header-photo

Guerrón e Renato Gaúcho.
Será que vai dar “liga”?

Por Filipe Papini

Em 2008, Renato Gaúcho conseguiu levar o Fluminense até o ponto mais alto da Libertadores. Entretanto, na final, sucumbiu diante do forte time da LDU, comandado naquela época pelo atacante Joffre Guerrón. Os equatorianos saíram em vantagem na primeira partida, quando venceram por 4 x 2, mas perderam por 3 x 1 no Maracanã e a decisão foi para os pênaltis, quando "La Liga" calou o Maracanã. Por obra do destino, agora, os dois trabalharão juntos no Atlético Paranaense.

Você acha que pode ter problemas com o Renato Gaúcho, por causa da rivalidade que se criou entre LDU e Fluminense no passado?
Naquela época, trabalhávamos em times opostos. Eu queria fazer história pela LDU e ele pelo Fluminense. São coisas do futebol e apenas um dos dois poderia sair de lá com a vitória, apesar de serem grandes equipes e merecerem a conquista. Agora, vamos trabalhar juntos e não teremos problemas quanto a isso. Renato é uma pessoa vencedora e competente.

É verdade que o Renato Gaúcho, quando jogador, inspirou você?
Já tive a curiosidade de procurar alguns vídeos dele quando era jogador. Tinha um perfil de artilheiro, com força física, velocidade e muito faro de gol.

Acredita que ele vai ajudar o Atlético a sair da ZR?
Tenho certeza que ele tem capacidade para sair dessa situação difícil. Precisamos sair dessa situação o mais rápido possível e todos estão se esforçando para que isso aconteça e teremos um reforço de peso para que isso aconteça.

Em confrontos entre vocês foram três vitórias do Renato, duas de Guerrón e dois empates.
Cada um tem sua vantagem, né? Enquanto ele venceu mais, eu ganhei a Libertadores (risos). Mas ele também já venceu o torneio como jogador e ainda levou o Mundial. Aquele confronto é passado. Agora, juntos, tenho certeza que vamos colocar o Atlético nos trilhos. É hora trabalhar bastante para vencer a primeira e conseguir uma boa sequência de resultados favoráveis.

Abaixo, os confrontos entre Guerrón e Renato Gaúcho
LDU 0x0 Fluminense - Fase de Grupos da Libertadores 2008
Fluminense 1x0 LDU - Fase de Grupos da Libertadores 2008
LDU 4x2 Fluminense - Primeiro jogo da Final da Libertadores 2008 (Guerrón fez o segundo gol da LDU, aos 28 minutos de jogo)
Fluminense 3x1 LDU - Finalíssima da Libertadores 2008 (LDU venceu nos pênaltis)
Atlético-PR 1x1 Grêmio - Brasileirão 2010
Grêmio 3x1 Atlético-PR - Brasileirão 2010
Atlético-PR 0x1 Grêmio - Brasileirão 2011

“Pai da criança”, Vadão
comemora fase de Jadson

Da Equipe FutebolPR

Conhecido como descobridor de talentos, Oswaldo Alvarez comemora a bela atuação, coroada com um gol, do meio-campo Jadson, no empate de 2 x 2 entre Brasil e Paraguai, na Copa América. O treinador descobriu o jovem talento ainda quando Jadson defendia o Atlético Paranaense, em 2003.

Para Vadão, a chegada de Jadson à Seleção Brasileira era uma questão de tempo. “Nós demos um empurrãozinho na carreira dele. Na época ele precisava apenas que alguém desse uma segunda chance, e isso foi feito. Um ano depois foi um dos principais destaques do Atlético e logo se transferiu para a Europa. Fico feliz hoje, pelo fato do Mano (Menezes) ter dado essa oportunidade e ele ter tido uma boa atuação e feito um golaço”, finaliza.

Aquino usa gol para
fazer merchandising



Da Equipe FutebolPR

Na semana passada, no jogo entre Coritiba e Figueirense, no Couto Pereira, o jogador Anderson Aquino comemorou seu gol fazendo a pose do CAPTAIN MORGAN®. O atacante marcou o terceiro gol, na vitória por 3 x 0 e a pose já é mania nos Estados Unidos, onde os atletas de futebol americano levantam a perna para imitar o personagem de CAPTAIN MORGAN®.

Recém-lançado no Brasil, CAPTAIN MORGAN®, consagrado no mercado norte-americano, já pode ser encontrado nas melhores baladas e também em dezenas de lojas de conveniência espalhadas por Curitiba. A cidade foi escolhida como mercado teste e, portanto, a única do Brasil a oferecer as garrafas da bebida.

Fred é o verdadeiro
“craque” da Seleção

Por Oswaldo Botrel

O jogo entre Brasil e Paraguai, pela segunda rodada do grupo B da Copa América, caminhava para um triste fim para os brasileiros. Os guaranis venciam por 2 x 1 e o sonho do tri na competição parecia ir por água abaixo, quando, aos 44 minutos do segundo tempo, brilhou novamente a estrela de quem está acostumado a salvar. Fred, que havia entrado há sete minutos marcou o segundo, garantindo o empate e a sobrevida da seleção no torneio.

O atacante foi responsável por dois dos três últimos gols da equipe e, no geral, já são 6 gols em 14 jogos. Dentre os atacantes convocados para a Copa América, é o que tem melhor média de gols com a camisa canarinho: 0,42 por jogo. Desde seu retorno ao time, no amistoso contra a Holanda, foram apenas 139 minutos em campo, o suficiente para o atacante marcar duas vezes - um gol a cada 69,5 minutos.

Feliz pelo tento anotado, o "Predestinado", como era chamado no começo da carreira, ressalta a importância de se aproveitar as chances que surgirem: "Atacante precisa trabalhar pensando que só terá uma chance por jogo. Se tiver mais, ótimo, mas as bolas que chegarem em condições para finalizar, tem que colocar para dentro. Ainda mais em uma competição em que as chances são muito raras, pela marcação forte que as seleções têm imprimido. A baixa média de gols é prova disso. Desde que estreei na seleção, graças a Deus, tenho conseguido marcar, mesmo quando entro no decorrer das partidas. Isso me passa uma confiança muito grande para continuar o meu trabalho aqui", disse o camisa 19.

Acostumado com decisões, Fred comparou o gol com um dos mais importantes da carreira, anotado na Copa de 2006, na vitória sobre os australianos, por 2 x 0: "Foi marcante como aquele contra a Austrália. Naquela ocasião, estávamos sofrendo pressão do time deles e tive a felicidade de aproveitar o rebote e colocar na rede, no pouco tempo que estive em campo. Aquela vitória ainda nos deu a classificação. Esse gol contra o Paraguai nos manteve vivos na competição, mas espero que tenha sido apenas o primeiro de muitos nessa Copa América. O Brasil, quando entra em campo, é sempre um dos favoritos a conquistar as competições que disputa. Estou aqui para contribuir com a Seleção e para buscar esse tri, o que seria uma conquista histórica na competição, pelo alto nível dos jogadores e das seleções que a disputam. A tendência da equipe, com mais alguns dias de treinamentos, é evoluir e chegar bem para o confronto contra o Equador", comentou.

Fred estreou na seleção no amistoso de despedida do ex-atacante Romário, em 2005, contra a Guatemala. Marcou os seus primeiros gols com a camisa amarela na partida seguinte, contra os Emirados Árabes. E foram logo dois.

Média de gols dos atacantes da Seleção:
Fred: 6 gols em 14 jogos - 0,42 gol/jogo
Neymar: 3 gols em 7 jogos - 0,42 gol/jogo
Robinho: 27 gols em 85 jogos - 0,31 gol/jogo
Pato: 4 gols em 14 jogos - 0,28 gol/jogo

Rodada dupla e bicho
para incentivar o NAC

Da Equipe FutebolPR

Nesta quinta-feira, a Divisão de Acesso terá rodada dupla e todos de olho no jogo Nacional x Londrina. Especula-se que o time de Rolândia possa receber incentivo em forma de bicho para pelo menos empatar com o líder da competição. Caso o Tubarão tropece, Toledo e Foz podem ultrapassar a equipe e dar esperança a outros times que torcem para que haja semifinal.

Se o Londrina conquistar o returno, a Divisão de Acesso acaba e os classificados para a elite estadual de 2012 serão o Tubarão e o 2.º melhor por índice técnico, atualmente o Toledo. O interesse maior para que haja semifinal é de Foz, Grêmio Metropolitano e do próprio Nacional.

Além da disputa, o 6.º giro da Divisão de Acesso terá rodada dupla no estádio Olímpico Regional, de Cascavel. Nesta quita-feira à tarde, às 15h30, o Sport Campo Mourão, que está impedido de atuar em seu estádio, recebe o Foz. Às 20h15 é a vez do FC Cascavel fazer a edição moderna do clássico da Soja contra o Toledo, no mesmo estádio. Confira a rodada:

14/julho/2011
Divisão de Acesso
1.ª fase
2.º turno
6.ª rodada
SC CAMPO MOURÃO X FOZ DO IGUAÇU
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 15h30

FC CASCAVEL X TOLEDO
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 20h15

IGUAÇU X GRÊMIO METROPOLITANO
Local:
Antiocho Pereira, em União da Vitória; Horário: 20h15

NACIONAL X LONDRINA
Local:
Erick Georg, em Rolândia; Horário: 20h15

Classificação do returno* e Geral




*São José desistiu e adversários que ele enfrentaria são beneficiados pelo W.0 (1 x 0)

No ritmo atual, Coxa será
só Copa Sul-americana


2 X 0
Da Equipe FutebolPR

Após a derrota por 2 x 0 para o Grêmio, o Coritiba caiu para a 14.ª colocação e segue a sina de não conseguir somar pontos fora de casa. Neste ritmo, e diante do desempenho como mandante, o máximo que o Coxa vai conseguir é lutar por vaga na Copa Sul-americana. Atualmente, na posição em que se encontra, o time está na zona morta do campeonato.

Segundo o site Chance de Gol, o Coritiba tem atualmente 72,8% de possibilidades de estar no Copa Sul-americana e 23% de galgar a uma posição que o coloque na Libertadores. O que anima é que a estatística sobre rebaixamento é ínfima: 0,7%. A leitura que se faz dos números é que o Coxa só precisa começar a somar pontos fora de casa.

Mantendo o desempenho de 66,6% em casa, o Coritiba precisa pelo menos render 33% como visitante, ou seja, de cada 12 pontos disputados ganhar 4. Até agora, de 12 que colocou em jogo ganhou zero. Na sequência, o Coxa terá Fluminense, Bahia, São Paulo e América-MG. Baianos e mineiros serão fora de casa. A chance de dar um salto na classificação é agora.

10/julho/2011
Série A
1.º turno
9.ª rodada
GRÊMIO 2 X 0 CORITIBA
Local:
Olímpico, em Porto Alegre; Árbitro: Sandro Meira Ricci(Fifa-DF); Assistentes: Marrubson Melo Freitas(DF) e Cesar Augusto de Oliveira Vaz(DF); Gols: Gilberto Silva, 17, e André Lima, 25 do 2.º; Renda: R$252.117; Público: 13.706; Cartões amarelos: Édson Bastos, Pereira, Emerson, Jonas, Marcos Paulo e Rafael Marques
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Emerson, Pereira e Eltinho; Marcos Paulo, Léo Gago, Tcheco (Bill) e Everton Costa (Anderson Aquino); Marcos Aurélio (Everton Ribeiro) e Leonardo
Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton (Bruno Collaço); Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas e Escudero (Willian Magrão); Leandro e André Lima
Técnico: Julinho Camargo