header-photo

A Copa nossa de cada dia



Do Portal Copa 2014

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, afirmou na sexta-feira que a entidade está preocupada com os preparativos do Brasil para sediar a Copa de 2014. "Está claro que ainda não começaram os trabalhos nos estádios. Há muitas coisas que devem ser feitas", explicou o dirigente, em entrevista coletiva. "O Brasil não pode perder tempo", advertiu Valcke. "Cada dia que puder ganhar na construção dos estádios será valioso. Há muito trabalho a fazer e a data final de (31 de dezembro de) 2012 é amanhã", disse.

A Copa das Confederações será disputará no país no meio do ano de 2013, quando a Fifa exigirá que pelo menos cinco dos estádios que serão utilizados no Mundial estejam prontos. Pelo cronograma inicial da entidade, as obras nos estádios brasileiros deveriam começar na segunda-feira, dia 1.º de março.

A FPF errou



Da Equipe FutebolPR

A lista de artilheiros publicada pela Federação Paranaense de Futebol, nesta semana, contém erros. Na versão, que é oficial, já que se trata de divulgação do organismo promotor do Campeonato Paranaense, o FutebolPR apurou pelo menos quatro erros:
1) O atacante Ceará, do Iraty, não tem 6 gols, mas 5. Ele balançou as redes nas seguintes partidas:
24/1 - Iraty 1 x 1 Toledo (1 gol)
31/1 – Iraty 3 x 1 Operário (2 gols)
3/2 - Iraty 4 x 0 Rio Branco (1 gol)
21/2 - Cascavel 3 x 1 Iraty (1 gol)
2) Na lista da FPF, o meio-campista Netinho, do Atlético, tem 2 gols, mas ele já marcou 3 no estadual.
3) Na relação, Marcelo Peabiru, do Paranavaí, aparece como jogador do Atlético.
4) O nome de Enrico, do Coritiba, aparece como “Eurico” na lista.

“Rei do empate”, Paraná Clube
retorna ao G8, mas pode sair


1 X 1


Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube obteve nesta sábado à noite o 5.º empate no Campeonato Paranaense. Diante do eficiente Cascavel, ficou no 1 x 1 e obteve um retorno parcial ao G8, mas para permanecer na zona de classificação depende dos resultados de domingo. Caso Cianorte e Rio Branco vençam, o Tricolor pode deixar a provisória 7.ª colocação.

A equipe de Marcelo Oliveira chegou aos 14 pontos, enquanto o Cascavel foi a 15 e consolidou-se como a melhor equipe do interior, a ponto de ser elogiado pelo treinador do Paraná. “O Cascavel é um time muito bem organizado taticamente e que está, sinceramente, alguns furos acima dos demais do interior”, disse Marcelo Oliveira.

Apesar dos afagos, o exigente treinador da Serpente não aprovou a atuação de seu time. No entender de Eloi Kruger, a vitória sorriu para sua equipe, mas os jogadores a desdenharam. “Ainda falhamos na marcação e também nas finalizações. Tínhamos um cenário favorável para vencer o jogo”, lamentou.

O Cascavel fez um 1.º tempo de forte marcação e teve as melhores chances de abrir o placar. A grande chance ocorreu aos 21min, quando o zagueiro Rodrigo, na cara do gol, bateu por cima do gol tricolor. Já o Paraná abusou de errar passes e sobreviveu no ataque às custas das jogadas individuais de Márcio Diogo, porém sem a eficácia necessária.

No 2.º tempo, Marcelo Oliveira desistiu do 3-5-2 e colocou Vinícius no meio-campo, partindo para um 4-4-2. A mexida trouxe resultado. Aos 10min, saiu o gol do Paraná: Everton ergueu na área e o zagueiro Luís Henrique apareceu na área para cabecear e fazer 1 x 0. No entanto, o Tricolor pagou o preço de ter aberto seu sistema defensivo. Aos 22min, o Cascavel empatou, também aproveitando-se de um cruzamento: Gílson pôs a bola na área e Irineu, sem marcação, cabeceou e fez 1 x 1, assumindo a artilharia do estadual, com 6 gols.

Após o gol do Cascavel, o jogo ganhou contornos violentes e teve três cartões amarelos seguidos e uma expulsão. Os dois treinadores também aproveitaram para realizar substituições, e a partida caiu tecnicamente. Nos embalos de sábado à noite, deu empate.

27/2/2010
Paraná Clube 1 x 1 Cascavel
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Árbitro: Antônio Denival de Morais; Assistentes: Wesley Gomes da Silva e Altair Luis Daghetti; Renda: R$ 33.755; Público: 2.130; Gols: Luís Henrique, 10min, e Irineu, 22min do 2.º; Cartões amarelos: Marcelo Toscano, Jefferson, Vinícius, Irineu, Edimar, Kanela, Sidiclei e Igor; Expulsão: Rafael, 34min do 2.º
Paraná: Juninho; Irineu, Luís Henrique e Diogo Corrêa (Igor, 33min do 2.º); Jefferson, Luiz Camargo (Vinícius, no intervalo), João Paulo, Everton (André Luiz, 20min do 2.º) e Edimar; Márcio Diogo e Marcelo Toscano
Técnico: Marcelo Oliveira
Cascavel: Veloso; Rafael, Ciro, Rodrigo e Gílson; Kim (Gilberto, 36min do 2.º), Sidiclei, Irineu e Mineiro (Vagner, 38min do 2.º); Everson e Kanela (Rondinei, 33min do 2.º)
Técnico: Eloi Kruger

Coxa reabre Couto Pereira
em partida em clima de paz



Da Equipe FutebolPR

Oitenta e quatro dias após a batalha campal deflagrada por causa do rebaixamento para a Série B 2010, o Coritiba reabre o Couto Pereira e espera reencontrar sua torcida em um jogo pautado pela paz. Até agora, a média de público do Coxa é de 2.300 torcedores e a expectativa é de que o estádio receba pelo menos 15 mil – caso se confirme, será o maior público do estadual até aqui.

Além da importância em si do jogo, a partida é relevante por que pode servir para o Coritiba ficar ainda mais perto do supermando. Se vencer o Nacional, pelo menos vai manter os quatro pontos que o separam do Atlético. Caso o rival tropece em Paranaguá, a margem de segurança pode ir de seis a sete pontos. O técnico Ney Franco avalia que, nesta retal final da 1.ª fase, voltar a atuar no Couto Pereira será decisivo. "O retorno em casa, aliado à boa campanha da equipe, favorece a gente a consolidar a primeira colocação”, afirmou.

O Coritiba, no entanto, não vai enfrentar um adversário fácil. Pelo menos é o que diz a retrospectiva. Em três jogos contra o Nacional, o Coxa venceu uma e empatou duas. O duelo mais recente, no estadual do ano passado, no Couto Pereira, terminou 0 x 0. Só que desta vez, o NAC virá com cinco desfalques. “Estamos com vários desfalques importantes, mas por sorte tivemos uma semana cheia e bem aproveitada”, comentou o técnico do NAC, Claudemir Sturion.

No Coritiba, Ney Franco terá forma máxima para o confronto. Os jogadores do Coxa estão ansiosos para voltar a atuar no Couto Pereira, entre os que conhecem a influência do estádio sobre o desempenho do time, e também entre aqueles que farão a estreia no Alto da Glória, como é o caso do meio-campista Rafinha. “Eu não vejo a hora de chegar logo domingo, poder estrear no Couto Pereira e acredito que a torcida vai comparecer e nos incentivar como acontecia antes”, disse.

28/2/2010
Coritiba x Nacional
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Marcos Daniel de Camargo; Assistentes: Guilherme Roggenbaum e Daniel Cotrim de Carvalho
Coritiba: Edson Bastos; Fabinho Capixaba, Jeci, Pereira e Triguinho; Marcos Paulo, Leandro Donizete, Renatinho e Rafinha; Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco
Nacional: Camilo; Érico, Diego e Bruno Matavelli; Fernandinho, Eduardo, Roger, Britto e Kim; Rodrigo e Ivan
Técnico: Claudemir Sturion

Furacão usa cota de gringos
para perseguir supermando


X


Da Equipe FutebolPR

Com quatro estrangeiros no elenco, o Atlético pode usar no máximo três por jogo. Pois neste domingo, às 16h50, em Paranaguá, o Rubro-negro vai utilizar a cota máxima para enfrentar o Rio Branco. A meta do Furacão é vencer o duelo contra o Leão da Estradinha para seguir com chances de conquistar o supermando. Atualmente, a diferença do Atlético para o Coritiba é de 4 pontos e faltam três rodadas para terminar a 1.ª fase do Campeonato Paranaense.

O técnico Antônio Lopes confirmou neste sábado que os colombianos Vanegas e Valencia e o atacante argentino Javier Toledo começam jogando no Gigante do Itiberê. Outro que está garantido na equipe é o lateral-esquerdo Heracles. Tanto Vanegas quanto Heracles jogam por que Rhodolfo e Márcio Azevedo cumprem suspensão. Já Javier Toledo tornou-se opção técnica, diante da má fase de Wallyson.

No Rio Branco, a novidade deve ser o veterano Reginaldo Araújo. Ex-lateral do Coritiba e do São Paulo, ele teve seu nome publicado no BID e está liberado para atuar, caso o técnico Adílson Pelezinho queira. O Leão da Estradinha teve uma semana tensa, depois da derrota por 2 x 0 para o Engenheiro Beltrão. Houve até reunião com a diretoria à beira do gramado para cobrar uma recuperação. Com 13 pontos, o Rio Branco está em uma situação contraditória no estadual: se vencer, se aproxima da classificação; se perder, fica ameaçado pela ZR.

Apesar da situação atual não ser das melhores, os jogadores estão confiantes para um bom resultado contra o Atlético. “O time está com aquela pegada novamente e sinto que faremos uma boa partida neste domingo. Espero que o torcedor vá a campo e nos ajude a conquistar esses três pontos”, pediu o técnico Pelezinho, que em duas partidas em casa conseguiu duas vitórias.

28/2/2010
Rio Branco x Atlético
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá; Horário: 16h50; Árbitro: Anderson Carlos Gonçalves; Assistentes: Ricardo Vilar Neves e Diogo Morais
Rio Branco: Alexandre; Reginaldo Araújo, Alisson, George e Nelsinho; Ives, Uilian, Renan e Ratinho; Vinícius e Roger
Técnico: Adílson Pelezinho
Atlético: Neto; Gerônimo, Vanegas, Manoel e Héracles; Valencia, Alan Bahia, Tartá e Netinho; Javier Toledo e Bruno Mineiro
Técnico: Antônio Lopes

Nos estertores, Cianorte e
TCW tentam último embalo


X


Da Equipe FutebolPR

Faltando três rodadas para terminar a 1.ª fase, Cianorte e Toledo jogam por objetivos distintos na tarde deste domingo, às 15h50, no Albino Turbay. As duas equipes, que enfrentam muita instabilidade ao longo da competição, tentam embalar para se consolidar no G8, no caso do Leão do Vale, e para fugir da ZR, no caso do TCW.

No Cianorte, após a vitória fora de casa contra o Serrano, o técnico Luiz Carlos Winck sentiu mais confiança no time e decidiu repetir a mesma formação da rodada passada. Se vencer, o Leão do Vale chega a 16 pontos e praticamente carimba a vaga para a próxima fase.

Já o Toledo sabe que se não vencer um jogo fora tende a se complicar no campeonato. No domingo passado, contra o Operário, o time quase conseguiu atingir essa meta, mas ficou no empate por 1 x 1. Contente com o desempenho da equipe, o técnico Rogério Perrô repete o mesmo 3-6-1 em Cianorte, porém desta vez espera trazer 3 pontos na bagagem. "O campeonato está muito equilibrado, mas treinamos forte na semana e estamos confiantes", disse o treinador.

28/2/2010
Cianorte x Toledo
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Horário: 15h50; Árbitro: Leomir de França Cuque; Assistentes: Francisco Aurélio do Prado e César da Silva Nogueira
Cianorte: Marcelo; Brinner, Rodrigo Silva e Catatau; Jean, Leandro Marangon, Kena, Flavinho e Rincón; Vinícius e Marquinhos Cambalhota
Técnico: Luiz Carlos Winck
Toledo: Gottardi; Glauco, Rodrigo e Bill; Vasconcelos, Márcio, Ferraz, Everton, Alemão e Leandro Bocão; Edson Mendes
Técnico: Rogério Perrô

ACP e Operário querem trocar
a “gangorra” pela estabilidade


X


Da Equipe FutebolPR

O jogo deste domingo, às 15h50, no Waldemiro Wagner, é decisivo para a ACP e Operário. Não só por que vai sinalizar se os times têm potencial para estar no G8, como pode significar o fim da “gangorra” experimentada pelos clubes na classificação. Ao longo de 9 rodadas, Paranavaí e Fantasma têm alternado altos e baixos, e para quem quer classificar é tudo o que não pode acontecer.

Por isso, os técnicos Itamar Bernandes e Norberto Lemos fizeram modificações profundas nas equipes em relação à rodada anterior. No ACP, haverá troca no gol, no meio-campo e no ataque. Rudy ganhou a camisa 1, Duda surge na meia-cancha e Thiago Gonçalves fará a estreia no ataque. O Paranavaí soma 14 pontos e se vencer assegura a classificação matemática.

Já no Operário a situação é um pouco mais tensa. Depois do empate em casa, contra o Toledo, o Fantasma saiu do G8 e se não vencer neste domingo pode, além de se distanciar da classificação, ficar à mercê da ZR. Como situações dramáticas exigem medidas extremas, Norberto Lemos alterou seis posições do time. “Tem jogadores que não estão bem tecnicamente e outros que não estão bem fisicamente”, justificou o treinador, sabendo que o jogo deste domingo será um divisor de águas na temporada 2010 do Operário.

28/2/2010
Paranavaí x Operário
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 15h50; Árbitro: Antônio Valdir dos Santos; Assistentes: Marcos Rogério da Silva e Cácio Júnior Quadrelli
Paranavaí: Rudy; Daniel Marques, Alex, Pomarola e Robenval; Rogerinho, Mikimba, Duda e Marcelo Peabiru; Rilber e Thiago Gonçalves
Técnico: Itamar Bernardes
Operário: Filipe; Cassiano, Rodrigo De Lazzari, Flamarion e Gílson; Dario, Serginho Paulista, Serginho Catarinense e Marcelinho; Ceará e Clênio
Técnico: Norberto Lemos

Duelo familiar vale vaga
na outra fase do estadual


X


Da Equipe FutebolPR

O Emílio Gomes recebe neste domingo, às 15h30, o tradicional confronto da família Malucelli, só que desta vez em roupagem nova. Sai o J. Malucelli e entra o Corinthians Paranaense, que contra o Iraty tenta assegurar a classificação matemática. O mesmo ocorre com a equipe iratiense, que se garante com uma vitória.

No Timãozinho, a confiança é máxima. A equipe achou a formação ideal e ainda vem embalada pela classificação na Copa do Brasil, quando eliminou um dos campeões do torneio – o Juventude (RS). O técnico Lio Evaristo terá força total contra o Azulão. A tendência é que repita o mesmo time que atuou em Caxias do Sul.

No Iraty, o treinador Gilberto Pereira não terá André Tavares, que foi expulso contra o Cascavel. A equipe teve a semana cheia para treinar e aposta no desgaste das viagens feitas pelo Corinthians para surpreender o “primo rico”. Ao todo, entre idas e vindas para Caxias e Irati, o Timãozinho vai percorrer dois mil quilômetros. “É um time forte e se estiver cansado melhor para nós”, disse Gilberto Pereira.

28/2/2010
Iraty x Corinthians Paranaense
Local:
Emílio Gomes, em Irati; Horário: 15h30; Árbitro: Evandro Rogério Roman; Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr. e Marcelo Pavan
Iraty: Valter; Airton, Rogério, Renê e Carlos André; Bruno, Sílvio, Gilvan e Artur; Ceará e Willian Dagol
Técnico: Gilberto Pereira
Corinthians: Colombo; Leandro, Elton e Neto; Thiago Araújo, Cícero, Ronaldo, Willian e Rodrigo Crasso; Bruno Batata e Oliveira
Técnico: Lio Evaristo

Engenheiro e Serrano tentam
última cartada contra a queda


X


Da Equipe FutebolPR

Com o estádio vetado novamente, o Engenheiro Beltrão recebe o Serrano em Rolândia, no norte do estado, em um jogo decisivo para os dois clubes. Quem perder, assina a carta de rebaixamento. O empate é ruim para os dois. Vencer é a palavra de ordem.
No Engenheiro Beltrão, o técnico Joel Costa avalia como positiva a mudança da partida para Rolândia. Acredita que o bom gramado do Erick Georg pode ajudar seu time, que prioriza o toque de bola. Mais uma vez, a esperança da equipe repousa em Safira.

Já no Serrano, o técnico Ricardo Pinto aproveitou a semana cheia para fazer um trabalho psicológico com os jogadores. A derrota na rodada passada para o Cianorte abalou o time, que terá mudanças na zaga. A ordem é vencer o 1.º jogo fora de casa.

Engenheiro Beltrão e Serrano freqüentam a zona de rebaixamento do Campeonato Paranaense desde a 1.ª rodada.

28/2/2010
Engenheiro Beltrão x Serrano
Local:
Erick Georg, em Rolândia; Horário: 15h30; Árbitro: Maurício Batista dos Santos; Assistentes: Luis Henrique de Souza Santos Renesto e Marcio Lopes Guerra
Engenheiro Beltrão: Herbert; Baiano, Macula, Douglas e Wellington; Gaúcho, Marcelo, Thomas e Safira; Douglas Freitas e Helinho
Técnico: Joel Costa
Serrano: Val; Washington Baiano, Mário, Jonathan e Bruno Guerreiro; Jorginho, Joel, Tiago Bocão e Massai; Washington e Renaldo
Técnico: Ricardo Pinto

Paraná Clube e Cascavel nos
embalos de sábado à noite


X


Da Equipe FutebolPR

Dezessete pontos é o número mágico para uma equipe classificar no G8 do Campeonato Paranaense. O Cascavel está a três de carimbar o passaporte e promete fazê-lo neste sábado, às 20h30, na Vila Capanema. O time do Oeste é o melhor do interior e vem de uma vitória convincente contra o Iraty. Está tão embalado quanto o Paraná, que, incluindo os jogos da Copa do Brasil, não perde há cinco rodadas.

Só que o Tricolor está em situação diferente da vivida pelo Cascavel. Se a Serpente perder, dificilmente deixa o G8 e ainda continua com chances de classificar. Já o Paraná, se for derrotado, além de se distanciar da zona de classificação, corre o risco de ser ameaçado pela ZR. Pior: apaga lembranças boas dos jogos recentes e pode voltar a conviver com nuvens carregadas sobre a Vila Capanema.

Sabendo que o time não pode errar, o técnico Marcelo Oliveira “limou” Elvis e deu oportunidade para um jogador que desequilibrou na partida anterior – 6 x 1 contra o Cerâmica (RS): Everton. O meio-campista terá a função de alimentar a dupla Márcio Diogo e Marcelo Toscano. Gols é o que eles devem produzir, principalmente por que, de acordo com Marcelo Oliveira, “estão com a cabeça boa”.

Para anular a força ofensiva do Paraná, o Cascavel terá o reforço do zagueiro Ciro, que retorna após cumprir suspensão. No ataque, a opção será Mineiro, após a boa performance contra o Iraty. Eloi Kruger aposta no esquema 3-6-1 para ganhar o meio-campo e jogar em cima de um eventual desespero tricolor. “É um jogo para se resolver no segundo tempo”, avisa o treinador-estrategista da Serpente.

27/2/2010
Paraná Clube x Cascavel
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 20h30; Árbitro: Antônio Denival de Morais; Assistentes: Wesley Gomes da Silva e Altair Luis Daghetti
Paraná: Juninho; Irineu, Edimar e Luís Henrique; Jefferson, Luiz Camargo, João Paulo, Éverton e Diego Corrêa; Márcio Diogo e Marcelo Toscano
Técnico: Marcelo Oliveira
Cascavel: Veloso; Rafael, Ciro, Rodrigo e Gílson; Rondinei, Gilberto, Irineu, Uederson e Kanela; Mineiro
Técnico: Eloi Kruger