header-photo

Comissão da Câmara
derruba cota na Seleção

Da Agência Câmara

A Comissão de Turismo e Desporto rejeitou na quarta-feira o projeto de lei 7637/10, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que estabelece regras para a formação de equipes brasileiras em competições internacionais, em qualquer modalidade esportiva. Conforme a proposta, pelo menos 90% da equipe ou Seleção deverá ser composta de atletas que estejam atuando no Brasil nos seis meses anteriores à convocação.

O relator, deputado Andre Moura (PSC-SE), considerou que a proposta interfere na autonomia das entidades desportivas. “A organização de uma determinada modalidade desportiva, seja o futebol, o vôlei, o basquete ou qualquer outra, é matéria de âmbito privado, organizada pelas associações desportivas”, afirmou.

Além disso, segundo o relator, a principal finalidade do desporto de rendimento é obter resultados. “O critério para a escolha do selecionado nacional não pode ser o do território em que o jogador brasileiro atua, mas sim o do seu rendimento e resultado no momento da escalação”, completou.