header-photo

Atletiba, um clássico chato



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Vou ser execrado pelo título deste artigo, mas o Atletiba é, sim, um clássico chato.
Sobram motivos para comprovar a afirmação. Primeiro que, em quase 86 anos, contam-se nos dedos os jogaços. Na estatística, os resultados mais comuns são 1 x 1, 0 x 0, 1 x 0 ou 2 x 1. As partidas são pegadas, cheias de faltas e trabalhosas para os árbitros. Como espetáculo, são ruins de assistir.

Comparando, o confronto Coritiba x Paraná – um jovem clássico de 20 anos - já proporcionou jogos muito mais bonitos do que o Atletiba. No fundo, o maior clássico do futebol paranaense é mais um espetáculo de mídia do que de futebol. Ele se perpetuou pelas provocações de véspera. Sempre teve, e tem, um cartola ou jogador colocando pilha, com a imprensa “atleticana” e “coxa-branca” alimentando a rivalidade.

O Atletiba é rico em histórias de provocações, mas pobre em grandes jogos. A ponto de um dos duelos mais lembrados por atleticanos e coxas-brancas ser a série de três 0 x 0 de 1978, que culminou com o título do Coritiba - nos pênaltis. Por quê? Fala-se mais do que rolou nos bastidores – que o Manga isso, que o Manga aquilo; que o Evangelino isso, que o Evangelino aquilo – do que do jogo em si. Diga-se, pobre em talentos.

Como partida de futebol, o 4 x 3 de 1971, com um golaço de Nílson Borges, sacramentando a vitória atleticana, é um dos poucos que merece o rótulo de jogaço. A maioria se destacou pelo folclore: o Atletiba da gripe, o Atletiba dos 8 minutos, o Atletiba do gol contra de Berg, etc.

A prova é que no livro “Atletiba, a paixão das multidões”, de Carneiro Neto e Vinícius Coelho, há apenas quatro páginas dedicadas ao capítulo "Grandes Duelos".

Recentemente, o clássico ganhou um outro ingrediente chato: a violência das torcidas. A ponto de a polícia proibir a presença das facções no duelo de domingo. Quiçá, essa medida inspire o Atletiba a sair da redundância. Que Atlético e Coritiba esqueçam o pré e o pós-jogo e concentrem-se apenas na verdadeira protagonista do clássico: a bola.

6 Espinafrar:

Marcelo disse...

É. Legal deve ser torcer para o Paraná...faz clássico com quem mesmo ????? Tenha paciência !!

Petraglia disse...

Calma Marcelo. A história não deixa a matéria mentir. A decisão mais marcante foram três 0X0... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

José disse...

A Inveja é uma merda mesmo...

Padilha disse...

Paranista BURRO... e ainda perco tempo lendo essas materias infelizes!!!

Maurício Nhenhé disse...

Voce deve ser muito jovem e precipitado. Assisti desde 1966 no mínimo 20 atletibas ótimos. Nossos comentaristas são retrógrados, inclusive um que voce citou, está caduco e felizmente fora da mídia.

maykon disse...

hahahaha muito boa essa matéria, enfim uma verdade pra acabar com essa imprensa atleticana e coxa branca, precisamos de PARANISTAS na imprensa tambem, desmarcarou e falou a verdade desse tal atletiba que nunca foi nada. O MAIOR CLASSICO DESSE ESTADIO SEMPRE FOI O CORI-CAF, CORITIBA E FERROVIÁRIO, DEPOIS A MIDIA TOMOU CONTA DA CABEÇA DOS PSEUDOS TORCEDORES DA MODINHA

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.