header-photo

O grande derrotado no STJD



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, foi o grande derrotado no julgamento que ocorreu nesta quinta-feira à tarde, no Rio. Não se sabe por qual motivo, Schmidt exagerou na dose contra o Coritiba. Não se quer crer que tenha sido porque seu coração é rubro-negro, pois acima da paixão clubística está o cargo que ocupa na corte máxima da justiça desportiva brasileira.

Deduz-se que o erro de Schmidt tenha sido embarcar na campanha midiática que se fez contra o Coritiba de Registro para cima. Em vez de pedir punição, quis a execração. Conseguiu em 1.ª instância, mas o Pleno do STJD deu nesta quinta-feira uma lição de justiça desportiva. Simplesmente desmontou os argumentos de Schmidt, aplicando o rigor da lei - nem para mais nem para menos.

Resultado: o Coritiba foi punido dentro do que mandam os artigos nos quais foi enquadrado. Pegou 10 perdas de mando de campo e multa de R$ 100 mil. O Pleno fez Schmidt ver que um julgamento não é para vilipendiar o cadáver, mas para se fazer justiça.

Todos os paranaenses admitiam que o Coritiba deveria ser punido. Afinal, o que a torcida organizada fez maculou o futebol do Estado. Ninguém, porém, queria ver o clube servindo de bode expiatório. Schmidt, pelo jeito, queria. Tanto é que na explanação desta quinta-feira, já sentindo que o Pleno desmontaria sua acusação, ele pareceu visivelmente contrariado e nervoso.

A ponto de, segundo relata a reportagem da Gazeta do Povo, ter utilizado teses pouco usuais. Negou favorecimento do tribunal a clubes do eixo Rio-São Paulo (um procurador nunca pode usar um argumento deste) e disse que os paranaenses têm mania de perseguição e complexo de vira-latas (um ataque gratuito contra seus conterrâneos). E mais: relatou que o STJD foi alvo de inúmeras manifestações contrárias, inclusive com outdoors espalhados por Curitiba.

Schmidt se esqueceu de dizer que em nenhum momento as campanhas faltaram com respeito ao STJD. Pediam apenas o que se viu nesta quinta-feira: que se fizesse justiça, sem exageros. E a justiça foi feita, inclusive para Paulo Schmidt.

5 Espinafrar:

Anônimo disse...

Foi pouco... Muito pouco.... pouquissimo.
O Coritiba deveria ter sido banido do Futebol. Infelizmente no Brasil, justiça não existe. Mas a torcida (que não comparece) está dando a resposta.

Carlos disse...

Viva a impunidade!!!
Viva as mazelas do futebol
paranaense que se apequena a cada dia,
viva a mania de perseguição dos curitibanos,
viva o STJD que mais uma vez quis agradar um clube que quase foi grande.

Walmir O. Gomes disse...

Não é a primeira nem será a última vez que procurador do STJD quer aparecer, infelizmente!

Esse Paulo Schmidt, atleticano assumido, jamais poderia ser o relator do processo! E ele que não venha com esse papinho de imparcialidade, pois pelo clamor do discurso ficou notório que o coração rubro-negro estava a mil por hora!

Quem é da terra deveria torcer pelo sucesso dos clubes daqui do Paraná. Seria excelente se a briga fosse dentro de campo e pelo topo da tabela na série A, mas não, o que vemos é torcedor fantasiado de procurador querendo aparecer mais que jogadores e ganhar as coisas nos tribunais.... uma pena!!!!

Outra coisa, estava vendo no blog do torcedorparanista.blogspot.com que o presidente do Sport-PE receberá ajuda do Ricardo Teixeira (só não se sabe qual ajuda ainda - financeira? com arbitragem?), é brincadeira... esse é o nosso futebol! (se quiser tirar esse último parágrafo fique a vontade)

Anônimo disse...

A lei existe para ser cumprida e nao o que esta dentro da tua cabeca ou do teu coracao(amargurado).Foi dada a pena maxima e ponto final,aquelas 30 partidas nao tinham fundamento nenhum,apenas estardalhaco para a midia mesmo.Alem do procurador do SFJD ser uma atleticano(infeliz).Vai sofrer muito ,muito mais com o Coxa,ele nasceu pra sofrer.E aos demais anti paranaenses vao sentar seus bumbuns na frente da televisao pois eh soh o que sabem fazer desde que nasceram,durmam com o plim plim na cabeca seus filhos da midia.Tem mais Joinvville e Santa Catarina entrarao para historia ajudando o Coritiba nesta luta,nada eh facil para nos mas vale a pena quando se eh COXA.

Anônimo disse...

Quem vai pagar meu pedagio e minha gasolina pra ir a joinvile. Julgaram e esqueceram dos torcedores.

MINISTERIO PUBLICO NELES VAMOS ANULAR TUDO ISTO, COXA E NO COUTO.

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.