header-photo

Pela vaga, Tricolor aposta
na tradição da camisa nova


X


Da Equipe FutebolPR

Todas as vezes que estreou uniforme novo, o Paraná Clube nunca perdeu. Venceu todas e empatou apenas um. Nesta quarta-feira, às 21h, na Vila Capanema, o Tricolor espera manter a tradição contra o Cerâmica-RS para seguir disputando a Copa do Brasil. No jogo de ida, houve empate por 1 x 1. O Paraná classifica com um 0 x 0 ou se vencer. Caso haja novo 1 x 1, a decisão será por pênaltis. Empate com mais gols classifica o time gaúcho.

Sem poder contar novamente com seu principal jogador em partidas recentes – o multifuncional Pará -, o Paraná Clube tende a repetir quase o mesmo time que venceu o Coritiba por 1 x 0, domingo passado. Só Chicão é dúvida, depois da pancada na cabeça que levou no clássico. Se ele não atuar, Edimar segue na equipe. O destaque tricolor em Paranaguá também está confirmado. Só que desta vez Márcio Diogo vai atuar mais ao lado de Marcelo Toscano.

No Cerâmica, o desfalque será o zagueiro Aguinaldo, que foi expulso no jogo de ida, em Porto Alegre. O time gaúcho mandou um olheiro para observar o Paraná contra o Coritiba e já está na capital paranaense desde a tarde desta terça-feira. O time vai apostar num 3-6-1, para tentar jogar nos erros do Tricolor e procurar sair de Curitiba classificado.

Se passar pelo Cerâmica, o Paraná aguarda o vencedor de Brasília x Sport Recife, que fazem o jogo de ida nesta quarta-feira.

24/2/2010
Copa do Brasil
1.ª fase (Jogo de volta)
Paraná Clube x Cerâmica-RS
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 21h; Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ); Assistentes: Luis Alberto Kallenberger (SC) e Kleber Lúcio Gil (SC)
Paraná Clube: Juninho; Irineu, Edimar, Diego Correia e Luís Henrique; Jefferson, Luiz Camargo, João Paulo e Elvis; Márcio Diogo e Marcelo Toscano
Técnico: Marcelo Oliveira
Cerâmica: Donizetti; Jefferson, Fábio Vidal e Vinícius; Jonatan, Sidiney, Lico, Rafael, Bruno Alex e Felipe; Rocha
Técnico: Leocir Dall’astra

Timãozinho planeja ser a
sensação da Copa do Brasil


X


Da Equipe FutebolPR

Nesta quarta-feira, às 21h, em Caxias do Sul, o Corinthians Paranaense fará seu jogo mais importante desde que se tornou franquia do Timão. Contra o Juventude, o Timãozinho busca eliminar o campeão da Copa do Brasil de 1999, para começar a se tornar a sensação do torneio.

No jogo de ida, o Corinthians venceu por 1 x 0. Por isso, adquiriu o direito de jogar pelo empate para avançar à 2.ª fase da Copa do Brasil. A delegação paranaense embarcou na hora do almoço desta terça-feira, para Caxias do Sul, e levou muita confiança na bagagem. “Vamos jogar de igual para igual”, disse o técnico Lio Evaristo.

O Corinthians não muda seu plano de jogo e a goleada por 4 x 1 sobre o Paranavaí, sábado passado, serviu para mostrar que aquela escalação é praticamente a ideal. Lio Evaristo vai apenas tirar Oliveira do ataque e colocar Marcelo Lipatin ao lado de Bruno Batata.

No Juventude, o técnico Osmar Loss terá dois estreantes no times: os meio-campistas Fabrício e Roberson. Como Caxias do Sul vive o clima da tradicional Festa da Uva, e está repleta de turistas, a expectativa é de que o Alfredo Jaconi receba um público superior a 5 mil pagantes. O time gaúcho aposta na pressão da torcida para reverter a desvantagem e evitar que o Timãozinho beba do vinho da vitória em Caxias.

24/2/2010
Copa do Brasil
1.ª fase (jogo de volta)
Juventude-RS x Corinthians Paranaense
Local:
Alfredo jaconi, em Caxias do Sul (RS); Horário: 21h; Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC); Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Claudemir Maffessoni (SC)
Juventude: Silvio Luiz; Diego Rosa, Fred, Victor e Calisto; Júlio César, Lauro, Fabrício e Roberson; Hiago e Marcos Denner
Técnico: Osmar Loss
Corinthians: Colombo; Thiago Araújo, Neto, Elton e Rodrigo Crasso; Leandro, Ronaldo, Cícero e Willian; Bruno Batata e Marcelo Lipatin
Técnico: Lio Evaristo

Instável, Tubarão volta
para a Copa do Brasil


X


Da Equipe FutebolPR

Desde 2006 o Londrina não participa da Copa do Brasil. Neste ano, na condição de último campeão da extinta Copa Paraná, o Tubarão volta ao torneio nacional. A estreia acontece nesta quarta-feira, às 21h, em Uberaba (MG), no estádio Uberabão. O adversário é o Uberaba, 6.º colocado do Campeonato Mineiro.

O momento do Londrina é de instabilidade. Um novo parceiro acaba de assumir o clube e ainda está tateando as condições em que pegou o Tubarão. A equipe não entra em campo há cinco meses, desde a eliminação da Série D do Brasileiro, e o elenco foi montado de afogadilho e, pela primeira vez, fará um jogo oficial.

O técnico Ademir Bertóglio já tem o time definido. Ousado, o treinador armou a equipe no 4-4-2 e afirma que vai a Uberaba para buscar uma vitória por dois de diferença, o que evitaria o jogo de volta. Isso seria bom para a Londrina, que ganharia tempo para liberar o estádio do Café até a 2.ª fase da Copa do Brasil.

No Uberaba, o técnico Marcos Birigui terá o desfalque do meio-campista Gaúcho, que está lesionado. O jogo de amanhã será o terceiro na história dos confrontos entre o Zebu e o Tubarão. Em 1976, no Brasileiro, o Londrina venceu por 2 x 1 em uberada e perdeu por 2 x 1 em Londrina.

A melhor campanha do Tubarão, que já disputou a Copa do Brasil em 1993, 2002, 2004, 2005 e 2006, ocorreu em 1993, quando foi eliminado nas quartas-de-final pelo Flamengo.

24/2/2010
Copa do Brasil
1.ª fase (jogo de ida)
Uberaba-MG x Londrina
Local:
Uberabão, em Uberaba (MG); Horário: 21h; Árbitro: Élcio Paschoal Borborema (SP); Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Rafael Luís da Silva (SP)
Uberaba: Fernando; Ivonaldo, Rodrigão Paulista, Ednei e Anderson Planta; Balduíno, Valtinho, Zé Maria e Rafael Ipuã; Dinei e André Nascimento
Técnico: Marcos Birigui
Londrina: Maurício; Ronaldo, Sulivan, Reginaldo Marília e Jonathan; Dega, Luís Gustavo, China e Jê; Rafinha e Fábio Júnior
Técnico: Ademir Bortóglio

Coxa busca redenção em
sua 16.ª Copa do Brasil


X


Da Equipe FutebolPR

Clube paranaense que mais vezes disputou a Copa do Brasil – esta é a 16.ª edição da qual participa -, o Coritiba busca a redenção no torneio nacional, após os tristes episódios do final do ano passado, que culminaram com seu rebaixamento para a Série B. Realizar uma boa campanha em 2010, no entender dos alviverdes, é uma forma de voltar a ganhar mídia nacional e mostrar para o Brasil que o Coxa está mais vivo do que nunca.

A caminhada para cumprir esse objetivo começa na longínqua Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. O jogo será nesta quarta-feira, às 21h, contra a Luverdense, que entra em campo carregando uma invencibilidade de 12 jogos. Apesar de o adversário do Coritiba ser o 234.º no ranking da CBF, o técnico Ney Franco prevê um jogo difícil. “A Copa do Brasil motiva muita esses clubes e sabemos que iremos encontrar um time com muita disposição”, avalia.

O Coritiba, que embarcou para o Mato Grosso às 7h30 desta terça-feira, só tem previsão de chegar em Lucas do Rio Verde no comecinho da noite. Na equipe, a única novidade deverá ser a estreia do atacante Bill – recém-contratado. O Coxa vai atuar no 3-5-2 e joga com a vantagem de poder vencer por dois gols de diferença para eliminar o jogo de volta em 10 de março.

O Coxa volta a enfrentar um clube do Mato Grosso 26 anos depois. O confronto mais recente ocorreu em 1984, pela então Copa Brasil (antecessora do Campeonato Brasileiro), quando perdeu por 2x0 para o Operário de Várzea Grande. Até hoje, o Coritiba enfrentou apenas três equipes mato-grossenses: Dom Bosco, Mixto e Operário. O retrospecto é de quatro vitórias e uma derrota.

24/2/2010
Copa do Brasil
1.ª fase (jogo de ida)
Luverdense-MT x Coritiba
Local:
Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT); Horário: 21h; Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP); Assistentes: Ednílson Corona (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Coritiba: Edson Bastos; Jeci, Pereira e Lucas Mendes; Fabinho Capixaba, Leandro Donizete, Marcos Paulo, Rafinha e Triguinho; Bill e Marcos Aurélio
Técnico: Ney Franco
Luverdense: Ronaldo; Bogé, Magrão, Zé Roberto e Marcelo Guerreiro; Buti, Simeão, Juninho e Mayckon Gaúcho. Felipe Mamão e Paulinho Marília
Técnico: Tarcisio Pugliesi