header-photo

Final do interior fecha
Campeonato Paranaense


X
Da Equipe FutebolPR

Operário e Cianorte encerram neste domingo, às 15h50, o Campeonato Paranaense 2011. As duas equipes disputam a final do interior. O título simbólico vale R$ 50 mil oferecido pela TV detendora dos direitos de transmissão do estadual. Fora isso, os números da decisão não valem para as estatísticas oficiais da competição.

No primeiro jogo, o Cianorte venceu por 3 x 0. Porém, acionou o artigo bizarro do campeonato, que ignora saldo de gols na decisão, o que permite que o Operário entre em campo praticamente em condições de igualdade para conquistar o título. Se o Fantasma vencer por 1 x 0, leva a final para os pênaltis. A única vantagem do Cianorte é jogar pelo empate.

O Leão do Vale busca o 1.º título de sua história, enquanto o Operário, que entrou no ano do centenário, tenta quebrar um jejum de 31 anos. Em 1980, conquistou um torneio de entressafra promovido pela FPF. Após o jogo, as duas equipes devem sofrer com a debandada de jogadores.

15/maio/2011
OPERÁRIO X CIANORTE
Local:
Germano Kruger, em Ponta Grossa; Horário: 15h50;
Árbitro: Antônio Denival de Morais; Assistentes: José Amilton Pontarolo e José Carlos Dias Passos
Operário: Ivan; Lisa, Alisson, André e Gilson; Zé Leandro, Serginho Paulista, Serginho Catarinense e Ceará (Cambará); Mateus e Ícaro
Técnico: Amilton Oliveira
Cianorte: Marcelo; Rafael Mineiro, Valdir, Brinner e Serginho; Cleiton, Geandro e Felipe Pinto; Giovani, Marquinhos e Giancarlo
Técnico: Ronaldo Bagé

Se deu no JN, babau

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

As autoridades correram nesta sexta-feira para negar a informação dada com exclusividade pelo Jornal Nacional, na quinta-feira, de que a Fifa já definiu as cinco sedes da Copa das Confederações, excluindo Curitiba. Foi mais um golpe na conturbada trajetória da capital, desde a sua indicação como uma das 12 cidades que irão receber a Copa do Mundo de 2014.

Óbvio, o poder público dissimulou e procurou desacreditar a notícia. Mas o certo é que se deu no JN, babau. Porto Alegre, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Salvador são as escolhidas. Há ainda quem aposte que a próxima bomba se dará depois da reunião de 31 de maio, entre a presidente Dilma Rousseff e os governadores das cidades-sedes. Seria a redução de subsedes.

Se isso ocorrer, de fato, Curitiba estará mais uma vez ameaçada. Afinal, o projeto Copa na capital nasceu errado. Recentemente, o empresário Joel Malucelli fez uma leitura correta do problema. Disse que houve um erro estratégico e que o poder público se omitiu. Além disso, avaliou que a Arena da Baixada, pelas exigências da Fifa, terá de ser praticamente reconstruída.

No entender do empresário, Curitiba está 99% fora da Copa, apesar de as autoridades ainda preferirem a demagogia para tratar do problema e de o Atlético não estar convicto de que a Copa fará bem a ele, principalmente às suas finanças. Enfim, a notícia dada pelo JN ajuda um pouco essa turma a cair na real. Dia 29 de julho, quando será anunciado oficialmente o cronograma da Copa das Confederações 2013, talvez a ficha caia de vez.