header-photo

Confronto de artilheiros
marca Coritiba x Toledo


X


Da Equipe FutebolPR

Um curte rock, joga futebol de campo como se estivesse em uma cancha de futsal e tem 4 gols no campeonato. O outro adora pagode, faz o estilo trombador e também tem 4 gols na competição. Rafinha e Leandro Bocão têm pouco em comum, não fosse o fato de dividirem a artilharia do estadual, junto com Marcelo Toscano, do Paraná Clube.

Por isso, o jogo deste domingo, às 19h30, na Vila Capanema, terá um duelo particular no confronto Coritiba x Toledo. Para o Coxa, os gols de Rafinha são importantes para consolidar o desempenho 100% da equipe e começar a desenhar a classificação antecipada para a 2.ª fase. A projeção é que com 18 pontos uma equipe possa almejar vaga no G8. Se vencer, o Coritiba chegará a 15.

Para o Toledo, os cálculos são outros. Depois de passar pelo Serrano, no meio de semana, o clube conseguiu se livrar da ZR e agora tenta entrar no G8. O técnico Agenor Piccinin sabe que a parada será dura e, modestamente, avalia que um empate diante do líder seria um bom resultado. A ordem é marcar forte e alimentar Leandro Bocão, para que ele resolva o jogo lá na frente.

O Coritiba terá mudanças no time. Ney Franco leva a campo o time no 4-4-2 e Fabinho tende a ser o lateral-direito, assim como Luciano Amaral volta à esquerda. No meio-campo, Enrico, Renatinho e Geraldo disputam uma posição. Já o Toledo repete a equipe que venceu o Serrano.

31/1/2010
Coritiba x Toledo
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Fábio Filipus; Assistentes: Gílson Bento Coutinho e Júlio César de Souza
Coritiba: Edson Bastos; Fabinho, Pereira, Jeci e Luciano Amaral; Marcos Paulo, Leandro Donizete, Rafinha e Enrico; Marcos Aurélio e Ariel Nahuelpan
Técnico: Ney Franco
Toledo: Gottardi; Rodrigo, Glauco e Bill; Edson Mendes, Alemão, Fernandes, Ferraz e Leandro Bocão; Andrade e Jessé
Técnico: Agenor Piccinin

Para embalar, Paraná Clube
desafia o melhor do interior


X


Da Equipe FutebolPR

Os analistas esportivos da capital já elegeram o Cianorte como o melhor time do interior. Apesar de a equipe estar na 5.ª colocação, a avaliação é que o técnico Luís Carlos Winck conseguiu dar padrão de jogo ao Leão do Vale, além de o clube contar com um elenco coeso. Pois é esse adversário que o Paraná Clube irá desafiar neste domingo, às 16h50, no Albino Turbay.

O jogo é o principal teste para o Tricolor embalar no campeonato e mostrar que tem potencial para emparelhar com os líderes da competição. Por isso, o técnico Marcelo Oliveira assistiu atentamente, na quarta-feira, a derrota do Cianorte por 2 x 1 para o Coritiba. Viu o adversário dar um sufoco no 1.º colocado e decidiu não levar uma retranca ao interior. A ordem é atacar.

Do lado do Cianorte, a expectativa é que o estádio receba a capacidade máxima, que é de pouco mais de 2 mil torcedores. O jogo passará na TV e o técnico Luís Carlos Winck vê isso como uma motivação extra. Sua única preocupação é com a arbitragem. Diante do Coritiba, todos do Cianorte analisaram que o apito influenciou no placar. “Esperamos que isso não ocorra aqui em casa”, disse o gerente de futebol, Adir Kist.

Cianorte e Paraná estão no bloco de 5 equipes que somam 6 pontos. Quem vencer começa a criar raízes no G8. É o que os dois tricolores desejam.

31/1/2010
Cianorte x Paraná
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Horário: 16h50; Árbitro: Edivaldo Elias da Silva; Assistentes: Roberto Braatz e Maurício José Braga
Cianorte: Raí; Brinner, Márcio Nunes e Jean; Catatau, Lucas Winck, Leandro, Flavinho e Claudinho; Joiner e Tico Mineiro
Técnico: Luís Carlos Wink
Paraná: Juninho; Alessandro Lopes, Luís Henrique e Diego Correa; Murilo, Luiz Henrique Camargo, João Paulo, Élvis e Guaru; Marcelo Toscano e Douglas Santana
Técnico: Marcelo Oliveira

Duelo da ZR marca
estreia de treinador


X


Da Equipe FutebolPR

“Sócios” da zona de rebaixamento, Nacional e Engenheiro Beltrão se enfrentam neste domingo, às 16h50, no Erich Georg, sabendo que quem perder ficará em situação complicadíssima no campeonato. O jogo é mais crítico para a AEREB, que ainda não somou nenhum ponto na disputa.

Quanto ao NAC, a expectativa gira em torno da estreia do técnico Carlos Alberto. Ex-treinador das categorias de base do Flamengo, foi ele quem revelou Adriano, em 1999. O jogador era lateral-esquerdo e estava para ser dispensado da Gávea. Foi quando Carlinhos, como é mais conhecido, tirou o jovem de 17 anos da ala e o colocou no ataque. Despontava ali um matador que viria a se transformar no “Imperador”.

Carlos Alberto não tem a expectativa de descobrir um novo craque no Nacional, mas avalia que com o elenco que tem em mãos dê para salvar o clube da degola. “Estão chegando reforços e o campeonato começa agora para a gente”, disse.

31/1/2010
Nacional x Engenheiro Beltrão
Local:
Erich Georg, em Rolândia; Horário: 16h50; Árbitro: Cléber de Jesus Ausec Ludwig; Assistentes: Wesley Waldir Marmitt e Cácio Júnior Quadrelli
Nacional: Camilo; Maicon, Macalé, Alexandre Dias e Conceição; Paraíba, Luizinho, Douglas Silva e Márcio; Tiago Potiguar e Luiz Rodrigues
Técnico: Carlos Alberto
Engenheiro Beltrão: Gean; Rulivan, Braga, Everton, Alisson e Luís; Thomas, Jeferson e Safira; Douglas e Tiago Silva
Técnico: Rodrigo Cascca Muller

Rio Branco usa o mar
para impressionar o ACP


X


Da Equipe FutebolPR

Com muitos reforços vindos do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, o ACP tem jogadores que nunca viram o mar de perto. Como a partida contra o Rio Branco é em Paranaguá, boa parte do elenco saiu de Paranavaí com o sonho de pelo menos poder enxergar o oceano. O Leão da Estradinha incentiva esse desejo, por acreditar que ele poderá tirar o foco do ACP no jogo.

Só que o técnico Itamar Bernardes já avisou: se o time atuar bem no Gigante do Itiberê, vai pedir para o motorista do ônibus desviar a rota na volta para mostrar o mar de perto a quem não conhece. Caso contrário, ver uma praia continuará sendo um sonho dos jogadores. “Assim, motivo eles a jogarem bem”, diz o rodado treinador, que conhece bem o Rio Branco. “Aqui eles se empolgam e vêm para cima”, resume.

O ACP, que enfrentou uma viagem de 12 horas para chegar a Paranaguá, já saiu escalado no noroeste do Estado. Da mesma forma, o Leão da Estradinha também está pronto. Animado pela vitória contra o Operário, o técnico Nilo Neves repete praticamente a mesma formação. Só não poderá contar com o goleiro Alexandre, que foi expulso em Ponta Grossa. Juan será o titular.

Rio Branco e ACP têm campanhas iguais no estadual. Ambos somam 6 pontos, mas o time de Paranavaí leva vantagem no saldo de gols: um contra menos dois.

31/1/2010
Rio Branco x ACP
Local:
Gigantes do Itiberê, em Paranaguá; Horário: 16h50; Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto; Assistentes: Bruno Boschilia e Sidmar dos Santos Meurer
Rio Branco: Juan; Marquinho, Alisson, Carlinhos e Nelsinho; Ives, Baiano, Willian e Ratinho; Renan Meduna e Vinícius
Técnico: Nilo Neves
ACP: Vilson; Rudi, Daniel Marques, Alex Noronha e Willian Pomarolla; Robenval, Rogerinho, Mikimba, Carlos Lima e Jean Mossoró; Marcos Goiano e Didi
Técnico: Itamar Bernardes

Atlético inspira
Serrano e Cascavel


X


Da Equipe FutebolPR

O que o Atlético tem a ver com Serrano e Cascavel? Adversário dos dois clubes em rodadas anteriores, o Rubro-negro inspira os rivais deste domingo, às 16h40, no Newton Agibert, em Prudentópolis.

No caso do Serrano, a inspiração é para que os erros cometidos no jogo que resultou na maior goleada do estadual (8 x 0 para o Atlético) não se repitam. O placar causou estragos no time de Prudentópolis, que precisou demitir o técnico Carlos Nunes e contratou Ricardo Pinto para arrumar a casa.

O novo treinador chegou na sexta-feira e terá o retorno de alguns titulares que não enfrentaram o Toledo. São os casos dos meio-campistas Bruninho Guerreiro e Rocha, que cumpriram suspensão, e do lateral-esquerdo Anderson Paraná, recuperado de lesão.

Já o Cascavel se inspira no Atlético para que consiga repetir o mesmo futebol do empate por 0 x 0, na rodada passada. O técnico Eloi Kruger avalia que o time fez seu melhor jogo até aqui e acredita que se for repetida a mesma obediência tática poderá voltar de Prudentópolis com uma vitória. O time, que precisa somar pontos para não ser ameaçado pela ZR, terá o desfalque do zagueiro Rodrigo, que se lesionou na rodada anterior.

31/1/2010
Serrano x Cascavel
Local:
Newton Agibert, em Prudentópolis; Horário: 16h40; Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis; Assistentes: Marcos Rogério da Silva e José Renê Stavinski
Serrano: Val, Hugo, Washington Baiano, Jonathan e Anderson Paraná; Thiago Mello, Joel, Bruninho Guerreiro e Rocha; Renaldo e Robinho
Técnico: Ricardo Pinto
Cascavel: Veloso; Rafael, Ciro, Tininho e Gílson; Fábio Rosa, Kim, Irineu e Ueverson; Bruno e Mineiro
Técnico: Eloi Kruger

Esperança de Iraty e
Operário vem do NE


X


Da Equipe FutebolPR

Estar na ZR é sempre uma situação incômoda, mesmo que a posição ocupada seja virtual. O caso em questão trata do Iraty, que com um jogo a menos – o duelo contra o Paraná Clube foi adiado por causa da chuva -, foi parar a na 11.ª colocação. Para voltar a avançar casas na classificação, o Azulão recebe um rival regional, o Operário, e aposta em um cearense para vencer o jogo deste domingo, às 16h40, no Emílio Gomes.

O meio-campista Ceará tem sido o destaque do Iraty neste início de estadual. Além de organizar o setor, ele tem vocação para marcar gols. Para o técnico Gilberto Pereira, Ceará tem algumas virtudes que o destacam, como passe preciso e boa finalização. “Não é só ele no time, mas se eu tivesse mais um Ceará no meio-campo estaria brigando pelas primeiras colocações”, avalia o treinador. Como teve um descanso forçado na rodada anterior, o Iraty repete o time que enfrentaria o Paraná.

Apesar do desfalque do meio-campista Serginho Catarinense, expulso no jogo anterior, o Operário contará com dois importantes retornos ao time. O zagueiro Flamarion volta, depois de cumprir suspensão, e o atacante Baiano é protagonista de uma operação em Vila Oficinas para que possa atuar em Irati. Com dores musculares, o jogador desfalcou o Fantasma na derrota por 3 x 2 para o Rio Branco. “Ele é o nosso único especialista em fazer gols no elenco”, admite o técnico Norberto Lemos, elogiando a esperança nordestina do Fantasma. O Operário busca consolidar posição no G8 na partida deste domingo.

31/1/2010
Iraty x Operário
Local:
Emílio Gomes, em Irati; Horário: 16h40; Árbitro: Antônio Valdir dos Santos; Assistentes: Rafael Trombeta e João Fábio Machado Brischiliari
Iraty: Walter; Rogério, René e Sílvio; Airton, Bruno, Diogo, Ceará e Alexandre; Heydson e Marquinhos
Técnico: Gilberto Pereira
Operário: Danilo; Lisa, Grafite, Flamarion e Digão; Silvão, Serginho Paulista, Davi Ceará e Juninho. Baiano e Dyego Souza
Técnico: Norberto Lemos

Fim do exílio?



Da Equipe FutebolPR

Segunda-feira, às 11h, a comissão de vistoria da FPF volta ao João Cavalcante de Menezes para inspecionar as melhorias realizadas no estádio do Engenheiro Beltrão. Se aprovadas, e o clube apresentar todos os laudos técnicos (Crea, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária), existe a possibilidade de o JCM ser liberado para a 6.ª rodada. Engenheiro Beltrão e Coritiba são os únicos clubes que ainda estão impedidos de atuar em seus estádios.