header-photo

Coritiba busca série inédita
contra o melhor do interior


X


Da Equipe FutebolPR

O principal jogo da 8.ª rodada do Campeonato Paranaense acontece em Paranavaí. O líder absoluto da competição encara a melhor equipe do interior. O Coritiba vai tentar emplacar a série inédita de oito vitórias seguidas, enquanto o ACP - atualmente com 13 pontos e em 3.º lugar - busca consolidar sua classificação.

O confronto é um dos mais tradicionais do futebol paranaense. Coritiba e Paranvaí se enfrentam desde 1968, com uma ampla vantagem para o Coxa. Em 41 duelos, foram 27 vitórias do alviverde contra 2 do Vermelhinho, além de 12 empates. Os dois clubes já decidiram a final do estadual de 2003 e o ACP eliminou o Coxa na semifinal de 2007, quando foi campeão.

No Coritiba, o técnico Ney Franco vai lançar o lateral-direito Fabinho Capixaba desde o começo e estrear Triguinho na esquerda. Por causa de uma gastroenterite, o atacante Ariel Nahuelpan mais uma vez desfalca o Coritiba. Na frente, Renatinho e Enrico vão se revezar no auxílio a Marcos Aurélio.

No ACP, o técnico Itamar Bernardes faz mistério sobre quem substituirá o artilheiro do time, Rilber (4 gols), que vai cumprir suspensão pelo 3.º cartão amarelo. Duda, Marcos Goiano e Jean Carlos disputam a posição. O treinador acredita que pode surpreender o Coxa, principalmente por que seu time tem três jogadores remanescentes de 2007 – Vilson, Daniel Marques e Alex Moronha – que sabem como enfrentar os times da capital. “Tem de jogar de igual para igual”, ensina Daniel Marques.

A expectativa é de que o Waldemiro Wagner receba seu melhor público neste 1.ª fase. Pelo menos 5 mil pagantes são esperados para empurrar o ACP contra o Coxa 100%.

17/2/2010
Paranavaí x Coritiba
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 21h45; Árbitro: Evandro Rogério Roman; Assistentes: Roberto Braatz e Arestides Pereira da Silva Jr.
Paranavaí: Vilson; Daniel Marques, Alex Noronha e Robenval; William Pomarola, Rogerinho, Carlos Lima, Mikimba e Duda; Danielzinho e Marcelo Peabiru
Técnico: Itamar Bernardes
Coritiba: Edson Bastos; Lucas Mendes, Jeci, Pereira; Fabinho Capixaba, Leandro Donizete, Marcos Paulo, Renatinho, Enrico e Triguinho; Marcos Aurélio
Técnico: Ney Franco

NAC, de time novo, promete
noite quente para o Rio Branco


X


Da Equipe FutebolPR

O discurso no Nacional de Rolândia é ganhar a qualquer custo do Rio Branco, nesta quarta-feira, às 20h10, em Paranaguá. Mesmo com o jogo à noite, o NAC promete uma partida quente no Gigante do Itiberê. O técnico Claudemir Sturion praticamente vai mandar a campo um time novo, com pelo menos seis jogadores recentemente contratados.

No Rio Branco, os jogadores agradecem o fato de a partida ser à noite. “Pelo menos é mais fresco”, diz o volante Ives. Para o preparador físico, Cleverson Fratoni, mesmo à noite os jogadores serão estimulados a ingerir muito líquido antes, durante e depois da partida. Já o técnico Adílson Pelezinho quer o time se desdobrando em campo para manter a vaga no G8.

Atualmente, o NAC é o antepenúltimo, com 5 pontos, enquanto o Rio Branco tem o dobro de pontos (10) e ocupa a 7.ª colocação. Uma vitória em casa, para o Leão da Estradinha, é decisiva para encaminhar a classificação. Já o Nacional adora o velhor discurso de "vencer ou vencer".

17/2/2010
Rio Branco x Nacional
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá; Horário: 20h10; Árbitro: Rafael Traci; Assistentes: Wesley Waldir Marmitt e Wanderléia Winiarski
Rio Branco: Alexandre; Marquinho, Alisson e Carlinhos; Ives, Baiano, Nelsinho, Ioiô e Vinícius; Ratinho e Renan Meduna
Técnico: Adílson Pelezinho
Nacional: Camilo; Alisson, Erico, Diego e Kim; Carlinhos, Eduardo, Luizinho e Britto; Laércio e Rodrigo
Técnico: Claudemir Sturion

Ex-sensação enfrenta
a Serpente marrenta


X


Da Equipe FutebolPR

Quando começou o campeonato, a aposta era que o Cianorte faria boa campanha e o Cascavel lutaria para não cair. Os papeis se inverteram e nesta quarta-feira, às 20h10, o Leão do Vale tentar não entrar em crise diante da animada Serpente.

No recesso, o Cianorte dispensou dois veteranos – Tico Mineiro e Edu Gaúcho -, mas uma nova derrota pode trazer mais mudanças para o clube. O próprio técnico Luiz Carlos Winck sabe que até seu cargo depende de um bom resultado contra o Cascavel. Com 7 pontos, o time está na zona de rebaixamento e hora de reagir é agora.

Já o Cascavel estreia o meio-campista Luiz Tiago. O técnico Eloi Kruger definiu o time na segunda-feira, em um treino realizado debaixo de chuva. A expectativa do treinador comece a consolidar sua classificação para o G8. A estratégia da Serpente é jogar no erro do adversário, que deve se mandar ao ataque em busca dos 3 pontos.

17/2/2010
Cianorte x Cascavel
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Horário: 20h10; Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto; Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Rafael Trombeta
Cianorte: Rai; Brinner, Márcio Nunes e Catatau; Vagner Rosa, Jean, Leandro, Flavinho e Kena; Rincon e Amaral
Técnico: Luiz Carlos Winck
Cascavel: Veloso; Rafael, Ciro, Rodrigo e Gílson; Mineiro, Sidiclei, Irineu e Luiz Tiago; Bruno e Rodrigo
Técnico: Eloi Kruger

De técnico novo, Toledo
pega o instável Timãozinho


X


Da Equipe FutebolPR

O Toledo aproveitou o recesso no campeonato para trocar de técnico e tentar uma reação no estadual. Dispensou Agenor Piccinin e trouxe um ídolo do clube. Rogério Perrô foi quem levou o TCW ao 3.º lugar de 2008 e à Série C do Brasileiro daquele ano. A aposta é que o novo treinador conseguirá levar o time à 2.ª fase. “Vamos ter de trabalhar muito, pois a competição está afunilando e vai classificar quem errar menos”, diz Perrô.

O adversário do Toledo será o Corinthians Paranaense, que não vence há três rodadas no estadual e na última incursão pelo oeste paranaense foi derrotado por 3 x 1 para o Cascavel. No entanto, o Timãozinho vem de um resultado positiva pela Copa do Brasil, com a vitória por 1 x 0 sobre o Juventude. O técnico Lio Evaristo repete o time deste jogo.

Um novo tropeço pode até ameaçar a posição do Corinthians no G8, que soma 11 pontos e ocupa a 6.ª colocação. O Toledo está na 10.ª colocação, com 8 pontos, e joga para não ser engolido pela ZR e, dependendo dos demais resultados, beliscar o G8.

17/2/2010
Toledo x Corinthians Paranaense
Local:
14 de Dezembro, em Toledo; Horário: 20h10; Árbitro: Ronaldo Parpinelli; Assistentes: Maurício José Braga e Ericsander Agostini Duarte
Toledo: Gottardi; Rodrigo, Glauco e Edson Mendes; Jean, Márcio Reis, Vasconcellos, Luizão e Alemão; Leandro Bocão e Andrade
Técnico: Agenor Picinin
Corinthians: Colombo, Tiago Araújo, Neto, Elton e Rodrigo Crasso; Leandro, Cícero, Willian, Ronaldo, Bruno Batata e Cristiano
Técnico: Lio Evaristo

Paraná e Operário disputam
confronto “divisor de águas”


X


Da Equipe FutebolPR

Paraná Clube e Operário entram em campo nesta quarta-feira, às 19h30, sabendo que a partida representa um “divisor de águas” no estadual. Quem perder, dificilmente vai conseguir entrar no G8. O empate é ruim para os dois. Pior: uma derrota pode deflagrar a crise em Vila Capanema ou em Vila Oficinas.

O Tricolor, que não vence há cinco jogos – incluindo o empate por 1 x 1 contra o Cerâmica, pela Copa do Brasil -, terá modificações no time. O lateral Guaru, que teve uma entorse de joelho, está fora e Pará vai para a ala esquerda. No meio-campo, Vinícius será titular. Outra novidade é o retorno do meio-campista Luiz Henrique Camargo.

O técnico Marcelo Oliveira avalia que o problema do time está na finalização. “Estamos criando até vinte chances por jogo, mas a bola não está entrando. O que tem de melhorar é a conclusão”, diz.

No Operário, o técnico Norberto Lemos mexe no time pela oitava vez. O time de Ponta Grossa terá o desfalque de Baiano e Dyego Souza volta a ocupar vaga no ataque. Outra novidade é a volta do goleiro Danilo, que havia sido barrado contra o Engenheiro Beltrão. A equipe também terá o zagueiro Leonardo.

Paraná e Operário somam 9 pontos, mas o Fantasma tem uma vitória a mais e ocupa a 8.ª colocação. Já o Tricolor é o 9.º.

17/2/2010
Paraná Clube x Operário
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Anderson Carlos Gonçalves; Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Sidmar dos Santos Meurer
Paraná: Juninho; Diego Correa, Luís Henrique e Chicão; Murilo, Luiz Henrique Camargo, João Paulo, Vinícius e Pará; Márcio Diogo e Marcelo Toscano
Técnico: Marcelo Oliveira
Operário: Danilo; Leonardo, João Renato e Flamarion; Lisa, Serginho Paulista, Serginho Catarinense, Marcelinho e Digão; Dyego Souza e Clênio
Técnico: Norberto Lemos

Iraty x Serrano: a 1.ª vez
a gente nunca esquece


X


Da Equipe FutebolPR

Irati e Prudentópolis são municípios rivais da região centro-sul do estado. Agora, têm um motivo a mais para se oporem. Pela primeira vez, os times das cidades vão se enfrentar na elite do Campeonato Paranaense. Nesta quarta-feira, às 16h40, Iraty e Serrano abrem a 8.ª rodada do estadual.

No Iraty, o técnico Gilberto Pereira espera começar a consolidar a classificação para a 2.ª fase. Com 11 pontos, e na 4.ª colocação, o Azulão dará um passo importante se não desperdiçar o jogo em casa. Para o duelo, a equipe terá os retornos de Rogério, Sílvio e Diogo e o desfalque de Bruno.

No Serrano, a expectativa é de que, com a vitória, o time deixa pela 1.ª vez a zona de rebaixamento. Se depender do jogo-treino de sábado, contra o Porto União, o Tigrão da Serra vai endurecer o jogo contra o Iraty. No amistoso, o Serrano venceu por 20 x 0. O técnico Ricardo Pinto vai repetir o time da supergoleada nesta quarta-feira.

17/2/2010
Iraty x Serrano
Local:
Emilio Gomes, em Irati; Horário: 16h40; Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.; Assistentes: Júlio César de Souza e Alessandro Rodrigues Mori
Iraty: Valter; Rogério, René e Gilvan; Airton, Diogo, Sílvio, Ceará e Marquinhos; William Dagol e Heydson
Técnico: Gilberto Pereira
Serrano: Val; Hugo, Jonathan e Mário; Bruno, Joel, Tiago Bocão, Massai e Anderson Paraná; Renaldo e Tiaguinho
Técnico: Ricardo Pinto