header-photo

Pesquisa sobre torcidas
é sempre uma polêmica



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Longe disso questionar a pesquisa Datafolha, pubicada nesta terça-feira, sobre as maiores torcidas do Brasil. Mas vem cá: foram entrevistados 2.600 pessoas em 144 municípios. Será que esse espectro é suficiente para acertar, mesmo com margem de erro e tudo, o percentual de de cada clube? Tem pelo menos um senão no levantamento, que é o que aponta a Portuguesa (SP) com mais torcida do que Atlético e Coritiba. Será?

A pesquisa diz que o Flamengo segue em primeiro, com 17% da preferência (22,62 milhões de aficionados). O Corinthians aparece logo atrás, com 14% (17,89 milhões). O São Paulo é terceiro - 8% , com 11,09 milhões torcedores -, seguido de Palmeiras -6%, 8,26 milhões - e Vasco - 4% , 5,41 milhões.

Grêmio e Inter aparecem empatados: o tricolor gaúcho aparece em sétimo lugar no Brasil, com 3% (3,60 milhões), seguido pelo Colorado, também com 3% (3,44 milhões). Em Minas, o Cruzeiro tem 3% (4,44 milhões) e o Atlético-MG aparece com 2% (2,51 milhões), seguido do Santos -2% e 3,10 milhões. Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e Portuguesa aparecem com 1%. Detalhe: 25% dos entrevistados disseram não torcer por clube algum.

Perguntar não ofende



Da Equipe FutebolPR

A pergunta do dia é: agiu eticamente o técnico Leandro Niehues ao influenciar o zagueiro Leandro, para que ele não fosse para o Paraná Clube e acertasse com o Atlético?

Demagogia com a bola



Da Equipe FutebolPR

A audiência pública realizada nesta segunda-feira, em Curitiba, para debater a Lei Pelé, foi uma aula de demagogia. Ninguém falou nada com nada. Pior: quem falou mostrou desconhecimento de causa, como o ministro Orlando Silva, que repetiu trechos da atual lei como se fossem mudanças que estariam por vir. No mais, foi jogar conversa fora.

Seleção do interior



Da Equipe FutebolPR

Sempre que acaba um campeonato, é rotina eleger uma seleção. O FutebolPR decidiu excluir os jogadores do trio Atlético, Coritiba e Paraná e montar a seleção do Campeonato Paranaense só com jogadores do interior. Ficou assim:
Gottardi (Tol); Ayrton (Iraty), De Lazzari (Ope), Ciro (Casc) e Kim (Nac); Ives (RB), Serginho Catarinense (Ope), Sidiclei (Casc), Ceará (Iraty); Irineu (Casc) e Leandro Bocão (Tol)
Técnico: Gilberto Pereira

Série D, lá vamos nós



Da Equipe FutebolPR

O grupo gestor do Operário reuniu-se nesta segunda-feira e bateu o martelo: o clube vai disputar a Série D do Brasileiro. Para a disputa, o fantasma deverá engrenar uma parceria com o Corinthians Paranaense. O goleiro Colombo, o zagueiro neto, o lateral Thiago Araújo e o meio-campista Willian podem ir para em Vila Oficinas.

Iraty em Londrina



Da Equipe FutebolPR

Na Série D do Brasileiro, o Iraty poderá mandar jogos em Londrina e utilizar o CT da SM Sports recém-inaugurado na cidade.