header-photo

Conjectura



Nello Morlotti

Suponha que o governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba, enfim, decidam tomar a frente na gestão da Copa do Mundo em Curitiba – o que até agora não aconteceu. Neste caso, poderiam intervir junto ao COL (Comitê Organizador Local) – leia-se Ricardo Teixeira – e à Fifa para que houvesse uma mudança de rota para o evento na capital. Que mudança seria essa?

Considerando que 2/3 da cidade e de outras regiões do Estado ou torcem para Coritiba ou Paraná Clube ou para outros clubes, que não sejam Coritiba, Atlético e Paraná, podendo ser Operário, Cianorte, Rio Branco, Londrina, Iraty, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Palmeiras, Inter, Grêmio, etc. Neste caso, governo e prefeitura poderiam alegar um “apelo popular” dos paranaenses para que o estádio da subsede seja alterado. Como isso seria viabilizado?

Em conjunto com a Federação Paranaense de Futebol, governo e prefeitura “limpariam” a área do Pinheirão, desobstruindo os ônus que levaram o estádio à interdição, como endividamento com o IPTU, por exemplo, e outros processos. Feito isso, uma empreiteira – poderia ser a OAS – assumiria a construção de um estádio para 45 mil lugares, em uma área que não precisa de nenhum tipo de desapropriação no entorno e que permite investimento em mobilidade urbana.

Pois bem, com o poder da caneta que governo e prefeitura têm, isso ganharia celeridade e as obras começariam no início de 2012. Como Curitiba já está fora da Copa das Confederações mesmo, a empreiteira que assumisse a obra teria até dois anos para concluir o empreendimento. No final de 2013, começo de 2014, estaria pronto o estádio para três jogos da Copa do Mundo.

Atente ao detalhe: como COL e Fifa consentiriam numa eventual mudança de estádio para a subsede Curitiba, o contrato assinado anteriormente por governo e prefeitura, e que repassaria recursos do FDE (Fundo de Desenvolvimento Econômico) e do potencial construtivo da cidade para o Atlético, estaria nulo de pleno direito. Por quê? Por que o objeto destes recursos é fomentar a Copa em Curitiba e não obras em um estádio privado.

Como COL e Fifa indicariam um outro estádio, a nova arena Pinheirão - ou seja qual o nome que viria a receber - estaria apta a captar esses investimentos púbicos. Simples assim, apesar de ser apenas uma conjectura. Por enquanto...

6 Espinafrar:

Rogerio Otto disse...

Sonhe Nello.A copa agora sim é do atletico e do petraglia. espero que limpe os pés para entrar em nosso futuro tewmplo mais lindo mundo.

ps: não esquece de pagar iptu e outros tributos em dia viu, o Atletico conta com você hahaha.

Rafael Carvalho disse...

o Nello sonha com um estádio público de 45 mil lugares para colocar os 10 mil torcedores do Paraná, levantear um elefante branco de no minimo 300 milhões de reais pra que??? Para o paraná e o coxa que tem estádios nojentos?? Cala a tua boca Nello, qual é a infra estrutura que o bairro Tarumã oferece, é um bairro residencial e a Victor Ferreira é um inferno de acesso principalmente quando cruza a antiga Br 116, vái chorar na cama que é lugar quente!!!

levy cordeiro disse...

Podiam fazer a copa na vila capanema. uhauauuauah
Nelo, esse teu blog é uma piada...

Anônimo disse...

Nello sua voz e a nossa, parabens pela firmeza !!

Anônimo disse...

Concordo com você Nello, essas pessoas que falam que a Victor Ferreira é um inferno de acesso, já passaram pela Iguaçu e Getúlio Vargas no horário de pico? A copa é de todos os paranaenses e não somente de torcedores de um clube. A mim não agrada assistir jogos no estádio do Atlético. Parece um microondas aquilo!

Sérgio Luiz disse...

Aos Atleticanos: Quem vcs acham que irão custear as despesas administrativas para manter o estádio depois da Copa? Agora tudo é festa...

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.