header-photo

O fenômeno Hélio Cury



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Um personagem está incólume nesta história toda envolvendo rebaixamento do Coritiba, vandalismo no Couto Pereira e julgamento sumário no STJD. Trata-se do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury. A FPF, que é a representante maior do futebol estadual, não se manifestou sobre o caso. Age como se não fosse com ela, como se quisesse manter-se oculta, sorrateira, como se nada estivesse ocorrendo com um filiado seu. Não foi capaz sequer de publicar uma nota, fosse ela para censurar ou prestar solidariedade ao Coxa.

Hélio Cury não aparece, não se pronuncia, não foi ao julgamento no STJD, não esteve na CBF para agir politicamente. Simplesmente deixou seu mais fiel filiado ao léu. Foi o Coritiba, ainda na figura do ex-presidente Giovani Gionédis, quem mais articulou para que Hélio Cury ganhasse as eleições na FPF - em detrimento de Rafael Iatauro, que era apoiado pelo Atlético. Também foi o Coritiba, já na figura de Jair Cirino, quem rompeu com a Futpar e declarou apoio à federação de Hélio Cury, enfraquecendo o “Clube dos 13” paranaense.

Mas nada disso moveu Hélio Cury de seu ostracismo. Com o mandato já garantido até o final da Copa de 2014, e só esperando a Fifa nomear os delegados do mundial do Brasil – os quais, dizem, terão salário de 10 mil dólares -, Hélio Cury transformou a FPF em um mero cartório de registro de jogadores. A federação não foi capaz de agir nem a favor do principal campeonato que promove: o Paranaense. Não moveu uma vírgula para derrubar o supermando. Pelo contrário, atuou nos bastidores para que o artigo esdrúxulo fosse mantido.

É tão pífia a gestão de Hélio Cury à frente da FPF que não dá nem para dizer que ela envergonha o futebol paranaense. Na prática, ele transformou a entidade em uma “FPFA” (Federação Paranaense de Futebol Amador). É na suburbana o habitat de Cury. É onde ele aparece mais, a fim de agradecer quem de fato o elegeu. A ponto de fazer vistas grossas para a excessiva violência contra árbitros e assistentes pela várzea afora. Quanto ao futebol profissional paranaense, Cury, com sua inépcia, aos poucos vai decretando a sentença de morte.

8 Espinafrar:

Anônimo disse...

Ele foi vice do Moura.
Ele age como Onaireves
Ele persegue os clubes, que digam, os pequenos do interior
Ele é mais um que passara pela FPF.

O Coxa, o Sr Jair Cirino apostou todas as cartas nele, como apostou ao alojar e apoiar a torcida Imperio dentro do Couto. O Cirino é um pessimo jogador, e o coxa ira a bancarrota com ele mais um ano.

Anônimo disse...

Os clubes se livraram do Moura e colocaram este "mala" ate 2014. agora aguentem.

Anônimo disse...

ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, não sei quem é mais ridículo, se é esse presidente da FPF, que só queria a presidência da entidade para parecer que é alguém na vida, ou os clubes, que tinham o poder de indicar alguém como o Domingos Moro, por exemplo,para comandar a FPF e não o fizeram. Agora os conselheiros do Coxa tiveram a mesma atitude, mativeram no clube o Cirino, que é outro Hélio Cury, nada sabe, apenas quer ter o nome gravado na placa do ex-presidentes do clube.

Anônimo disse...

Mas não foi os coxas que romperam com a futpar pra dar apoio a federação?

Anônimo disse...

parabens futebolpr...bela materia. este e um alerta grave. nosso futebol esta sem direção

Anônimo disse...

este Helio Cury é esperto, igualzinho ao Severiano. ta dando de tudo pros amadores por causa dos votos.os times profissionais que dao recusrsos para manter a falida fpf ele trata que nem cachorro.
Perguntem nos bastidores da fpf, pros funcionarios que estao la.

Anônimo disse...

Agora o Fenomeno HC neteu a mao na cumbuca dos arbitros.

ja esta acabando com os clubes, e agora vai acabar com os arbitros
http://parana-online.com.br/colunistas/291/73268/

vejam esta coluna que merece reprodução em vosso site.

abs
feliz 2010

Ricardo disse...

esse cara não vale o que come....

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.