header-photo

Atlético tem 4 jogos para
enterrar a “era Petraglia”



Da Equipe FutebolPR

A “era Petraglia”, sinônimo da gestão personalista que comandou o Atlético de 1995 a 2008, pode estar prestes a ser enterrada. Fazendo uma leitura menos dura, pode estar prestes a tornar-se uma peça da história do clube - nada mais do que isso. Basta que o Rubro-negro confirme sua boa fase no Campeonato Brasileiro e conquiste vaga na Libertadores 2011.

Na disputa direta contra Botafogo e Grêmio, o Furacão é favorito ao G4. Porém, pode até pleitear vaga no G3, caso o Cruzeiro, que tem duelos muito difíceis daqui para frente, estacione nos 60 pontos. Explica-se: a tabela atleticana é teoricamente a mais fácil de agora em diante. Recebe Grêmio Prudente e Avaí, na Arena da Baixada, e sai contra Ceará e Grêmio – este jogo, com característica de decisão.

Pelo site de estatísticas Chance de Gol, o Atlético tem 17,6% de possibilidades de estar no G4 e 9,4% de ir para a Libertadores. Em números absolutos, se ganhar 10 pontos em 12 possíveis estará pela 4.ª vez na disputa do torneio intercontinental. Confirmada a vaga, o Atlético consolida um novo modelo de gestão.

Com a coroação da boa campanha, o Rubro-negro solidifica a retomada de sua essência, que é o futebol. Não que o patrimônio, o marketing e a venda de jogadores não sejam importantes, mas nada disso faz sentido se o futebol não for bem. De 2006 a 2009, quando a “era Petraglia” já perdia musculatura, o Atlético tentou tirar o foco do fracasso no futebol com um discurso patrimonialista, do falso marketing e da venda indiscriminada de talentos.

A nova administração - louve-se o comando de Marcos Malucelli - estancou equívocos do passado. Resultado: o Atlético leva a campo a força de sua estrutura e sinaliza que volta a figurar entre as poucas equipes de fora do eixo Rio-São Paulo com capacidade de brigar por títulos nacionais. De 2001 a 2005, a “era Petraglia” trilhava esse caminho, mas se perdeu. O fim da tabu contra o Flamengo, no Rio, permite a consolidação de um novo Atlético daqui para frente.

Na televisão, Leonardo exalta
LA Sports pela volta por cima



Da Equipe FutebolPR

No programa Balanço Esportivo, da CNT, o atacante Leonardo reconheceu que sua carreira só voltou a decolar, depois de longo período enfrentando lesões, por causa da LA Sports. “O Luiz Alberto, da LA, sempre apostou em mim e me deu toda a tranquilidade para que reencontrasse meu bom futebol. Foi através dele, e a parceria com o Coritiba, assim como a confiança do Ximenes (Felipe Ximenez, coordenador de futebol do Coxa), que vim para cá. No Coritiba, já tenho uma sequência de 15 jogos e venho provando que estou totalmente recuperado”, afirmou o jogador - autor de 8 gols na Série B.

Na entrevista, o jogador, que tem direitos econômicos vinculados à LA Sports, afirmou que assim que o clube definir sua classificação matemática para a Série A de 2011, estará aberto a negociar sua renovação de contrato com o Cortiba. “Acho que depois do jogo contra o Figueirense, dia 13, que pode ser o jogo do título, dá para conversar”, afirmou.

Paraná sofre com lobby por
cargo de diretor remunerado



Da Equipe FutebolPR

Surge um lobby no Paraná Clube para que no ano que vem o Tricolor tenha diretor de futebol remunerado. Quem lidera o movimento é o atual assessor do presidente Paulo César Silva, que começou a “plantar” notinhas na imprensa dizendo que fica até o final do ano e depois, a pedido da família, se afasta do futebol.

Paulo César Silva não tem dois meses de clube e, mal chegou, já quis sentar na janelinha. Invocou para si a boa campanha do Paraná, depois da contratação do técnico Roberto Cavalo, e chegou até mesmo a desafiar a hierarquia do clube, criticando abertamente o presidente Aquilino Romani.

Alto lá com o andor. Paulo César Silva tem méritos, por ser um dirigente motivacional, mas isso não significa que possa ser tachado de o autor do “milagre da recuperação”. Por isso mesmo, não pode querer condicionar sua permanência a uma remuneração. Se fosse assim, imagine o que o presidente Aquilino Romani poderia reivindicar? Logo ele, que desde o começou de sua gestão já colocou quase R$ 1,5 milhão no clube.

Pela séria crise financeira que atravessa, tudo o que o Paraná não pode agora é despender recursos com diretor de futebol remunerado. Por enquanto, a abnegação é a palavra de ordem no clube. É assim que Paulo César Silva - e qualquer outro que venha a ajudar o Tricolor - deve seguir se comportando. O exemplo está no próprio Aquilino Romani. Esse sim, o número um na hierarquia do Paraná.

Giro pelo interior

Da Equipe FutebolPR

• Nesta terça-feira, ACP e TCW devem oficializar uma parceria para 2011. O Paranavaí usaria parte da estrutura do Toledo, que este ano não disputa a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense. O Toledo cederia parte da comissão técnica, incluindo o técnico Rogério Perrô, e entre quatro a cinco atletas.

• O Arapongas confirmou mais dois atletas para seu elenco: os volantes Diego, 21 anos, e Wellington, 29. Ambos já fizeram exames médicos e assinaram o contrato com a equipe. Com os dois novos reforços, o clube já tem 10 contratações confirmadas para o estadual.

• O Roma Esporte de Apucarana já tem data definida para voltar a treinar. Dia 8 de novembro, às 16h, a equipe dá início à preparação para o Campeonato Paranaense de 2011. Do elenco campeão da Divisão de Acesso 2010, 18 jogadores renovaram contrato com o clube.

• O Operário busca um treinador para comandar a equipe para o Campeonato Paranaense. Da comissão técnica que atuou na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, apenas o preparado físico Gamarra seguirá no ano que vem. Fala-se em Neguinho, atualmente auxiliar técnico no Avaí.