header-photo

Adílson revela como
chegou ao Atlético



Da Equipe FutebolPR

Em entrevista ao Esporte Fantástico, da Rede Record, quer foi ar no sábado à tarde, o atual técnico do Corinthians, o paranaense Adílson Baptista, nascido em Adrianópolis, revelou como começou no futebol e foi revelado pelo Atlético: “Eu surgi para o futebol graças ao plano do Sarney, em 1986. Teve um decreto que não admitia nem demitia. Eu saí de uma empresa para trabalhar onde meu pai estava trabalhando. Fiquei desempregado, comecei a jogar com a turma e um padrinho me levou para fazer um teste no Atlético Paranaense. Treinei e me aprovaram.”

Onze clubes frequentaram
G4 no 1.º turno da Série B

Da Equipe FutebolPR

Onze clubes freqüentaram o G4 da Série B no 1.º turno, que se encerrou sábado. Confira o ranking:


1.º) Figueirense... 13 rodadas
2.º) Coritiba... 12 rodadas
3.º) Náutico... 11 rodadas
4.º) Bahia... 8 rodadas
5.º) Paraná... 7 rodadas
6.º) São Caetano... 6 rodadas
7.º a 9.º) Portuguesa, América-MG e Guaratinguetá... 5 rodadas
10.º) Ponte Preta... 3 rodadas
11.º) Brasiliense... 1 rodada

Dia decisivo para o PR
na Série D do Brasileiro

Da Equipe FutebolPR

Operário e Iraty recebem a dupla catarinense Metropolitano e Joinville. As partidas deste domingo abrem a 2.ª fase da Série D do Brasileiro, que agora é disputada no sistema mata-mata. Por isso, para os paranaenses, largar com vitória é primordial.

Os jogos de volta serão em território catarinense e as duas equipes do Estado vizinho lideraram suas chaves. Passando pelos rivais, Operário e Iraty estarão a dois jogos de se classificar para a Série C. O Operário joga no Germano Kruger, às 16h, e o Iraty no Emílio Gomes, às 15h.

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Está na hora de a torcida
pagar a dívida com o Coxa



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

A bandalheira do final do ano passado, no Couto Pereira, promovida por facções organizadas, corroeu alicerces fundamentais do Coritiba. Fora de campo, foram minadas as finanças do clube; dentro dele, a capacidade física e emocional do time. Jogando sempre fora de casa, os jogadores não sentem algo que é caro para eles: o carinho da torcida, através dos gritos de seus nomes por uma massa de 10, 20, 30 mil pessoas. Falta-lhes, enfim, o chamado “doping psicológico”.

Mal comparando, os atletas estão se sentindo como se sentem aqueles que vão atuar no São Caetano, no Grêmio Prudente ou no Duque de Caxias – clubes tradicionalmente sem apoio popular. Entrar em um estádio com 1.500 pessoas no máximo, vendo mais lugares vazios de que cheios, deve ser frustrante para profissionais que só estão ali por que, quando jovens, sonharam em jogar para grandes plateias e em clubes populares. Sim, falta algo para o time do Coritiba. E esse algo é a presença maciça da torcida alviverde.

Após terça-feira, quando se encerra a punição imposta pelo STJD, a torcida vai precisar pagar uma dívida com o Coxa. Mesmo os torcedores que não têm nada a ver com os vândalos de 6 de dezembro de 2009 precisam ir ao Couto Pereira e dar a sua contribuição. O time, percebe-se, necessita sentir que alguém os apoia, além da comissão técnica e da diretoria. Só um estádio lotado vai revigorar o Coxa e fazê-lo reagir no returno da Série B, para manter-se no G4.

Neste sábado, em Guaratinguetá, os jogadores pareciam em fim de temporada. Bateu o cansaço. Mas ainda faltam 19 rodadas. O técnico Ney Franco já deve ter usado todos os seus argumentos para motivar a equipe, mas falta-lhe um: o argumento da torcida. Sem o 12.º jogador, o time já não dá mais conta de duelar de igual para igual no topo da Série B. Seria assim, mesmo se tivesse Messis, Gansos, Patos, Robinhos e Ronaldinhos no elenco. É uma questão psicológica, não técnica nem tática.

Fazendo contas



Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube já não depende mais dele para tentar estar na elite do futebol brasileiro em 2011. Além de melhorar o rendimento de 42% para pelo menos 55%, o Tricolor ainda vai precisar que pelo menos dois do top 4 entrem em decadência técnica no returno.

Vale lembrar que o Tricolor acumula só uma vitória fora de casa e que, nos quatro jogos recentes na Vila Capanema, perdeu dois, empatou um e venceu outro. Passa a impressão de que o elenco que restou ao técnico Marcelo Oliveira já não casa mais com os conceitos táticos do treinador, principalmente os defensivos.

Em outras palavras, o prazo de validade de Marcelo Oliveira parece estar acabando. Não surpreenderá se o Paraná optar por mudar de comando em breve.

Grêmio Maringá e PSTC
lideram a Terceirona



Da Equipe FutebolPR

O Grêmio Maringá e o PSTC, de Londrina, lideram os grupos A e B da Terceirona, após o complemento da 2.ª rodada, que ocorreu neste sábado.

Com o empate entre Grecal e Andraus, por 2 x 2, o Grêmio Maringá assumiu a ponta da chave A pelos critérios de desempate. O clube, que sexta havia vencido o Cambé por 3 x 1, soma 4 pontos, assim como o Grecal, mas tem saldo melhor.

No grupo B, o PSTC tem 4 pontos, assim como Grêmio Metropolitano e Colorado, mas tem melhor saldo de gols. Da mesma forma, com 1 ponto, Matsubara, Júnior Team e Tigrão Umuarama dividem as últimas colocações da chave. Confira a classificação e os resultados:

Grupo A
1.º) Grêmio Maringá... 4 (saldo 2)
2.º) Grecal... 4 (saldo 1)
3.º) Andraus... 2
4.º) Iguaçu Agex... 0 (saldo -1)
5.º) Cambé... 0 (saldo -2)
Grupo B
1.º) PSTC... 4 (saldo 2)
2.º) Grêmio Metropolitano... 4 (2 gols-pró, saldo 1)
3.º) Colorado... 4 (2 gols-pró, saldo 1)
4.º) Matsubara... 1 (2 gols-pró e saldo -1)
5.º) Júnior Team... 1 (1 gol-pró e saldo -1)
6.º) Tigrão Umuarama... 1 (saldo -2)

2.ª rodada
3 e 4/setembro
Grupo A

Grêmio Maringá 3 x 1 Cambé
Grecal 2 x 2 Andraus
Grupo B
Júnior Team 1 x 1 PSTC
Matsubara 1 x 1 Grêmio Metropolitano
Tigrão Umuarama 0 x 0 Colorado

1.ª rodada
28 e 29/agosto
Grupo A

Andraus 1 x 1 Grêmio Maringá
Iguaçu Agex 0 x 1 Grecal
Grupo B
PSTC 2 x 0 Tigrão Umuarama
Colorado 2 x 1 Matsubara
Grêmio Metropolitano 1 x 0 Júnior Team