header-photo

Copa em Curitiba gera
curta-metragem vencedor



Da Equipe FutebolPR

Nesta terça-feira, a Câmara de Vereadores de Curitiba vai aprovar o uso da moeda virtual chamada potencial construtivo nas obras da Arena da Baixada para a Copa 2014. Vai ser uma votação pró-forma e, em tese, não vai mudar em nada. A liberação do dinheiro mesmo depende da aprovação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e está nas mãos da Assembleia Legislativa, cuja votação do projeto ficará só para a próxima legislatura.

Mas a Copa 2014 em Curitiba não é só o debate sobre o uso de dinheiro público em obra privada. O mundial também tem propiciado idéias positivas na cidade. Como o curta-metragem Vila das Torres 2014, que na semana passada foi premiado com o 1.º lugar em um concurso promovido pelo Ministério da Cultura. Produzido por Willian Coutinho Duarte, Lúcia Pego dos Santos, Marta Pego dos Santos e Bruno Mancuso – a galera da foto -, a obra é uma crítica à Copa em Curitiba.

Seu roteiro aborda o passado, presente e futuro de um bairro carente que destoa da paisagem organizada e asséptica de Curitiba. Moradores de Vila das Torres narram as origens da comunidade e o desenvolvimento espontâneo de uma cultura do futebol no local. Especulam também sobre o destino do bairro nos preparativos para a Copa de 2014, que terá jogos em Curitiba. É um trabalho crítico, que não se furta a ironias sobre a elite e a administração pública da cidade, mas o faz de maneira orgânica, sem panfletarismo.

Tem tudo para percorrer o país em festivais e alerta sobre o erro que se comete quando se “investe” milhões de reais de verba pública para obras que vão beneficiar poucos.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.