header-photo

Aramis deixa o Tricolor

Da assessoria de imprensa do Paraná Clube

O primeiro vice-presidente e vice-presidente de futebol, Aramis Tissot, está se licenciando do Paraná Clube. Tissot ficará de licença durante 90 dias, por motivo de tratamento de saúde e depois deste período analisará o seu retorno ao clube.

Informações extraoficiais dão conta de que Paulo Welter pode substituir Aramis no Tricolor.

Dupla Atletiba é top 10
em número de sócios



Da Equipe FutebolPR

Segundo o site português Futebol Finance, a dupla Atletiba já desponta entre os 10 clubes com mais sócios-torcedores no Brasil. O Atlético aparece em 7.º e o Coritiba em 9.º. Confira:

1.º) Internacional... 108 mil
2.º) Grêmio... 57 mil
3.º) Corinthians... 46 mil
4.º) São Paulo... 42 mil
5.º) Vasco da Gama... 28 mil
6.º) Santos... 25 mil
7.º) Atlético-PR... 22 mil
8.º) Cruzeiro... 18 mil
9.º) Coritiba... 17 mil
10.º) Ceará... 10 mil

Hora de a onça beber água
ou do burro pagar a conta

Nello Morlotti

As comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças (CF) da Assembleia Legislativa analisarão em outubro o projeto de lei que autoriza o Tesouro do Estado, por intermédio do Fundo de Desenvolvimento Econômica (FDE), a apoiar financeiramente projetos de interesse público e coletivo para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Traduzindo: o governo de Orlando Pessuti – aquele que vai entrar para a história como o homem que governou para o Atlético – pede autorização para pôr dinheiro público na Arena da Baixada (obra privada), a fim de que o estádio sedie três jogos da Copa do Mundo, no máximo.

O uso do FDE, se aprovado, vai direto para as contas da empreiteira que reconstruir o estádio. A oferta de dinheiro público é coisa de mãe para filho. Prevê prazo de 20 anos para pagamento e taxas de juros a longo prazo, de no máximo 9% ao ano – bem abaixo do cobrado pelo mercado. Obras de interesse social agradeceriam dinheiro tão barato.

O projeto tenta se viabilizar legalmente, dizendo que a constituição do país entende que é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como um direito do cidadão. De fato, está na constituição. Só que as práticas esportivas em questão referem ao incentivo para formar atletas olímpicos e instalações esportivas de interesse público. Não estádios particulares para beneficiar apenas uma minoria da sociedade paranaense. Com a palavra, os deputados estaduais.

O efeito Couto Pereira

Da Equipe FutebolPR

Em dois jogos, o Couto Pereira já é o estádio com a melhor média de público da Série B. Contra Portuguesa e ASA, a casa do Coritiba recebeu 39.528 pagantes. Isso dá média de 19.764, segundo o site oficial da CBF. Supera as médias do Pituaçu (estádio do Bahia), que recebeu 178.565 torcedores em 12 jogos, e tem média de 14.880, e da Ilha do Retiro, que em 11 jogos recebeu 172.883 pagantes (média de 15.717).