header-photo

Tese falsa



Da Equipe FutebolPR

É falsa a tese de que a torcida abandonou o Paraná Clube. Os números do site oficial da CBF provam isso. A média na Série B deste ano é superior a de 2008: 4.454 contra 4.401. É também maior do que a obtida pelo Tricolor na Primeira Divisão de 2004 (4.047). Naquele ano, o Paraná quase foi rebaixado. Prova de que a média de público do time, assim como ocorre nas demais equipes, oscila de acordo com a campanha em uma competição. Vejas as médias do Tricolor nos Brasileiros de 2007, 2006 e 2005, respectivamente: 8.766, 10.557 e 11.864 – melhor que a do Atlético, que foi de 11.620. Se o Paraná engrenar nesta Segundona, sua subida na tabela de classificação será proporcional ao crescimento de sua média de público. Os jogos contra São Caetano e ABC devem sinalizar essa tendência.

Que responsa, hein?



Da Equipe FutebolPR

Alex Mineiro foi apresentado na noite desta terça-feira (21/7), em sua 4.ª passagem pelo Atlético. Chegou jurando amor eterno ao clube e prometendo ser o artilheiro do time no Brasileiro. A euforia tomou conta de todos os que foram recepcionar o atacante na Arena da Baixada. Empolgado, o presidente rubro-negro, Marcos Malucelli, já fala que o time vai tentar, no mínimo, terminar a competição entre os 10 primeiros colocados. Pela paixão que desperta, e pelas expectativas geradas, a responsabilidade de Alex Mineiro é grande de agora em diante.

Marcelinho Paraíba fica



Da Equipe FutebolPR

O MP9, como chama a torcida do Coritiba, já definiu a prorrogação de seu contrato com o Coxa. O anúncio oficial deve ocorrer até o final da semana. O empresário do jogador, Orlando Almeida, acertou valores com o clube e só falta assinar. Havia a expectativa de que uma proposta do futebol árabe fosse feita a Marcelinho Paraíba, mas ela não ocorreu. Isso facilitou a negociação. O contrato vai até julho de 2010.

Atletiba da gripe



Da Equipe FutebolPR

Em 1933 ocorreu o famoso Atletiba da gripe. Os jogadores do Rubro-negro haviam contraído o vírus Influenza e o clube foi pedir ao Coritiba o adiamento da partida que abriria o Campeonato Paranaense daquele ano. Sabendo que todos os atleticanos estavam em estado de dar dó, o Coxa disse não. O jeito, então, foi o Atlético pôr o time em campo. Surpreendentemente, o Rubro-negro venceu por 2 x 1 e, dali em diante, ganhou o apelido de “Time da Raça”.

Pois bem, domingo passado também ocorreu o Atletiba da gripe. Só que nas arquibancadas da Arena da Baixada. Foram distribuídas duas mil máscaras cirúrgicas para a torcida do Coritiba. Só não se sabe se foi para gozar os atleticanos ou para a proteção contra o vírus H1N1. O autor e financiador da ideia: o ex-vereador por Curitiba, Luizão Stellfeld.

Deu na Folha de Londrina


Da coluna do Fiori Luiz

Projetando o futuro
Até que enfim, tem pessoas pensando no Londrina Esporte Clube com visão de estadistas. O professor Antonio Carlos Gomes, com doutorado pela Universidade Nacional de Educação Física e Esportes de Moscou, ex-diretor científico do Atlético-PR e atualmente consultor do Comitê Olimpico Brasileiro, com vários livros editados, começa a montar um projeto para o LEC.

Projetando o futuro 2
No dia 28, Antonio Carlos estará na Alemanha, juntamente com o londrinense Élber, ex-Bayer Munique e seleção brasileira, para contatos com alguns times. As equipes da Europa estão em busca de parcerias no Brasil. E o Londrina é uma boa marca. Mas o entrave ainda é a dívida trabalhista. Enfim, é aguardar a eleição para a escolha do novo presidente do LEC, no final do ano. A partir daí, poderemos ter boas novidades.

Atlético deve agradecer Alex



Da Equipe FutebolPR

O Atlético vai embolsar perto de R$ 3,5 milhões pela venda do volante Cristian ao Fernerbahce, da Turquia. O jogador deixou o Furacão em julho de 2007, destacou-se no Flamengo e foi para o Corinthians. A grande fase no Timão garantiu sua negociação por 4 milhões de euros ao clube turco (cerca de R$ 12 milhões).

O jogador ainda tinha 33% de seus direitos econômicos vinculados ao Atlético, o que fará com que o Rubro-negro embolse a grana. Mas o que tem a ver Alex com essa negociação? Acontece que o Fenerbahce não contrata nenhum jogador brasileiro sem antes ter o aval do sempre ídolo do Coritiba. Alex aprovou Cristian e André Santos.

Copa 2014 ameaça
lei seca nos estádios



Da Agência Brasil

São Paulo - O Ministério Público de São Paulo promete entrar na briga com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) caso a organização responsável pelo maior evento do futebol mundial decidir liberar a venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Uma grande cervejaria mundial (Budweiser) patrocina o evento.

A venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol no Brasil é proibida desde abril do ano passado, por uma decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que assinou um protocolo de intenções com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

“Vamos fazer de tudo para barrar essa decisão, porque assinamos um protocolo de intenções com a CBF proibindo a bebida alcoólica. Sou favorável, inclusive, para se estender [a decisão da proibição] a todos os estádios de futebol, porque aquele sujeito embriagado, não só cria confusão no estádio ou no acesso. Ele sai do estádio embriagado, pega o carro, corre, atropela, chega em casa e agride a mulher. É uma tragédia”, disse o promotor Paulo Castilho.

Segundo Castilho, o Ministério Público não vai ceder à pressão econômica e vai defender a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios que vão abrigar a Copa do Mundo. “Se assim entender a Justiça que deve ser liberado, nós vamos acatar. Mas o Ministério Público, em defesa da sociedade, vai brigar com todas as armas para que isso não seja permitido. Não é porque vem aqui uma poderosa fabricante [de cerveja] que vai querer mandar no Brasil. Pode até conseguir isso, mas vai ter de conseguir isso por intermédio da lei ou por decisão do Poder Judiciário”, afirmou.

Embora a Fifa tenha um contrato de publicidade com a cervejaria, prevendo a divulgação da marca em um espaço publicitário no estádio, a CBF acredita que a federação internacional não deverá obrigar a venda de bebidas nos estádios brasileiros principalmente porque, segundo ela, esse contrato não seria condicionado à venda de bebidas.

“A decisão de proibir bebidas alcoólicas nos estádios é da CBF. Não é proibido por lei. Mas esperamos que a CBF se mantenha coerente, porque teve um efeito bastante positivo dentro dos estádios”, afirmou o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay.