header-photo

Clubes pedem isenção
para reformar estádios



Da Agência Câmara


Brasília -
Presidentes de clubes de futebol esperam contar com isenção de impostos para reformar seus estádios para a Copa 2014.
Representantes de clubes de futebol pediram nesta quarta-feira, em audiência na Câmara, pressa na regulamentação da isenção de tributos para obras em estádios particulares para a Copa de 2014, prometida pelo governo.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle recebeu hoje os presidentes do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio; do Atlético Paranaense, Marcos Malucelli; e do Internacional, Vitorio Píffero.

Esses três clubes são os únicos donos de estádios privados indicados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para participar da Copa de 2014, entre as doze cidades que vão sediar a Copa. Eles vieram discutir incentivos e linhas de financiamento oferecidos para auxiliar na reforma desses estádios.

R$ 4,8 bi do BNDES

O BNDES disponibilizará R$ 4,8 bilhões para reformas e obras da Copa, mas o Governo ainda não definiu uma norma para financiamento ou facilidades, como redução de impostos para os estádios privados, que estão com as obras paradas ou nem começaram.

O Arena da Baixada, do Atlético, acabou de apresentar à FIFA o projeto de reforma. O Morumbi, de São Paulo, corre o risco de ter o projeto reprovado pelos técnicos da entidade mundial. Mas o maior problema acontece com o estádio Beira-Rio, do Internacional.

Obras iniciadas

O presidente do clube gaúcho, Vitório Píffero, disse que as obras já começaram e estão sendo financiadas pelo clube e pelos torcedores. Mas ele teme não receber isenção de impostos no capital já gasto nessas obras.

"Já estão previstos a redução e isenção de impostos no nível municipal e estadual e federal. O que tá faltando? Que sejam implementadas essas isenções. Nós estamos aqui para isso", explicou Píffero.

Segundo ele, já existe uma lei municipal isentando de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). "Não conseguimos aplicá-la, existe um convênio com o Confaz [Conselho Fazendário] do governo do estado também isentando de IPI e ICMS, que também não consegue ser implementado."

Pedido complicado

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), achou complicado atender ao pedido por isenção de impostos por parte do Internacional, pois o time começou a fazer obras antes das regulamentações.

"O clube vai assumir esses encargos extras tributários que poderiam ser desonerados dos seus custos, e depois quem pagará essa conta serão os associados do clube", disse o deputado peemedebista.

Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), é importante elaborar essas normas com cuidado para evitar o desperdício de dinheiro e o superfaturamento de obras como ocorreu nos Jogos Panamericanos do Rio.

"Nós não temos a melhor referência com o que aconteceu com a disputa do Panamericano", sustenta Macris. "Muito dinheiro gasto de maneira irregular, muita corrupção, muita denúncia de favorecimento. Nós não queremos que isso aconteça com a Copa, que é uma grande conquista para o Brasil."

Direto do Couto



Da Equipe FutebolPR

• Tudo leva a crer que o zagueiro Dirceu e o atacante Ariel Nahuelpan vão disputar o Atletiba.
• A venda de ingressos para o clássico começou nesta quarta-feira cedo e quem comparecer à bilheteria do Couto Pereira com a camisa do Coxa ganha desconto.
• Terça-feira o clube foi homenageado na Câmara de Vereadores do Curitiba. Desta vez, nenhum vereador ficou fora da festa e teve até edil atleticano fazendo discurso com elogios ao Coritiba.

Direto do CT do Caju



Da Equipe FutebolPR

• O técnico Antônio Lopes viaja para o Rio nesta quarta-feira à noite para estar amanhã no julgamento que acontece no STJD. O pleno do tribunal analisa o efeito suspensivo que tem permitido o treinador atuar à beira do gramado. Dia 22 de setembro, ele foi suspenso por 30 dias pela 2.ª comissão disciplinar por causa de agressões verbais ao assistente Fifa Altemir Hausmann, no jogo Atlético 0 x 0 Flamengo.
• Do provável time titular do Atlético, só o meio-atacante Wesley nunca experimentou o que é jogar um Atletiba. Manoel e Ronaldo jogarão o clássico pela 1.ª vez como profissionais, mas já enfrentaram o rival Coritiba nos juniores.

Direto da Vila



Da Equipe FutebolPR

• O conselheiro José Alves Machado protocolou na manhã desta quarta-feira a chapa Coração Tricolor. Isso revela que haverá bate-chapa nas eleições de 11 de novembro, no Paraná Clube.
• A reposição de bola de Zé Carlos ganhou o noticiário esportivo nesta quarta-feira. Tanto Paulo César Tiemann, na rádio CBN Curitiba, quando Silvio de Tarso, na TV Educativa, colocaram o camisa 1 do Tricolor como um dos destaques da vitória por 2 x 0 sobre o Guarani
• Para o jogo de sábado, às 16h10, em São Caetano, o Paraná viajará de ônibus, já que via terrestre a chegada na cidade do ABC paulista é mais rápido do que de avião.
• O STJD julga nesta quinta-feira o pedido de impugnação da partida Ceará 0 x 1 Paraná, feito pelo clube cearense. É o gol de mão de Welington Silva rendendo frutos. Dificilmente o ceará conseguirá anular o resultado do jogo.

Golaços do planeta



Da Equipe FutebolPR

A Fifa anunciou nesta terça-feira a criação de um novo prêmio no futebol mundial. O "Prêmio Puskas" – aliás, por que não “Prêmio Pelé?” - será dado ao jogador que marcar o gol mais bonito da temporada em todo o mundo. O primeiro vencedor será anunciado no dia 21 de dezembro, durante a premiação dos melhores do planeta. Qual gol marcado por times do futebol paranaense poderia concorrer? Quem sabe o olímpico de Marcelinho Paraíba ou o de bicicleta de Ariel Nahuelpan?

E agora, o que vão
falar os críticos?

Da Equipe FutebolPR



O Paraná Clube venceu e convenceu contra o Guarani. Por quê? Por que o time teve paz para atuar. A pressão que ao longo de boa parte da Série B vinha de fora de campo, e não deixava a equipe render o seu real potencial, finalmente parece ter dissipado. Pronto. Foi o suficiente para o Tricolor mostrar que a culpa nunca foi dos jogadores, mas de uma campanha que procurou destruir tudo de bom que foi agregado ao Paraná ao longo da competição.

Esse time do Paraná é time para subir, mas não deixaram. Uma pena, já que o elenco vai se desmanchar em 2010 e todo o trabalho terá de ser iniciado do zero. Todos os jogadores entrevistados no final da partida foram bem claros: só sabem que ficam até o final do ano no Tricolor. A entrevista mais emblemática, e sincera, foi a do meio-campista Davi. Confira:

Davi, você fica para 2010?
Eu sou jogador da L. A. Sports e tenho contrato de 3 anos com o Avaí. Aliás, a maioria deste grupo está ligado à L. A. Dia desses, até estava comentando fora daqui: que pena que o trabalho vai se desmanchar. Me identifiquei muito com o Paraná e gosto daqui, mas tudo depende de um acordo que possa surgir. O que for melhor para mim, e para a L. A., é que vai definir meu futuro.

Falam que você pode ir para o Atlético?
Ouvi essa conversa, mas não tem nada. Como disse, tenho contrato com o Avaí, pois estou emprestado ao Paraná, e agora seria difícil falar em atuar nos rivais daqui.

Mas será que não tem chance de você ficar?
Como disse, o que for bom para a L. A. será bom para mim, e vice-versa.

Classificação da Série B



No returno, Paraná é 6.º



Da Equipe FutebolPR

1.º) Guarani... 25
2.º) Vasco... 24
3.º) Ceará... 23
4.º) Portuguesa... 23
5.º) Figueirense... 22
6.º) Paraná... 18
7.º) Ponte Preta... 18
8.º) Atlético-GO... 17
9.º) Duque... 17
10.º) ABC... 16
11.º) Campinense... 16
12.º) Ipatinga... 16
13.º) Vila Nova... 16
14.º) São Caetano... 15
15.º) Juventude... 15
16.º) Bragantino... 14
17.º) Brasiliense... 14
18.º) Fortaleza... 10
19.º) América-RN... 10
20.º) Bahia... 11