header-photo

Luto no Coxa



Da Equipe FutebolPR

Morreu nesta quarta-feira, o ex-presidente do Coritiba Aryon Cornelsen, 89 anos. O Coritiba decretou luto de três dias.

• Aryon Cornelsen nasceu em 3 de maio de 1921. Iniciou sua vida no Coritiba como atleta das categorias de base, ainda no infantil, em 1932. Estreou na equipe principal em 1940 e na semana seguinte participou do jogo de inauguração do Estádio Pacaembu.

• Saiu do Coritiba por duas temporadas e voltou em 1943. No ano de 1944 se formou em direito e deixou o futebol. Mas o amor pelo esporte o fez retornar em 1949, para a disputa do estadual. Após sofrer uma lesão grave, aos 28 anos, encerrou a carreira.

• Como dirigente do clube, Cornelsen se elegeu presidente em 1956 e criou a promoção Bolo Esportivo, uma espécie de loteria. Com o dinheiro arrecadado construiu um novo Belfort Duarte - o gigante de concreto armado.

• Com ele na presidência, o Coritiba foi campeão estadual de 1956, 1957, 1959, 1960 e 1962. Aryon foi presidente até 1963 e nas décadas de 60 e 70 continuou ajudando o Coritiba a levantar dinheiro para finalizar a construção do estádio.

• Nos anos 1970, Aryon Cornelsen foi protagonista de uma transação imobiliária polêmica que resultou na aquisição do PAVOC pelo Atlético. A princípio, a área de 400mil metros quadrados deveria abrigar o primeiro centro de treinamentos do Brasil e favoreceria o Coritiba. No entanto, brigas internas no Coxa levaram Aryon a negociar a estrutura com o Rubro-negro. Nos anos 1990, o PAVOC foi desapropriado e o dinheiro o Atlético usou para comprar a área que hoje abriga o CT do Caju.

• Em março deste ano, Cornelsen lançou sua biografia, escrita pelo jornalista Vinícius Coelho e intitulada Aryon Cornelsen: um empreendedor de vitórias.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.