header-photo

É a hora da liga Sul-Minas

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

O racha no Clube dos 13 sinaliza que é hora de os clubes paranaenses – sobretudo Atlético, Coritiba e Paraná Clube – defenderem a volta da Sul-Minas, ou melhor, do surgimento da Liga Sul-Minas. Só assim, eles conseguirão ter força para negociar cotas interessantes de televisão, seja qual for a emissora que vai passar a transmitir os jogos de futebol no país. Se não se aliar à dupla Gre-Nal, e a Atlético-MG e Cruzeiro, o Trio de Ferro vai ficar no limbo.

Com o apoio da CBF, o levante já começou. E ele não vai poupar sequer as federações. Primeiro foi o Corinthians; agora, é o bloco carioca. Em seguida, virão os paulistas em peso. Se formarem um bloco Sul-Minas, os clubes mineiros, gaúchos, catarinenses e paranaenses podem ter força significativa na nova estrutura que irá surgir no futebol brasileiro. Caso contrário, vão ficar com o resto, principalmente paranaenses e catarinenses.

O momento é oportuno também para romper de vez com os arcaicos campeonatos estaduais e reviver a bem-sucedida Copa Sul-Minas (1999-2002). O torneio só não se tornou um sucesso maior por que as federações intervieram e forçaram a CBF a criar um calendário que sufocou o Sul-Minas. Mas agora a confederação dá sinais de que vai incentivar o surgimento das ligas, em detrimento das federações. Atlético, Coritiba e Paraná deveriam iniciar as articulações já. Fica o aviso.

13 Espinafrar:

Anônimo disse...

Sul minas,eh interessante comercialmente mas no futebol mesmo nao tem nada a ver os clubes lah de cima de minas aki com os do sul,os mineiros que se juntem com os goias e bahias sei lah.E aki somente os do sul(campeonato sul brasileiro)isto sim.Mas sem eh claro estas porcarias de curintia malucelli da vida pois se nao os erros continuarao. Atle-tiba,Gre-nal e os dois catarinas sera o ideal pra comecar.

Anônimo disse...

E o interior dos Estados ficam como?? Esquecidos?? Só pensam nos times das Capitais..

Emanoel disse...

A Copa Sul Minas é um absurdo. Que rivalidade nós tempos com o Cruzeiro, Atlético-MG? Isso quando joga-se com eles. Na última Sul Minas teve Coritiba x Mamoré de Patos de Minas. Aí eu prefiro jogar com o Cianorte, pelo menos é do meu Estado.

florisval cruz disse...

Nao concordo com a opinião do comentárioa acima, e como fica os demais clubes do estado, a capital vai deixar dela de novo o interior? Então futebol é só negocio, e o que interessa é dinheiro? O campeonato paranaense está bom, e sul-minas? para que? já temos o brasileiro.E qual seria oc riterio de participação? ou você só tá pensando no trio da capital? HOje tem time do interior com mais torcida qeu o aprana CLube.
E não se iluda os clubes de São Paulo fora o time do Mosqueteiro, não vão entrar nessa

Austin disse...

Se for para pensar no trio de ferro da capital seria Coritiba,Atlético e Corinthians,um 4° representante seria o Iraty,vamos parar com esse paternalismo barato.
Essa liga só seria inviabilizada porque não interessa a gaúchos e nem mineiros,pois seus campeonatos são caros e prestigiados.

GUTO COXA BRANCA disse...

Há muito tempo não temos time do interior. São todos times de empresários e que não tem nenhuma raíz com a cidade. Raíz essa que nem os interioranos tem com o Paraná, uma vez que torcem pra times de fora d estado. Então acabem com o Paranaense e vamos jogar futebol de verdade.

Anônimo disse...

Pro amigo acima!!!
Vcs tem que dar graças a deus em ter o campeonato paranaense, pois só aqui vcs ganham alguma coisa, pois chegam no brasileirao e só trazem vexame pro estado. E outra coisa, sobre seu comentario que os times do interior nao tem indentificação com a as cidades e que são de propriedade de empresarios acho que vc esta enganado, pois os clubes que sao pertencentes a empresarios são IRATY e CORINTHIANS que são do grupo dos Malucelis. Ah que engraçado não são os Malucelis que tem parceria com Coritiba e que comandaram o Atletico. Hum legal neh. Mas já que vcs estao tao interessados em fazer um sul minas eu dou completo apoio, sigam em frente e façam o torneio de vcs, já que vcs (CURITIBANOS) acham que o estado do parana é formado apenas por curitiba, deixe que os times do interior façam o campeonato separado dos times de curitiba, já que não são qualificados para disputar com Curitiba. Ah não se esqueçam, o campeonato brasileiro não tem o cianorte, o cascavel, o paranavai , ..., para vcs baterem. La o bicho pega meu amigo, e do fundo do coração meu sonho é ver os tres times de curitiba, na segunda divisão. Podem dizer que não sou paranaense, pois vcs estao errado, apenas não sou curitibano.

marcio disse...

isso e piada!! so pensam na capital e em lucros.agora que o Paranaense, voltou a ser forte!!!

Anônimo disse...

O clube13 atual sao apenas 20 times,ou melhor eram.Entao nao adianta criar uma liga sul ou sul minas com trocentos clubes pois no caso nao sera liga e sim outra porcaria nos moldes dos falidos estaduais com times de empresarios sem vinculos com a cidade/torcedor e um grande exemplo deste descaso e'o curintia maluceli sem torcida,sem historia,sem bandeira,sem camisa,sem titulos,sem tradicao,sem bilheteria e sem estadio decente.Como no falido clube13 devem encabecar times de torcida e apelo popular como as duplas atletiba,grenal,figueira/avai,depois convida prclube,londrina,criciuma,juventude e mais um ou outro do interior dos 3 estados do sul.O futebol profissional nao pode mais ser inchado mas sim calibrado.Isto nao quer dizer que os menores ou do interior nunca terao chance mas devera haver criterios mais rigidos para preservar a qualidade e patrocinios com dinheiro.Quem sabe poderemos ter tambem um campeonato sul brasileiro de 2a.divisao com qualidade e interesse de publico com os demais clubes principalmente do interior.Mas nao se iludam o futebol so'melhorara em especial no estado do parana se a frente estiverem bem os maiores clubes,infelizmente esta e'a lei da vida.

Carlos Britto disse...

Guto Coxa Branca...o pessoal do interior ama mais o Paraná e suas coisas que o povo da capital.
Quantos da capital vc conhece que visita o interior? que já foi nas Cataratas de Foz,nas praias do lado oeste,quantos comeu o carneiro no buraco,porco no rolete?
Quem não gosta do Paraná são os curitibanos que se fecham em seu mundinho,come feijão e arrota caviar.
O verdadeiro paranaense está no interior,eles apenas não gostam dos times de Curitiba,mas cá entre nós,nem os curitibanos gostam....

Anônimo disse...

O papo mais ridiculo que existe e'entre paranaenses.Eta povo desunido,parem com essa mania de ficarem se degladiando por bobagem.Por essa e outras que nunca teremos um candidato a presidencia do Brasil por exemplo.Capital X Interior,essa guerrinha so'existe por aqui e NINGUEM ganha com isso.Torço pra um dos times que mais titulos estaduais possui,prefiro ocultar o nome.E tambem prefiro que ele nao ganhe nem um titulo mais deste porte,mas quero ve-lo ganhando ou disputando titulos maiores.Engraçado e'o seguinte nos outros estados os times do interior sao saco de pancada em quase todos os estaduais porem nao existe essa rivalidade burra que tem nas araucarias.So'mesmo no estado do Parana'.Me apontem um time do interior de outro estado que prevalece sobre curintias/flamengus/gremios/cruzeiros.Exceto talvez Ipatinga/Juventude.Nao tem,nao existe.Porem so'aqui ja tivemos Londrina/Maringa/Paranavai campeoes,fora vices como Uniao Bandeirantes,Irati e outros.Nao canso de falar...se as coisas nao vao bem para os clubes de Curitiba,situaçao pior e'para os do interior devido terem menos recursos obviamente.DE ONDE VOCE E'? AH EU SOU DA CAPITAR E EU SOU DO INTERIOR......Que bobagem minha gente.

HELIO GOMES disse...

A Copa Sul - Minas seria excelente, com Coxa + Atlético + Melhor do Interior...
E manter o Campeonato Paranaense com 8 clubes, Paraná Clube (se não cair para Segundona) e + 7 clubes do interior....

GUTO COXA BRANCA disse...

Esse Anônimo não tem orgulho do próprio nome, que nem o coloca, imagine de seu estado/cidade. O norte do Paraná paga pau pros Paulistas e no oeste pros gaúchos. O Grêmio Maringa já trocou de nome n vezes. Galo maringa, Galo adap, Maringa, GrÊmio,etc. Isso é identidade? Os únicos times q merecem respeito é o RIO BRANCO, OPERÁRIO, CASCAVEL, ACP E LONDRINa. O restante é do nível do Corinthians-PR. Só existe pra pôr jogador na vitrine. Eu tenho orgulho de ser parananese e Curitibano, mas tenho nojo quando alguém fala que é italiano ou alemão (mesmo tendo nascido aqui e nunca ter, no mínimo, vistado esses paises)QUando perguntam para que time torce, logo falam corinthians, Santos, Flamerda, Inter, mesmo nunca ter pisado nesses estados/estádios. Para mim, pessoas sem personalidade/identidade. Simplesmente filhos da mídia. Se a Globo manda gostar de algo é melhor nem discutir. Um bando de robozinhos q nem querem pensar. Quanto a dizer q o povo da capital não conhece o estado, posso dizer o mesmo do interioranos. Quantos conhecem SUPERAGUI, GUARAQUEÇABA, Ponta grossa, SERRA DO MAR (PICO MARUMBI, ANHANGAVA)? COncordo com Hélio Gomes que o Paranense serviria para disputarem uma vaga na copa sul minas. Logo, teria o Paranaense e o SUL MINAS. Se os times do PR não ganham nada no cenário nacional então é melhor eu torcer para um time de outro estado. Por que esse povo não se muda de estado, quando estão insatisfeito com o seu governo? Ou por que não me mudo de país, já que o BRasil não consegue vencer o EUA ou CHINA no comércio exterior? Acho q vou pra CHINA...Isso aí é desculpa para fracos. UM ABRAÇO

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.