header-photo

Só com canudo



Da Folha de S. Paulo desta terça-feira

Todos os técnicos brasileiros terão de fazer um curso e obter uma licença da CBF para trabalhar no futebol profissional. Ainda não há data certa para esse diploma se tornar obrigatório, mas a confederação já deu o primeiro passo neste sentido, ao dar aulas a um grupo de alunos no mês passado.

A iniciativa da entidade foi uma resposta a ofício da Fifa à Conmebol, no meio do ano, em que impõe a obrigatoriedade das licenças na América do Sul.
Segundo a CBF, os diplomas já seriam exigência imediata para técnicos brasileiros que quisessem trabalhar fora do país. Como ainda não há treinadores com essa graduação, deve haver um período de transição.

A licença para técnicos faz parte do contexto de novas regulações da Fifa para o futebol. Esse cenário inclui o licenciamento dos clubes, no qual é prevista a exigência da contratação de treinadores com cursos oficiais ou experiência reconhecida de cinco anos. A Fifa prevê que a norma entre em vigor na temporada 2010-2011.

O Brasil está atrasado em relação à Europa. A Uefa já tem licenças e cursos de aperfeiçoamentos para treinadores há 15 anos -são obrigatórios. Em seu site, disponibiliza vídeos sobre treinamentos táticos e técnicos. Há seminários anuais e uma revista sobre o tema.

Para suprir a lacuna, a CBF acertou parceria entre a sua Escola Brasileira de Futebol e a PUC Minas, no final de 2008. A partir daí, a universidade montou um curso para treinadores.

"Pesquisamos os modelos e trouxemos para nossa realidade. Olhamos o que a Uefa vem fazendo", contou o coordenador do curso, Osvaldo Rocha Torres. "Ainda ouvimos técnicos de divisões de base de Minas Gerais e de primeira linha, como Muricy Ramalho, Paulo Autuori e Adílson Batista."

Foi estabelecido um programa em três módulos: para técnicos de crianças, de adolescentes e de jogadores profissionais. Cada um tem 320 horas -a Uefa dá curso de 360 horas.

No curso pioneiro de julho, um terço das aulas aconteceu na Granja Comary, em uma semana -o restante foi on-line.

São oito professores, quatro da PUC Minas e quatro da CBF, todos com mestrado. O diploma universitário é pré-requisito para os alunos.

No programa, legislação esportiva, primeiros socorros em medicina esportiva, desenvolvimento do talento, psicologia, gestão esportiva e tática.

O primeiro curso só teve o módulo de técnicos para crianças. Em janeiro, será feito o programa para adolescentes. Só no meio de 2010 ocorre o primeiro curso profissional.

"Tivemos uma procura muito grande. Foram 20 alunos nesse primeiro, mas a procura foi de 300", explicou Torres.

Assim, a CBF ainda não estabeleceu um prazo para tornar obrigatória a licença de técnico no país, embora diga que é certo que isso ocorrerá. Há a possibilidade de a própria Fifa impor medida nesse sentido, já que suas normas já preveem o sistema no meio de 2010.

Para credenciar e dar treinamento para todos os técnicos, a confederação e a PUC Minas terão de aumentar sua estrutura atual. Isso deve ocorrer com cursos on-line usando o sistema da universidade e até viagens aos Estados para atender a federações mais distantes. "Acho que até 2014, na Copa, a CBF vai querer isso [técnicos] regulado", estimou Torres.


0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.