header-photo

É pegar ou largar



Da Equipe FutebolPR

Nesta terça-feira, o governo federal anunciou uma linha de crédito de R$ 400 milhões para cada estádio que vai sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. O financiamento será válido tanto para estádios públicos quanto privados. As obras deverão incluir questões relativas à acessibilidade nos arredores dos estádios.

O dinheiro virá do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e poderá financiar até 75% do custo da obra. O prazo para pagamento será de três anos a 12 anos, com Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 1,9% ao ano.

O Atlético, no entanto, já anunciou que esse modelo de financiamento não interessa. Em recente audiência na Câmara Federal, o presidente Marcos Malucelli disse que não pretende captar financiamento público, mas conseguir um parceiro privado que viabilize a adequação da Arena da Baixada às exigências da Fifa.

Resta saber se o Rubro-negro vai conseguir a parceria até março de 2010. Essa é a data-limite, dada pelo comitê gestor da Copa, para que as obras nos estádios comecem.

Só criminalizar não basta



Nello Morlotti

Dados estatísticos da Polícia Militar revelam que em dias de clássicos, sobretudo em Atletiba, reduz o número de roubo de veículos e assaltos, entre outros delitos. O que isso significa? Que os bandidos mudam a tática nos domingos de clássicos. Optam pelo vandalismo, infiltrando suas quadrilhas entre as torcidas. Não restam dúvidas de que as organizadas viraram reféns destes bandos. Por isso, criminalizar as facções é um erro.

Basta ver que dentro dos estádios os distúrbios têm sido de pouca intensidade. O problema está no entorno ou em pontos de encontro pré-definidos pelos bandidos. Por isso, a ideia de realizar jogos de uma torcida tende a não trazer resultados. O que é preciso é um bom plano de ação. Sugiro aqui algumas ideias:

1) A Polícia Civil tem o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber). Esse departamento poderia ser acionado para investigar o que se passa nos fóruns de discussão das torcidas, na internet. É lá que ocorre a maioria das provocações e o “agendamento” de encontros para brigas. Eles usam uma linguagem toda cifrada para promover as confusões.

2) Já não é hora de a Urbs e as empresas de ônibus instalarem câmeras nos terminais de ônibus e também nos veículos? Isso facilitaria a identificação dos vândalos.

3) As torcidas organizadas deveriam realmente fazer valer o nome e organizar o cadastramento de seus sócios. Assim como elas são competentes para eleger representantes a cargos públicos, devem ser boas também para saber controlar aqueles que as integram. Nem que isto custe um número menor de sócios.

4) Também não seria o caso de se criar a linha “Clássico” em dias de jogos? Seriam ônibus que percorreriam os terminais, coletando os torcedores uniformizados e lavando-os para a proximidade do local do jogo. Com isso, os veículos de linhas convencionais ficariam desimpedidos de pegar os uniformizados e poderiam ser poupados de ataques, inclusive com a liberdade de mudar o itinerário para fugir de emboscadas.

São sugestões que podem ajudar a coibir a violência em dias de clássicos, a qual o cidadão comum curitibano já não aguenta mais.

Parceria



Da Equipe FutebolPR

Na escola de governo desta terça-feira, o governador Roberto Requião assinou convênio com o Paraná Clube. A partir de agora, servidores estaduais que se associarem ao Tricolor ficarão isentos de pagar a chamada “jóia”. A mensalidade também poderá ser descontada em folha. Estiveram presentes no evento o presidente Aurival Correia e o presidente do conselho de obras Erivelto Luiz Silveira.

Denúncia



Da Equipe FutebolPR

A denúncia partiu do programa matinal A Caminho do Gol, da Rádio Colombo. Segundo o radialista Remy Tissot, os jogadores que o Atlético emprestou ao Olimpu Rustavi, da Georgia, estariam passando dificuldades. O time do leste europeu é parceiro do Rubro-negro e já foram para lá Gerônimo, Alex Fraga, Choco, Jonatas, Anderson Aquino e, mais recentemente, Eduardo Salles.

Choco e Jonatas pediram para voltar e Eduardo Salles teria contraído uma infecção intestinal, que lhe fizeram perder peso e massa muscular. “Após um jogo, eles tiveram que se alimentar comendo pão com margarina”, revelou Tissot, que é avô de Salles.

Ainda segundo o radialista, no CT do Rustavi há graves problemas de infraestrutura, que obrigaram os jogadores a transformar o hotel onde estão instalados em “vestiário” improvisado.

Dança dos técnicos



Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube vai enfrentar o ABC, sábado, às 21h, com o time potiguar de técnico novo. Saiu Flávio Lopes, que foi para o Ipatinga, e foi contratado Didi Duarte. Com isso, a Série B já teve 34 trocas de treinadores. Os recordistas em mudanças são ABC, América-RN, Bahia, Fortaleza e Ponte Preta, que tiveram quatro técnicos diferentes cada durante o campeonato. Apenas Bragantino, Guarani e Vasco ainda não trocaram de comando. O Tricolor já teve Zetti, Sérgio Soares e Roberto Cavalo na disputa.

No “Atletiba” turco, deu Alex



Engenheiro planeja 2010



Da Equipe FutebolPR

A AEREB começa a organizar o Paranaense 2010 logo após o feriado de 2 de novembro. No mínimo oito atletas serão selecionados da base que disputa o estadual sub-20, entre eles já confirmados o goleiro Alessandro, o atacante Helinho e o meio-campista Rulivan. O zagueiro Henrique, prata da casa, tem grandes chances. Cinco atletas que estão emprestados pelo Roma Apucarana também podem ser aproveitados, mas isto vai depender do acordo comercial entre as duas equipes, que são parceira a mais de três anos.