header-photo

Expulsão fatal



Da Equipe FutebolPR

A Costa Rica estava conseguindo a façanha de vencer os Estados Unidos, em Washington, e assegurando sua classificação direta para a Copa do Mundo. Até que aos 43min do 2.º tempo, o técnico brasileiro René Simões foi expulso injustamente. Ele havia solicitado uma substituição, mas voltou atrás e foi comunicar ao quarto árbitro, que não aceitou o recuo. Houve um princípio de discussão e o treinador acabou expulso.

Sem o comando, em campo o time costarriquenho se perdeu e, faltando 15 segundos, levou o gol de empate. O 2 x 2 jogou a Costa Rica para a repescagem da Concacaf e classificou Honduras pelo saldo de gols. A seleção treinada por Simões decidirá uma vaga para a Copa do Mundo de 2010 contra o Uruguai – o 5.º colocado da Conmebol.

Fantasma 2010



Da Equipe FutebolPR

O grupo de gestão do Operário já trabalha na elaboração do elenco para a temporada 2010. Segundo o site Net Esporte Clube, dia 30 de outubro serão apresentados os primeiros reforços. Já estariam engatilhadas as contratações do goleiro Danilo e do volante Silvão. Na mesma situação estariam os meio-campistas Alemão, ex-Nacional de Rolândia, e Serginho, ex-Joinville. Além disso, o Fantasma vai lançar seu programa de sócio-torcedor. O projeto do clube é conseguir vender pelo menos 5 mil pacotes para o Campeonato Paranaense.

Lar doce lar



Élio Kohut, especial para o FutebolPR

O estádio Newton Agibert já passa por reformas para receber jogos do Serrano no Campeonato Paranaense. A prefeitura de Prudentópolis banca as melhorias e começou pelo gramado. Também serão feitas melhorias nas arquibancadas e construídas mais duas duas cabines para emissoras de rádio e TV. Em relação ao elenco, a diretoria do Serrano vai divulgar até sexta-feira os primeiros reforços. Na segunda-feira, o clube realiza um peneirão para o clube montar seu elenco de juniores.

Seleção do eixo RJ-SP



Da Redação do Comunique-se

Os sites jornalísticos de Campo Grande (MS) não conseguiram credenciamento para a cobertura das atividades da seleção brasileira na cidade, que enfrenta a Venezuela nesta quarta-feira, pela última partida das eliminatórias para a Copa de 2010. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu preferência para os veículos nacionais e frustrou jornalistas locais. “Já estamos conformados em cobrir como vai ser o clima na rua, se o Kaká vai dar tchau pela janela do hotel...”, diz o repórter do MidiaMax Celso Bejarano.

Sindicato contesta decisão

O Sindicato dos Jornalistas do estado divulgou comunicado pedindo esclarecimentos e a liberação da cobertura para os sites locais. “O acompanhamento do treino da seleção brasileira na capital foi impedido por este setor, prática que não condiz em nada com o espírito democrático do país, a liberdade de imprensa e a grandeza do futebol brasileiro”, diz a nota.

CBF nega preconceito

O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, explica que não houve qualquer tipo de preconceito contra os veículos locais. Ele informa que foram mais de mil pedidos de credenciamento para a cobertura e, por isso, vários veículos tiveram que ficar de fora. “O estádio tem um número limitado de espaço. A gente tem que acomodar do jeito que pode. Não só eles, como muitos outros veículos ficaram fora do credenciamento”, explica.

O presidente do sindicato, Clayton Sales, entende os motivos da CBF, mas não concorda com a decisão. Em sua opinião, a entidade deveria se informar melhor sobre a importância dos sites locais antes de determinar quem pode ou não cobrir a partida.
“A imprensa está trabalhando muito para fazer um espetáculo bonito. São veículos sérios, com jornalistas profissionais contratados. Não é justo. Você é daqui, mas tem que ceder seu espaço pra quem vem de São Paulo e do Rio de Janeiro?”, questiona.

Oposição saudável



Da assessoria do MAFM

O Movimento Atlético Mais Futebol - MAMF, criado em junho deste ano por torcedores do CAP interessados em auxiliar o clube a encontrar soluções para os problemas e crescer no cenário nacional e internacional, acaba de ampliar sua estrutura. Contando com cerca de 200 integrantes, o MAMF criou três grupos com o objetivo buscar e debater soluções e novas idéias para o futuro do CAP.

Os integrantes do grupo Futebol serão responsáveis por acompanhar o gerenciamento do principal foco do Movimento: a gestão do futebol do CAP. Caberá ao grupo fazer o acompanhamento das relações do Atlético com seus atletas e os empresários de cada um deles. O grupo também vai monitorar todas as transferências de jogadores, desde as categorias de base até o profissional do clube. O objetivo final é sempre a busca de procedimentos que possam garantir transparência na gestão do futebol do CAP.

O grupo Copa 2014 vai acompanhar todos os passos do Atlético na preparação da Arena da Baixada para a realização dos jogos da maior competição de futebol do planeta. Entre os itens estudados e trabalhados estão questões como o comprimento de todo o planejamento financeiro e estrutural da obra e a transparência na aplicação dos recursos.

Por fim, o grupo Comunicação, Marketing e Relacionamento com os Sócios e as Torcidas Organizadas, tem por tarefa estabelecer o relacionamento do Movimento com a imprensa e com os vários setores da torcida atleticana. Além disso, também será responsável por estudar soluções para melhorar o relacionamento dos atuais sócios com o clube, ampliar o número de associados e, consequentemente, gerar mais recursos para os cofres do Atlético Paranaense.

Com esta nova estrutura, a presidente do MAMF, Luciana Pombo, acredita será possível dinamizar o surgimento de propostas criativas para o crescimento do CAP. "O que queremos é propor novos caminhos para que o Atlético seja cada vez maior e deixe de brigar ano a ano para não cair" - afirma ela. "Nosso destino é ser um clube de ponta. Temos que pensar e agir sempre com este objetivo."

Copa mais longe



Da coluna do Valdir Bicudo, na Tribuna do Paraná

Pré-selecionados pela Fifa para a Copa de 2014 no Brasil, e submetidos a exames físicos na semana passada em Assunção, os árbitros Héber Roberto Lopes (PR) e Leonardo Gaciba (RS) foram reprovados, o que confirma que a preparação física e psicológica dos nossos apitadores está em descompasso com as exigências da Fifa. É chegada a hora de a CBF convocar o especialista em preparação física para árbitros da Uefa e da Fifa, professor doutor Werner Helsen, da Universidade de Louvre, na Bélgica, para equacionar a dificílima questão que está afligindo os árbitros de futebol do Brasil.

Digerindo a janta



Da Equipe FutebolPR

O jantar do Coritiba, na noite desta terça-feira, teve um tema central: o novo estádio que virá a ser construído em Curitiba. Em cada rodinha, a conversa ganhava mais informações – boatos ou não, o futuro é que vai confirmar. Confira uma síntese do que foi ouvido:
1) Está, sim, se buscando um plano B para a Arena da Baixada. Motivo: a dificuldade de se achar uma brecha legal para usar dinheiro público nas obras do estádio sem que o Atlético tenha que pagar a conta.
2) Os coxas-brancas não odeiam a tese lançada por Mário Celso Petraglia, de um estádio comum para Atlético e Coritiba. Só acham que não pode ser nem a Arena nem o Couto Pereira.
3) Se a dupla Atletiba chegasse a um consenso sobre um estádio, jorrariam recursos e até dezembro de 2012 Curitiba ganharia uma arena de 50 mil lugares, com padrão europeu e que abrigaria o melhor do futebol paranaense pelos próximos 50 anos.
4) O Coritiba não irá construir um novo estádio no local onde hoje está o Couto Pereira.
5) A área onde está o Pinheirão é a que melhor abrigaria um estádio do porte exigido pela Fifa para a Copa 2014.
6) Este eventual estádio teria financiamento público, com aval dos governos municipal e estadual e já teria até nome: Arena Curitiba.

É esperar para ver.