header-photo

Timãozinho atropelo melhor
time do interior no Ecoestádio


4 X 1


Da Equipe FutebolPR

O Corinthians Paranaense reencontrou-se com a vitória e goleou o melhor time do interior até aqui, no estadual. Jogando no Ecoestádio, neste sábado à tarde, o Timãozinho passou por cima do ACP, venceu por 4 x 1, e encaminhou a classificação.

Os gols do Corinthians foram marcados Willian (2), Thiago Araújo e Bruno Batata. Didi descontou para o Paranavaí. Com a vitória, o Timãozinho pulou do 6.º para o 3.º lugar, com 15 pontos - temporariamente.

Agora, a equipe se volta para a Copa do Brasil. Segunda-feira cedo viaja para Caxias do Sul, onde quarta-feira enfrenta o Juventude. No jogo de ida, o Corinthians Paranaense venceu o time gaúcho por 1 x 0.

Já o ACP terá toda a semana para se recuperar da derrota e tentar consolidar a classificação no próximo domingo, contra o Operário, em Paranavaí.

20/2/2010
Corinthians 4 x 1 Paranavaí
Local:
Ecoestádio, em Curitiba; Árbitro: Leandro Júnior Hermes; Assistentes: José Carlos Dias Passos e Carlos Braatz; Renda: R$ 4.255; Público: 203; Gols: Willian, 26min e 45min, e Thiago Araújo, 40min do 1.º; Didi, 18min, e Bruno Batata, 21min do 2.º; Cartões amarelos: Alex Noronha, Didi, Ronaldo e Leandro
Corinthians: Colombo; Thiago Araújo (Paulinho), Elpídio Neto (Peixoto), Elton, Rodrigo Crasso; Leandro, Ronaldo, Cícero e Willian; Bruno Batata e Oliveira (Dill)
Técnico: Lio Evaristo
Paranavaí: Vilson; Daniel Marques, Alex, Pomarola, Robenval (Márcio Goiano), Rogerinho, Mikimba, Carlos Lima (Duda), Marcelo Peabiru, Rilber, Jean Carlos (Didi)
Técnico: Itamar Bernardes

Clássico com cara de empate
não pode terminar empatado


X


Da Equipe FutebolPR

O que vai dar no clássico? Pelo histórico de 20 anos de Coritiba x Paraná, o 1 x 0 é o mais provável. O placar já se repetiu 20 vezes. Em segundo lugar vem o 1 x 1 (14 vezes), o que já aconteceu, inclusive, em Paranaguá. Em 1996, pelo Torneio de Verão, o confronto repetiu o escore de igualdade.

Mas empate é tudo que Coritiba e Paraná não precisam. Por questões distintas, os rivais têm de vencer. O Coxa para preservar a vantagem de cinco pontos, no mínimo, sobre o 2.º colocado. O Tricolor para não ir para na zona de rebaixamento.

Por isso, a expectativa é de que os times se apresentem de forma ofensiva. O Coritiba, naturalmente, será agressivo. O time terá os retornos da dupla Rafinha e Ariel Nahuelpán. Em contrapartida, não contará com o zagueiro Jeci e os volantes William e Leandro Donizete - suspensos.

No Paraná Clube, o problema está nas laterais. Murilo será submetido a cirurgia e Pará sentiu dores musculares e é dúvida. Jefferson, na direita, e o meio-campista Everton, improvisado na esquerda, surgem como opções.

O clássico põe à prova a invencibilidade do Coritiba e o cargo do técnico Marcelo Oliveira. Se o Paraná perder, cogita-se que Ari Marques possa assumir como técnico-tampão até o final do estadual.

21/2/2010
Coritiba x Paraná Clube
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá; Horário: 19h30; Árbitro: Heber Roberto Lopes; Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Bruno Boschilia
Coritiba: Edson Bastos; Fabinho Capixaba, Pereira, Lucas Mendes e Triguinho; Marcos Paulo, Enrico, Ramon e Rafinha; Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco
Paraná: Juninho; Chicão, Diego Correia e Luís Henrique; Jefferson, Edimar, Luiz Camargo, João Paulo e Everton; Márcio Diogo e Marcelo Toscano
Técnico: Marcelo Oliveira

Pensando em Paranaguá,
Atlético “cumpre tabela”


X


Da Equipe FutebolPR

Fala sério! Alguém, em sã consciência, acha que o Nacional de Rolândia – penúltimo colocado do estadual – vai roubar pontos do Atlético, neste domingo, às 16h45, pela 8.ª rodada do estadual? Sem chance. O Rubro-negro “cumpre tabela” no Norte do Estado, para confirmar os 3 pontos, mas estará com o pensamento em Paranaguá.

É no litoral que jogam Coritiba e Paraná Clube, para quem o Atlético vai torcer. Se o tricolor roubar um ponto que seja do Coxa, a diferença do Furacão para o atual líder cai para três pontos. Daí, tudo vai se resolver no Atletiba, provavelmente. Por isso, assim que vencer o Nacional, o Rubro-negro vai sintonizar no clássico para saber o que lhe espera na sequência do estadual.

O técnico Antônio Lopes tem uma dúvida na escalação. Como o atacante Serna foi poupado, por causa de dores musculares, Patrick e o argentino Javier Toledo disputam a vaga do colombiano. No NAC, Claudemir Sturion repetirá a equipe que perdeu por 3 x 0 para o Rio Branco, no meio de semana. Ele avalia que a derrota foi ocasionado pelo desperdício de gols e não pela estrutura tática da equipe.

A expectativa é de que o acanhado Erick Georg receba pela primeira vez um público superior a mil pagantes, apesar de a torcida do NAC saber que a missão é praticamente impossível. Caso ocorra uma zebra, bem que o Coxa poderia enviar um bicho para o time de Rolândia. Mas pela disparidade técnica, nem um bom incentivo financeiro deve impedir o Atlético de voltar do Norte com 3 pontos na bagagem.

21/2/2010
Nacional x Atlético
Local:
Erick Georg, em Rolândia; Horário: 16h45; Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis; Assistentes: Adair Carlos Mondini e Sandra Maria Dawies
Nacional: Camilo; Alisson, Érico, Diego e Kim; Eduardo, Carlinhos, Maicon e Márcio; Rodrigo e Britto
Técnico: Claudemir Sturion
Atlético: Neto; Gerônimo, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Alan Bahia, Valencia, Netinho e Tartá; Patrick (Javier Toledo) e Wallyson
Técnico: Antônio Lopes

Em alta, Operário pega
Toledo na descendente


X


Da Equipe FutebolPR

Com a expectativa de o Germano Kruger receber mais de 5 mil torcedores, o Operário busca, em casa, consolidar sua posição no G8 do campeonato. Para atingir a meta, o técnico Norberto Lemos repete o time que empatou por 1 x 1 contra o Paraná. O adversário será o Toledo, que ocupa a ZR e precisa desesperadamente somar pontos.

O técnico Rogério Perrô treinou uma formação mais ofensiva, mas para não correr riscos vai levar a campo o mesmo time do empate por 1 x 1 contra o Corinthians Paranaense. O treinador não esconde que um empate contra o Fantasma não é mal negócio. Ele vai levar o time no 3-6-1 e apostar na boa fase do goleador Leandro Bocão.

No Operário, Norberto Lemos confia na força da torcida e no entrosamento que o time vem alcançando. “A hora é agora”, disse o treinador, confiando que o momento é positivo para sua equipe.

O Fantasma ocupa o 8.º lugar, com 10 pontos, e o Toledo, com 9, está na 11.ª colocação.

21/2/2010
Operário x Toledo
Local:
Germano Kruger, em Ponta Grossa; Horário: 15h30; Árbitro: Fábio Filipus; Assistentes: José Renê Stavinski e João Fábio Machado Brischiliari
Operário: Danilo, João Renato, Flamarion, Leonardo; Lisa e Digão; Serginho Catarinense, Serginho Paulista e Marcelinho; além de Dyego Souza e Clênio
Técnico: Norberto Lemos
Toledo: Gottardi; Jean, Glauco e Bill; Rodrigo, Alemão, Vasconcelos, Márcio, Ferraz e Andrade; Leandro Bocão
Técnico: Rogério Perrô

Funil da classificação
anima Cascavel e Iraty


X


Da Equipe FutebolPR

Faltam cinco rodadas para terminar a 1.ª fase do Campeonato Paranaense e a competição começa a afunilar. Cascavel e Iraty querem passar pelo gargalo e, por isso, o jogo deste domingo, no Olímpico Regional, é quase uma decisão particular entre os dois.

O Iraty joga para antecipar a classificação. Se vencer, chega aos 17 pontos e assegura a vaga matematicamente. Já o Cascavel, com 11, precisa ganhar para, além de se aproximar da vaga, não correr o risco de ser ultrapassado por rivais que vêm em seus calcanhares.

Na Serpente, o zagueiro Ciro e o meia-atacante Uéverson desfalcam o time por causa de suspensão. Já o Iraty não terá Heydson, mas o técnico Gilberto Pereira aposta em Willian Dagol. No Cascavel, Eloi Kruger investe na estreia de Luiz Tiago e na boa fase de Irineu para retomar o caminho das vitórias.

21/2/2010
Cascavel x Iraty
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 15h30; Árbitro: Adriano Milczvski; Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rony Marcelo Slaviero
Cascavel: Veloso; Nivaldo, Tininho, Rafael e Felipe Jaques; Kim, Sidiclei, Irineu e Luiz Tiago; Canela e Rincón
Técnico: Eloi Kruger
Iraty: Valter; Airton, Rogério, Renê e Marquinhos; Bruno, Silvio, Diogo e Uederson; Ceará e Willian Dagol
Técnico: Gilberto Pereira

Por vaga, Rio Branco tem
que rebaixar o Engenheiro


X


Da Equipe FutebolPR

Em ascensão o Campeonato Paranaense, o Rio Branco enfrenta o Engenheiro Beltrão, neste domingo, às 15h30, com uma missão: precisa rebaixar o rival para encaminhar a classificação à próxima fase.

Com 13 pontos, mesmo jogando fora, o Leão da Estradinha é favorito. O Engenheiro Beltrão, que tem apenas 1 ponto, é desespero puro e o técnico Adílson Pelezinho defende a tese de que seu time precisa atuar no erro do rival. No time, a novidade será o retorno do meio-campista Rena Meduna.

No Engenheiro, o técnico Joel Costa terá o desfalque de Luiz, que recebeu cartão vermelho contra o Atlético. Foi a 6.º expulsão do time no campeonato. À equipe do noroeste, só a vitória interessa. Qualquer outro resultado sacramenta seu rebaixamento.

21/2/2010
Engenheiro Beltrão x Rio Branco
Local:
João Cavalcante de Menezes, em Engenheiro Beltrão; Horário: 15h30; Árbitro: Antônio Marque dos Santos; Assistentes: Dirceu Elói Comin e Wilson Aparecido Brito
Rio Branco: Alexandre; George, Alisson, Carlinhos e Nelsinho; Ives, Uilian, Renan Meduna e Ratinho. Jeferson e Vinícius
Técnico: Adílson Pelezinho
Engenheiro Beltrão: Herbert; Baiano, Macula, Douglas e Wellington; Gaúcho, Marcelo, Thomas e Safira; Douglas Freitas e Helinho
Técnico: Joel Costa

Por que o clássico interessa
para Serrano e Cianorte?


X


Da Equipe FutebolPR

No Newton Agibert, neste domingo, às 15h30, Serrano e Cianorte jogam de olho no clássico Coritiba x Paraná. Por quê? No caso do Serrano, se ele vencer e o Tricolor perder, pela 1.ª vez o time de Prudentópolis terá a chance de sair da ZR. Já o Cianorte também vai torcer contra o Paraná, pois mesmo que perca para o Serrano não correrá o risco de voltar à área de rebaixamento.

No Tigre, a novidade será o retorno de Renaldo, que ganhou folga na rodada do meio de semana para curtir o carnaval baiano. Já o Cianorte contará com a volta dos jogadores de meio-campo Vagner Rosa e Rodrigo Silva, que já se recuperaram de lesão.

Na classificação, o Cianorte é o 9.º colocado, com 10 pontos, enquanto o Serrano é o 12.º, com 7.

21/2/2010
Serrano x Cianorte
Local:
Newton Agibert, em Prudentópolis; Horário: 15h30; Árbitro: Cléber de Jesus Ausec Ludwig; Assistentes: José Amilton Pontarolo e Rogério de Oliveira Costa
Serrano: Val; Hugo, Mário, Índio e Bruninho; Jorginho, Joel, Thiago Melo e Tiaguinho); Massai e Renaldo
Técnico: Ricardo Pinto
Cianorte: Rai; Brinner, Márcio Nunes e Catatau; Vagner Rosa, Jean, Leandro, Rodrigo Silva e Marquinhos Alagoano; Heitor e Marquinhos Cambalhota
Técnico: Luiz Carlos Winck

Laterais no estaleiro



Da Equipe FutebolPR

Com uma luxação no ombro-esquerdo, o lateral-direito Murilo terá que passar por uma cirurgia. A decisão de o jogador ser submetido a uma intervenção cirúrgica foi tomada pelo departamento médico do Paraná junto com o próprio atleta. A previsão de recuperação é de aproximadamente 60 dias. Murilo está desde 2008 no Paraná. O jogador já disputou 63 partidas com a camisa tricolor, e marcou 5 gols.

Dá mesma forma, o lateral-esquerdo Guaru também terá de passar por cirurgia. Ele rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo. O jogador será operado na próxima semana, e ficará em processo de recuperação de seis a oito meses. Guaru já disputou oito partidas com a camisa paranista em 2010. O jogador marcou um gol no Paranaense.

Agora o supermando vale



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

A decisão desta sexta-feira, vinda lá do Rio, de que o STJD autorizou a liberação do estádio Couto Pereira, muda o Campeonato Paranaense. Até então, mesmo com o Coritiba liderando com folga a disputa, não era possível visualizar como ele se beneficiaria do supermando na 2.ª fase. Afinal, estava proibido de jogar em casa e vivendo de hospedagem aqui e acolá.

Agora, o cenário é outro. Jogando no Couto, e com sete mandos a favor, o Coritiba - caso confirme o 1.º lugar - vai entrar na 2.ª fase quase como um “campeão virtual”. Foi assim com o Atlético no ano passado e o roteiro tem grandes chances de se repetir. A não ser que o Sobrenatural de Almeida entre em campo, já a partir deste domingo, em Paranaguá.

O Coritiba é favoritíssimo para vencer o Paraná e são 3 pontos indispensáveis para quem objetiva o supermando. Mas e se o Coxa perder? Daí o campeonato ganha mais um ingrediente interessante, que vai dar ao Atletiba da 11.ª rodada um ar de decisão de turno. Se o Atlético chegar no clássico com chances de ultrapassar o rival, não tenha dúvidas de que a mobilização rubro-negra será total para a conquista do supermando.

E caso o Atlético passe a liderar, o "título virtual" muda de mão. Mas por enquanto, a partir da decisão do STJD, nesta sexta-feira, a taça caiu no colo do Coritiba. Porém, ele precisa fazer por onde para que o favoritismo se concretize.