header-photo

Na Copa ainda não
teve um golaço assim



Fã da Holanda, Vadão aponta
caminho para o Brasil vencer



Da Equipe FutebolPR

Quem não se lembra do Carrossel Caipira de 1992, com Leto Válber e Rivaldo? Inspirado no futebol holandês, o técnico Oswaldo Alvarez inovou a forma de utilizar o sistema tático 3-5-2 e entrou para a história do futebol brasileiro.

Admirador e estudioso do futebol holandês, Vadão acredita que o Brasil terá um jogo complicado nesta sexta-feira, quando enfrenta a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo. Confira o que o ex-técnico do Atlético avalia do rival brasileiro:

Para você, a Holanda tem jogado um bom futebol?
A Holanda mostrou um futebol disciplinado taticamente, mas sem aquela coisa pesada. Dosou bem a ofensividade e teve tranqüilidade no momento certo. Jogou um futebol com bom toque de bola e sempre tentou infiltrar.

Qual a saída para o Brasil parar a Holanda?
Taticamente, o futebol holandês tem por hábito abrir pelas pontas. O Brasil tem jogado mais centralizado. Em virtude das contusões, uma das opções para neutralizar o jogo deles, fechando as laterais, seria utilizar Daniel Alves e Maicon pela direita e Gilberto e Michel Bastos pela esquerda.

Será o adversário mais duro do Brasil nesta Copa?
O Brasil sabe que se passar a Holanda tem grandes chances de ir à final, pois, teoricamente, os próximos possíveis adversários são inferiores tecnicamente.

Das seleções que você já viu atuar a Holanda de 1974 foi a que mais o impressionou?
Foi uma pena aquela Holanda não ter ganhado uma Copa do Mundo. A Holanda sempre apresentou um grande futebol, revolucionou com Rinus Michel, com o Carrossel Holandês em 74, e merecia ter ganhado uma Copa até pelo futebol que vem apresentando todos esses anos.

Logo da Copa 2014



Da Equipe FutebolPR

Ao contrário do que vazou na internet, a taça da Copa formada por três mãos não será a logo da Copa 2014, a ser disputada no Brasil. O logo oficial será lançado na próxima quinta-feira e tem tudo a ver com o país. Trata-se do desenho de uma arara azul, verde, amarela, branca e vermelha, com contorno estilizado que lembra o mapa do Brasil.

Chama o Lula!



Da Equipe FutebolPR

Segunda-feira embarca uma comitiva de pelo menos 20 pessoas, todas com diárias pagas pelo governo federal, com destino à África do Sul. À frente estará o governador Orlando Pessutti – agora não mais candidato à reeleição –, que levará aos presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e da Fifa, Joseph Blatter, mais uma carta de intenções confirmando os compromissos de Curitiba como subsede da Copa 2014. O problema é que, fora isso, o projeto de viabilidade econômica da Arena da Baixada não estará entre os documentos.

Está tudo parado e agora a expectativa é de que, como fez com o processo eleitoral paranaense – praticamente obrigando Osmar Dias a sair candidato ao governo -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intervenha diretamente no imbróglio. Uma tese é de que o governo federal, como credor do Atlético, possa “obrigar” o clube a captar os recursos do BNDES para tocar as obras necessárias no estádio. A prefeitura de Curitiba seria a avalista do clube, pegando em troca o potencial construtivo excedente do terreno da Arena da Baixada para negociar com o mercado imobiliário.

Santa Catarina unida



Do Copa 2014

Nesta quinta-feira, na sede da Eletrosul, a empresa, o Avaí e o Figueirense assinaram um protocolo de intenções a fim de estimular e fortalecer mecanismos necessários para que Florianópolis seja dotada da infraestrutura esportiva necessária para ser "Team Base Camp", em português, cidade-base da Copa de 2014.

O acordo foi solicitado pela senadora Ideli Salvatti e pelos clubes, após reuniões realizadas com as diretorias do Figueirense e do Avaí. Os dois times da capital catarinense combinaram unir forças em benefício da cidade e do Estado, para que Florianópolis possa se preparar e vencer a disputa e ser uma das anfitriãs de seleções na competição.

Além de acolher os jogadores, a cidade receberia também todo o público que prestigia determinada seleção, incluindo os profissionais de imprensa, torcedores e turistas.

Carneiro no Buraco adia jogo



Da Equipe FutebolPR

O tradicional Carneiro no Buraco, que domingo mobiliza Campo Mourão, é o responsável pela transferência do jogo Sport Campo Mourão x Arapongas para segunda-feira. A partida complementa a 1.ª rodada da 2.ª fase da Divisão de Acesso e, para não rivalizar com o evento, foi solicitada a mudança de data.

O Carneiro no Buraco é o prato típico da cidade e costuma mobilizar boa parte dos mourãoenses. Se o jogo fosse domingo, correria o risco de o Sport atuar sem público. A média do clube é uma das piores da Segundona, com apenas 205 pagantes.

Dispensas e reforços no Foz

Da Equipe FutebolPR

O Foz do Iguaçu dispensou quatro jogadores e contratou dois para a sequência da Divisão de Acesso. Saíram os meio-campistas Marquinhos Alagoano e Douglas, o zagueiro Pereira e o atacante Luis André. Chegaram o meio-campista Joel, que estava no Vilhena (Mato Grosso do Sul), e o atacante Ícaro Oliveira (ex-Aimoré-RS). Além deles, o atacante Paulinho Bala e o meia Vitor Nunes foram reintegrados ao elenco principal.