header-photo

Trairagem no futebol

Nello Morlotti

Quem convive diariamente no futebol sabe que se trata de um ambiente de trairagem. Muitas vezes, ela parte de quem está dentro da trincheira. Soube de dois exemplos disso nesta semana. Uma ocorreu após a estreia do Coritiba no Campeonato Paranaense. O técnico Marcelo Oliveira expôs jogadores a comentários desnecessárias na coletiva após a vitória por 1 x 0 para o Operário, em Ponta Grossa.

O treinador fez críticas aos laterais Eltinho e Jonas, alegando que os jogadores tinham “decepcionado”. Ora, a temporada mal começou e Marcelo Oliveira já quer todo mundo “voando baixo”? Não é por aí. Aliás, vale lembrar que o técnico costuma perder a mão quando o assunto é críticas ao elenco. Basta ver o que ocorreu quando ele dirigia o Paraná Clube, e que custou sua demissão.

Por falar em Paraná, no Tricolor também tem trairagem da braba. Consta que o novo assessor da presidência, Marcelo Romano, quis mexer em profissionais estratégicos do clube e que há anos prestam um serviço quase voluntário à instituição. Será que é por aí que deve começar o projeto de marketing do Paraná? Melhor seria o assessor recém empossado revelar logo o presente de Natal prometido à torcida.

Fica aqui a dica e minha solidariedade aos profissionais Rafael Zucow, Greisson Assunção e Ageu.

Saia justa para nossos
secretários de esporte

Da Equipe FutebolPR

Os secretários de esporte do Paraná e de Curitiba passaram por saias justas na quarta-feira. O do município, Marcelo Richa - filho do governador Beto Richa - gaguejou em entrevista à rádio CBN. Foi perguntado sobre boatos que envolvem seu nome (racha com o deputado Ribas Carli e compra de monografia para concluir o curso de Direito) e deu respostas inseguras.

Já o secretário de governo, Evandro Rogério Roman (Fifa-PR), fez uma arbitragem ruim no jogo Rio Branco 2 x 0 Paraná. Além de não ter marcado dois pênaltis – um deles clamoroso contra o Rio Branco (Negreiros pôs a mão na bola dentro da área) -, ainda permitiu que a violência descambasse em campo. O jogador Neverton, por exemplo, recebeu um chute por trás, sem bola, e nem amarelo o agressor recebeu. Mesmo assim, um radialista que assessora Roman na secretaria, e que narrava o jogo, rasgou elogios à sua senhoria.

Alex nega Palmeiras,
Cruzeiro e São Paulo

Da Equipe FutebolPR

Em seu site oficial, o meio-campista Alex, do Fenerbahçe, comentou as especulações que têm envolvido seu nome e um possível retorno ao futebol brasileiro. Ele negou negociações com Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo. Confira:

Estou numa semana de treinamentos na cidade de Antalya, e por conta desse período concentrado tenho muito tempo para acompanhar as noticias na internet. Confesso para vocês que me incomoda muito a maneira como colocam certas situações. Não vou permitir que meu nome seja envolvido em situações que não são verdadeiras.

Meu nome já apareceu em negociações com Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e outras equipes do futebol brasileiro. Agora surgiu a palavra leilão. Sei muito bem como essas situações funcionam. Quando minha condição estiver definida, vão me rotular em cima de todas essas notícias mentirosas que passam para o torcedor.

Sendo assim, acho fundamental esclarecer: todas as notícias que colocaram meu nome relacionado a negociações com o futebol brasileiro são mentirosas. Em momento algum entrei em negociação com o futebol brasileiro até agora. Todos sabem que meu contrato termina dentro de alguns meses, mas isso não quer dizer que eu esteja negociando um possível retorno.

Vou conduzir minha negociação como sempre fiz, com a discrição necessária e, quando tiver a situação definida, todos ficarão sabendo. Por isso faço questão de reforçar: tudo o que tem saído na imprensa brasileira é 100% mentira.

Aproveito para agradecer o apoio do torcedor, independentemente de clube, pelo carinho e o respeito com que sou tratado. E é justamente por todo esse respeito que não irei permitir usarem meu nome em notícias mentirosas.

Abraços e até a próxima,
Alex


Balanço do campeonato



Da Equipe FutebolPR

Jogos: 12
Gols marcados: 33
Média de gols: 2,75
Empates: 1
Vitórias de times locais: 4
Vitória de times visitantes: 7
Total arrecadado: R$ 593.090,00
Média de arrecadação: R$ 49.424,16
Total de público: 38.404
Média de público: 3.200

Média de público dos clubes (mandantes)
9,985... Atlético (1 jogo)
8.317... Coritiba (1 jogo)
7.025... Operário (1 jogo)
3.390...Paraná (1 jogo)
1.929... ACP (1 jogo)
1.736... Rio Branco (1 jogo)
1.712... Cascavel (1 jogo)
1.569... Roma (1 jogo)
940... Corinthians (1 jogo)
938... Cianorte (1 jogo)
624... Iraty (1 jogo)
239... Arapongas (1 jogo)

Time que mais vezes liderou: Corinthians-PR, Roma Apucarana e Coritiba, 1 rodada
Time que mais vezes ficou na ZR: Paraná, 2 rodadas
Melhor ataque: Roma, com 5 gols
Pior ataque: Operário, Cascavel e Paraná, 1 gol
Melhor defesa: Coritiba e Operário, 1 gol sofrido
Pior defesa: Paraná, com 5 gols sofridos
Maior goleada: Corinthians-PR 3 x 1 Paraná, Roma 3 x 1 Rio Branco e Coritiba 3 x 1 ACP
Placar mais repetido: 1 x 0 e 3 x 1 (3 vezes)
Time que mais venceu: Coritiba, 2 vezes
Time que mais perdeu: Cascavel e Paraná, 2 vez
Time que mais empatou: Iraty e Roma, uma vez
Time com maior série invicta: Coritiba, Iraty e Roma, um jogo

Artilheiros
3 Gols

Warley (Arap)
Marcos Aurélio (Cori)

2 Gols
Edenílson (ACP)
Wellington (Arap)
Thiago Henrique (Corint)
Negreiros (RB)

1 Gol
Tatico (ACP)
Val Ceará (Arap)
Paulinho e Madson (Atl)
Irineu (Casc)
Thiago Santos (Cian)
Pereira (Cori)
Rodrigo Hote e Adriano Gabiru (Corint)
Diogo, Willian e Bruno (Iraty)
Cambará (Ope)
Tito (PR)
Eduardo Sales (RB)
Paulo Sérgio (Roma)
Lira (Roma)

Gols contra
1 Gol

Douglas (do Arap para o Cian)
Tiago Alencar (do Corinth para o Atl)

Expulsões: 4
Time com mais jogadores expulsos: Operário, Rio Branco, Corinthians-PR e Iraty, com 1

Árbitro que mais apitou
1 jogo
Héber Roberto Lopes, Fábio Marcos Zoccante, Selmo Pedro dos Anjos Neto, Carlos Braatz, Anderson Carlos Gonçalves, Edivaldo Elias da Silva, Antônio Denival de Morais, Jarbe Cassou, Ronaldo Parpinelli, Fabio Filipus, Evandro Rogério Roman e Nilo Alves de Souza Júnior

Estadual dá início à
dança dos técnicos



Da Equipe FutebolPR

A diretoria do Cascavel demitiu o técnico José Guedes nesta quinta-feira. Após duas derrotas - ACP (1 x 2) e Operário ( 0 x 1) – o treinador deu início à dança dos técnicos no Campeonato Paranense. Interinamente, o presidente da Serpente, Nei Victor, vai comandar a equipe no domingo, contra o Rio Branco, no Olímpico.

Fique de olho no apito



Da Equipe FutebolPR

Confira que vai apitar o jogo de seu time na 3.ª rodada do Campeonato Paranaense:

Sábado
Atlético x Iraty
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba
Horário: 17h
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: Wesley Waldir Marmitt e Jefferson Cleiton Piva da Silva

Domingo
Paraná x Coritiba
Local:
Durival Britto e Silva, em Curitiba
Horário: 17h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Ricardo Vilar Neves

Cianorte x Corinthians-PR
Local:
Albino Turbay, em Cianorte
Horário: 17h
Árbitro: Leonardo Zigari Zanon
Assistentes: Adair Carlos Mondini e Weslley Gomes da Silva

Cascavel x Rio Branco
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel
Horário: 17h
Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis
Assistentes: Márcio Lopes Guerra e Flavio Augusto Alves

Operário x Arapongas
Local:
Germano Kruger, em Ponta Grossa
Horário: 17h
Árbitro: Antônio Valdir dos Santos
Assistentes: Guilherme Roggenbaum e Diego Grubba Schitkovski

Paranavaí x Roma
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Horário: 17h
Árbitro: Marcos Daniel de Camargo
Assistentes: Daniel Cotrim de Carvalho e Fábio Ferreira de Santiago

Seleção da rodada



Da Equipe FutebolPR

O goleiro Ivan (Operário) desponta como “sócio” da seleção do FutebolPR, assim como o lateral-direito Lisa (Operário), o zagueiro Pereira (Coritiba) e o atacante Marcos Aurélio (Coritiba).

Nas demais posições, muitas mudanças. Destaque para a presença do veterano Reginaldo Nascimento, que comanda a cozinha do Rio Branco. O volante Baiano é outro que dá equilíbrio ao Leão da Estradinha.

O zagueiro Valdir (Cianorte) e o volante Doriva (Roma) também mereceram lugar na seleção, assim como os atleticanos Paulinho e Madson. Quem também não podia faltar era Warley (Roma), que junto com Marcos Aurélio devide a artilharia do estadual – ambos com 3 gols.

O técnico da seleção é Amilton Oliveira, que domingo passado já havia dificultado o jogo para o Coritiba, e neste meio de semana montou o Fantasma para buscar a vitória em Cascavel.

Confira a seleção da 2.ª rodada: Ivan; Lisa, Reginaldo Nascimento, Pereira e Valdir; Lisa, Doriva, Baiano, Madson e Paulinho; Warley e Marcos Aurélio
Técnico: Amilton Oliveira

Goleada encerra sonho
do Coritiba na Copa SP

Da Equipe FutebolPR

Acabou em goleada a participação do Coritiba na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta quinta-feira, o representante paranaense perdeu por 6 x 2 para o Flamengo, que avançou para as semifinais.

O time carioca chegou a abrir 4 x 0. O Coxa reagiu com Guaraci, mas o Flamengo fez 5 x 1. O Coritiba novamente reagiu com Bruno, mas daí viu o adversário sacramentar o a goleada no final do jogo.

Nas semifinais, o Flamengo encara o Desportivo Brasil e o América-MG pega o Bahia. A final ocorre no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo.

Classificação



Coxa passeia, vence ACP
e lidera estadual com 100%


3 X 1
Da Equipe FutebolPR

O Coritiba venceu o Paranavaí por 3 x 1 e assumiu a liderança do Campeonato Paranaense. São 6 pontos em duas rodadas. Isso credencia o Coxa a ser tachado de favorito para o clássico de domingo, às 17h, contra o Paraná Clube. Adversário, aliás, que pode ser colocado no mesmo patamar do ACP.

Nesta quinta à noite, a equipe do interior lutou, mas não resistiu ao bom toque de bola alviverde e à superioridade técnica dos donos da casa. Pereira e Marcos Aurélio (2) marcaram para o Coxa e Tatico descontou para o Paranavaí. Ainda com altos e baixos, o Coritiba não foi brilhante, mas jogou para o gasto. Na verdade, passeou em campo ser 100% no estadual.

20/janeiro/2011
CORITIBA 3 X 1 PARANAVAÍ
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Árbitro: Nilo Alves de Souza Júnior; Assistentes: Moisés Aparecido de Souza (PR) e Cacio Júnior Quadrelli; Gols: Pereira, 31, e Marcos Aurélio, 38 do 1.º; Marcos Aurélio, 36, Tatico, 46 do 2.º; Renda: R$ 107.080; Público: 8.317; Cartões amarelos: Alisson
Coritiba: Édson Bastos; Jeci, Pereira e Émerson; Jonas (Tcheco), Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Eltinho (Geraldo); Marcos Aurélio e Leonardo
Técnico: Marcelo Oliveira
Paranavaí: Ednaldo; Davi, Jaime (Ednaldo), Alisson e Édson; Márcio, Roberto, Rafael Pulga e Ferraz (Tatico); Edenílson (Lucas Podadeiro) e Pequi
Técnico: Rogério Perrô