header-photo

Começa a Copa do Brasil:
entenda o torneio

Da Equipe FutebolPR

Quando a Copa foi criada?
Em 1989, na época com 32 clubes: 22 campeões estaduais e 10 vices. Posteriormente, foram inseridos mais cinco campeões (do Acre,Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins) e outros times de cada Estado, até chegar aos 64 atuais.

Quem participa atualmente?
As 54 primeiras vagas são definidas por Estado, da seguinte forma:
• Três clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais;
• Dois representantes de Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas e Pará, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais;
• Os campeões de Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
• As 10 vagas restantes são destinadas aos melhores colocados no ranking da CBF entre os que não tiverem obtido classificação em seu Estado.

Quem não pode participar?
Desde 2001, quem se classifica à Libertadores não pode mais participar da Copa do Brasil, pois as competições ocorrem paralelamente. É por essa razão que, este ano, Inter, Fluminense, Santos, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio estão fora da disputa.

Por que a Copa do Brasil não pode ter um bicampeão?
Porque o campeão, ao se classificar à Libertadores, fica fora da edição seguinte. É o caso do Santos este ano.

Como foram definidos os representantes paranaenses nesta edição?
O Coritiba entrou como o campeão estadual e o Atlético como o vice. O Iraty entra por ter sido o 3.º colocado e o Paraná pelo ranking.

Melhor do interior do PR
pega 2.º pior de São Paulo


X
Da Equipe FutebolPR

O Iraty, que no estadual detém a melhor campanha entre as equipes do interior, enfrenta o Grêmio Prudente, cuja campanha no Paulistão é a 2.ª pior. O time tem apenas 5 pontos e está na zona de rebaixamento.

O jogo ocorre no Emílio Gomes e o Azulão não pode perder por uma diferença de dois ou mais gols para provocar o jogo de volta, no interior de São Paulo. Quem vencer deste duela enfrenta o vencedor do confronto entre APE-MA x Atlético-MG.

COPA DO BRASIL
16/fevereiro/2011
IRATY x GRÊMIO PRUDENTE-SP
Local:
Emílio Gomes, em Irati; Horário: 17h; Árbitro: Edmundo Nascimento (RS); Assistentes: Kleber Gil (SC) e Juliano Silva (SC)
Iraty: Renato; Arnaldo, Gilvan, Renê e Marquinhos; Mauro, Eduardo, Bruno e Gizo; Eydison e Júnior
Técnico: Gilberto Pereira
Grêmio Prudente: Sidney; Ângelo, Ednei, Douglas e Nino; Anderson Pedra, Cesar Santiago, Rai e Saldanha; Jandson e Adriano
Técnico: Roberval Davino

Duelos de invictos
no interior gaúcho


X
Da Equipe FutebolPR

O Coritiba está invicto no estadual, com sete vitórias e dois empates, e enfrenta nesta quarta-feira um adversário que também está invicto. O Ypiranga-RS ainda não sabe o que é perder em casa, pelo Gauchão – tem três vitórias e um empate.

Mesmo diante de um adversário perigoso, o Coxa busca resolver tudo no jogo de ida. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, no Colosso da Lagoa, avança para a segunda fase e encara o vencedor de Brusque (SC) x Atlético (GO).

COPA DO BRASIL
16/fevereiro/2011
YPIRANGA-RS x CORITIBA
Local:
Colosso da Lagoa, em Erechim (RS); Horário: 19h30; Árbitro: Celio Amorim (SC); Assistentes: Angelo Becchi (SC) e Claudemir Malfessoni (SC)
Ypiranga: Bruno Grassi; Frede, Glauco e Mateus; Thiago Gosling, Pansera, Émerson, Giovani e Baroni; Cleiton e Elcimar
Técnico: Agenor Piccinin
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Émerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha, Marcos Aurélio e Davi; Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Em jogo inédito, Paraná
busca uma vitória inédita


X
Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube ainda não ganhou uma partida oficial nesta temporada. No Estadual, acumula sete derrotas e dois empates. Para conseguir vencer a 1.ª, viajou quase 1.500 quilômetros para enfrentar o Gurupi, em Tocantins, num duelo inédito.

Mesmo que seja derrotado, o Paraná tem o benefício de poder realizar a partida de volta na Vila Capanema. Caso vença por dois ou mais gols de diferença avança para a 2.ª fase. Se classificar, enfrentar o vencedor do duelo entre Botafogo (RJ) e River Plate (SE).

COPA DO BRASIL
16/fevereiro/2011
GURUPI-TO x PARANÁ CLUBE
Local:
Gilberto Resende Rocha, em Gurupi (TO); Horário: 21h; Árbitro: Rodrigo Raposo (DF); Assistentes: Luciano Benevides (DF) e João Souza Paulo (DF)
Gurupi: Santos; Cleitinho, Madeira, Leivinha e Juninho; Lucas, Tássio, Chocolate, Wellington e Wallison; Warley e Willian Bala
Técnico: Luís Carlos Nascimento
Paraná: Jociel Henrique; Paulo Henrique, Rodrigo Defendi, Rafael Vaz e Henrique; Serginho (Borges), Luiz Camargo, Douglas Packer e Tito; Diego e Kelvin
Técnico: Ageu Gonçalves