header-photo

Roberto Cavalo longe,
longe, muito longe...



Da Equipe FutebolPR

O técnico Roberto Cavalo está cada vez mais longe do Paraná Clube na temporada 2010. Além do impasse na questão salarial, o treinador gostaria que contar com a base montada na Série B – leia-se Zé Carlos, Davi, Rafinha e Marcelo Toscano -, o que não será possível. Além disso, admite ter uma proposta do futebol paulista. Para amigos, comentou que trabalhar no futebol de São Paulo, durante o Paulistão 2010, “é a chance dos sonhos”. A diretoria do Paraná já sabe da decisão do treinador, tenta reverter, mas ao mesmo tempo busca um novo nome para o cargo de técnico.

No returno, Coxa despenca



Da Equipe FutebolPR

O Coritiba, que chegou a brigar para entrar no G4 do returno, agora é 8.º colocado e vê Atlético se aproximar.

Classificação
1.º) Flamengo... 37
2.º) Cruzeiro... 37
3.º) São Paulo... 29
4.º) Fluminense... 30
5.º) Palmeiras... 25
6.º) Grêmio... 25
7.º) Internacional... 25
8.º) Coritiba... 25
9.º) Atlético-MG... 24
10.º) Avaí... 24
11.º) Atlético-PR... 23
12.º) Santo André... 23
13.º) Botafogo... 23
14.º) Santos... 23
15.º) Vitória... 22
16.º) Corinthians... 21
17.º) Barueri... 20
18.º) Náutico... 20
19.º) Goiás... 19
20.º) Sport... 18

Mais uma parceria de sucesso



Da Equipe FutebolPR

O título da Terceirona do Campeonato Paranaense, conquistado pelo Pato Branco, contou com a parceria da L. A. Sports. A ajuda na montagem do elenco e no planejamento para a disputa foi decisiva para chegar ao topo na competição. A ponto de a diretoria estar disposta a renovar o acordo para 2010, quando o Superpato estará na Divisão de Acesso.

O clube espera manter a base do elenco, com destaque para os atacantes Revson e Canela, artilheiros da competição (7 gols cada um). Dia 14 de dezembro ocorre o arbitral da Divisão de Acesso 2010 e, a partir do encontro, já começará o planejamento para a competição. A tendência é que o campeonato tenha seu início antecipado para maio, por causa da disputa da Copa do Mundo.

A Divisão de Acesso será disputada por 12 clubes: Pato Branco, Londrina, Portuguesa Londrinense, Arapongas, Roma, Campo Mourão, Cascavel FC, Umuarama, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Iguaçu e São José dos Pinhais.

Pronto para voltar



Da Equipe FutebolPR

Umas posições que passarão por reestruturação no Atlético, em 2010, será a de goleiro. Um candidato a camisa 1 é João Carlos. O jogador pertence ao Atlético, mas foi emprestado ao Ipatinga nesta temporada. Com 21 anos, começou na reserva, mas terminou a Série B como titular, sofrendo 7 gols em 9 jogos. João Carlos já esteve também na Seleção Brasileira Sub-20.

Para bom entendedor...



Da Equipe FutebolPR

O seguinte recado foi postado na noite deste domingo (29/11), no site de DOMINGOS MORO:

"Reviver uma dupla vitoriosa depende de três fatores: um encontro difícil, uma conversa honesta e uma retratação pública. Daí a dupla vencedora ganha qualquer eleição. Alguém se habilita para ajudar?"

Como para bom entendedor pingo é letra, parece se tratar de Giovani Gionédis e o próprio Domingos Moro, campeões paranaenses invictos em 2003 e que levaram o Coritiba à Libertadores de 2004.

Quem cai?



Infobola
Santo André...99%
Botafogo... 40%
Coritiba... 32%
Fluminense... 29%

Chance de gol
Santo André... 99,2%
Botafogo... 47,9%
Coritiba... 30,7%
Fluminense... 22,2%

UFMG
Santo André... 99,035%
Botafogo... 41,792%
Coritiba... 34,383%
Fluminense... 24,791%

Quem será campeão?



Infobola
Flamengo... 76%
Internacional... 18%
Palmeiras... 3%
São Paulo... 3%

Chance de gol
Flamengo...54,3%
Internacional... 36,5%
São Paulo... 5%
Palmeiras... 4,2%

UFMG
Flamengo... 62,638%
Internacional... 29,205%
Palmeiras... 5,006%
São Paulo... 3,151%

Rio Branco mantém
parceria com Trieste



Elísio Júnior, especial para o FutebolPR

A diretoria do Rio Branco confirmou que a delegação viaja dia 1.º de dezembro para Curitiba e ficará nas instalações do Trieste (parceiro do Rio Branco), para realizar exames fisiológicos em seus jogadores. A expectativa é de que até o dia 1º, todo elenco do Leão da Estradinha esteja formado.

Quanto às contratações, a diretoria segue trabalhando nos bastidores e investindo em dois nomes conhecidos do futebol paranaense: o zagueiro Nem, campeão brasileiro com o Atlético-PR, e o volante Goiano, que atualmente está no Paraná Clube.

Green hell



Da Equipe FutebolPR

Green Hell (inferno verde) é o que o Coritiba passou a viver desde a goleada por 4 x 0 para o Santos. O time despencou psicologicamente e neste domingo foi engolido pelo Cruzeiro, perdendo por 4 x 1. A festa da torcida do Coxa, batizada de “Green hell”, materializou numa diabólica final de campeonato para o Coritiba.

Domingo que vem, no Couto Pereira, o céu será o limite. Para isso, o time terá de vencer o Fluminense, custo o que custar. A pergunta que fica é: haverá força emocional do time para buscar esse resultado? O que parece é que o elenco do Coritiba está desintegrado e que Ney Franco perdeu o comando. O time vive de espasmos.

Como neste domingo a torcida do Atlético respondeu por 50% da permanência do Rubro-negro na elite – pelo menos 50% -, na próxima rodada a do Coritiba terá de ser 50% ou mais do que a equipe tem sido em campo. Ou o Coxa escapa ou vai saber, de falto, o que é um green hell.

Atlético é “incaível”



Da Equipe FutebolPR

O melhor de Atlético 2 x 0 Botafogo aconteceu após o jogo. Afora a euforia da torcida, foi destaque a lucidez de alguns jogadores. Paulo Baier puxou a fila. Disse que estava feliz por ajudar a salvar o Rubro-negro, mas que esse não é o real papel do clube no Campeonato Brasileiro. “Para o ano que vem vai ser preciso mais planejamento. O Atlético, pela estrutura que tem, não pode ficar todo ano brigando para não cair. A meta do clube deve ser conquistar títulos importantes”, disse o meio-campista.

Nei, em tom de despedida, também faz um comentário preciso. “Essa talvez tenha sido minha última partida pelo Atlético, aqui na Arena. Provavelmente não continue no clube no ano que vem, mas torço que o Atlético não precise mais passar por esse sufoco. A gente sabe que ele é um clube grande, mas os resultados precisam comprovar isso”, desferiu.

Por fim, o técnico Antônio Lopes, sinalizando que continuará no clube em 2010, disse que o Atlético precisa de pelo menos quatro bons jogadores para não correr nenhum risco em 2010, além de conseguir sustentar boa parte do atual elenco. “Eu vou falar para a diretoria trazer jogador que venha aqui para jogar. Não trazer meninada, gurizada, jogador que seja uma aposta. Se vierem uns quatro bons jogadores o Atlético terá um 2010 diferente”, garantiu.

Classificação do Brasileiro



Saem 8, entram 4



Da Equipe FutebolPR

O Iraty começa a definir o elenco para o Campeonato Paranaense 2010. O Azulão dispensou 8 e trouxe 4 reforços. Estão fora o goleiro Dudu, o zagueiro Walinson, os laterais Renaldo, William e Wagner, o meio-campista Romarinho e os atacantes Afonso e Eric. Chegaram o goleiro Café, os meio-campistas Jonas e Edson e o atacante Tarabai.

Viva os pontos corridos



Da Equipe FutebolPR

A média de público do atual Campeonato Brasileiro (17.534 pagantes, segundo dados da CBF) já é a melhor da era de pontos corridos. Supera a de 2007, que teve 17.461 pagantes de média.

A marca deste ano também já é a 3.º maior da história do Campeonato Brasileiro, que começou a ser disputado em 1971. Perde só para a de 1987 – a Copa União -, que teve média de 20.877, e o Brasileiro de 1983, com 22.953 pagantes por jogo.

Atenção!



Da Equipe FutebolPR

Existe, sim, uma possibilidade matemática – ainda que remota - que ameaça rebaixar a dupla Atletiba para a Série B. Sem querer secar, é importante revelá-la para que o torcedor não seja tachado de incauto.

A probabilidade se torna real se Atlético e Coritiba perderem nas duas próximas rodadas, quando enfrentam Botafogo, Cruzeiro, Barueri e Fluminense, respectivamente, e se o Santo André ganhar de Náutico e Internacional. Além disso, é preciso que o Fluminense some pelo menos 3 pontos na 37.ª e na 38.ª rodadas.

Caso isso ocorra, Atlético, Coritiba e Santo André terminariam com 44 pontos e 12 vitórias, mas o clube do ABC paulista superaria a dupla Atletiba no critério saldo de gols, ficando com a 16.ª colocação. Por isso, neste domingo, vencer é mais do que imprescindível.

Superpato é campeão



Da Equipe FutebolPR

A Terceirona do Campeonato Paranaense conheceu seu campeão neste sábado. Em Cascavel, o Pato Branco não tomou conhecimento dos donos da casa – FC Cascavel – e goleou por 4 x 0. Como já havia vencido por 3 x 0 o jogo de ida, o Superpato chega na Divisão de Acesso de 2010 com o troféu em mãos. O Cascavel, que tem Beletti como investir, também está classificado para a competição.

Os gols do pato Branco foram marcados por Henrique, Canela (2) e Neto. Canela sagrou-se artilheiro do campeonato, com 8 gols. A partida realizada no Olímpico Regional, que pela 1.ª vez em 27 anos fundação, recebeu pouco público: 384 torcedores, que geraram renda de R$1.677,50.

Campeão em dose dupla



Da Equipe FutebolPR

Para motivar o time profissional, que neste domingo tem jogo decisivo no Campeonato Brasileiro, as categorias Sub-17 e Sub-20 do Coritiba levantaram o caneco neste sábado, sagrando-se campeãs estaduais na categoria.

No Sub-17 (foto acima), o Coxa empatou com o rival Atlético por 2 x 2, No CT do Caju. Na partida de ida, o alviverde havia vencido por 3 x 0. Os gols foram marcados por Rafhael Lucas e Thiago Primão (Coritiba) e João e Dennis (Atlético).

Já pelo Sub-20 (foto abaixo), o Coxa confirmou a superioridade sobre o Engenheiro Beltrão e voltou a vencer na finalíssima. No jogo de ida, o Coritiba havia ganhado por 2 x 0. Neste sábado, em Apucarana, ganhou por 5 x 3. O alviverde não ganhava esse título desde 1993, quando, entre outros jogadores, revelou o lateral Rafinha – hoje no Schalke 04 (Alemanha) - e o zagueiro Miranda – atualmente no São Paulo.
Os gols do Coritiba foram marcados por Tiago Real, Jânio (2), Marcos Paulo e Lelê.



Fim de feira

Da Equipe FutebolPR

O anúncio oficial de que Paulo Welter está fora do departamento de futebol do Paraná Clube sinaliza que a temporada 2010 do Tricolor não será redentora. O dirigente foi importante nesta campanha de recuperação do time, que culminou com o 10.º lugar na Série B. Pior: o técnico Roberto Cavalo não passou convicção, na entrevista coletiva após o 1 x 1 contra o Fortaleza, de que a renovação de contrato esteja bem encaminhada. Alea jacta est, Paraná.

Confira a classificação da Série B:



É o que dá para comemorar



Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube encerrou sua participação na Série B de 2009 sustentando uma invencibilidade de 10 jogos, ao empatar por 1 x 1 contra o Fortaleza, nesta sexta-feira. Igualou o recorde que pertencia ao Guarani, na mesma competição.

Independentemente dos resultados dos jogos deste sábado (Guarani 2 x 1 Juventude, Ipatinga 2 x 0 Vasco, Brasiliense 2 x 1 Vila Nova e Ceará 0 x 0 América-RN), o Tricolor encerrou sua participação no returno em 8.º lugar.

Classificação
1.º) Vasco... 37
2.º) Guarani... 35
3.º) Ceará... 35
4.º) Portuguesa... 34
5.º) Figueirense... 31
6.º) Duque... 31
7.º) Atlético-GO... 29
8.º) Paraná... 29
9.º) Bahia... 27
10.º) Vila Nova... 26
11.º) Ponte Preta... 24
12.º) Bragantino... 24
13.º) Ipatinga... 24
14.º) Campinense... 23
15.º) São Caetano... 23
16.º) América-RN... 23
17.º) Juventude... 22
18.º) ABC... 20
19.º) Brasiliense... 20
20.º) Fortaleza... 16

Um golpe na impunidade



Da Equipe FutebolPR

O presidente valentão do União Ahú, Roberto Zepechouka - aquele que liderou o massacre contra o assistente Júlio Cezar de Lima Santos, no jogo Caxias 3 x 3 União Ahú -, recebeu punição exemplar do TJD-PR, na noite de quinta-feira. O pleno impôs pena de 1.620 dias ao cartola. Que sirva para acabar com a violência recorrente no futebol amador paranaense.

Vai tranquilo Pedro Ken



Da Equipe FutebolPR

O técnico do Cruzeiro, o paranaense Adílson Batista, sugeriu a Pedro Ken que se entregue pelo Coritiba no jogo de domingo. Confira o que o treinador declarou ao site mineiro SUPERESPORTES:
”Eu até aconselho: tem que jogar futebol, fazer o lado dele, defender as cores que ele está defendendo, ser profissional. Não vai ser nesse jogo que ele será avaliado. independentemente do que aconteça, se ele fizer um gol, nos tirar a chance (de ir à Copa Libertadores de 2010), ele não vai chegar aqui no ano que vem e não vai ter represálias. Pode ficar tranquilo: joga bola sossegado, faça o seu trabalho. Ele vai ter um futuro bonito.“

Coxa na frente



Da Equipe FutebolPR

Se nos últimos jogos que fará em casa a dupla Atletiba repetir seus melhores públicos no campeonato, quem vai terminar na frente no quesito média de público será o Coritiba.

Basta que contra o Fluminense, dia 6 de dezembro, o Coxa lote o Couto Pereira, como fez contra o Atlético, dia 25 de outubro. Naquele clássico, o estádio recebeu 32.818 pagantes. Se repetir o número, terminará o Brasileiro com média de 16.939 pagantes.

Já o Atlético, se domingo repetir seu melhor público na Arena (22.999 pagantes, no 1 x 0 contra o São Paulo) terminará a competição com média de 16.353. A média atual da dupla é a seguinte: Coritiba (16.057) e Atlético (15.985), segundo dados da CBF.

Times que mais ficaram na ZR



Da Equipe FutebolPR

Fluminense... 27 rodadas
Sport Recife ... 27 rodadas
Náutico... 24 rodadas
Botafogo... 18 rodadas
Atlético... 13 rodadas
Santo André... 13 rodadas
Coritiba... 8 rodadas
Avaí... 7 rodadas
Corinthians... 2 rodadas
Flamengo... 2 rodadas
Cruzeiro... 1 rodada
São Paulo... 1 rodada

Silas abre caminho



Da Equipe FutebolPR

A confirmação, nesta quinta-feira, de que o técnico Silas deixa o Avaí após o Brasileiro abre caminho para que Zé Carlos, Gabriel e Davi vistam a camisa do clube catarinense em 2010. Há uma tendência de que o treinador acerte com o Grêmio e leve pelo menos um jogador avaiano: o meio-campista Marquinhos. No ano que vem, o Avaí terá 4 competições: Catarinense, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-americana.

Grêmio quer Nei



Da Equipe FutebolPR

O site gaúcho CLICRBS noticia que o Grêmio confirmou interesse por Nei, atualmente no Atlético. O jogador se desvincula do Rubro-negro após o Brasileiro. Confira a frase de Luiz Onofre Meira, vice de futebol do tricolor gaúcho: “O Nei é um bom jogador, fez um bom Brasileirão. Como é bom jogador, interessa ao Grêmio.”

Direto do interior



Da Equipe FutebolPR

• O Rio Branco negocia com o zagueiro Nem, campeão brasileiro pelo Paraná e pelo Atlético, em 2000 e 2001, e com o volante Goiano, cujo contrato encerra no final do ano com o Paraná.

• O Operário perdeu o volante Doriva para o Caxias-RS, mas confirmou a contratação do goleiro Osmar, 37 anos.

• O Paranavaí define que a folha de pagamento no Campeonato Paranaense será de R$ 65 mil.

• O Cianorte entra na onda da enquete pela internet e pede que o torcedor escolha o uniforme número um do time para o Campeonato Paranaense.

Essa Valle a pena ver!



Técnico caseiro



Da Equipe FutebolPR

O Toledo definiu na quarta-feira a contratação do técnico Agenor Picinin. Nascido na cidade, o treinador optou pelo TCW para ficar mais perto da família. Ele tinha propostas de Caxias, Santa Cruz, Inter de Santa Maria e Esportivo – todos clubes gaúchos. Picinin espera trabalhar com um elenco de 28 jogadores, divididos meio a meio entre experientes e revelações do clube. A pré-temporada do Toledo começa dia 3de dezembro.

Acabou o encanto



Da Equipe FutebolPR

Atingindo em cheio pela atitude equatoriana, e estafado pela sequência de jogos, o Fluminense sucumbiu na noite desta quarta-feira e foi goleado por 5 x 1 pela LDU. A partida, a primeira da final da Copa Sul-americana, é um alento à dupla Atletiba. Serviu para mostrar que o tricolor carioca está no limite. Já dá sinais de que a saga para se manter na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro entrou no campo dos milagres.

Reforços do Cascavel



Da Equipe FutebolPR

O Cascavel CR divulgou nesta semana uma lista de oito reforços, todos trazidos pelo técnico Eloi KrUgger. Os jogadores são conhecidos do treinador e vêm de clubes do Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. São eles: o goleiro Nivaldo, o lateral-direito George (Goiás), o zagueiro Tininho (Águia Negra), o lateral-esquerdo Vagner (Rio de Janeiro), os volantes Gilberto (Águia Negra) e Rondnei (Rio de Janeiro), o meia-atacante Ueverson (Águia Negra) e o atacante Didi (Cianorte).

Dois da Fifa



Da Equipe FutebolPR

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a escala de árbitros para a 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro x Coritiba, no Mineirão, terá o trio: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP), Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)

Atlético x Botafogo, na Arena, terá o trio: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP), Ednilson Corona (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)

Desfalque no Mineirão



Da Equipe FutebolPR

Emprestado de graça pelo Cruzeiro ao Coritiba até dezembro, o atacante Rômulo não poderá enfrentar o clube mineiro neste domingo, em Belo Horizonte, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo a diretoria cruzeirense, o contrato feito em setembro previa essa situação a favor do clube detentor dos direitos federativos. Com Ariel nahuelpan vetado, a expectativa do Coxa é poder contar com Marcos Aurélio, Rodigo Batata, Leozinho ou Thiago Gentil no Mineirão.

A turma da agenda



Da Equipe FutebolPR

Ney, Ronaldo, Marcinho, Valencia, Rafael Miranda e Wesley são os jogadores que não podem ferir a cláusula 3 da agenda positiva do Atlético. Aquela que diz “adie todo e qualquer assunto que possa influenciar negativamente os nossos objetivos.” Motivo: eles não devem ficar no Rubro-negro em 2010 e já deveriam estar negociando com futuros clubes.

Terceira idade



Da Equipe FutebolPR

O Operário pode ter o jogador mais velho do Campeonato Paranaense. O clube admitiu nesta quarta-feira que negocia com o goleiro Osmar, 37 anos. O jogador atuou pelo combinado de Ponta Grossa no 'Amistoso das Origens", que marcou o centenário do Coritiba. Osmar, que já atuou no Fantasma nos final dos anos 1990, seria contratado para completar o elenco. O jogador admite que seria seu último contrato como profissional.

ACP perde Edenílson



Da Equipe FutebolPR

Um dos destaques do Paranavaí no título estadual de 2007, o atacante Edenílson era um sonho do ACP para 2010. No entanto, o jogador anunciou que fechou com o Noroeste (SP). Por enquanto, o clube já acertou com nove reforços: Vilson (goleiro), Daniel Marques (lateral e meia), Carlos Lima (volante), Alex Noronha (zagueiro), Nikimba (meia), Tiago (meia), Oliveira (atacante, vindo do MS), Rilber (meia) e Igor (lateral-esquerdo).

De mala e cuia



Da Equipe FutebolPR

O Cruzeiro cobriu a proposta do Grêmio e Adílson Batista ficará na Toca da Raposa por mais um ano, com salário de R$ 200 mil. Além disso, poderá levar sua família para BH. A esposa Márcia deixará aos cuidados da sócia a loja de roupas que tem em um shopping de Curitiba. Além da mulher, Adílson terá as companhias das filhas Vanessa, de 17 anos, e Carolina, de 14. Esta será a primeira vez que a família acompanhará o técnico em outra cidade, desde que ele decidiu se tornar técnico de futebol.

Conflito de interesses



Da Equipe FutebolPR

Em negociação com o Cruzeiro, o que é público, o meio-campista Pedro Ken deveria pedir para não atuar domingo. Até para se preservar. Se algo der errado, o jogador corre o risco de queimar seu filme.

Regras para espinafrar



Nello Morlotti

Diante da boa audiência do FutebolPR, tenho sido questionado sobre o fato de o blog ter tão poucos comentários publicados. A explicação está na lei. Já há jurisprudência sobre publicar comentários anônimos ou com nomes fictícios, cujo conteúdo se limita a fazer ataques pessoais. Quem responde é quem publicou.

Por isso, a regra no FutebolPR é clara. Desde que os comentários não tenham conteúdos que busquem o debate responsável não serão publicados. Sobretudo os anônimos. Alguns, aliás, se escondem para me atacar pessoalmente. Vai aqui um aviso: estamos buscando identificar os I.Ps das máquinas de onde partiram esses comentários e eles poderão responder judicialmente.

Sei bem o que é sofrer ataques baixos. Em outros sites, "fakes" como Skol, Fulano27 e etc e tal postam mensagem em fóruns esfinafrando a mim e a L.A. Sports. Quem deixa publicar está cometendo um crime. Para eles, sugiro o rigor da lei.

Na beira do caos



Ricardo Fuzetto, do Nação Coxa

E veja você, torcedor do Coritiba. O ano do centenário, tão decantado em verso e prosa, de tantas promessas de títulos e festa, vai acabar com o único título sendo o do carnaval, e com você torcedor obrigado a torcer pelo Atlético, contra o Bota, para ver se não entramos na zona de rebaixamento na última rodada.

A gestão Cirino está chegando ao final, e o famoso Projeto Vencer, nada, nadinha...
Promessas foram muitas, mas faltou experiência e competência.

E sabe o que pode acontecer? O Coxa cair pra Segundona e a culpa ainda ser do Vialle. Desses mágicos que assumiram o Coritiba, pode se esperar tudo.

Administrar um clube de futebol, principalmente com a história e a torcida que o Coxa tem, não é pra qualquer um. Não dá para a pessoa chegar do nada, sem experiência, e ainda dizer que torcia para o Guarapuava quando era criança e querer ser o presidente do maior clube do Paraná.

As pessoas deveriam ter humildade e ver que não estão em condições de assumir o cargo. O problema é que todos querem o nome na placa de bronze que fica imortalizada no estádio. Todos querem que daqui a 100 anos o seu nome possa ser lido como presidente do Coritiba. Mas esquecem que com incompetência podemos não ter mais o que lembrar no próximo centenário.

A eleição está próxima. Pena que nada vai mudar. Não há luz no fim do túnel. O conselho marcou reunião para o próximo dia 30 e vai se encontrar para discutir, ou melhor, dizer amém a vários assuntos. Uma vergonha. Temos um conselho "vaquinha de presépio".

Enquanto isso, o único acerto até o momento foi a contratação de Ney Franco. Afinal, foi ele quem compôs o música Na beira do Caos. Portanto, deve entender bem do assunto.

A maior torcida do Paraná não merecia esse final de campeonato, bem no ano do Centenário.

Viva o Cirino, torcedor do Guarapuava desde de pequeno. Será que ele era do rubro-negro Batel?

Boas chances



Da Equipe FutebolPR

Heber Roberto Lopes foi indicado para o Prêmio Craque do Brasileirão na categoria arbitragem. O londrinense do quadro da Fifa vai concorrer com o gaúcho Leonardo Gaciba e o paulista Paulo César Oliveira. Os nomes dos finalistas foram anunciados nesta terça-feira, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Este ano, Heber é o árbitro que mais apitou no Brasileiro. Até agora foram 18 atuações na Série A. Seus concorrentes Paulo César Oliveira e Leonardo Gaciba trabalharam 16 e 15 vezes respectivamente.

Aos 37 anos, Heber está na lista dos 23 árbitros da América do Sul pré-selecionados para a Copa de 2014, que será disputada no Brasil. A festa de entrega da premiação será no dia 7 de dezembro, no Rio, e Héber tem chances reais de levar o troféu.

B.A.S.E nas cordas



Da Equipe FutebolPR

Reportagem do jornalista André Pugliesi, nesta terça-feira, na Gazeta, põe a B.A.S.E nas cordas. As declarações de Marlo Litwinski contradizem o que ele falou em passado recente, combinada com suas atitudes. Quem não lembra do jantar que ele teve com o técnico Zetti? Queria, por que queria, escalar os jogadores da B.A.S.E - leia-se Elvis, Bruninho e Rodolfo - no time titular do Paraná Clube.

Agora, diante dos equívocos de planejamento, e sem ter conseguido revelar ninguém, ele vem e dá a seguinte declaração à Gazeta: “Tínhamos a consciência de que os resultados são a médio e longo prazo. Nosso horizonte é 2012”. Ora, ora, se o Paraná for esperar pela B.A.S.E só vai voltar para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2013. A pergunta é: o Tricolor aguenta esperar mais 3 anos?

Está na hora de a B.A.S.E se coçar, a ponto de a nova diretoria tricolor já admitir interferência na gestão – colocando um homem de confiança lá. Não existe outra pessoa tão qualificada para a função do que Ari Marques. Uma outra sugestão seria rever o custeio da infraestrutura do Ninho da Gralha – cuja maior parte é bancada pelo Paraná Clube. Que tal impor uma cláusula de produtividade? A cada ano sem revelar, o Tricolor teria o direito de reduzir o dinheiro injetado na B.A.S.E. Já há gente dentro do clube comprando essa ideia.

Salário é sagrado



Da Equipe FutebolPR

Dois meses sem receber direitos de imagem e um mês de salários atrasados esgotaram a paciência do elenco do Paraná Clube. Na manhã desta terça-feira, os jogadores preferiram não treinar e reivindicar o pagamento. Um jogador disse: “Faz duas semanas que eles dizem que têm o dinheiro e que vão pagar. Ora, se têm o dinheiro, que paguem”, desabafou.

É bom que se diga que esses jogadores, mesmo sem dinheiro, estão há nove jogos sem perder na Série B e, por detalhes, não levaram o Paraná Clube de volta à Primeira Divisão. São profissionais com todas as letras. E dizer que teve gente mal informada e mal intencionada que um dia os chamou de mercenários.

Deu Cascca



Da Equipe FutebolPR

A enquete para que os torcedores do Engenheiro Beltrão elegessem o técnico da equipe para o Campeonato Paranaense de 2010 foi vencida por Rodrigo Cascca. O treinador, que já dirige a equipe sub-20, ganhou com 53,5% dos votos. Na quinta-feira, o técnico se reúne com a diretoria para começar a definir reforços. A base do Engenheiro Beltrão deve ser formada por jogadores do Sub-20.

Mais aos sábados



Da Equipe FutebolPR

Com a CBF antecipando o jogo Paraná x Fortaleza para sexta-feira, às 21h, o Tricolor fecha sua participação na Série B 2009 com 15 atuações no sábado, 13 na sexta e 10 na terça-feira.

Agenda positiva?



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

O Atlético precisa de tudo agora, menos de marketing de escoteiro. Se o clube tivesse de adotar uma agenda positiva, isso deveria ter ocorrido em maio, quando começou o Campeonato Brasileiro. Agora, o que é preciso é o delegado Antônio Lopes parar de passar a mão na cabeça da turma e chamá-la na chincha. O resto é balela. Se não, veja o absurdo que é a tal agenda positiva:
1.º) Durante a semana traga apenas pensamentos positivos para enriquecer o astral dos atletas.
Ué, por acaso tem jogador com maus pensamentos, do tipo: vou ajudar a rebaixar o Atlético?

2.º) Deixe de lado qualquer notícia que possa não ser auspiciosa aos nossos propósitos.
Resumindo: não ouça rádio, não veja TV e não leia jornal. A culpa é sempre da imprensa.

3.º) Adie todo e qualquer assunto que possa influenciar negativamente os nossos objetivos.
Deixa entender: se houver algum dinheiro atrasado, fique sabendo que só vai ser pago se o time ficar na Primeirona. Caso contrário, esqueça.

4.º) Contagie a todos com a certeza de que nós chegaremos ao nosso objetivo e que para isso dependemos apenas de nós mesmos.
Ufa, ainda bem que a gripe suína mudou-se para o hemisfério norte. O verbo contagiar ainda assusta.

5.º) Dê ideias que possam contribuir para essa agenda positiva.
Que tal esquecer essa tal de agenda positiva?

6.º) Não permita que forças externas atrapalhem essa nossa corrente.
Avisaram o Ahmadinejad?

Serrano confirma Recopa



Da Equipe FutebolPR

A diretoria do Serrano confirmou nesta segunda-feira que irá disputar a 3.ª Recopa Sul-brasileira, que vai acontecer em São Paulo a partir de dezembro. O torneio reunirá os campeões das Copas RS, SC e SP, além do campeão da Divisão de Acesso do Paraná. Para isso, o Serrano segue se reforçando e apresentou os seguintes jogadores:
Robinho, ex-Tigrão de Umuarama
Leo Gazola, ex-Sinop do Mato Grosso
Hamilton, ex-São José dos Pinhais
Chimbinha, ex-Atlético-PR
Washington, ex-Iguaçu
Sousa, ex-Cascavel
Negrete, ex-Rio Branco

Um a menos



Da Equipe FutebolPR

A Fifa cassou o escudo do árbitro gaúcho Leonardo Gaciba. Nesta segunda-feira, ele foi reprovado novamente em um teste físico realizado em Montevidéu, no Uruguai, e acabou excluído do quadro internacional.

Autofagismo é isso



Da Equipe FutebolPR

Frase do técnico do Fluminense, o paranaense Cuca, ao Globoesporte.com:

“Se eu puder escolher, quero que o Botafogo fique. Desde que eu não caia, isso é bem claro. Também estão na briga o Coritiba e o Atlético Paranaense, além do Náutico e do Santo André, que estão vivos. Nada vai ser definido antes da última rodada.”

Torcida pela dupla Atletiba



Da Equipe FutebolPR

A diretoria do Paraná Clube torce para que Atlético e Coritiba sigam na Série A do Brasileiro. Rivalidade à parte, os tricolores avaliam que se um dos dois for parar na Série B em 2010 a competição ficará ainda mais difícil do que já se desenha que será. A queda dos pernambucanos e a volta do América-MG, além do equilíbrio proporcionado por clubes paulistas, é, na avaliação dos dirigentes do Paraná, suficiente para elevar em vários pontos o grau de dificuldade da Série B do ano que vem.

Proibido fumar



Da Equipe FutebolPR

A lei municipal de Curitiba, que proíbe o tabaco em lugares públicos, se estende também aos estádios de futebol. No sábado, o Atlético já havia sido alertado pela Vigilância Sanitária e comunicou que não toleraria fumantes na Arena da Baixada. Paraná Clube e Coritiba terão de tomar procedimentos semelhantes.

Um fato inusitado



Da Equipe FutebolPR

Sábado, na 1.ª partida da decisão do Campeonato Paranaense Sub-20, o técnico do Engenheiro Beltrão causou uma confusão que pode lhe custar suspensão se o caso for levado ao Tribunal de Justiça Desportiva.

Rodrigo Cascca esqueceu os documentos no hotel em Curitiba e na hora de dar seu nome para constar em súmula disse que se chamava “Francisco Alves”. No intervalo do jogo, o árbitro Anderson Carlos Gonçalves foi cobrar do técnico a troca de nome. Cascca justificou que estava sem documentos, mas não convenceu a arbitragem, que relatou o inusitado em súmula.

Chances de cair



Da Equipe FutebolPR

Segundo o site INFOBOLA, as chances de rebaixamento das equipes que brigam para não cair são as seguintes:
Náutico...99%
Santo André... 99%
Fluminense... 54%
Botafogo... 20%
Coritiba... 16%
Atlético... 12%

Há duas rodadas, o Atlético tinha 3% e o Coritiba 11% de possibilidades de cair.

Piada do dia



Da Equipe FutebolPR

Em 1989, o Coritiba não apareceu para jogar com o Santos. Em 2009, idem.

Salve-se quem puder



Da Equipe FutebolPR

Apesar da sobrevida obtida por Santo André e Náutico, que chegaram aos 38 pontos ao vencer Avaí e Corinthians, a corrida para fugir da última vaga do rebaixamento vai se limitar mesmo a Coritiba, Atlético, Botafogo e Fluminense. Com um detalhe: a dupla carioca provoca a esperança em sua torcida, enquanto a dupla paranaense causa desesperança.