header-photo

Quem é quem no estadual

Da Equipe FutebolPR

Veja quem o FutebolPR acha que vai se dar bem e quem vai se dar mal no Campeonato Paranaense 2010. Lembrando que dos 14 times, 8 vão para a 2.ª fase e 4 serão rebaixados. Confira:

ACP
O clube conta com um dos maiores conhecedores do futebol paranaense: o técnico Itamar Bernardes. Ele tem um grupo de jogadores de sua extrema confiança e os leva para as equipes que comanda. No Paranavaí não foi diferente. Assim, o ACP tem um grupo experiente, com boas chances de levá-lo ao octogonal. O problema é que deve se classificar entre 6.º e 8.º, ficando à mercê do “supermando”.
Fique de olho nele: Rilber, volante.

Atlético
É o grande favorito. O time está ainda mais experiente com a chegada dos colombianos: o zagueiro Samuel Vanegas e o atacante Jorge Serna. Porém, diante de tantas cobras criadas precisa tomar cuidado com a formação de panelinhas. Mas o Rubro-negro tem Antônio Lopes para controlar a turma. O “Delegado” vai buscar o tricampeonato estadual – já foi campeão pelo Paraná (1996) e pelo Coritiba (2004), mas ainda não ganhou título pelo Furacão.
Fique de olho nele: Manoel, zagueiro.

Cascavel CR
O técnico Elói Kruger ficou encarregado de montar o elenco. Trouxe vários jogadores do Mato Grosso do Sul, mas o time é uma incógnita. Outra preocupação é a escassez de dinheiro. Na cidade, quem está com a conta bancário recheada é o outro Cascavel – o FC, bancado pelo lateral Beletti. Se o time encontrar um ponto de equilíbrio, fica entre 9.º e 10.º. Hoje, é um dos cotados ao rebaixamento.
Fique de olho nele: Ueverson, meio-campista.

Cianorte
Talvez seja um dos times do interior com mais bala na agulha. Tem patrocinadores fortes, uma diretoria atuante e montou uma comissão técnica que não deixa nada a desejar às equipes da capital. O técnico é Luiz Carlos Winck, que pode se transformar em um novo Caio Júnior - também revelado para técnico pelo Cianorte. O elenco é forte. Classifica fácil para a 2.ª fase e pode terminar carimbando uma vaga na Série D do Brasileiro. Fica entre 3.º e 6.º lugares.
Fique de olho nele: Flavinho, meio-campista.


Corinthians Paranaense
Vice-campeão em 2009, o Timãozinho tem boas chances de manter-se no topo da competição nesta temporada. O time ganhou reforços de qualidade técnica e está mais experiente. O problema pode ser o técnico Lio Evaristo. Intempestivo, ele dificilmente conclui um projeto e costuma largar as equipes que dirige no meio das competições. Mesmo assim, a aposta é que fica entre os quatro melhores e se garante na Série D do Brasileiro.
Fique de olho nele: Bruno Batata, atacante.

Coritiba
Apesar da operação desmanche, o elenco manteve uma boa base e tem força para disputar o título. O problema maior se dará se não puder atuar no Couto Pereira. Neste caso, perderá muito de sua força se precisar decidir o campeonato contra o rival Atlético. Talvez ainda falte ao time um “matador”, mas sob o comando de Ney Franco pode terminar entre o 1.º e o 3.º lugares.
Fique de olho nele: Rafinha, meia-atacante.

Engenheiro Beltrão
Praticamente vai disputar o Campeonato Paranaense com o time que foi vice-campeão estadual sub-20. A falta de experiência pode custar caro, apesar der no comando da equipe estar o “matreiro”, e jovem técnico, Rodrigo Cascca Muller. Outra esperança do Engenheiro é o atacante Safira, de volta ao clube. Nunca é demais lembrar que o Engenheiro e a atual diretoria da FPF não se bicam. Não vai aqui nenhuma insinuação, mas dificilmente o clube escapa do rebaixamento este ano.
Fique de olho nele: Fernando de Sá, atacante.

Iraty
O presidente do clube, Sérgio Malucelli, está alçando voos mais altos. Está prestes a inaugurar um CT no Norte do Paraná e planeja assumir a administração do Londrina. Por isso, o Iraty foi deixado um pouco de lado. O clube vai disputar o estadual com um time modesto e tem poucas chances de estar no octogonal. Deve encerrar sua participação no campeonato entre o 9.º e o 10.º lugares, apesar de ter no comando técnico o experiente Gilberto Pereira.
Fique de olho nele: Ceará, meio-campista.

Nacional
A troca de parceiros e a reformulação da comissão técnica e do elenco em cima da hora pode custar caro ao Nacional. No ano passado, o clube surpreendeu e terminou como o “campeão do interior”, mas nesta temporada a meta é mais modesta: se manter na Primeira Divisão. Porém, como os rivais do interior vêm forte, a aposta é que será difícil o NAC escapar do rebaixamento.
Fique de olho nele: Luizinho, volante.

Operário
A falta de sintonia entre a diretoria e o grupo gestor afeta a montagem do elenco. Apesar da força popular do Fantasma, o time não inspira confiança. Há duas possibilidades para o Operário: ou faz uma grande campanha, embalado pela empolgação de voltar à elite estadual após 15 anos, ou a falta de um time forte pode fazê-lo fazer uma campanha apenas para se manter na Primeira Divisão, ficando entre 9.º e 10.º lugares. A segunda hipótese é a mais provável.
Fique de olho nele: Léo Gazolla, atacante.

Paraná Clube
O Tricolor mais uma vez teve de reformular drasticamente seu elenco de uma temporada para outra. Perdeu os principais jogadores e ficou com uma zaga vulnerável e um ataque que não inspira confiança. Se não se reforçar ao longo da disputa, dificilmente chegará ao título, apesar de ter potencial para se garantir no octogonal. Deve terminar entre o 3.º e o 5.º lugares.
Fique de olho nele: João Paulo, volante.

Rio Branco
Está bem confusa a situação do Rio Branco. Existe uma forte oposição na cidade e os recursos escassos levaram á montagem de time com muitas deficiências. O clube optou por apostar em alguns jogadores veteranos, como o zagueiro Nem, mas a disputa pode sinalizar que o caminho escolhido não foi o correto. Antes mesmo de começar o campeonato, o trabalho do técnico Nilo Neves já é questionado. Neste cenário, o Leão da Estradinha desponta como candidato ao rebaixamento.
Fique de olho nele: Everson, meio-campista.

Serrano
O campeão da Divisão de Acesso quer agora ser o “campeão do interior”. O Serrano montou um elenco interessante. Preservou os jogadores que se destacaram na Segundona e contratou a dedo. O time tem a experiência na medida certa e conta com recursos para manter o time motivado durante toda a disputa. Classifica fácil para o octogonal e pode terminar o campeonato entre o título e o 5.º lugar.
Fique de olho nele: Renaldo, atacante.

Toledo
Depois da fraca campanha no ano passado, quando uma fracassada parceria com o São Paulo quase custou seu rebaixamento, o Toledo optou pela fórmula antiga, e que deu certo em 2008. A aposta recai sobre um elenco com jogadores jovens, comandado pelo experiente Agenor Piccinin, e a diretoria obteve apoio do município para atravessar o estadual sem contratempos. A aposta é que classifica para o octogonal e pode terminar o campeonato beliscando vaga na Série D do Brasileiro.
Fique de olho nele: Eduardo Gotardi, goleiro.

Confusão anunciada



Da Equipe FutebolPR

Curitiba sancionou nesta segunda-feira a lei que exige identificação de torcedores em dias de jogos de futebol nos estádios da cidade, com capacidade superior a 15 mil lugares (Arena, Couto Pereira e Vila Capanema).

A lei também exige que o torcedor seja fotografado ao passar pelas catracas e impõe multas aos clubes que descumprirem a medida, que vão de R$ 5 mil a R$ 10 mil, em caso de reincidência.

O problema é que ela entra em vigor daqui a 90 dias. Assim, não poderá ser aplicada em um distúrbio que já está sendo anunciado em sites de relacionamento e fóruns de sites de torcidas organizadas.

Sábado, às 18h30, muito provavelmente, o Coritiba irá enfrentar o Serrano na Vila Capanema. Segundo alguns conselheiros do Paraná Clube, dirigentes da torcida Fúria Independente estiveram com o presidente tricolor, Aquilino Romani, na semana passada, e o enquadraram. Cobraram dele a cessão do estádio para o rival.

Pior: anunciaram que vai ter confusão. A sede da Fúria Independente fica do lado do estádio Durival Britto e a facção prometeu se concentrar no local no dia do jogo. A alegação é que não vão admitir que ocorra depredação do estádio na ocupação coxa-branca.

Por outro lado, os membros que sobreviveram da Império Alviverde estão se organizando para ir ao jogo, a fim de transformá-lo em um ato de resistência da facção. Como a partida não é no Couto Pereira, acreditam que o Coritiba não poderá impedi-los de se manifestar.

Enfim, os ingredientes para a baderna estão na mesa. O setor de inteligência da Polícia Militar que aja rápido.