header-photo

Superpato segue em 1.º



Da Equipe FutebolPR

Na 4.ª rodada da Terceirona do Paranaense, disputada neste domingo, Pato Branco e Cascavel venceram e abriram boa vantagem nas primeiras colocações. A liderança é do Superpato, que venceu o Matsubara por 2 x 1, em Pato Branco.

Já em Jacarezinho, o Cascavel ganhou do time local por 1 x 0. Esta partida foi disputada debaixo de forte chuva e a Cobra ganhou com um pênalti marcado aos 46 minutos do 2.º tempo. O gol foi marcado pelo zagueiro Magrão.

Em Umuarama, o Batel de Guarapuava venceu o Tigrão por 1 x 0.

4.ª Rodada
Pato Branco 2 x 1 Matsubara
Tigrão 0 x 1 Batel
Jacarezinho 0 x 1 Cascavel
Classificação
1.º) Pato Branco ......... 10 pontos
2.º) Cascavel ............. 9 pontos
3.º) Jacarezinho ......... 6 pontos
4.º) Batel ................... 6 pontos
5.º) Tigrão .................. 2 pontos
6.º) Matsubara ............. 1 ponto

Classificação da Série A



Perguntar não ofende



Da Equipe FutebolPR

Se um jogador xinga a torcida, está sujeito a ser denunciado ao STJD, certo? E se uma torcida passa um jogo inteiro xingando um jogador, nada acontece?

Deu tudo certo


Da Equipe FutebolPR

O Coritiba respira aliviado não ter entrado na ZR. Deve a 16.ª colocação para o Corinthians, em um empate polêmico por 3 x 3 contra o Botafogo, e a vitória por 3 x 1 do Cruzeiro sobre o Náutico. Mas nem tudo são flores. Na próxima rodada vai receber o Avaí – dono da maior série invicta do Brasileiro e o mais novo integrante do G4. Um aviso ao Coxa: vai ter de jogar muita bola para não levar um caldo na onda do Avaí.

Quando a fase é boa...



Da Equipe FutebolPR

Em sã consciência, responda: o Atlético mereceu vencer o Fluminense? Não. Mereceu vencer o Botafogo? Não. Mereceu vencer o São Paulo? Não. Nestas três partidas, já na era Antônio Lopes, o Furacão não atuou para ganhar, mas ganhou. Pesou o fator sorte e a incompetência ofensiva dos adversários.

Neste domingo, o São Paulo teve pelo menos duas chances de matar a partida já no 1.º tempo, mas a falta de pontaria de Washington, a cabeça milagrosa de Márcio Azevedo e defesas oportunas de Galatto preservaram o 0 x 0. Na etapa final, o time paulista seguiu rondando o gol, mas o Atlético achou um contragolpe e o bom Paulo Baier contou com a saída imprecisa de Rogério Ceni para escrever o placar: 1 x 0 para o Atlético.

O que fica explícito nesta ascensão rubro-negra é que Antônio Lopes recuperou o alto astral que havia sumido do CT do Caju. Com isso, a sorte veio junto. E como diz o ditado: no futebol, quando a fase é boa, tudo dá certo.

Série D define classificados



Da Equipe FutebolPR

Está definida a 3.ª fase da Série D do Brasileiro. O futebol paranaense segue com o Londrina, que vai enfrentar a Chapecoense. Os demais duelos são:
Tupi-MG x Macaé-RJ
Alecrim-RN x Sergipe-SE
São Raimundo-PA x Cristal-AP
Uberaba-MG x Araguaia-MT

Na 3.ª fase, classificam os 5 vencedores do mata-mata e mais 3 clubes por índice técnico, ou seja, dos 10 só dois serão eliminados.

Acabou a temporada



Da Equipe FutebolPR

O Corinthians Paranaense empatou por 0 x 0 com a Chapecoense e, como precisava golear – perdeu o jogo de ida por 3 x 0 -, está eliminado da Série D do Brasileiro. O resultado encerra a temporada 2009 para o time profissional do Timãozinho, apesar de que boa parte dos jogadores, ainda com idade sub-20, vai disputar o estadual de juniores.

Para 2010, o Corinthians Paranaense terá uma prova de fogo. Vai precisar honrar o vice-campeonato estadual e fazer uma campanha digna na Copa do Brasil. Sob pena de a matriz começar a cobrar resultados da filial.

Testando os uruguaios



Da Equipe FutebolPR

Preparando-se para o mundial sub-20, que começa dia 24 de setembro no Egito, a seleção uruguaia da categoria embarcou neste domingo para Curitiba, onde fará quatro amistosos. O uruguaios enfrentarão Atlético Paranaense, Avaí, Trieste e Rio Branco. No domingo que vem, a Celeste Olímpica sub-20 retornará para Montevidéu e, em seguida, viajará a Assunção (Paraguai), onde fará um último amistoso contra o selecionado paraguaio, nos dias 5 e 9 de setembro.
Amistosos uruguaios em Curitiba
24/8 - Atlético Paranaense x Uruguai
26/8 - Avaí x Uruguai
28/8 – Trieste x Uruguai
29/8 - Rio Branco x Uruguai

Classificação da Série B



Torcedor reclama
pouco, diz Procon



Da Agência Brasil

São Paulo - Apesar das filas para comprar ingressos e entrar nos estádios, da falta de lugares marcados e até mesmo das más condições dos banheiros e da comida que é vendida nos locais dos jogos de futebol, o torcedor brasileiro reclama pouco. Segundo a Fundação Procon de São Paulo, apenas cinco reclamações de torcedores foram registradas pelo órgão neste ano.

Para o assessor chefe do Procon de São Paulo, Carlos Augusto Coscarelli, isso ocorre basicamente por duas razões. “Acredito que isso acontece por um comodismo ou porque o torcedor teme prejudicar seu time por causa de sua reclamação. É bom lembrar que o futebol não é um serviço como outro qualquer: ele envolve muita paixão.”

Para o jornalista esportivo Juca Kfouri, a razão é outra. As poucas reclamações ocorreriam, segundo ele, porque o brasileiro não se sente cidadão. “O torcedor não é tratado como cliente, não é tratado como consumidor”, disse ele à Agência Brasil.

As más condições dos estádios brasileiros são reconhecidas também pela empresa BWA, que administra atualmente cerca de 90% da venda de ingressos. “Os estádios brasileiros hoje não estão prontos para dar uma condição boa ao consumidor. Falta banheiro, o atendimento e a alimentação são precários”, disse um dos donos da empresa Walter Balsimelli Neto.

Mesmo com todos esses problemas nos estádios brasileiros, um ingresso para o jogo entre a seleção brasileira e o time do Paraguai, realizado em Recife, em junho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, podiam ser comprados por R$ 50 (arquibancada) e R$ 250 (camarote). Em geral, o preço dos ingressos é estipulado pelos clubes ou pelo responsável pela promoção do evento – em alguns casos, as federações de futebol.
“A decisão do preço de um ingresso é tomada pelos clubes, portanto são eles quem decidem se o preço deve ou não diminuir”, informou por e-mail o Ministério do Esporte.

Para o dono da BWA, preços como esse se justificariam em casos de jogos ou campeonatos importantes. “Acho que o ingresso ainda é barato no Brasil. O grande erro da mídia é achar que futebol é utilidade pública. Vocês acham que as empresas que trabalham no futebol não podem ganhar dinheiro, não podem prestar um serviço adequado. Futebol não é ação social. É entretenimento em qualquer lugar do mundo e aqui não pode ser diferente”, defendeu ele.

Mas, para o jornalista Juca Kfouri, se o futebol brasileiro deve ser encarado como espetáculo, precisa oferecer mais do que o torcedor brasileiro está acostumado a encontrar quando pretende assistir a um jogo. “Por que a cadeira é suja e não há onde estacionar o carro? Por que o banheiro é imundo e a comida de má qualidade e para comprar ingresso é essa dificuldade? Que espetáculo você está me vendendo?”

O Estatuto do Torcedor reserva um capítulo especial sobre as condições de alimentação e higiene nos estádios e diz que cabe ao Poder Público, por meio dos órgãos de vigilância sanitária, fiscalizar a qualidade das instalações físicas e dos produtos alimentícios vendidos no local. “É direito do torcedor que os estádios possuam sanitários em número compatível com sua capacidade de público, em plenas condições de limpeza e funcionamento”, traz o Artigo 29 do Estatuto.

“Cabe aos consumidores exigirem que os clubes melhorem os serviços prestados, tornando a qualidade compatível com os preços. No entanto, o Procon, em São Paulo, acompanha de perto as alterações de valores e se considerarmos o aumento do valor abusivo, iremos intervir”, afirmou Coscarelli.

Para Juca Kfouri, a saída para o Brasil se igualar a países como a Espanha e a Itália no quesito tratamento aos torcedores passa necessariamente pela profissionalização do esporte, com a ideia do clube se tornar uma empresa. Repetir o que ocorre nos estádios europeus em que praticamente não há filas, em que não há necessidade de se chegar com muita antecedência aos estádios e onde se pode sentar em lugares marcados nos bilhetes poderia ser uma realidade nos estádios daqui, caso os clubes deixassem de ser amadores.

A ideia também é abraçada pelo promotor de Justiça do Rio de Janeiro Rodrigo Terra, especialista em defesa do consumidor. “Se a gente mudasse realmente a estrutura, se o clube virasse empresa, a punição viria imediatamente em forma de resultado. Uma empresa que não faz seu serviço direito é punida pelo resultado que ela obtém.”

Você batizaria seu
filho com este nome?



Da Equipe FutebolPR

Improvisado na zaga, o volante Fransérgio vai atuar como titular do Atlético no duelo contra o São Paulo, neste domingo. O nome exótico do jogador, que deve ser uma mistura de avô com avô, levou a uma pesquisa. Quais jogadores brasileiros, de cada uma das equipes da Série A, têm os nomes mais estranhos. Confira o que o FutebolPR achou:

Atlético-MG: Sheslon, lateral-direito
Atlético-PR: Fransérgio, volante
Avaí: Enoque, goleiro
Barueri: André Neles, atacante
Botafogo: Laio, atacante
Corinthians: Rosimar, atacante
Coritiba: Jecimauro (Jeci), zagueiro
Cruzeiro: Athirson, lateral-esquerdo
Flamengo: Jorbison, atacante
Fluminense: Welker (Kieza), atacante
Goiás: Lusmar, volante
Grêmio: Rever, zagueiro
Internacional: Clemer, goleiro
Náutico: Jhonnymeg, lateral-esquerdo
Palmeiras: Eliton, goleiro
Santo André: Irondino, zagueiro
Sport: Hedinilton (Dudé), volante
Santos: George Lucas, lateral-direito
São Paulo: Aislan, zagueiro
Vitória: Sosthenes (Neto Berola), atacante