana os seguintes estádios para o estadual 2010:
7/12
Germano Kruger, em Ponta Grossa
Emílio Gomes, em Irati
Newton Agibert, em Prudentópolis
8/12
Olímpico Regional, em Cascavel
14 de Dezembro, em Toledo
João Cavalcanti de Menezes, em Engenheiro Beltrão
9/12
Albino Turbay, em Cianorte
Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Erick George, em Rolândia
10/12
Couto Pereira, em Curitiba
Durival Britto e Silva, em Curitiba

Menos um



Da Equipe FutebolPR

O árbitro Wagner Tardelli Azevedo anunciou que encerrou a carreira neste sábado. Ele atuou em Atlético-MG 0 x 3 Corinthians, no Mineirão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Tardelli, que chegou ao quadro da Fifa, notabilizou por más arbitragens contra o trio de ferro paranaense.