header-photo

Em defesa de Dunga

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Dunga, capitão da Seleção Brasileira tetracampeã de 1994, e técnico do Brasil na Copa 2010, não merece a condenação pública a que está sendo exposto pela Rede Globo. A emissora, como líder de audiência do país, não precisa disso para ganhar um ponto a mais no Ibope ou afirmar seu domínio midiático perante a nação.

O Brasil tem vilões muito mais nocivos – se é que Dunga pode ser tachado de vilão – que a Rede Globo, como a maior formadora de opinião do Brasil, teria a obrigação de combater. Sobretudo, no campo da política. No entanto, elegeu Dunga o inimigo número um e quer que os brasileiros a sigam.

Do jeito que está, daqui a pouco vai surgir a campanha “Dunga Desesperança”. Disque 0800 XXX, para doar 5 reais; disque 0800 YYY, para doar 15 reais; disque 0800 ZZZ, para doar 40 reais. Enquanto o Brasil ajuda a Rede Globo a deduzir seu Imposto de Renda, ela quer nos fazer crer que Dunga é o culpado por todas as mazelas do país.

Ora, quem viu, na noite desta terça-feira, a Seleção de Mano Menezes, não enxergou algo tão diferente do que a Seleção de Dunga mostrou ao longo de 4 anos. Quem não aplaudiu o time na Copa América de 2007, na Copa das Confederações de 2009 e nas eliminatórias para 2010? Foram conquistas que embasaram a convocação da Seleção que foi à África do Sul.

Derrota para a Holanda à parte, foi coerente o trabalho de Dunga. Uma concentração fechada e o veto a entrevistas exclusivas não são motivos para o linchamento moral, sem direito a defesa, a que o capitão do tetra está exposto. Assim como Bellini, Mauro, Carlos Alberto Torres e Cafu, preservemos Dunga.

8 Espinafrar:

Austin disse...

Desculpa,mas quem mais está fazendo campanha contra o Dunga é a Bandeirantes na pessoas do Neto e principalmente Milton Neves,inclusive esse senhor criou o sinônimo "DUNGAR",que significa "tudo de pior no futebol".
Sobre o jogo,existiram muitas diferenças sim,o Brasil não ficou no campo de defesa esperando o adversário para sair nos contra-ataques,como é a principal caracteristica de Dunga,a seleção não teve dois volantes brucutus e marcadores,o Brasil jogou como o Corinthians,sufocando no campo do adversário e com toques em direção a area.
Também sou contra o linchamento moral do Dunga,assim como fui contra o linchamento de Lararoni e Parreira,mas não vamos exagerar na defesa.

Alex disse...

Concordo e assino embaixo, com exceção da parte "Ajudar a deduzir impostos", achei totalmente desnecessária....agora que é ridículo o que a Globo está fazendo é .."nova era da seleção, acabar com aquela imagem de fechada ao publico, bla bla bla...camisa para o Escobar" pelamor...chega a dar nojo.

Anônimo disse...

Alex, se você não concorda com a parte do "ajudar a reduzir impostos", é porque você é ignorante nesse assunto.

E não to falando pra te ofender nem nada, to falando desse assunto específico.

E foda-se a Globo.

valdir disse...

concordo com quem escreveu o texto.. só lembrarmos que pré-copa, a aceitaçao do dunga era mto grande (nao me recordo valores, mas algo em torno de 60%) e que em 2010 a seleçao perdeu apenas 1 jogo, justo para holanda (6 jogos disputados e 5 vitorias - tbm nao me recordo exatamente se era isso mesmo, mas algo parecido com isso)...

fabiano disse...

ontem cheguei do trabalho e fui ver o resultado do jogo! Achei q tinha sido uns 18 a zero pela festa que o programa central da copa estava fazendo! Foi nítido q estavam despachando Dunga como se fosse um "encosto"! Realmente estão exagerando!

eneas disse...

sempre fui contra o dunga, sempre convocando os piores ,onten pelo menos se jogou com alegria nao foi a queele sufoco thau dunga adeus globo

Anônimo disse...

Concordo que a seleçao do Dunga nao foi a melhor , mais culparam tanto por ele ter levado o Grafite porem o Grafite só foi o artilheiro do campeonato alemao na temporada 08/09 , e a globo fez td isso pq queriam os "meninos da vila" como ele nao levo , nao pararam de fala mal e torçe contra a seleçao

Pra mim só falto ronaldinho gaucho e o lateral marcelo

Rafael Rodrigo disse...

Primeiro texto que eu concordo em genero, numero e grau com esse blog.

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.