header-photo

Árbitros confirmam greve



Da Equipe FutebolPR

Mesmo com a diretoria da APAF (Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná) tentando conciliar, propondo que a paralisação dos árbitros se desse apenas nos jogos sem policiamento, o movimento manteve-se irredutível e está mesmo interrompida a rodada de domingo dos jogos do futebol amador de Curitiba.

A expectativa agora é saber se os demais árbitros do Paraná podem aderir à paralisação, o que comprometeria todas as competições promovidas pela Federação Paranaense de Futebol. A FPF já se movimenta para ter um plano de emergência. Caso, por exemplo, não possa contar com árbitros paranaenses na rodada final da Terceirona. Neste caso, poderá “importar” apitadores de Santa Catarina.

O presidente da APAF, Afonso Victor de Oliveira, já levou a decisão ao conhecimento do presidente da federação, Hélio Cury. “Ele disse que respeita o posicionamento deles e vai pedir um levantamento em torno da quantidade de jogos em Curitiba, no próximo final de semana, para ver qual medida poderá tomar”, informou Afonso Victor.

O melhor do jogo

Da Equipe FutebolPR

Bragantino x Paraná é o tipo do jogo para cumprir tabela. As duas equipes não aspiram mais nada na Série B. Por isso, o melhor da partida, ou melhor, a melhor da partida, estará na linha lateral do gramado. É a assistente Katiúscia Mayer Mendonça (Fifa-ES). Confira:



Serpente dá o bote



Da Equipe FutebolPR

O Cascavel definiu que a folha de pagamento para a disputa do Campeonato Paranaense será de R$ 60 mil. Em média, cada jogador contratado terá salário de R$ 3 mil. Com esse orçamento em mãos, o técnico Elói Kruger, que também é responsável pela montagem do elenco, retornou no início da semana com praticamente os reforços contratados.

Os novos jogadores do cascavel virão de São Paulo, Mato Grosso e Goiás. “Fiz muitos contatos importantes e valiosos para o Cascavel”, diz o treinador, que pretende iniciar a pré-temporada no dia 20 de novembro.

Operação desmanche



Da Equipe FutebolPR

Igor será a novidade do Paraná contra o Bragantino. Neste caso, acende a luz amarela no Tricolor. Toda vez que um jogador da B.A.S.E começou como titular nesta Série B do Brasileiro, o Paraná não conheceu vitória.

Igor substituirá Rafinha, que cumpre suspensão, e está cada vez mais longe da Vila Capanema. Assim como Adoniran, que já manifestou que não fica para a temporada 2010. O mesmo deve ocorrer como Zé Carlos, Gabriel e Davi, além de Murilo, que deve ser negociado para dar fluxo de caixa para o Paraná no início do próximo ano.

Em tese, 70% do atual elenco do Tricolor se desvincula do clube ao findar da Série B.

Final de semana sem futebol?



Da Equipe FutebolPR

Em reunião com a diretoria da Associação Paranaense de Árbitros de Futebol, que se estendeu até as 22h, os árbitros de Curitiba e região metropolitana que pertencem ao quadro da Federação Paranaense de Futebol decidiram radicalizar contra a violência. Cerca de 50 integrantes assinaram um pedido de dispensa das escalas de jogos das competições promovidas pela FPF, neste final de semana. Neste terça, em solidariedade, pode haver a adesão dos árbitros do interior.

Se isso ocorrer, desde que a federação não consiga reverter a situação ou “importe” árbitros de outros estados, todas as competições promovidas por ela podem ficar inviabilizadas entre os dias 14 e 15, inclusive a última rodada da Terceirona, que vai apontar os dois classificados para a Divisão de Acesso de 2010.

A decisão dos árbitros será comunicada oficialmente nesta terça-feira pelo presidente da APAF, Afonso Victor de Oliveira, ao presidente da FPF, Hélio Cury. Além da medida drástica, os árbitros exigem policiamento em todos os jogos. Do contrário, prometem relatar a falta de segurança na súmula e suspender as partidas. De acordo com o artigo 31 do Estatuto do Torcedor, “a entidade detentora do mando do jogo e seus dirigentes devem convocar os agentes públicos de segurança visando a garantia da integridade física do árbitro e de seus auxiliares”.

Os árbitros e assistentes também reclamaram dos sucessivos episódios de violência que vêm ocorrendo nos jogos das competições promovidas pela FPF – só este ano foram 13 - e sugeriram que, nos próximos arbitrais, fosse proposta a inclusão de penas administrativas no regulamento dos campeonatos para punir as equipes que possam vir a praticar atos de violência física ou moral contra as equipes de arbitragem.

A casa caiu



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Faça uma pesquisa no Google digitando “Carlos Eugênio Simon”. O que mais aparece são notícias relacionadas a erros do árbitro gaúcho. Contra o futebol paranaense não são casos isolados, mas vários. Ao lado de Vagner Tardelli, Simon talvez seja o que mais “errou” contra Atlético, Coritiba e Paraná.

No entanto, apesar da coleção de equívocos, Carlos Eugênio Simon sustenta a insígnia da Fifa e será, pela terceira vez seguida, o árbitro brasileiro em uma Copa do Mundo. O que causou sua indicação, se ele é ruim tecnicamente? Por certo, Simon é bom de bastidor. Trafega bem pelo lado político do futebol.

Mas um dia a casa cai. E caiu domingo, ao prejudicar clamorosamente o Palmeiras. Até quem não simpatiza com o time do Palestra sentiu aversão ao que as imagens mostraram: um Simon dissimulado, assinalando que Obina fez falta e que, portanto, o gol estava anulado.

Talvez com seu erro explícito Simon tenha carimbado o passaporte para 2010, mesmo em má fase. Em final de carreira, é possível que daqui a alguns anos ele apareça comentando arbitragem na TV. Mas e se, num futuro Fluminense x Palmeiras, alguém fizer a seguinte pergunta ao árbitro gaúcho: Simon lembra daquele gol do Obina que você anulou em 2009? Será que ele vai ruborizar diante das câmeras?