header-photo

Atlético vence e atinge
70% de desempenho


1 X 3
Da Equipe FutebolPR

O Atlético venceu o Rio Branco de virada, por 3 x 1, e se despediu do estadual com desempenho de 70%. O aproveitamento foi melhor do que o de quando o clube foi campeão paranaense de 2009, mas a campanha irretocável do Coritiba ofuscou o ótimo aproveitamento rubro-negro. Com isso, o Furacão teve de se contentar com o vice-campeonato.

Já o Rio Branco, com a derrota, manteve-se com 24 pontos e na 10.ª colocação. Agora o clube se concentra para a batalha que vai acontecer terça-feira, no TJD. No pleno do tribunal, o Leão da Estradinha tentará confirmar a vitória ocorrida na segunda comissão disciplinar do tribunal, quando o caso Adriano resultou apenas em multa R$ 27,5 mil. O clube é acusado de escalar irregularmente o jogador Adriano.

30/abril/2011
RIO BRANCO 1 X 3 ATLÉTICO
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá; Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.; Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Wanderléia Winiarski; Gols: Negreiros, 14, e Madson, 27 do 1.º; Madson, 16, e Paulinho, 37 do 2.º; Renda: R$ 6.360; Público: 460; Cartões amarelos: Cézar Romero e Dalton
Rio Branco: Fabricio; Leandro, Vinicius, Willian, Cézar Romero (Juninho), Esquerdinha, Mini, Dudu e Duda; Negreiros (João Neto) e Eduardo Salles (Igor)
Técnico: Allan Aal
Atlético: Renan Rocha; Deivid, Gabriel, Dalton e Bruno Costa; Fransérgio, Robston, Branquinho (Jenison), Héverton (Pimba) e Madson (Paulinho); Lucas.
Técnico: Adilson Batista

Câmara avalia se prefeitura
pode reaver estádio Pinheirão



Da assessoria da CMC

Informações atualizadas sobre a situação burocrática em que se encontra o Complexo Poliesportivo Pinheirão, e se existe a possibilidade de revitalização e reativação do estádio por parte da Federação Paranaense de Futebol, são algumas das indagações feitas pelo vereador Professor Galdino (PSDB).

Em documento aprovado pelo plenário da Câmara de Curitiba nesta semana, o parlamentar relaciona uma série de itens sobre o espaço, "cuja situação é degradante", na sua opinião. Galdino afirma que "é ruim para Curitiba e pior para os moradores vizinhos conviver com um ‘elefante branco’ que atrai bandidos e usuários de drogas e pelo fato da constante desvalorização de toda a região, por causa do péssimo aspecto do complexo". Ele lamenta que, “com dívidas acumuladas e falta de segurança, o Pinheirão está num impasse jurídico sobre seu destino. Interditado, o espaço está abandonado e sem manutenção", lamenta.

Complexo

O terreno onde está o empreendimento foi doado em 1968 com exigências contidas em lei municipal que prevê a estruturação do estádio para o recebimento de no mínimo 120 mil pessoas, alojamentos, bares e restaurantes, constituindo-se num complexo poliesportivo, uma vez que possui instalações para modalidades esportivas. A capacidade atual, entretanto, é de apenas 25 mil pessoas, porque o restante da obra não foi concluída. Para Galdino, "o não cumprimento da lei daria à prefeitura o direito de reaver a posse". Diante disso, o parlamentar sugere que a prefeitura retome o estádio e liberte os moradores dos problemas com os quais têm convivido nestes últimos anos.

Paraná leva a sério o
duelos de rebaixados


X
Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube quer uma despedida honrosa da elite do futebol paranaense. Por isso, planeja vencer, de preferência com goleada, o Cascavel. Os 3 pontos e o saldo de gols, no entender do Tricolor, são importantes, caso terça-feira o Rio Branco venha a ser punido pelo pleno do TJD, se for condenado pela acusação de escalar jogador irregularmente.

Se depender do Cascavel, as chances de o Paraná encerrar o campeonato com vitória são grandes. O time do Oeste tem apenas 12 jogadores no elenco. Totalmente desmobilizado, será a zebra das zebras se vier a ganhar do Tricolor, mesmo com a campanha pífia do time da Vila Capanema no estadual.

A partida deve ser a última do Paraná sob o comando do técnico Ricardo Pinto. Também marcará a despedida de vários jogadores. Na segunda-feira, Aramis Tissot assume a presidência do Tricolor, após o licenciamento de Aquilino Romani, e deverá anunciar as novidades no departamento de futebol para a disputa da Série B.

30/abril/2011
CASCAVEL X PARANÁ
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 18h30; Árbitro: Fábio Marcos Zoccante; Assistentes: Celso Galvan e Everson de Souza
Cascavel: Gustavo; Gustavo, Marcelo, Léo e Barbosa; Alexandre, Kelvin, Alan e Jean; Kinho e Arley
Técnico: Joel Costa
Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi e Lima; Anderson, Luiz Camargo e Douglas Packer; Diego, Léo e Kelvin
Técnico: Ricardo Pinto

Atlético pensa no Vasco
e Rio Branco, no TJD


X
Da Equipe FutebolPR

Neste sábado, Rio Branco e Atlético cumprem tabela no Gigante do Itiberê, às 16h30. No campo, a partida que abre a última rodada do Campeonato Paranaense não desperta mais nenhum interesse nas equipes. O Rubro-negro já é vice-campeão e o Leão da Estradinha fugiu do rebaixamento. Pelo menos até terça-feira, quando ocorre o julgamento do caso Adriano no pleno do TJD.

Caso o tribunal entenda que o Rio Branco escalou jogador irregularmente, poderá tirar pontos da equipe, o que resultaria em sua queda para a Divisão de Acesso. Alheio ao caso, o Atlético está é pensando no Vasco, adversário que enfrenta na quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo ocorre na Arena e o técnico Adílson Batista só não poupou o goleiro para o jogo em Paranaguá.

30/abril/2011
RIO BRANCO X ATLÉTICO
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá; Horário: 16h; Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.; Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Wanderléia Winiarski
Rio Branco: Fabricio; Leandro, Vinicius, Willian e Esquerdinha; Reginaldo Nascimento, Mini, Baiano e Dudu; Negreiros e Eduardo Salles
Técnico: Alan Aal
Atlético: Renan Rocha; Deivid, Gabriel, Dalton e Bruno Costa; Fransérgio, Robston, Heverton e Branquinho; Madson e Lucas
Técnico: Adilson Batista

Coxa obtém recorde com
22 vitórias e 66 gols a favor


0 X 1
Da Equipe FutebolPR

O Coritiba é o novo recordista brasileiro de vitórias consecutivas. Na noite desta quinta-feira, venceu o Caxias-RS por 1 x 0, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e chegou ao 22.º triunfo. Superou a marca que pertencia ao Palmeiras de 1996, marcando 66 gols e sofrendo 16 ao longo da trajetória histórica.

Com a vitória sobre o Caxias, o Coritiba se classificou para as quartas de final do torneio da CBF, onde, coincidentemente, vai enfrentar o Palmeiras a partir de 5 de maio, às 19h30, no Couto Pereira. O jogo de volta ocorre dia 11 de maio, às 21h50, no Pacaembu. Se passar pelo alviverde paulista, o Coxa vai enfrentar o vencedor de Flamengo x Ceará numa eventual semifinal.

Para construir a série de 22 vitórias, o Coritiba ganhou 16 jogos pelo estadual e 6 pela Copa do Brasil. A saber:
Campeonato Paranaense: 5 x 0, no Iraty; 4 x 1, no Rio Branco; 2 x 1, no Corinthians-PR; 3 x 0. No Roma; 4 x 2, no Atlético; 2 x 1, no Cianorte; 3 x 2, no Operário; 3 x 0, no Paranavaí; 4 x 2, no Paraná; 3 x 0, no Cascavel; 2 x 0, no Arapongas; 4 x 2, no iraty; 6 x 2, no Rio Branco; 1 x 0, no Corinthians-PR; 4 x 1, no Roma, e 3 x 0, no Atlético
Copa do Brasil: 1 x 0, no Ypiranga-RS; 2 x 0, no Ypiranga-RS; 2 x 1, no Atlético-GO; 3 x 1, no Atlético-GO; 4 x 0, no Caxias-RS, e 1 x 0, no Caxias-RS.

28/abril/2011
COPA DO BRASIL
Oitavas de final
Jogo de volta
CAXIAS-RS 0 X 1 CORITIBA
Local:
Centenário, em Caxias do Sul; Árbitro: Jefferson Schmidt (SC); Assistentes: Juliano Fernandes (SC) e Helton Nunes (SC); Gol: Emerson, 27 do 2.º; Cartões amarelos: Rafinha, Patrício, Lima, Léo Gago
Caxias: Matheus; Patrício (Felipe), Edson Rocha, Neto e Gerley (Edu Silva); Dê, Itaqui e Everton; Pedro Henrique, Lima e Balthazar (Waldison)
Técnico: Guilherme Macuglia
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Cleiton, Emerson e Lucas Mandes; Leandro Donizete, Léo Gago, Davi (Everton Ribeiro) e Rafinha (Willian); Anderson Aquino (Geraldo) e Leonardo
Técnico: Marcelo Oliveira

Ultima rodada
começa sábado

Da Equipe FutebolPR

A FPF definiu datas e horários da última rodada do estadual. O giro vai definir os finalista da decisão interior e quem será o artilheiro do estadual. Confira:





Sábado
RIO BRANCO X ATLÉTICO
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá
Horário: 16h
Árbitro: Nilo Neves de Souza jr.
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Wanderléia Winiarski

CASCAVEL X PARANÁ
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel
Horário: 18h30
Árbitro: Fábio Marcos Zoccante
Assistentes: Celso Galvan e Everson de Souza

Domingo
CORINTHIANS PARANAENSE X OPERÁRIO
Local:
Ecoestádio, em Curiitba
Horário: 15h30
Árbitro: Ronaldo Parpinelli
Assistentes: Maurício José Braga e Alessandro Rodrigues Mori


IRATY X PARANAVAÍ
Local:
Emílio Gomes, em Irati
Horário: 15h30
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistentes: Marcelo Pavan e Edina Alves Batista

CORITIBA X CIANORTE
Local:
Couto Pereira, em Curitiba
Horário: 15h45
Árbitro: Fabio Filipus
Assistentes: Marcos Rogério da Silva e Ricardo Vilar Neves

ARAPONGAS X ROMA APUCARANA
Local:
Pássaros, em Arapongas
Horário: 15h45
Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis
Assistentes: Dirceu Eloi Comin e Fábio Ferreira de Santiago

Segundona nem começou
e já tem dança de técnicos

Da Equipe FutebolPR

O Foz do Iguaçu, que tinha contratado o técnico Pedro Caçapa para dirigir a equipe na Divisão de Acesso, já trocou de treinador antes mesmo de estrear na competição. Caçapa viajou no final de semana e na volta para Foz, segunda-feira, descobriu que Claudemir Sturion estava em seu lugar.

A diretoria do Foz alega que Sturion havia sido contratado para ser o gerente de futebol. "Ele não é gerente de futebol, ele é treinador. Ficaria ameaçado constantemente e não aceitei continuar no clube com a presença dele. Estou triste em deixar o clube dessa maneira, queria ser campeão e isso não foi permitido", frisou Caçapa.

Sem título há dois anos, Atlético
lança livro para ensinar futebol



Da Equipe FutebolPR

Nesta quarta-feira, o Atlético promoveu o lançamento do livro “Método CAP”. A obra, idealizada pelos profissionais da Escola Furacão, revela em mais de 280 páginas a filosofia de trabalho do Rubro-Negro no ensino do futebol às jovens promessas.

Pretensioso, a obra pretende criar um “jeito atleticano de jogar bola”. O irônico é que há dois nãos o clube não levanta um caneco em disputas oficiais. O livro é direcionado aos mais de 5 mil alunos 3 a 15 anos que o clube possui em suas escolinhas.

Se avançar, Coxa pega
Palmeiras em Curitiba


X
Da Equipe FutebolPR

A CBF divulgou na tarde desta quinta-feira como ficam os jogos de e volta das quartas de final da Copa do Brasil. A nova fase começa no dia 4 de maio. Sete equipes já estão definidas. O último quarto-finalista será conhecido nesta quinta-feira, a partir das 19h30, quando jogam Caxias-RS e Coritiba. Na 1.ª partida, o Coxa venceu por 4 x 0 e é o favorito para classificar.

Se confirmar a vaga, o alviverde vai enfrentar o Palmeiras em Curitiba e depois em São Paulo. Outro que também vai jogar primeiro em Curitiba é o Atlético, que encara o Vasco. Os outros duelos das quartas de final são Flamengo x Ceará, com o rubro-negro carioca fazendo o 1.º jogo no Rio, e São Paulo X Avaí, com o 1.º jogo no Morumbi.

Com a classificação do Coxa, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro terão dois representantes nas quartas de final. Ceará e Santa Catarina completam os estados com representantes que seguem na Copa do Brasil. Para o Coritiba, o jogo desta quarta-feira vale, além da vaga, o recorde de vitórias consecutivas do Brasil. O clube pode chegar a 22 triunfos seguidos, superando o Palmeiras de 1996, que tem 21.

28/abril/2011
COPA DO BRASIL
Oitavas de final
Jogo de volta
CAXIAS-RS X CORITIBA

Local: Centenário, em Caxias do Sul; Horário: 19h30; Árbitro: Jefferson Schimidt (SC); Assistentes: Juliano Fernandes da Silva (SC) e Helton Nunes (SC)
Caxias: Mateus; Alisson, Edson Rocha, Neto e Gerley; Anderson, Dê, Itaqui e Valdison; Everton e Lima
Técnico: Guilherme Macuglia
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Cleiton, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha, Anderson Aquino e Davi; Leonardo
Técnico: Marcelo Oliveira

Novo comando do Paraná
vai isolar marketing e facção



Da Equipe FutebolPR

Uma das primeiras medidas do novo comando do Paraná Clube – o presidente Aquilino Romani anunciou licenciamento por tempo indeterminado – será blindar o departamento de futebol da área de marketing. Nos bastidores do Tricolor, a conclusão é que o marketing se tornou um setor de "leva e traz", além de criar uma relação promíscua com a torcida organizada do clube.

Também haverá medidas para afastar qualquer influencia dos torcedores organizados no trabalho do departamento de futebol, além do corte de susbsídios. O confraria de torcedores do clube, que também tenta influenciar na política tricolor, é outra que terá suas ações limitadas. Só assim, entende o novo comando, os investidores se sentirão incentivados a voltar a voltar a selar parcerias com o Paraná Clube.

Balanço do campeonato

Da Equipe FutebolPR

Jogos: 126
Gols marcados: 369
Média de gols: 2,92
Empates: 23
Vitórias de times locais: 58
Vitória de times visitantes: 45
Total arrecadado: R$ 5.871.035,00
Média de arrecadação: R$ 46.595,51
Total de público: 388.841
Média de público: 3.086

Média de público dos clubes (mandantes)
11.117... Coritiba (10jogos)
9.617... Atlético (11 jogos)
4.222... Operário (11 jogos)
2.471...Paraná (11 jogos)
2.009.. Arapongas (10 jogo)
1.494... Roma (11 jogos)
1.122... Iraty (10 jogos)
1.080... Rio Branco (10 jogos)
1.028... ACP (11 jogos)
733... Cascavel (10 jogos)
819... Cianorte (11 jogos)
396... Corinthians (10 jogos)

Time que mais vezes liderou: Coritiba, 17 rodadas
Time que mais vezes ficou na ZR: Cascavel, 19 rodadas
Melhor ataque: Coritiba, com 60 gols
Pior ataque: Cascavel, com 19 gols
Melhor defesa: Coritiba, 17 gols sofridos
Pior defesa: Cascavel, com 40 gols sofridos
Maior goleada: Coritiba 5 x 0 Iraty, ACP 5 x 0 Rio Branco, Cianorte 5 x 0 Cascavel
Placar mais repetido: 2 x 1 (27 vezes)
Time que mais venceu: Coritiba, 18 vezes
Time que mais perdeu: Cascavel, 15 vezes
Time que mais empatou: Rio Branco e Roma Apucarana, 6 vezes
Time com maior série invicta: Coritiba, 21 jogos

Artilheiros
12 Gols

Bill e Davi (Cori)
Giancarlo (Cian)
10 Gols
Paulo Baier (Atl)
9 Gols
Rodrigo Hote (Corinth)
Marcos Aurélio (Cori)
8 Gols
Thiago Santos (Cian)
Anderson Aquino (Cori)
Mateus (Ope)
7 Gols
Tatico (ACP)
Madson (Atl)
Bruno (Iraty)
Ícaro (Ope)
Léo (PR)
Warley (Roma)
6 Gols
Wellington (Arap)
Willian (Iraty)
Negreiros (RB)
5 Gols
Luciano (Arap)
Guerrón e Nieto (Atl)
Thiago Henrique (Corint)
Cambará (Ope)
4 Gols
Rafael Santos, Piki e Edenílson (ACP)
Bruno Maranhão (Arap)
Adaílton e Lucas (Atl)
Kinho e Irineu (Casc)
Emerson (Cori)
Ceará (Ope)
Diego (PR)
Eduardo Salles (RB)
Alex (Roma)
3 Gols
Ferraz (ACP)
Val Ceará (Arap)
Jean Carlo (Casc)
Pereira e Rafinha (Cori)
Eydson (Iraty)
Hevandro e Dhiego Martins (Ope)
Kelvin (PR)
Ratinho (RB)
Robenval e Cipó (Roma)
2 Gols
Edson (ACP)
Paulinho (Atl)
Almir, Marquinhos, Deivis e Brinner (Cian)
Leonardo (Cori)
Willian, Adriano Gabiru e Leandro (Corint)
Sílvio, Arthur, Jaime e Gizo (Iraty)
Lima e Tito (PR)
Baiano (RB)
Doriva, Danielzinho, Rogerinho e Paulo Sérgio (Roma)
1 Gol
Rafael Pulga, Douglas, Everton, Márcio, Roberto, Alisson e Jean (ACP)
George, Fabinho, Gustavo, Marcelo Guerreiro, Rafael Mineiro, Maicon, Peu e Jocivalter (Arap) Kléberson, Gabriel, Héverton, Claiton e Vítor (Atl)
Sidclei, Marco Túlio e João Renato (Casc)
Jovani, Rafael Mineiro, Felipe Pinto e Geandro (Cian)
Everton Ribeiro, Tcheco, Jonas, Leandro Donizete, Geraldo e Eltinho (Cori)
Elpídio, Tiago, Cícero, Paulo e Roberto (Corint)
Paraíba, Danielzinho, Marquinhos e Diogo (Iraty)
Douglas Packer, Luiz Camargo, Paulo Henrique, Rafael Defendi, Renato e Rafael Vaz (PR)
Serginho Paulista, Lisa, Alisson, Rilber (Ope)
Dudu, Adriano, Meduna, Edmílson, Esquerdinha, Duda, César Romero e Choco (RB)
Cassiano, Juninho e Lira (Roma)
Gols contra
1 Gol

Douglas (do Arap para o Cian)
Tiago Alencar (do Corinth para o Atl)
Robenval (do Roma para o Cori)
Bruno Costa (do Atl para o ACP)

Expulsões: 58
Time com mais jogadores expulsões: Coritiba e Rio Branco, com 6

Árbitro que mais apitou
10 jogos

Héber Roberto Lopes
7 jogos
Edivaldo Elias da Silva e Antônio Denival de Morais
6 jogos
Adriano Milczvski
5 jogos
Evandro Rogério Roman, Rafael Traci, Jarbe Cassou, Marcos Daniel de Camargo, Antônio Valdir dos Santos, Leandro Júnior Hermes, Anderson Carlos Gonçalves, Everaldo Lambert dos Reis, Nilo Neves de Souza Jr. e Rodolpho Toski Marques
4 jogos
Paulo Roberto Alves Jr., Émerson da Silva, Luiz Alberto Alves de Abreu, Rogério Menon da Silva, Leonardo Zigari Zanon, Robson Toloczko Coutinho, Selmo Pedro dos Anjos Neto, Ricardo de Lima Legnani, Ronaldo Parpinelli e Fábio Filipus
3 jogos
Fábio Marcos Zoccante e
1 jogo
Júlio César de Souza

Lei da mordaça no Tubarão



Da Equipe FutebolPR

O Londrina nem bem começou a disputar campeonatos sob a gestão da SM Sports e a imprensa londrinense já sofre com a lei da mordaça. Por ter seu apelido revelado pelo Jornal de Londrina, o empresário Sérgio Malucelli – chamado pelos amigos de “Salada” - vetou a entrada de repórteres do jornal no CT da SM Sports.

Atlético ignora comissão
da Copa do Mundo na Câmara



Da assessoria da CMC e assessoria do CAP

Convidados pela comissão da Copa da Câmara de Curitiba (CMC) para uma reunião na manhã desta segunda-feira, o presidente do Atlético, Marcos Malucelli, e o vice-presidente, Enio Fornea Júnior, não compareceram. De acordo com presidente da comissão, vereador Pedro Paulo, será feito um novo convite para que os representantes da diretoria do clube compareçam à Casa no dia 4 de maio, durante a sessão plenária, para esclarecer o impasse sobre o custo da obra para a conclusão do Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada. Inicialmente estimada em R$ 135 milhões, a obra teria um acréscimo de R$ 40 milhões em função de novas exigências da Fifa e o aquecimento no mercado da construção civil.

O encontro desta segunda-feira seria para esclarecer sobre estes valores e prestar informações aos vereadores. Pedro Paulo diz que está preocupado com a situação. “Há um compromisso assinado entre os governos federal, estadual, municipal e o clube, no qual uma das obrigações para todas as partes é a disponibilização das informações necessárias para os acompanhamento das obras relacionadas à Copa das Confederações, em 2013, e à Copa do Mundo de 2014”, destaca. O parlamentar ressaltou que, pela primeira vez, Curitiba foi citada pela imprensa entre as cidades que estavam com atraso nos estádios. “Até então, isso nunca havia sido mencionado”, lembrando que notícias anteriores falavam, por exemplo, sobre o aeroporto.

Para o vereador Serginho do Posto (PSDB), este aumento significativo no valor orçado da obra, como foi mencionado pelo Atlético, é impraticável. Também o vereador Juliano Borghetti (PP) afirmou estar apreensivo, assim como Paulo Frote (PSDB), que se disse frustrado com a ausência dos diretores. Na sua opinião, é preciso dar uma explicação para a sociedade.

O Atlético divulgou nota sobre a ausência:

O Clube Atlético Paranaense esclarece que não compareceu na manhã desta segunda-feira à reunião da Comissão da Copa da Câmara de Curitiba porque os assuntos referentes ao processo de obras da Arena do CAP para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 estão sendo tratados exclusivamente pelo clube juntamente com o governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

Na semana passada, o clube, governo do estado e prefeitura discutiram sobre o novo orçamento para as obras no estádio, dentro das especificações do Caderno de Encargos da FIFA. Nessa reunião, o CAP solicitou aos representantes públicos novas formas de viabilizar o projeto sem onerar o clube financeiramente. O CAP aguarda uma solução deste item para dar sequência aos trabalhos visando a Copa 2014 em Curitiba.

O clube esclarece ainda que, até o momento, já foram finalizadas todas as demais etapas anteriores à contratação da empresa responsável pela engenharia no estádio. O Atlético Paranaense já finalizou e entregou os projetos executivo e complementares (projeto hidráulico, elétrico, de redes de transmissão, entre outros), e o orçamento completo e atualizado das obras na Arena.

Após definida a questão da viabilidade financeira diante do orçamento atualizado do projeto, o CAP fará o envio de carta convite às construtoras, finalizando o processo de licitação da obra. Após isso, a construtora responsável e o clube finalizarão o cronograma completo para efetivamente iniciar as obras na Arena.


Caxias-RS contrata
ex-técnico do Coxa



Da Equipe FutebolPR

No final da tarde desta segunda-feira, o departamento de futebol do Caxias acertou a contratação do técnico Guilherme Macuglia para o restante da temporada. Macuglia chega ao clube grená com o objetivo principal de conquistar o acesso para a Série B nacional.

O comandante técnico será apresentado oficialmente nesta terça-feira. Ele estreia contra o Coritiba, na quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Macuglia já treinou o Coxa em 2007 e terá missão hercúlea. No jogo de ida, o Caxias foi goleado por 4 x 0 e precisa repetir o placar no centenário para levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Vende-se por R$ 2,80



Do Bonde

Após o rebaixamento no Campeonato Paranaense, os torcedores do Paraná Clube se revoltaram com a atual diretoria e os colocaram à venda em um site de leilão. Os alvos da torcida paranista foram o presidente Aquilino Romani e o vice-presidente de futebol, Paulo César Silva.

Ambos estão à venda pela bagatela de R$ 2,80. "Se o seu time de futebol vai de bom a melhor, e a vida ficou sem graça. Colocamos à sua disposição essas duas ilustres figuras que conseguiram rebaixar o time...", postou o autor da brincadeira na descrição do 'produto'.

Classificação do returno



Inquestionável, Coxa é campeão



Da Equipe FutebolPR

O Coritiba é campeão paranaense de 2011. Invicto, com 16 vitórias seguidas e 60 gols marcados em 21 jogos. Nunca na história do futebol paranaense pós-profissionalismo uma equipe obteve um título de forma tão triunfal. O segredo é uma conjunção de fatores, que passaram a gravitar em torno de um novo conceito de planejamento para o futebol.

O Coxa de hoje é um modelo bem acabado de que parcerias são possíveis, sem que precisem ser tratadas como algo a ser exorcizado ou escondido. Tanto, que é reconhecido dentro do clube o trabalho realizado pelo empresário Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho, o L.A, na captação de reforços. Emerson, Eltinho, Davi, Rafinha, Léo Gago são apenas alguns dos nomes que foram agregados ao elenco através desta confiabilidade.

O que funciona no Coritiba é que cada compartimento ocupa seu espaço sem interferir no do outro, mas interagindo. A diretoria, dirige; o parceiro, prospecta e sugere nomes; o departamento de futebol, avalia e propõe contratar ou não; a comissão técnica, planeja o time; o time, executa em campo e transforma em gols e vitórias tudo o que foi executado desde a sala do presidente até a boca do túnel.

O sucesso do Coritiba é antagônico, por exemplo, ao que guindou o Atlético. No Rubro-negro, títulos eram vistos como resultados do triunfo patrimonial. Nunca se planejou conquistas no Furacão. O título brasileiro de 2001 foi ocasional, o vice da Libertadores de 2005, idem. Os próprios dirigentes atleticanos já confessaram isso. A estrutura do CT do Caju e a intimidação que a Arena da Baixada causava nos adversários é que eram os craques.

No Coritiba, não. O carro-chefe é o time. A locomotiva são as vitórias, os gols, os títulos. É através deles que são atraídos os sócios-torcedores e as melhorias na infraestrutura do clube. O Coxa bicampeão recordista de vitórias põe por terra o modelo de gestão que foi sucesso no Atlético na primeira década deste século, e que era incensado no futebol paranaense. Prevalece, agora, o modelo em que o astro é o craque, não o cartola. É o modelo em que o clube se sobrepõe ao personalismo. É do Coxa, para o Coxa.

24/abril/2011
ATLÉTICO 0 X 3 CORITIBA
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR); Assistentes: Gilson Bento Coutinho e José Amílton Pontarolo; Gols: Bill, 31 e 44 do 1.º; Leonardo, 42 do 2.º; Renda: R$ 354.960; Público: 17.501; Cartões amarelos: Rafael Santos, Léo Gago, Jonas, Leandro Donizete e Lucas Mendes; Expulsão: Manoel
Atlético: Renan Rocha; Fransérgio, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Robston, Branquinho e Paulo Baier; Guerrón e Adaílton
Técnico: Adilson Batista
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Cianorte faz saldo e põe
Giancarlo na artilharia


5 X 0
Da Equipe FutebolPR

O Cianorte cumpriu à risca o que precisava no jogo contra o Cascavel: fazer saldo de gols. Ganhou por 5 x 0, chegou aos 34 pontos na classificação geral e atingiu 11 gols da saldo. Na rodada final, desde que não seja goleado pelo Coritiba, no Couto Pereira, é favorito para fazer a decisão do interior contra o Operário.

Além da boa condição adquirida com a goleada, o Cianorte posicionou o atacante Giancarlo no topo da lista de artilharia. O jogador chegou a 12 gols e se igualou a Davi e Bill, do Coritiba. Domingo que vem, os três terão um confronto direto para definir quem será o goleador do campeonato Paranaense de 2011.

O Arapongas, que é o outro clube com chances de disputar a final do interior, vai precisar vencer o clássico contra o Roma Apucarana e ainda golear. Missão complicada para o time do norte paranaense, que tem saldo 3 e terá de tirar 8 gols de desvantagem. Mesmo que conte com a ajuda do Coritiba, precisará estar com o ataque afiado contra o rival regional.

24/abril/2011
CIANORTE 5 X 0 CASCAVEL
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr.; Assistentes: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto e Claudemir Aparecido Leibante; Gols: Giancarlo, 42 do 1.º; Marquinhos, 10; Giancarlo, 25 e 44, e Almir, 28 do 2.º; Renda: R$ 6.400; Público: 460; Cartões amarelos: Valdir e Bruno; Expulsões: Fernando e Carlos Lima
Cianorte: Marcelo; Rafael Mineiro, Serginho, Brinner e Valdir; Cleiton (Deivis), Ligger, Jovani e Tiago Santos, Marquinhos e Giancarlo
Técnico: Ronaldo Bagé
Cascavel: Nivaldo; Gustavo, Fernando, Leo e Bruno; Barbosa, Filipe, Diego Corbari e Carlos Lima, Jean Carlo e Iarlei (Jean)
Técnico: Joel Costa

Coritiba encara maior rival
para sacramentar o título



Da Equipe FutebolPR

Com uma série de 15 vitórias no estadual, o Coritiba a busca neste domingo sacramentar um título histórico. Caso ao menos empate com o Atlético, na Arena da Baixada, poderá sagrar-se campeão invicto pela 3.ª vez em sua história – para isso, terá de confirmar a invencibilidade também contra o Cianorte, na rodada final do returno.

Em casa, o Atlético tentará carimbar a faixa de bicampeão do Coxa. Será difícil evitar o título do rival, mas poderá interromper a série de vitórias e, consequentemente, a invencibilidade de 20 jogos no estadual. Além disso, há a tentativa de acabar com um jejum de quase três anos no clássico.

Outro atrativo do clássico diz respeito ao recorde brasileiro de vitórias. O Cortiba, somando estadual e Copa do Brasil, já tem uma série de 20 jogos só ganhando. Se vencer o Atletiba, chega a 21 e iguala o Palmeiras de 1996. Na semana que vem, superando o Caxias-RS, pela Copa do Brasil, toma posse do recorde.

Os dois times entram em campo com o que têm melhor em seus atuais elencos. Desta que para Davi, Bill e Paulo Baier, que vão travar um duelo particular pela artilharia do campeonato. O meio-campo e o atacante do Coxa têm 12 e 10 gols. O capitão rubro-negro também tem 10.

24/abril/2011
ATLÉTICO X CORITIBA
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Horário: 16h; Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR); Assistentes: Gilson Bento Coutinho e José Amilton Pontarolo
Atlético: Renan Rocha; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Robston, Paulo Baier e Branquinho; Guerrón e Adaílton
Técnico: Adilson Batista
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Léo Gago, Leandro Donizete, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Cianorte joga para ficar
perto da final do interior


X
Da Equipe FutebolPR

De todo os clubes do interior, o único que torcia pelo Paraná Clube neste sábado era o Cianorte. Caso o Tricolor tivesse vencido o Arapongas, o Leão do Vale precisaria apenas de uma vitória sobre o Cascavel para realizar a final do interior contra o Operário.

No entanto, o empate por 2 x 2 em Curitiba mudou o cenário. Agora, o Cianorte precisa vencer o Cascavel para levar a decisão da vaga para a última rodada. Por isso, saldo de gols será importante. Hoje, o Leão do Vale tem 5 gols de saldo contra 3 do Arapongas.

Se chegar a 34 pontos, o Cianorte vai precisar empatar com o Coritiba na rodada final, caso o Arapongas ganhe do Roma. Se perder, e o Arapongas ganhar o clássico regional, os dois ficarão empatados em número de pontos e vitórias (34 pontos e 10 vitórias). Daí, a decisão da vaga se dará no saldo de gols.

24/abril/2011
CIANORTE X CASCAVEL
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Horário: 15h50; Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr.; Assistentes: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto e Claudemir Aparecido Leibante
Cianorte: Marcelo; Valdir, Alexandre, Serginho e Rafael Mineiro; Amaral, Ligger, Jovani e Tiago Santos; Davis e Giancarlo
Técnico: Ronaldo Bagé
Cascavel: Nivaldo; Gustavo, Bruno, Leo e Barbosa; Diego Corbari, Carlos Lima, Alan e Jean Carlo; Jean e Kinho
Técnico: Joel Costa

Paraná cai no campo e se
agarra a milagre no tapetão


2 X 2
Da Equipe FutebolPR

A diretoria do Paraná Clube resistiu neste sábado em assumir o rebaixamento do Paraná Clube para a Divisão de Acesso de 2012. O presidente Aquilino Romani foi porta-voz dos tricolores ao dizer que ainda há esperança no julgamento que tramita no TJD-PR, relacionado à denúncia de que o Rio Branco escalou jogador irregular e que pode custar perda de 22 pontos ao time de Paranaguá.

Em 1.ª instância, o Rio Branco venceu, apesar de ter sido multado em R$ 27 mil. Agora é o pleno do TJD-PR quem julga o caso nesta semana. A tendência é que o tribunal confirme a decisão da 1.ª instância. A defesa do time de Paranaguá ainda espera a redução da multa, mas se houver derrota já anunciou que irá recorrer ao STJD, no Rio.

Enquanto isso, o Paraná alimenta a ilusão. O certo seria fazer mea culpa. Houve uma aposta equivocada do clube, que investiu em elenco com salário médio de R$ 3 mil e rechaçou parcerias sólidas e pessoas que, de fato, conhecem de futebol. Preferiu apostar em dirigentes que estavam afastados há tempos do futebol e completamente desconectados da realidade.

Além disso, errou ao escolher Ricardo Pinto para substituir Roberto Cavalo. O jovem treinador, com seu estilo engomadinho e de discurso repetitivo, não conseguiu levar vibração ao elenco. Obteve vitórias pontuais no começo, mais pela novidade que representava do que pelo seu conhecimento tático e pela sua capacidade de persuasão.

Enfim, cada um dos pilares que sustentaram o Paraná Clube neste estadual ruiu com parcela igual de culpa. Sábia foi a torcida. Primeiro, por não comparecer em massa à Vila Capanema neste sábado, meio que já sabendo qual seria o desfecho da história; segundo, por não criar tumulto na Vila Capanema, o que complicaria ainda mais o Tricolor.

Houve uma tentativa de protesto da organizada, mas não conta. Afinal, durante todo o tempo ela esteve conivente com os erros de planejamento do clube. Agora, que se junte à diretoria para esperar pelo milagre do tapetão, se é que ele virá.

23/abril/2011
PARANÁ CLUBE 2 X 2 ARAPONGAS
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR); Assistentes: Arestides Pereira da Silva Júnior e Diego Grubba Schitkovski; Gols: Wellington, 6; Léo, 20 e 42 do 1.º; George, 38 do 2.º; Renda: R$ 49.355; Público: 2.825; Cartões amarelos: Luciano Castan, Diego, Marcelo Guerreiro, Gustavo, Alexandre e Fabinho
Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Luciano Castan, Rodrigo Defendi e Lima; Anderson, Luiz Camargo e Taianan (Henrique, 31 do 2.º); Packer (Luizinho, 39 do 2.º), Léo (Serginho, 23 do 2.º) e Diego
Técnico: Ricardo Pinto
Arapongas: Danilo; Marcelo Guerreiro (Lila, 26 do 2.º), Gustavo, Bruno Matavelli e Anderson Paim (George, 17 do 2.º); Alexandre (Rafael Torres, 12 do 2.º), Fabinho, Wellington e Rogerinho; Val Ceará e Luciano
Técnico: Toninho Moura

Roma Apucarana vira sobre
Timãozinho, no Ecoestádio


1 X 2
Da Equipe FutebolPR

O Corinthians Paranaense encerrou sua campanha em casa de forma melancólica. Perdeu por 2 x 1 para o Roma Apucarana, de virada, e está prestes a editar sua pior participação no Estadual, incluindo os tempos em que se chamava Malutrom e J. Malucelli. O time tem 24 pontos na classificação geral e ocupa o 8.º lugar.

Já o Roma Apucarana consolidou sua presença na elite paranaense em 2012 e atingiu seu principal objetivo, depois de ter retornado da Divisão de Acesso. Agora, na rodada final, o tricolor do Norte, com 27 pontos na classificação geral, vai para o clássico regional contra o Arapongas querendo complicar a vida do rival, que ainda sonha com vaga na final do interior.

23/abril/2011
CORINTHIANS-PR 1 X 2 ROMA APUCARANA
Local:
Ecoestádio, em Curitiba; Árbitro: Emerson da Silva; Assistentes: Sidmar dos Santos e Rony Marcelo Slavieiro; Gols: Thiago Henrique, 12, e Doriva, 47 do 1.º; Robenval, 35 do 2.º; Renda: R$ 2.070; Público: 129; Cartões amarelos: Paulo Henrique; Expulsão: Araújo
Corinthias-PR: Walter; Araújo, Leandro, Neto e Nelsinho; Paulo Henrique (Adriano Gabiru), Willian e Tiago Henrique (Andrezinho); Roberto (Erick) e Renan
Técnico: Luciano Gusso
Roma: Spada; Cassiano, Juninho, Luis Paulo e Rogerinho; Eurico, Doriva (Cipó), Alex e Fernandinho (Roberval); Neno (Danielzinho) e Warley
Técnico: Richard Malka

Empate livra Iraty e coloca
Operário na final do interior


1 X 1
Da Equipe FutebolPR

Um resultado na conta do chá, que agradou a Iraty e Operário. Foi assim o 1 x 1 no clássico dos Campos Gerais, disputado neste sábado, em Irati. O resultado manteve o Azulão na elite estadual de 2011, com 24 pontos, e classificou o Fantasma para a final do interior.

O clube de Ponta Grossa também já garantiu vaga na Série D do Brasileiro de 2011 e na Copa do Brasil de 2012. Agora, espera seu desafiante na decisão extra, que pode ser Cianorte ou Arapongas, que neste sábado empatou por 2 x 2 com o Paraná e ajudou o Iraty.

23/abril/2011
IRATY 1 X 1 OPERÁRIO
Local:
Coronel Emílio Gomes, em Irati; Árbitro: Rafael Traci; Assistentes: Adair Carlos Mondini e Rafael Trombeta; Gols: Silvio, 14, e Ícaro, 49 do 2.º; Renda: R$ 11.700; Público: 963; Cartões amarelos: Serginho Catarinense, Ivan, Mateus, Lisa, Arthur, Renê e Renato; Expulsão: Almeida
Iraty: Renato; Airton, Rogério, Renê e Eydison (Almeida); Sílvio, Bidia, Bruno e Neto (William); Gilson e Arthur
Técnico: Enéas Camargo
Operário: Ivan; Lisa, Vinícius, João Paulo (André) e Rodolfo; Zé Leandro, Serginho Catarinense, Serginho Paulista (Osmar) e Juninho (Grilo); Mateus e Ícaro
Técnico: Amilton Oliveira

Paranavaí livra-se da
degola em alto estilo


5 X 0
Da Equipe FutebolPR

Em 2007, o Paranavaí foi campeão paranaense em cima do Paraná Clube. Neste sábado, o ACP voltou a ser carrasco do Tricolor. Com a goleada por 5 x 0 sobre o Rio Branco, combinada com o empate por 2 x 2 do time da capital, a equipe do Noroeste sacramentou o rebaixamento do rival e ainda livrou-se da degola em alto estilo.

O resultado no Waldemiro Wagner levou o Paranavaí a 24 pontos e o alçou ao 7.º lugar na classificação geral. Já o Rio Branco, que já tinha 24 pontos, caiu para a 10.ª colocação, mas como o ACP não corre mais nenhum risco de rebaixamento. O Leão da Estradinha vai cumprir na tabela na última rodada, recebendo o Atlético.

23/abril/2011
PARANAVAÍ 5 X 0 RIO BRANCO
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Árbitro: Adriano Milczvski; Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Cesar da Silva Nogueira; Gols: Tatico, 28 e 30, e Rafael Santos, 45 do 1.º; Edson, 7, e Rafael Pulga, 18 do 2.º; Renda: R$ 5.770; Público: 577; Cartão amarelo: Edson
Paranavaí: Paulo Roberto; Jean, Jaime, Álisson e Éverton; Edson, Márcio, Roberto e Davi (Rafael Pulga); Tatico e Rafael Santos (Douglas)
Técnico: Itamar Bernardes
Rio Branco: Fabrício; Leandro, Vinicius (Lucas), Willian e Esquerdinha; Reginaldo Nascimento, Mini, Baiano, Dudu (Igor); Eduardo Salles (Juninho) e Negreiros
Técnico: Alan Aal

Paraná tenta superar síndrome
de Heber contra o Arapongas


X
Da Equipe FutebolPR

Neste sábado, o Paraná Clube entra em campo sabendo que não pode sequer empatar contra o Arapongas. O problema é que terá de superar uma síndrome: a de ainda não ter conseguido ganhar um jogo, nesta temporada, quando o árbitro foi o Fifa Heber Roberto Lopes.

Se a “maldição” insistir, o Paraná pode terminar o sábado de Aleluia como rebaixado. Basta que o Paranavaí vença o Rio Branco. Neste caso, o ACP iria a 24 pontos e o Tricolor só poderia chegar a 23, em caso de empate, ou 22, na hipótese de derrota para o Arapongas.

Mas se existe a síndrome Heber, o Paraná conta também com o retrospecto do técnico Ricardo Pinto, quem em jogos na Vila Capanema está 100% contra equipes do interior. Mantendo o aproveitamento, e contando com um tropeço do ACP, o Paraná vai para a última rodada fora da zona de rebaixamento.

Já o Arapongas joga para se manter na luta por vaga na final do interior. Caso perca, e o Cianorte ganhe domingo, o alviverde do Norte estará fora da decisão. O técnico Toninho Moura terá apenas uma mudança no time. O zagueiro Douglas, suspenso, cede lugar para Bruno Matavelli. No Tricolor, Ricardo Pinto escala uma formação mais ofensiva.

23/abril/2011
PARANÁ CLUBE X ARAPONGAS
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 15h30; Árbitro: Heber Roberto Lopes; Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr. e Diego Grubba Schitkovski
Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Rodrigo Defendi, Luciano Castán e Lima; Anderson, Luiz Camargo, Taianan e Douglas Packer; Léo e Diego
Técnico: Ricardo Pinto
Arapongas: Danilo; Marcelo Guerreiro, Bruno Matavelli, Gustavo e Anderson Paim); Alexandre, Fabinho, Wellington e Rafael Mineiro; Val Ceará e Bruno Maranhão
Técnico: Toninho Moura

Rio Branco e Paranavaí
de olho na Vila Capanema


X
Da Equipe FutebolPR

No Waldemiro Wagner, Paranavaí e Rio Branco vão duelar com as antenas sintonizadas no que acontece na Vila Capanema. Dependendo do resultado do Paraná Clube, as duas equipes podem até fazer um “jogo de compadres” para se livrar do rebaixamento.

A hipótese número um seria o Paraná perder para o Arapongas, o que permitiria que Vermelhinho e Leão da Estradinha empatassem. A hipótese número dois seria o Tricolor empatar na Vila, o que permitiria que o Rio Branco perdesse para o ACP, garantindo as duas equipes na elite de 2012.

Por fim, desde que o Paraná ganhe do Arapongas, as duas equipes terão de correr atrás da vitória, sem “compadrio”. Neste caso, a situação é mais perigosa para o Paranavaí, que se não ganhar pode ir parar na zona de rebaixamento.

Na classificação geral, o Rio Branco tem 24 e o ACP 21 pontos.

23/abril/2011
PARANAVAÍ X RIO BRANCO
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 15h30; Árbitro: Adriano Milczvski; Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Cesar da Silva Nogueira
Paranavaí: Paulo Roberto; Everton, Alisson, Jaime e Jean; Roberto, Márcio, Davi e Tatico; Edson e Piki
Técnico: Itamar Bernardes
Rio Branco: Fabricio; Leandro, Vinicius, Willian; Esquerdinha, Reginaldo Nascimento, Mini e Baiano; Eduardo Salles e Adriano
Técnico: Erminho

Operário busca 1 ponto
contra ameaçado Iraty


X
Da Equipe FutebolPR

O clássico dos Campos Gerais virou duelo de opostos. Neste sábado, no Emílio Gomes, o Operário encara o Iraty precisando de um empate para se garantir matematicamente na final do interior. Já o Azulão tem de ganhar para evitar a ameaça real do rebaixamento.

Com 23 pontos, o Iraty pode ficar à mercê da degola se vier a perder para o Fantasma e Paranavaí e Paraná ganharem seus jogos. Ainda contra o time de Irati pesa a desmobilização. O presidente do clube, Sérgio Malucelli, voltou-se de vez para o Londrina, onde já anunciou até o novo técnico do Tubarão: Cláudio Tencatti.

Já no Operário, o que pesa contra é a desconfiança da torcida e a ruptura entre elenco e imprensa de Ponta Grossa. Após a 5.ª derrota em casa, na rodada passada, o time foi acusado de ter trocado os treinos pelas baladas. Pior: boa parte dos jogadores estaria mais preocupada com a transferência do clube, após o estadual, do que com a manutenção da boa campanha.

É neste clima que Iraty e Operário se enfrentam pela 10.ª rodada do returno. No Azulão, o desfalque será o zagueiro Thiago, expulso contra o Paraná. No Operário, o técnico Amilton Oliveira poderá contar com força máxima.

23/abril/2011
IRATY X OPERÁRIO
Local:
Emílio Gomes, em Irati; Horário: 15h30; Árbitro: Rafael Traci; Assistentes: Adair Carlos Mondini e Rafael Trombeta
Iraty: Renato; Arnaldo, Renê, Silvio e Wendell; Silvio, Mauro, Bruno e Neto; Gilson e Eydison
Técnico: Enéas Camargo
Operário: Ivan; Lisa, André, Alisson e Gílson; Serginho Paulista, Serginho Catarinense, Cambará e Ceará; Mateus e Ícaro
Técnico: Amilton Oliveira

Timãozinho e Roma jogam
para não depender de outros


X
Da Equipe FutebolPR

Tudo levava a crer que o duelo entre Corinthians e Roma Apucarana, na penúltima rodada do estadual, seria apenas para cumprir tabela. Só que a matemática aponta para outro caminho. As duas equipes, ainda que remotamente, correm risco de rebaixamento.

Assim, para afastar de vez a ameaça de degola, as equipes jogam para vencer neste sábado, às 15h30, no Ecoestádio. As duas têm 24 pontos. Só que o Timãozinho acumula 7 vitórias contra 6 do Roma. Significa que um empate não é ruim para o Corinthians.

Já o Roma tentará resolver sua vida neste jogo, pois na rodada final terá o clássico contra o Arapongas, na casa do adversário. O técnico Richard Malka quer evitar ter de decidir a continuidade na elite contra o rival regional.

Por isso, mandará a campo um time mais ousado. Na opinião dele, se conseguir repetir nos 90 minutos o 1.º tempo do jogo contra o Coritiba, o Roma tem chances de surpreender o Timãozinho.

23/abril/2011
CORINTHIANS PARANAENSE X ROMA APUCARANA
Local:
Ecoestádio, em Curitiba; Horário: 15h30; Árbitro: Émerson da Silva; Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Rony Marcelo Slaviero
Corinthians: Walter; Araújo, Leandro, Elpidio e Nelsinho; Paulo Henrique, Cícero, Willian e Adriano Gabiru; Rodrigo Hote e Renan
Técnico: Luciano Gusso
Roma: Rudy; Cassiano, Juninho, Luís Paulo e Rogerinho; Eurico, Doriva, Alex e Cipó; Danielzinho e Werley
Técnico: Richard Malka

Felipão ironiza a ótima
campanha do Coritiba

Da Equipe FutebolPR

Após a vitória por 1 x 0 sobre o Santo André, que resultou na classificação do Palmeiras para as quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari optou pela ironia para falar do clube que, muito provavelmente, deve ser seu adversário na próxima etapa do torneio: o Coritiba.

Durante a entrevista coletiva no Pacaembu, Felipão foi perguntado sobre o Coritiba, que vem de uma campanha de 20 vitórias seguidas. Disse o repórter: “Felipão, gostaria que fosse analisasse o Coritiba, que está invicto na temporada. Você acha que ele tem ganhado de adversários fracos ou preocupa o Palmeiras?”.

Felipão respondeu: “Primeiro, eles vão ter de ganhar do Caxias, que é o meu time. No passado, nós ganhamos deles por três a zero. E o Coritiba tinha aquele timaço, com Jairo, Hidalgo e toda aquela gente. É claro que, com a vantagem de quatro gols (o Coritiba ganhou o jogo de ida por 4 x 0), eles podem passar. Daí, vamos nos preocupar com eles. Antes, não.”

Em 1990, Luiz Felipe Scolari teve passagem relâmpago pelo Coritiba. Treinou o time em três jogos e perdeu todos. Ele foi contratado para comandar a equipe na Série B do Brasileiro daquele ano. Após a última derrota - 2 x 0 para o Juventude, no Couto Pereira, Felipão foi embora escondido.

Quem conta é o ex-presidente do Coxa, João Jacob Mehl: “O Felipão buscou sua mala no vestiário e saiu. Imaginamos que ele tinha ido cumprimentar alguém do Juventude. Mas o tempo foi passando, ele não voltava, não voltava, não voltava, aí fomos atrás. E descobrimos que ele tinha subido no ônibus do Juventude e voltado para Caxias do Sul.” Até hoje Scolari risca de seu currículo a passagem pelo Coritiba.

Marajás da Copa 2014 no
Paraná estão em polvorosa



Da Equipe FutebolPR

As recentes declarações do presidente do Atlético, Marcos Malucelli, de que o custo para a adequação da Arena da Baixada está R$ 45 milhões mais caro, colocaram em polvorosa os marajás da Copa do Mundo de 2014, que são aqueles que gravitam em torno do evento, sejam em secretárias especiais ou em comissões instaladas na Câmara Municipal de Curitiba e na Assembleia Legislativa.

Segunda-feira cedo, a tropa vai pra cima do dirigente atleticano e de seu vice, Enio Fornea Jr.. Haverá uma reunião na sala da presidência da Câmara Municipal, envolvendo todos os políticos e burocratas nomeados para viabilizar a Copa 2014 em Curitiba. Para eles, a direção rubro-negra vai começar a conversa perguntando: cadê o dinheiro?

O poder público não quer pôr mais do que R$ 90 milhões na obra, que viria em forma do dúbio potencial construtivo. Hoje já é quase consenso de que esse papel não estimula o mercado imobiliário como há dois anos. Assim, já não há mais convicção se alguma construtora irá querer abraçar a obra.

O empresário Joel Malucelli, empreiteiro experiente, declarou recentemente que uma eventual licitação a ser realizada pelo Atlético, para selecionar propostas, pode acabar deserta. A ponto de o clube já cogitar fazer a escolha por carta-convite. O impasse está instalado novamente.

Enquanto isso, o preço da reforma da Arena só faz subir. Quem vai pagar a conta?

Loja do presidente é que
fornece troféus para a FPF

Da Equipe FutebolPR

No Campeonato Paranaense, os troféus que serão distribuídos ao campeão, vice, campeão do returno, campeão do interior, goleador e goleiro menos vazado têm uma só origem: a Hélio Cury Comércio de Artigos Esportivos, loja do presidente da Federação Paranaense de Futebol.

A informação vem de dentro da própria FPF, sob a alegação de que o dirigente consegue fornecer as taças por preços mais em conta do que outras lojas especializadas em troféus.

Por ser uma entidade privada, a federação não tem obrigação de fazer licitação para realizar compras. No entanto, seria ético, no que se refere à aquisição de troféus, realizar no mínimo uma cotação. Haja vista que o presidente da FPF é tradicional comerciante de troféus em Curitiba.

Coxa já é campeão de
público do estadual

Da Equipe FutebolPR

Independentemente do público do Atletiba de domingo, na Arena da Baixada, o Coritiba já é campeão de público do estadual 2011. Com média de 11.117, o Coxa não pode mais ser alcançado pelo Atlético - seu perseguidor direto.

O balanço do campeonato também mostra que o Coritiba já tem outras marcas inatingíveis, como o número de rodadas na liderança, o número de vitórias e a série invicta. O Coxa ainda está na disputa para ter o goleador do estadual, já que Davi (12) e Bill (10) encabeçam a lista.

Confira o balanço do campeonato:

Jogos: 120
Gols marcados: 347
Média de gols: 2,89
Empates: 21
Vitórias de times locais: 56
Vitória de times visitantes: 43
Total arrecadado: R$ 5.440.780,00
Média de arrecadação: R$ 45.339,83
Total de público: 366.386
Média de público: 3.053

Média de público dos clubes (mandantes)
11.117... Coritiba (10jogos)
8.829... Atlético (10 jogos)
4.222... Operário (11 jogos)
2.436...Paraná (10 jogos)
2.009.. Arapongas (10 jogo)
1.494... Roma (11 jogos)
1.140... Iraty (9 jogos)
1.080... Rio Branco (10 jogos)
1.074... ACP (10 jogos)
733... Cascavel (10 jogos)
855... Cianorte (10 jogos)
426... Corinthians (9 jogos)

Time que mais vezes liderou: Coritiba, 16 rodadas
Time que mais vezes ficou na ZR: Cascavel, 18 rodadas
Melhor ataque: Coritiba, com 57 gols
Pior ataque: Cascavel, com 14 gols
Melhor defesa: Coritiba, 17 gols sofridos
Pior defesa: Cascavel e Paraná, com 35 gols sofridos
Maior goleada: Coritiba 5 x 0 Iraty
Placar mais repetido: 2 x 1 (26 vezes)
Time que mais venceu: Coritiba, 17 vezes
Time que mais perdeu: Cascavel, 14 vezes
Time que mais empatou: Rio Branco e Roma Apucarana, 6 vezes
Time com maior série invicta: Coritiba, 20 jogos

Artilheiros
12 Gols

Davi (Cori)
10 Gols
Paulo Baier (Atl)
Bill (Cori)
9 Gols
Giancarlo (Cian)
Rodrigo Hote (Corinth)
Marcos Aurélio (Cori)
8 Gols
Thiago Santos (Cian)
Anderson Aquino (Cori)
Mateus (Ope)
7 Gols
Madson (Atl)
Bruno (Iraty)
Warley (Roma)
6 Gols
Willian (Iraty)
Ícaro (Ope)
Negreiros (RB)
5 Gols
Tatico (ACP)
Luciano e Wellington (Arap)
Guerrón e Nieto (Atl)
Cambará (Ope)
Léo (PR)
4 Gols
Piki e Edenílson (ACP)
Bruno Maranhão (Arap)
Adaílton e Lucas (Atl)
Kinho e Irineu (Casc)
Emerson (Cori)
Thiago Henrique (Corint)
Ceará (Ope)
Diego (PR)
Eduardo Salles (RB)
Alex (Roma)
3 Gols
Rafael Santos e Ferraz (ACP)
Val Ceará (Arap)
Jean Carlo (Casc)
Pereira e Rafinha (Cori)
Eydson (Iraty)
Hevandro e Dhiego Martins (Ope)
Kelvin (PR)
Ratinho (RB)
Cipó (Roma)
2 Gols
Paulinho (Atl)
Deivis e Brinner (Cian)
Willian, Adriano Gabiru e Leandro (Corint)
Arthur, Jaime e Gizo (Iraty)
Lima e Tito (PR)
Baiano (RB)
Danielzinho, Rogerinho, Robenval e Paulo Sérgio (Roma)
1 Gol
Douglas, Edson, Everton, Márcio, Roberto, Alisson e Jean (ACP)
Fabinho, Gustavo, Marcelo Guerreiro, Rafael Mineiro, Maicon, Peu e Jocivalter (Arap) Kléberson, Gabriel, Héverton, Claiton e Vítor (Atl)
Sidclei, Marco Túlio e João Renato (Casc)
Jovani, Rafael Mineiro, Felipe Pinto, Almir, Geandro e Marquinhos (Cian)
Everton Ribeiro, Leonardo, Tcheco, Jonas, Leandro Donizete, Geraldo e Eltinho (Cori)
Elpídio, Tiago, Cícero, Paulo e Roberto (Corint)
Paraíba, Danielzinho, Sílvio, Marquinhos e Diogo (Iraty)
Douglas Packer, Luiz Camargo, Paulo Henrique, Rafael Defendi, Renato e Rafael Vaz (PR)
Serginho Paulista, Lisa, Alisson, Rilber (Ope)
Dudu, Adriano, Meduna, Edmílson, Esquerdinha, Duda, César Romero e Choco (RB)
Cassiano, Doriva, Juninho e Lira (Roma)
Gols contra
1 Gol

Douglas (do Arap para o Cian)
Tiago Alencar (do Corinth para o Atl)
Robenval (do Roma para o Cori)
Bruno Costa (do Atl para o ACP)

Expulsões: 53
Time com mais jogadores expulsões: Coritiba e Rio Branco, com 6

Árbitro que mais apitou
9 jogos

Héber Roberto Lopes
7 jogos
Edivaldo Elias da Silva e Antônio Denival de Morais
5 jogos
Jarbe Cassou, Marcos Daniel de Camargo, Antônio Valdir dos Santos, Leandro Júnior Hermes, Anderson Carlos Gonçalves, Everaldo Lambert dos Reis, Adriano Milczvski, Nilo Neves de Souza Jr. e Rodolpho Toski Marques
4 jogos
Luiz Alberto Alves de Abreu, Rogério Menon da Silva, Leonardo Zigari Zanon, Robson Toloczko Coutinho, Selmo Pedro dos Anjos Neto, Ricardo de Lima Legnani, Ronaldo Parpinelli, Evandro Rogério Roman, Rafael Traci e Fábio Filipus
3 jogos
Fábio Marcos Zoccante, Paulo Roberto Alves Jr. e Émerson da Silva
1 jogo
Júlio César de Souza

Atlético e Avaí estão
nas quartas de final

Da Equipe FutebolPR

Atlético e Avaí são os dois primeiros quarto-finalistas da Copa do Brasil. O Rubro-Negro avançou com tranqüilidade. Goleou o Bahia por 5 x 0, nesta quarta-feira, e agora espera o vencedor do duelo Vasco x Náutico. No primeiro jogo, o time cruzmaltino venceu por 3 x 0.

Já o Avaí empatou por 1 x 1 com o Botafogo-RJ, na Ressacada, e se garantiu para enfrentar São Paulo ou Goiás. Nesta quarta-feira, no jogo de ida, o tricolor paulista ganhou por 1 x 0. Já o time catarinense, na primeira partida, havia empatado por 2 x 2 com o alvinegro carioca.

Em outro jogo pelas oitavas de final, o Flamengo foi surpreendido pelo Horizonte-CE, no Engenhão, e empatou por 1 x 1. Agora, na partida de volta, o rubro-negro carioca vai precisar vencer ou empatar por mais de um gol se quiser classificar. O 0 x 0 é do time cearense.

Nesta quinta-feira sairá mais um classificado para as quartas de final. O Palmeiras, que ganhou por 2 x 1 do Santo André no jogo de ida, recebe o time do ABC e pode até perder por 1 x 0 que estará garantido. Se avançar, enfrenta o vencedor do duelo Caxias-RS x Coriitba. No jogo de ida, o Coxa ganhou por 4 x 0.

20/abril/2011
COPA DO BRASIL
Oitavas de final
Jogo de volta
ATLÉTICO 5 X 0 BAHIA

Local: Arena da Baixada, em Curitiba; Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS); Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC); Gols: Paulo Baier aos 21 e aos 40, Manoel aos 25, Rafael Santos aos 34 do 1° e Adaílton, aos 5, do 2°; Renda: R$ 198.260; Público: 14.037; Cartões amarelos: Rômulo, Manoel, Rafael Santos, Branquinho,Adaílton, Omar, Thiego, Camacho, Lulinha e Souza
Atlético: Renan Rocha; Rômulo (Wendel), Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid; Robston, Branquinho (Madson) e Paulo Baier; Guerrón (Lucas) e Adaílton
Técnico: Adilson Batista
Bahia: Omar, Marcos (Jancarlos), Titi, Thiego e Dodô; Marcone, Hélder, Camacho e Maurício, Robert (Rafael) e Souza (Lulinha)
Técnico: René Simões

Por R$ 330 mil, Atlético
tenta esquecer Atletiba


X
Da Equipe FutebolPR

Em semana de Atletiba, é quase impossível esquecer o clássico. Mas o Atlético se esforça para conseguir. Pelo menos nesta quarta-feira, o Rubro-negro terá de se concentrar em outro objetivo: eliminar o Bahia para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Se conseguir, além estar entre os oito melhores do torneio, já terá garantido mais R$ 330 mil como premiação a ser paga pela CBF. O Atlético já ganhou R$ 200 mil, por passar da 1.ª fase; mais R$ 200 mil, por superar a 2.ª etapa, e R$ 250 mil por estar nas oitavas de final.

Na próxima fase, tudo leva a crer que enfrentará o Vasco da Gama. Se chegar na semifinal, garante mais R$ 430 mil. Indo á final, enche ainda mais os cofres. Ganha R$ 1,1 milhão se for vice-campeão e R$ 2,2 milhões ganhar o título inédito.

Por isso, vale a pena esquecer o Atletiba pelo menos por 90 minutos. Ainda mais que o Atlético tem a vantagem de poder jogar pelo 0 x 0. O técnico Adilson Batista, por em, armou o time para vencer. O treinador vetou Madson e promove as estreias do lateral-direito Rômulo e do volante Wendell.

20/abril/2011
COPA DO BRASIL
oitavas de final
Jogo de volta
ATLÉTICO X BAHIA
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Horário: 21h50; Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS); Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
Atlético: Renan Rocha; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Robston, Branquinho e Paulo Baier; Guerrón e Adailton
Técnico: Adilson Batista
Bahia: Omar; Marcos, Thiego, Titi e Dodô; Helder, Marcone, Camacho e Maurício; Souza e Lulinha
Técnico: Renê Simões