header-photo

No sufoco, Coxa emplaca
4.ª vitória consecutiva



Da Equipe FutebolPR

O Coritiba manteve seu desempenho de 100% no Campeonato Paranaense ao vencer o Cianorte por 2 x 1, na noite desta quarta-feira, na Vila Capanema. Ao contrário de jogos anteriores, quando venceu com certa facilidade, o Coxa encontrou um adversário que vendeu caro a derrota. O técnico Ney Franco também ajudou, com duas substituições equivocadas.

O Coritiba começou com força e nos primeiros minutos já merecia ganhar. Da teoria à prática, o gol alviverde saiu aos 11min. Sempre ele, Rafinha fez jogada de ponta-esquerda e cruzou na área. A zaga do Cianorte saiu para marcar Ariel, o argentino furou e a bola sobrou livre para Enrico marcar 1 x 0. A partir deste lance, o jogo perdeu em velocidade e tornou-se monótono.

A partida só recuperaria o pulso a partir do 2.º tempo, quando o Coritiba voltou decidido a resolver a parada. O angolano Geraldo, que havia acabado de entrar, fuzilou o goleiro Raí e, no rebote, Rafinha fez seu 4.º gol em quatro jogos e igualou a artilharia do estadual com Marcelo Toscano, do Paraná.

Com os 2 x 0, o técnico Ney Franco cometeu um erro de avaliação, achando que o jogo estava vencido, e desmontou a estrutura tática do Coxa. Ele sacou Pereira da zaga e, inexplicavelmente, tirou Rafinha. Sem os dois melhores jogadores do Coritiba no jogo, ao lado de Enrico, o Cianorte se animou e foi para cima. Aos 27min, Jean fez 2 x 1. Empolgado com a possibilidade de empatar, o técnico Luiz Carlos Winck mexeu mais no time e mandou atacar.

Resultado: o Coritiba terminou encurralado e só respirou aliviado quando o árbitro Nilo Neves expulso o volante Vagner Rosa, aos 43min. Com um a menos, o Cianorte perdeu o ímpeto e aceitou a derrota para o Coxa 100%.

27/1/2010
Coritiba 2 x 1 Cianorte
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.; Assistentes: Luciano Roggenbaum e Marcelo Pavan; Renda: R$ 31.225,00; Público: 2.646; Gols: Enrico, 11min do 1.º; Rafinha, 19min, e Jean, 27min do 2.º; Cartões amarelos: Edu Gaúcho e Leandro Donizete; Expulsão: Vagner Rosa, 43min do 2.º
Coritiba: Edson Bastos; Pereira (Geraldo, 18min do 2.º), Jeci e Lucas Mendes; Rodrigo Heffner (Fabinho, no intervalo), Marcos Paulo, Leandro Donizete, Rafinha (Ramon, 23min do 2.º) e Enrico; Marcos Aurélio e Ariel Nahuelpan
Técnico: Ney Franco
Cianorte: Rai; Brinner, Márcio Nunes e Jean; Catatau, Vagner Rosa, Leandro, Flavinho e Claudinho (Vinícius, 38min do 2.º); Edu Gaúcho (Lucas Winck, 38min do 2.º) e Joiner (Tico Mineiro, 15min do 2.º)
Técnico: Luís Carlos Winck

NAC perde pênalti e
Corinthians é vice-líder



Da Equipe FutebolPR

Os 148 torcedores que foram ao Ecoestádio, na tarde desta quarta-feira, viram um jogo emocionante e repleto de alternativas. Tanto Corinthians Paranaense quanto Nacional poderiam sair vitoriosos ou, pelo que jogaram, o placar mais justo talvez fosse um empate por 3 x 3. Mas o time de Rolândia desperdiçou um pênalti e permitiu que o Timãozinho seguisse com 100% de aproveitamento nos jogos em casa.

O Corinthians ganhou por 3 x 2 e se isolou na vice-liderança do estadual, com 10 pontos. Pelo início do jogo, deu até a impressão de que a vitória viria naturalmente. Com 4min, Willian (foto) acertou um chute forte de fora da área e abriu o placar para o Timãozinho.

Sem sentir o gol, o NAC foi para cima e empatou aos 16min com Tiago Potiguar, de cabeça. Com o empate, o time de Rolândia foi para cima e aos 31min Maicon sofreu pênalti. Márcio cobrou e Colombo pegou. Como quem não faz, leva, o Corinthians fez 2 x 1 aos 35min, através de Leandro.

No 2.º tempo, o NAC voltou elétrico e a 1min empatou com Tiago Potiguar novamente. Ele recebeu lançamento pelo lado direito e na saída do goleiro Colombo mandou a bola para as redes. O 2 x 2 animou o NAC, que seguiu no ataque e transformou o goleiro Colombo no destaque da partida. O Corinthians só se reencontrou a partir dos 20min.

Aproveitando-se do cansaço do NAC, a equipe de Lio Evaristo dominou o meio-campo e passou a encurralar o adversário. Até que aos 35min, aproveitando cruzamento e falha de marcação do Nacional, Willian subiu e fez 3 x 2. Após esse lance, o jogo ficou nervoso e houve duas expulsões, mas a vitória do Timãozinho já estava sacramentada.

27/1/2010
Corinthians Paranaense 3 x 2 Nacional
Local:
Ecoestádio, em Curitiba; Árbitro: Emerson da Silva; Assistentes: César da Silva Nogueira e Alessandro Rodrigues Mori; Renda: R$ 2.542,00; Público: 148; Gols: Willian, 5min; Tiago Potiguar, 15min, e Leandro, 35min do 1.º; Tiago Potiguar, 1min; Willian, 33min do 2.º; Cartões amarelos: Colombo, Leonardo, Camilo e Wendell; Expulsões: Leandro, 45min, e Douglas, 46min do 2.º
Corinthians: Colombo; Araújo, Leandro, Elton e Rodrigo Crasso (César Romero); Ronaldo, Leonardo (Ricardo Malzoni), Willian e Cícero; Oliveira e Marcelo Lipatin (André)
Técnico: Lio Evaristo
Nacional: Camilo; Maicon, Macalé, Alexandre Dias e David (Conceição); Paraíba, Flávio, Douglas Silva e Márcio; Tiago Potiguar (Nélio) e Fabinho (Wendell)
Técnico: Celso Fernandes

Tricolor aposta no fator
casa para vencer o Iraty


X


Da Equipe FutebolPR

O planejado pelo técnico Marcelo Oliveira era terminar a 1.ª fase do estadual com um aproveitamento de 100% na Vila Capanema. Mas aí veio o jogo da estreia e o Paraná Clube tropeçou logo de cara no Rio Branco. O time foi buscar os pontos perdidos em Paranavaí, contra o Engenheiro Beltrão, e recuperou-se diante do ACP. Agora, a meta é confirmar o fator casa e ganhar do Iraty, nesta quinta-feira, às 19h30.

Preocupado em dar conjunto ao time, Marcelo Oliveira tende a manter a mesma escalação que iniciou contra o Paranavaí. A única preocupação é com o gramado da Vila Capanema. O treinador teme chuva no jogo de Coritiba x Cianorte, que atuarão no estádio nesta quarta-feira, e que o campo torne-se impraticável nesta quinta.

Já o Iraty torce, sim, para que chova muito na véspera da partida. Acontece que a equipe fez uma pré-temporada debaixo de chuva e tornou-se um “time lameiro”. Após o tropeço em casa diante do Toledo, domingo passado, a expectativa do Azulão é pelo menos empatar para conseguir se manter no G8 do estadual.

28/1/2010
Paraná Clube x Iraty
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Adriano Milczvski; Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr. e Guilherme Roggenbaum
Paraná: Juninho; Irineu, Alessandro Lopes e Luís Henrique; Murilo, Luiz Henrique Camargo, João Paulo, Élvis e Guaru; Marcelo Toscano e Douglas Santana
Técnico: Marcelo Oliveira
Iraty: Walter; Rogério, René e Sílvio; Airton, Bruno, Diogo, Ceará e Alexandre; Heydson e Marquinhos
Técnico: Gilberto Pereira

Em noite de festa, Operário
desafia o tenso Rio Branco


X


Da Equipe FutebolPR

A expectativa do Operário é que 8 mil torcedores lotem o Germano Kruger na noite desta quinta-feira. O Fantasma realiza o 1.º jogo em seu estádio, desde que retornou à elite do futebol paranaense. A festa está preparada, mas resta saber se o convidado foi avisado. Nesta caso, o Rio-Branco, que por necessidade precisa calar o GK.

O time de Paranaguá tornou-se frequentador da ZR e principia uma crise se não conseguir vencer. Não se sabe nem se o técnico Nilo Neves vai se sustentar no cargo, caso ocorra uma nova débâcle do Rio Branco. Nesta semana, a diretoria já deu um puxão de orelhas no time e liberou o veterano zagueiro Nem para desafogar a apertada folha de pagamento.

Para o jogo, Nilo Neves deve promover a entrada de Guilherme Calado na zaga e estuda mexer no ataque, com a saída de Marcos Túlio. “Não podemos nos conformar com o modo que se desenhou a derrota por 1 x 0 contra o Corinthians Paranaense. Vimos um time apático e sem muita vontade em campo. Isso foi cobrado deles”, disse o supervisor de futebol, Irael Plantes.

No Operário, o técnico Norberto Lemos terá o desfalque do zagueiro Flamarion, que cumpre suspensão. A tendência é que João Renato ocupe a vaga, caso o treinador opte pelo 3-5-2, ou deixar Vinicius e Grafite zaga e escalar Silvão e Serginho Paulista como volantes, no esquema 4-4-2.

No ataque, Baiano volta para ocupar o lugar de Dyego Souza. O Operário vai estrear o gramado novo do estádio nas medidas oficiais (105m x 70m). Havia a expectativa de se reduzir o tamanho, mas a pedido do time a dimensão foi mantida. Em um campo menor, a esperada retranca do Rio Branco poderia levar vantagem.

28/1/2010
Operário x Rio Branco
Local:
Germano Kruger, em Ponta Grossa; Horário: 20h30; Árbitro: Ronaldo Parpinelli; Assistentes: João Marcelo de Souza e Celso Galvan
Operário: Danilo; Lisa, Grafite, Vinícius e Digão; Silvão, Serginho Paulista, Juninho e Serginho Catarinense; Davi e Baiano
Técnico: Norberto Lemos
Rio Branco: Alexandre; Calado, Alisson, Daniel e Nelsinho; Marquinho, Nick, Uillian e Ratinho; Renan Meduna e Rubinho
Técnico: Nilo Neves

Inimigo declarado



Da Equipe FutebolPR

Não convide para a mesma mesa o novo diretor de marketing do Atlético, Paulo César Verardi, e o vereador por Curitiba, Mário Celso Cunha (PSDB). O edil, que também é conselheiro do Rubro-negro, mantinha uma coluna no site do clube, que teria sido proibida por Verardi. Foi o que Mário Celso explicitou em texto assinado na edição de terça-feira do jornal Tribuna do Paraná.

O vereador foi claro: declarou Verardi como inimigo. Uma fonte rubro-negra comentou que a ligação de Mário Celso Cunha com seu xará Mário Celso Petraglia é que precipitou o fim de sua coluna no site. Cunha, frise-se, foi atuante na batalha atleticana para que a Arena fosse indicada o estádio da Copa 2014 em Curitiba.

Adeus, blindagem



Da Equipe FutebolPR

A propalada blindagem que a B.A.S.E disse que daria às categorias inferiores do Paraná Clube parece ter ido por água abaixo. Nesta quarta-feira, veio à tona a notícia de que o meio-campista Caio, que disputou a Copa São Paulo pelo Tricolor, ganhou a estrada. Comenta-se que teria acertado com a Fiorentina (Itália), sem o consentimento e sem a diretoria do Paraná saber. A pergunta que não quer calar é: quem tirou o jogador do Ninho da Gralha, quem autorizou a negociação, quem intermediou a negociação e onde foi parar o dinheiro da venda?

Coxa persegue marca de
2003 contra o Cianorte


X


Da Equipe FutebolPR

Desde 2003, quando foi campeão paranaense invicto, o Coritiba não consegue emplacar quatro vitórias seguidas. Naquele ano, chegou a sete jogos mantendo-se 100%. Pois nesta quarta-feira, às 19h30, na Vila Capanema, o time do técnico Ney Franco quer perseguir o feito. O desafio é ganhar do Cianorte e manter-se líder isolado do estadual.

Há quem garanta que o Coritiba não terá vida fácil. O Cianorte é apontado como a equipe mais ajustada do interior. A ponto de ter surpreendido a até então sensação do campeonato: o Operário. Prevendo um jogo mais pegado, Ney Franco alterou o esquema tático do time. Abdica do 4-4-2 para retornar ao 3-5-2. Neste esquema, de volta abre-se uma vaga para o curinga Enrico, que atuará como um “falso” lateral-esquerdo, além da entrada de Lucas mendes na zaga.

No Cianorte, o técnico Luiz Carlos Winck esconde a escalação. Ele poderá contar com o goleiro Rai, o meia Rodrigo Silva e o atacante Joiner, que retornam de lesões e suspensões, mas não assegura se mexerá na equipe que venceu o Operário. Outro que pode aparecer no time é o recém-contratado Tico Mineiro. Clube do interior com melhor campanha, o Leão do Vale não esconde que deixará a Vila Capanema comemorando se arrancar um empate do Coxa.

27/1/2010
Coritiba x Cianorte
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr; Assistentes: Luciano Roggenbaum e Marcelo Pavan
Coritiba: Edson Bastos; Pereira, Jéci e Lucas Mendes; Rodrigo Heffner, Marcos Paulo, Leandro Donizete, Rafinha e Enrico; Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco
Cianorte: Raí; Brinner, Márcio Nunes e Jean; Catatau, Vagner Rosa, Leandro, Flavinho e Claudinho; Tico Mineiro e Joiner
Técnico: Luiz Carlos Winck

Cascavel espera um
Atlético de “sangue doce”


X


Da Equipe FutebolPR

Mesmo jogando em casa, no Olímpico Regional, o Cascavel sabe que terá uma parada indigesta na noite desta quarta-feira. O adversário é ninguém mais ninguém menos do que o dono da maior goleada do campeonato - o Atlético. A expectativa da Serpente é que depois do 8 x 0 sobre o Serrano, o Rubro-negro entre em campo de “sangue doce” a partir das 21h45.

Se o Furacão encarar a partida achando que vai ganhar naturalmente, o Cascavel garante ter um veneno para derrotar os atleticanos. A aposta está na velocidade da dupla Rincon e Mineiro. O técnico Eloi Kruger também espera poder contar com o volante Gilberto e o meio-campista Ueverson para atuar com força máxima. Os dois jogadores foram poupados dos treinos desta terça-feira, por causa de dores musculares.

Desde que passou a disputar a elite do futebol paranaense, o Cascavel CR já enfrentou o Atlético três vezes – venceu uma por 4 x 3 e perdeu duas por 3 x 0 e 2 x 0. O Rubro-negro espera emplacar a 3.ª vitória. Se vai ser de goleada ou não, para o técnico Antônio Lopes pouco importa. O que ele quer é que o Furacão se imponha, mesmo atuando como visitante.

O treinador mexeu na escalação do time, em relação ao da goleada por 8 x 0. Alex Sandro entra na ala direita e Marcelo vai para o ataque, junto com Bruno Mineiro. existe a possibilidade de o meio-campista Tartá, que teve seu registro liberado, entrar no decorrer da partida. A meta do Atlético é consolidar sua recuperação no campeonato e começar a encostar nos líderes. Já o Cascavel busca se manter no G8.

27/1/2010
Cascavel x Atlético
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 21h45; Árbitro: Antônio Denival de Morais; Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Ericsander Agostini Duarte
Cascavel: Veloso; Rafael, Ciro, Rodrigo e Gílson; Kim, Irineu, Gilberto Vagner) e Ueverson (Fábio Rosa); Rincon e Mineiro
Técnico: Eloi Krüger
Atlético: Neto; Manoel, Rhodolfo e Chico; Alex Sandro, Valencia, Alan Bahia, Netinho e Márcio Azevedo; Marcelo e Bruno Mineiro
Técnico: Antônio Lopes

No vermelho, Engenheiro
agora visita o Vermelhinho


X


Da Equipe FutebolPR

Estimando R$ 70 mil de prejuízo por estar atuando fora de seus domínios, o Engenheiro Beltrão vira visitante no estádio que, nas duas rodadas anteriores, foi sua casa alugada. O mandante desta vez é o ACP, que no Waldemiro Wagner, às 20h10, busca retornar ao G8. Já o Engenheiro só pode conjugar o verbo ganhar. Caso contrário, começa a fazer contas para não ser rebaixado para a Divisão de Acesso.

Satisfeito com o futebol apresentado contra o Paraná Clube, apesar da derrota por 2 x 1, o técnico Itamar Bernardes repete o time que atuou em Curitiba. Em casa, e contra o lanterna do estadual, o treinador avalia que a equipe precisa matar o jogo cedo, para não correr riscos desnecessários. Por isso, a ordem para os atacantes é não desperdiçar gols.

Do lado da AEREB, o técnico Rodrigo Cascca Muller ganhou apoio da diretoria, mas não sabe se sobrevive a mais uma derrota. Sem muitas opções, ele repetirá o time que perdeu por 5 x 2 para o Coritiba, domingo passado. Na casa do Vermelhinho, a ordem é fugir do vermelho.

27/1/2010
ACP x Engenheiro Beltrão
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 20h10; Árbitro: Rafael Traci; Assistentes: Wesley Gomes da Silva e Fabiano Colpani
ACP: Vilson; Daniel Marques, Alex Noronha, Pomarola, Robenval e Rogerinho; Carlos Lima, Mikimba e Rilber; Danielzinho e Marcelo Peabiru. Técnico: Itamar Bernardes
Engenheiro Beltrão: Gean; Rullivan, Braga, Gustavo e Alisson; Thomas, Quintino, Jefferson, Camilo e Safira; Thiago Silva e Douglas
Técnico: Rodrigo Cascca Muller