header-photo

Mais uma chapa



Da Equipe FutebolPR

Em uma boca-livre concorrida em um restaurante de Santa Felicidade, foi lançada nesta sexta-feira a chapa Revolução Paranista. Encabeçada por Aramis Tissot, Ernani Buchmann e Ênio Ribeiro – três ex-presidentes -, ela vai bater-chapa contra a do trio formado por José Carlos de Miranda, José Domingos e Daor de Oliveira. O atual presidente tricolor, Aurival Correia, ainda não confirmou se concorrerá à reeleição.

Eloqüentes, os integrantes da Revolução Paranista disseram ter um projeto para devolver o Paraná Clube aos bons tempos. Só não revelaram qual. Mesmo assim, arrancaram muitos aplausos. Porém, é preciso ter cuidado com o andor. Os tempos são outros no Paraná Clube e no Brasil. Já não existem mais o overnight, o dinheiro dos bingos e o Banco Bamerindus.

Mito ou verdade?



Da Equipe FutebolPR

O FutebolPR repassa o que ouviu na manhã desta sexta-feira, no A Caminho do Gol, da rádio Colombo. Ao encerrar sua participação no programa, o radialista Remi Tissot disse que circula um boato de que os jogadores Fransérgio, 18 anos, e Patrick, 19, seriam "gatos". Para quem não entende o termo, significa que são mais velhos do que a idade que consta em registros na CBF.

Tissot disse não acreditar no boato, sobretudo por que o Atlético é rigoroso com a documentação de seus atletas. No entanto, jogou a informação no ar e disse que ela estaria sob investigação interna no clube. Pelo sim, pelo não...

Olha o Lula aí, gente!



Da Equipe FutebolPR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a entourage coxa-branca no aeroporto Afonso Pena. Lançou a medalha dos 100 anos, posou para fotos, autografou camisas, ganhou uma camisa e fez um comentário ao presidente Jair Cirino. “O empate ontem (quarta-feira) ficou de bom tamanho”, disse. Referia a Coritiba 1 x 1 Corinthians.

Força, Tubarão



Da Equipe FutebolPR

Os problemas financeiros e institucionais pelos quais passam o Londrina não servem para aplacar o potencial do clube. Na Série D, o Tubarão encerra sua participação com média de público de 6.188 pagantes. É a 3.ª melhor da competição, inferior apenas a do gigante Santa Cruz (38.246), e Central, também de Pernambuco, com 9.908. Sinal de que Londrina é viável, sim.

Heber na elite



Da Equipe FutebolPR

O paranaense Fifa Heber Roberto Lopes está no seleto grupo de profissionais de arbitragem da América do Sul convocado pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) para participar de um curso teórico-prático para árbitros de alto nível, entre os dias 5 e 9 de outubro, em Assunção (Paraguai).

Dos 23 árbitros convocados para o evento, apenas três brasileiros estão na lista. Além do londrinense Heber, foram convidados o gaúcho Leonardo Gaciba e o paulista Paulo César de Oliveira. O curso de aperfeiçoamento conta com apoio do Programa de Desenvolvimento da Arbitragem da FIFA (RAP) e é o primeiro passo para um árbitro se candidatar a atuar em uma Copa do Mundo, no caso o mundial de 2014.

Verba pública em
estádio privado



Da Equipe FutebolPR

Arena da Baixada, Morumbi e Beira-Rio foram incluídos no pacote de bondades que o governo federal terá de criar para viabilizar a construção e as reformas necessárias nos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Ecônomico e Social) vai abrir uma linha de crédito de até R$ 400 milhões para cada um dos 12 estádios que vão receber jogos do mundial. O total de dinheiro público disponível será de R$ 4,8 bilhões. Estados e municípios das respectivas cidades-sedes serão avalistas dos financiamentos.

O anúncio oficial do pacote deve ocorrer no dia 25 de setembro. As condições de pagamento também devem ser definidas ainda este mês. O financiamento das 12 arenas será corrigido pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), hoje cotada em 6% ao ano. Além disso, haverá um porcentual que não foi fixado pelo banco - a expectativa é de que seja próximo de 1,9%.

Há um ano, tanto governo quanto a CBF juravam que os estádios teriam de ser erguidos com dinheiro da iniciativa privada. Agora, a pátria-mãe – leia-se, o bolso do contribuinte – vai pagar a conta.