header-photo

Operário bate Timãozinho
e segue invicto na capital


0 X 2


Da Equipe FutebolPR

Depois de vencer o Atlético na Arena (2 x 1) e empatar com o Paraná Clube (1 x 1), o Operário manteve neste sábado sua invencibilidade jogando em Curitiba. Contra o Corinthians Paranaense, o Fantasma venceu por 2 x 0 e volta a respirar ares de G8 no estadual.

Na estreia do técnico Caçapa, o Operário fez um jogo irrepreensível taticamente e anulou as principais peças do Timãozinho. Os gols do time de Ponta Grssa saíram todos no 1.º tempo. Aos 16min, Serginho Catarinense cobrou uma falta certeira e abriu o placar.

O 1 x 0 fez o Corinthians se mandar para o ataque e o Operário só esperou o momento certo para um contragolpe fatal.Isso ocorreu no finalzinho da etapa inicial, quando os donos da casa mais pressionavam. Aos 45min, o estreante Rafael Leandro aproveitou cruzamento, pegou a zaga corintiana desarmada e fez 2 x 0.

No 2.º tempo, quando se imaginava que o Corinthians iria com tudo para cima, foi o Operário quem perdeu as melhores oportunidades. Tanto que o goleiro Colombo foi o destaque do Timãozinho, que com a segunda derrota seguida adiou a possibilidade de classificação. A equipe mantém 15 pontos e está na 6.ª colocação.

Já o Operário assumiu momentaneamente o 7.º lugar, com 14 pontos, e depende do complemento da rodada para saber se continuará no G8. No entanto, com mais um jogo em casa e outro fora, o Fantasma ressurge para brigar pela classificação.

6/3/2010
Corinthians Paranaense 0 x 2 Operário
Local:
Ecoestádio, em Curitiba; Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr; Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Alexandre Cavalcanti de Souza; Renda: R$ 10.095; Público: 468; Gols: Serginho Catarinense, 16min, e Rafael Leandro, 45min do 1.º; Cartões amarelos: Gílson e Cícero
Corinthians: Colombo; Neto (Cristiano, no intervalo), Leandro e Peixoto; Araújo, Ronaldo, Cícero, Willian e Rodrigo (Renan, 30min do 2.º); Bruno Batata e Oliveira
Técnico: Lio Evaristo
Operário: Felipe; Lisa, Leonardo, De Lazzari e Gílson; Dário, Serginho Paulista, Serginho Catarinense e Ceará (Flamarion, 22min do 2.º); Rafael Leandro (Dyego Souza, 14min do 2.º) e Baiano (Marcelinho, 27min do 2.º)
Técnico: Caçapa

Sem “império fanático”,
Atletiba vale supermando



Da Equipe FutebolPR

Pela 1.ª vez, o Atletiba será disputado sem a presença marcante das torcidas organizadas. A Arena da Baixada só poderá ser freqüentada por rubro-negros e coxas-brancas descaracterizados dos uniformes das facções Os Fanáticos e Império Alviverde. É é nesse clima, de tentativa forçada de civilizar a rivalidade, que Atlético e Coritiba duelam às 19h30 pelo supermando.

Se o Coritiba vencer, sacramenta a conquista do 1.º lugar e leva dois pontos para a 2.ª fase, além do direito de disputar sete jogos no Couto Pereira. Ganhar o clássico também pode levar o Coxa a expor o rival à perda até do 2.º lugar, já que Iraty e Paranavaí, caso vençam seus jogos, encostariam no Atlético.

Por isso, se dar bem no clássico é essencial para o Rubro-negro. O triunfo reduziria a vantagem do Coritiba a 1 ponto e estenderia a briga pelo supermando até a última rodada.

Diante da importância do clássico, os treinadores escondem o jogo. No Coritiba, há a possibilidade de Enrico atuar no meio-campo para dar mais consistência ao setor. Ney Franco vai usar a tática de atrair o rival e tentar decidir o jogo nos contragolpes.

Do lado atleticano, Antônio Lopes perdeu Tartá e testou um meio-campo mais marcador. Assim como Ney Franco, ele entende que quem vencer o duelo na meia-cancha ganha o jogo. Por isso, guarda em segredo a possibilidade de lançar Paulo Baier no clássico. O jogador vem de longa inatividade pode entrar no segundo tempo.

Na classificação, o Coritiba soma 25 pontos e o Atlético 21.

7/3/2010
Atlético x Coritiba
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Héber Roberto Lopes; Assistentes: José Carlos Dias Passos e Pedro Martinelli Christiano
Atlético: Neto; Gerônimo, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Valencia, Alan Bahia, Chico e Netinho; Javier Toledo e Bruno Mineiro
Técnico: Antonio Lopes
Coritiba: Edson Bastos; Fabinho Capixaba, Pereira, Jeci e Triguinho; Leandro Donizete, Marcos Paulo, Rafinha e Enrico; Marcos Aurélio e Ariel Nahuelpan
Técnico: Ney Franco

Cascavel vê o segundo
principal jogo da rodada


X


Da Equipe FutebolPR

Há a expectativa de o Olímpico Regional receber o segundo maior público da rodada – perdendo apenas para o Atletiba. Normal, já que o estádio vai receber o segundo principal jogo do giro. Cascavel e Paranavaí decidem vaga na 2.ª fase em confronto direto marcado para às 16h50, com TV para todo o Paraná.

No Cascavel, o técnico Eloi Kruger terá desfalques. Ele não poderá escalar os laterais Rafael e Gílson, que cumprem suspensão. Além disso, não terá o meio-campista Kim, lesionado. A tendência é que os substitutos sejam Gilberto, Wagner e Rondnei.

Já o técnico Itamar Bernardes terá desfalques na zaga, já que William Pomarolla cumpre suspensão, assim como o lateral-esquerdo Rogerinho. Luiz Henrique e Igor tendem a ser os substitutos. Outro problema pode ser o volante Carlos Lima, que foi poupado dos treinamentos por causa de dores no pé direito. Duda treinou em seu lugar e pode atuar.

Na classificação, o ACP leva vantagem: tem 17 pontos e ocupa a 4.ª colocação. Já o Cascavel está em 5.º, com 15 pontos. Dependendo do resultado do Atletiba, e caso vença o Cascavel, o ACP, a exemplo do Iraty, também poderá ambicionar a 2.ª colocação na próxima fase, o que lhe garantiria um ponto extra e seis mandos de campo. Para isso, precisa que o Coritiba vença o Atlético.

7/3/2010
Cascavel x Paranavaí
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 16h50; Árbitro: Jarbe Cassou; Assistentes: Rafael Trombeta e Renata Paula Guimarães
Cascavel: Veloso; Gilberto, Ciro, Rodrigo e Wagner; Rondnei, Sidiclei, Irineu e Mineiro; Everson e Kanela
Técnico: Eloi Kruger
Paranavaí: Rudy; Daniel Marques, Alex, Luiz Henrique e Igor; Robenval, Mikimba, Carlos Lima (Duda) e Rilber; Didi e Danielzinho
Técnico: Itamar Bernardes

Toledo e Rio Branco
travam decisão no Oeste


X


Da Equipe FutebolPR

Os técnicos Rogério Perrô e Norberto Lemos buscam a 1.ª vitória. O primeiro, por que vem de três empates desde que estreou no Toledo; o segundo, pelo motivo de que estreia no Rio Branco, depois de ter sido demitido do Operário. Frente a frente, os treinadores travam uma decisão neste domingo, no 14 de Dezembro.

Toledo e Rio Branco não estão em situação confortável no campeonato. Quem perder pode dar adeus às chances de classificação, além passar a ficar seriamente ameaçado pelo rebaixamento. Por isso, o jogo é cercado de tensão e a semana foi de trabalho intenso.

No Toledo, Rogério Perrô não poderá contar com o meio-campista Léo, expulso no 1 x 1 contra o Operário.

Em sua estréia, Lemos não terá o zagueiro Daniel, expulso contra o Atlético, e nem o artilheiro do Rio Branco – Vinícius, com 5 gols. O jogador foi multado por faltar os treinos da semana e ter vindo a Curitiba negociar seu futuro longe do Leão da Estradinha. Oficialmente, ele deixa o time por contusão.

O Rio Branco ocupa a 9.ª colocação, com 13 pontos, enquanto o TCW está em 11.º, com 11.

7/3/2010
Toledo x Rio Branco
Local:
14 de Dezembro, em Toledo; Horário: 15h50; Árbitro: Rodolpho Toski Marques; Assistentes: Celso Galvan e Arquimedes Restelato da Silva
Toledo: Gottardi; Glauco, Rodrigo e Bill; Vasconcelos, Márcio, Ferraz, Edson Mendes e Alemão; Fernandes e Leandro Bocão
Técnico: Rogério Perro
Rio Branco: Alexandre; George, Alisson, Roger e Nelsinho; Reginaldo Araújo, Ives, Uilian e Renan Meduna; Ratinho e Roger Souza
Técnico: Norberto Lemos

Leão do Vale encara lanterna
para encaminhar classificação


X


Da Equipe FutebolPR

Depois de altos e baixos no campeonato, o Cianorte espera encaminhar a classificação neste domingo, às 15h50, recebendo o lanterna do estadual: o Engenheiro Beltrão. Se vencer, o Leão do Vale sacramenta o rebaixamento da AEREB.

Com mais reforços no elenco - nesta semana chegaram o zagueiro Renato e o atacante Diego -, o técnico Luiz Carlos Winck não aceita outro resultado senão a vitória. O raciocínio é simples: para um time que almeja a classificação, é inadmissível perder pontos para o lanterna, ainda mais jogando em casa.

Winck não está certo se estreará os reforços, mas insistiu para que seu time tome a iniciativa da partida desde o começo. Domingo passado, por não ter essa virtude, o Cianorte permitiu que o Toledo empatasse o jogo. O tropeço em casa adiou a classificação em pelo menos uma rodada.

Já na AEREB, o técnico Joel Costa tem apenas uma missão: fazer com que a equipe atue com honra até o final. Já que o rebaixamento é inevitável, a ordem é jogar solto, fazendo com que o adversário sinta o peso da responsabilidade. “Não temos muito a perder e quem tem de ganhar são eles”, diz o treinador.

Na classificação, o Cianorte é 7.º colocado, com 14 pontos, enquanto a AEREB tem 4 pontos e ocupa a 14.ª posição desde a 1.ª rodada.

7/3/2010
Cianorte x Engenheiro Beltrão
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Horário: 15h50; Árbitro: Cláudio Luiz Pacheco; Assistentes: João Marcelo de Souza e Edina Alves Batista
Cianorte: Marcelo; Marquinhos Alagoano, Renato e Catatau; Vagner Rosa, Leandro Marangon, Claudinho, Flavinho e Gustavo; Diego e Marquinhos Cambalhota
Técnico: Luiz Carlos Winck
Engenheiro Beltrão: Herbert; Baiano, Macula, Douglas e Wellington; Gaúcho, Marcelo, Thomas e Safira; Douglas Freitas e Helinho
Técnico: Joel Costa

Iraty encara Nacional
e ambiciona o 2.º lugar


X


Da Equipe FutebolPR

Depois de golear o Corinthians Paranaense por 5 x 0, o Iraty já ambiciona o 2.º lugar do G8. Para que isso ocorra, terá de vencer o Nacional neste domingo, em Rolândia, e torcer para que o Coritiba ganhe o Atletiba. A combinação de resultados faria ferver o Emílio Gomes no outro domingo.

Explica-se: se o Iraty ganhar, vai a 20 pontos. Com o Atlético perdendo, fica com 21. Como a 12.ª rodada prevê confronto direto entre os dois clubes, em Irati, o Azulão teria a chance de ultrapassar o rival e beliscar um ponto extra na 2.ª fase.

O técnico Gilberto Pereira crê nesta possibilidade e orientou o time a manter a mesma pegada apresentada contra o Corinthians Paranaense. A equipe não terá Gilvan e o artilheiro Ceará, suspensos, mas a expectativa do treinador é que os desfalques não alterem o padrão de jogo do time. “Quem entrar vai querer mostrar serviço e isso é o que importa para a equipe manter o ritmo”, disse.

No Nacional, apesar de o lateral-esquerdo Kim ter sido poupado quase toda a semana, a tendência é que ele seja escalado. O técnico Claudemir Sturion segue com os desfalques de Márcio e Tiago Potiguar, mas ainda aposta numa reação da equipe. “Teremos três jogos difíceis pela frente, com adversários de alto nível. Agora não dá para escolher, temos que vencê-los para a nossa permanência na elite”, avalia.

O Iraty soma 17 pontos e ocupa o 3.º lugar, enquanto o Nacional é o 13.º, com 6 pontos.

7/3/2010
Nacional x Iraty
Local:
Erick Georg, em Rolândia; Horário: 15h30; Árbitro: Emerson da Silva; Assistentes: Fábio Gazarini Silva e André Luiz Severo
Nacional: Camilo; Érico, Diego e Bruno Matavelli; Roger, Eduardo, Carlinhos, Flávio, e Kim; Ivan e Rodrigo
Técnico: Claudemir Sturion
Iraty: Valter; Airton, Rogério, Renê e Bujiga; Bruno, Diogo, Vanderson e Artur; Heydson e Willian Dagol
Técnico: Gilberto Pereira

Tricolor inicia saga
contra turma da ZR


X


Da Equipe FutebolPR

Na sequência, o Paraná Clube enfrenta Serrano, Nacional e Toledo. Os três adversários, junto com o Engenheiro Beltrão, formam o pelotão que está na zona de rebaixamento do Campeonato Paranaense. Para conseguir confirmar sua classificação para a 2.ª fase, o Tricolor só tem uma saída: vencer os três jogos.

A saga começa neste domingo, às 15h, em Prudentópolis. O Serrano joga praticamente a última cartada para não ser rebaixado. Em relação ao time que venceu na rodada passada, o técnico Ricardo Pinto mexe apenas na defesa. Índio retorna ao setor. Apesar de precisar ganhar desesperadamente, o treinador não vai abdicar do 3-5-2.

A expectativa é de que o Newton Agibert recebe perto de 1.500 torcedores. O Serrano soma 10 pontos e ocupa a 12.ª colocação. O clube está na ZR desde a 1.ª rodada e pode deixá-la pela primeira vez se vencer o Paraná Clube.

O Tricolor terá o retorno de Chicão ao meio-campo, que manda Luiz Camargo para o banco. O setor ganhará também a titularidade de Vinícius, no lugar de Edimar. O técnico Marcelo Oliveira armou um time com características mais ofensivas para manter a invencibilidade como visitante.

Atualmente, o Paraná ocupa o 8.º lugar, mas trata-se de uma posição considerada maldita pelos tricolores. Como ela vai obrigar jogar todas as partidas da 2.ª fase fora de casa, a meta na Vila Capanema é ganhar os 3 jogos restantes para tentar galgar pelo menos a 4.ª colocação.

7/3/2010
Serrano x Paraná Clube
Local:
Newton Agibert, em Prudentópolis; Horário: 15h; Árbitro: Evandro Rogério Roman; Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e José Renê Stavinski
Serrano: Val; Washington Baiano, Índio, Jonathan e Bruno Guerreiro; Jorginho, Joel, Tiago Bocão e Massai; Washington e Renaldo
Técnico: Ricardo Pinto
Paraná: Juninho; Jefferson, Irineu, Luís Henrique e Diego Correia; Chicão, João Paulo, Vinícius e Everton; Márcio Diogo e Marcelo Toscano
Técnico: Marcelo Oliveira