header-photo

Campeão é o agente

De Paulo Vinícius Coelho, em O Estado de S.Paulo de 22/maio/2011*

Avaí e Coritiba empataram fora de casa o jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Em comum, as duas zebras não têm apenas a chance concreta de chegar à decisão. Têm também o mesmo parceiro. Luís Alberto de Oliveira é um empresário de futebol ainda mais desconhecido do que os elencos modestos de Coritiba e Avaí. Sua trajetória é incrível. Em 2006, sua empresa, que leva suas iniciais - L.A. Sports - estava associada ao Paraná Clube, quinto colocado no Campeonato Brasileiro e classificado para a Taça Libertadores da América.

Dizia-se que o sucesso do Paraná estava baseado na seriedade de seu presidente, o professor universitário José Carlos Miranda. Um ano depois, Miranda foi deposto, acusado de desvio de dinheiro na negociação de Thiago Neves. Luís Alberto deixou o Paraná e associou-se com o Avaí. O clube catarinense saltou da Série B para a briga por uma vaga na Libertadores. No ano passado, a L.A. Sports dividiu sua atenção entre o Avaí e o Coritiba. Este ano, o Coxa virou recordista de vitórias consecutivas e favorito na Copa do Brasil.

Luís Alberto de Oliveira parece Midas: o que toca vira ouro. Mas o sucesso de Coritiba e Avaí não consagra o modelo de parceria. É só um ingrediente de uma longa discussão. Acordos semelhantes fracassaram. Palmeiras e Traffic são exemplos disso. O Santos inicia o Brasileirão em guerra com o grupo Sonda, dono de 45% do contrato de Paulo Henrique Ganso. "O segredo é a independência. Iniciamos a parceria quando tínhamos uma situação econômica delicada. Mas sempre escolhemos os jogadores. Hoje, temos pelo menos 50% de todos do Luís Alberto. E ele tem comprometimento conosco'', jura o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

A palavra-chave é essa: independência. O modelo só vale assim, mas há até clubes independentes que recorrem a ele e se dão mal. O Manchester United ficou à mercê de Kia Joorabchiam na renovação de Tévez, que foi para o Manchester City. O caso do Avaí é diferente do Coritiba. "No início, indiquei o diretor de futebol e o técnico Silas, que busquei no Fortaleza. Isso mudou. Como parceiro do Coritiba, não poderia mais gerir o Avaí", diz Luís Alberto.

O Coritiba tem hoje cinco jogadores com passagem pelo Avaí, oito que pertencem à L.A. Sports. Em Florianópolis, dizem que a decisão da Copa do Brasil será Avaí A x Avaí B. No fundo, o campeão da Copa do Brasil pode ser um empresário.


*Trecho da coluna do PVC, publicada no Estadão

1 Espinafrar:

Ricardo Boaventura disse...

Não dá para negar, o Luís Alberto é o denominador comum entre os dois clubes que podem, e eu acho que vão,fazer a final da Copa do Brasil 2011.

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.