header-photo

Um estranho no ninho

Da Equipe FutebolPR

O presidente da FPF, Hélio Cury, estará na final da Libertadores, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Em nota publicada no site da federação, o dirigente diz atender um convite da FGF.

Quando estiver sentado confortavelmente no Beira-Rio, assistindo a Inter x Chivas, Cury poderia fazer a si próprio as seguintes perguntas: por que o futebol deles é tão forte e o meu não? Por que a federação deles é forte e a minha não?

O lado bom da crise



Da Equipe FutebolPR

A crise no Paraná Clube tem seu lado positivo: fez a diretoria do Tricolor perceber que a parceria com a Amaral Sports não é bem aquilo que ela imaginava. O caso Gílson, por exemplo, esclareceu que, ao contrário do que se tentou fazer crer, o clube não é dono de 30% dos direitos econômicos dos jogadores do empresário, mas sim de 15%.

Afinal, como o próprio Marcos Amaral disse, ao anunciar a contratação do lateral pelo Grêmio, o clube gaúcho estaria comprando 40%, ele - o empresário - seria dono de 45% e o Paraná ficaria com 15%. Esses 15% seriam os R$ 300 mil oferecidos ao clube, quando na verdade o Tricolor imaginou que embolsaria R$ 1 milhão.

O que se deduz dessa história é que alguém está enrolando e alguém está sendo enrolado. Pior: o potencial do parceiro do Paraná Clube de trazer jogadores que venham para resolver o problema se esgotou. O mais recente reforço, o atacante Pimpão, foi um negócio de clube para clube, sem a interferência de Amaral.

E mais: a propalada vinda de Josiel é engodo, cortina de fumaça para a torcida, haja vista que o clube árabe que detém os direitos do jogador só aceita liberá-lo por um caminhão de dólares. Josiel não vem e dificilmente outros jogadores de qualidade virão na sequência.

É um filme que o Paraná Clube já viu no ano passado, quando encheu a prateleira de jogadores de qualidade discutível, trazidos pelo técnico Paulo Comelli e por parceiros de ocasião, e que quase levaram o clube à Série C. Na época, o Tricolor só não caiu por que pediu socorro à LA Sports, que fez desembarcar Zé Carlos, Gabriel, João Paulo, Rafinha e Davi na Vila Capanema. E agora, quem vai socorrer o Paraná? Será o pessoal da Revolução Tricolor?

Câmara pode rejeitar
potencial construtivo



Da Equipe FutebolPR

Com essa, os defensores da injeção de dinheiro público na Arena da Baixada não contavam: os vereadores começam a se rebelar contra a cessão de potencial construtivo do município de Curitiba para o Atlético.

Não é à toa. Enquanto o governador Orlando Pessutti e os gestores Algaci Túlio e Luiz de Carvalho não têm nenhum compromisso em prestar contas ao eleitores/contribuintes, pois ou estão em fim de mandato ou não exercem mandato, os vereadores detectaram que há uma cidade dividida sobre a aplicação de tais recursos em um estádio e começam a perceber que votar projeto tão polêmico pode custar votos em 2012.

Aliás, é curioso ver como os candidatos ao governo, sobretudo os que lideram as pesquisas, têm se esquivado desse assunto. Percebe-se que Copa 2014 na Arena, com dinheiro público, está virando tabu no Paraná.