header-photo

Levir Culpi alcança
recorde no Japão



Da Ace Comunicação

O técnico paranaense Levir Culpi foi homenageado neste sábado por se tornar o treinador estrangeiro que mais vezes dirigiu equipes do Japão em jogos oficiais. Culpi chegou à marca de 211 jogos na goleada de 4 x 0 de sua equipe diante do Shimizu S-Pulse, pela 17.ª rodada da J League. “Para mim foi uma surpresa. Não imaginava chegar tão longe. Vim para ficar um ano, a coisa foi indo e já estou na quinta temporada seguida”, disse.

Segundo o treinador, o que mais atrai no Japão é o respeito com que os profissionais são tratados. “Nos últimos três anos recebi propostas muito mais vantajosas financeiramente para trabalhar no Brasil, mas o que me prende aqui é o respeito à profissão”, disse o treinador. O Cerezo foi a única equipe comandada por Levir no país. Sua primeira passagem foi em 1997, quando dirigiu o time em 28 jogos. Na atual passagem, o treinador tirou o Cerezo da segunda divisão em 2009 e foi terceiro lugar da J League 2010, assegurando vaga na Liga da Ásia.

Neste ano classificou a equipe entre os oito finalistas da Liga da Ásia, que recomeça em setembro. “Consegui levar o Cerezo aonde nunca tinha chego. Isso me dá uma satisfação muito grande”, conta ele, que recebeu a homenagem de sua esposa Marília Culpi, também presente no estádio.

No Brasil, Levir Culpi tem mais de mil jogos oficiais registrados, além de muitos títulos estaduais, nacionais e uma Recopa Sul-americana. “Estamos levantando todos os números, jogo a jogo. Tudo estará no livro que estou escrevendo”, revela o treinador.

A marca anterior era do holandês Hans Ooft, que comandou inclusive a seleção japonesa em 1992 e 1993. Confira os que mais atuaram:

1.º) Levir Culpi – 211
2.º) Hans Oft (Holandês) – 209
3.º) Osvaldo Ardiles (Argentino) – 203
4.º) Nelsinho Baptista – 197
5.º) Toninho Cerezo – 184

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.