header-photo

Impressiona a sensatez
do presidente Malucelli

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Em entrevista à rádio Transamérica, na manhã desta quinta-feira, o presidente do Atlético, Marcos Malucelli, voltou a afirmar que não irá ceder a pressões políticas para comprometer a saúde financeira do clube em função da Copa do Mundo de 2014. Sagaz, ele afirmou que a Copa não é “prioridade do Atlético”. “Aliás, é uma maluquice essa Copa no Brasil. Como se nosso país não tivesse outras prioridades”, disparou.

Sem contextualizar, a declaração de Malucelli fica solta no ar. Porém, ela é pertinente. Acontece que a aprovação do potencial construtivo na Câmara de Vereadores de Curitiba, e sua eventual sanção pela prefeitura, não é, para a Fifa, sinal de garantia financeira para viabilizar as obras de adequação na Arena. A entidade quer ver é a cor do dinheiro vivo e não de dinheiro virtual.

Dinheiro vivo só será despejado na Arena de duas formas: a captação de recursos através da linha de crédito disponível no BNDES ou pela liberação de dinheiro público. É o que o governo estadual tenta via Fundo de Desenvolvimento Econômico. Para isso, precisa do aval da Assembleia, mas o projeto, como se sabe, está parado e dificilmente o governador Orlando Pessuti conseguirá obter a aprovação. Será missão para o próximo governo.

Por isso, pela demora, e pela falta de perspectiva de esse impasse ser resolvido ainda em 2010, é que após as eleições presidenciais de domingo é esperado um anúncio forte da Fifa e do Comitê Organizador Local com relação à Copa 2014. Não surpreenderá se houver corte de subsedes. O mundial pode ser feito até com 8 subsedes, ou seja, 4 seriam descartáveis. Fala-se, porém, no corte de duas sebsedes, por enquanto.

Na quarta-feira, em Natal, circulou o boato de que a cidade estaria rifada. Qual seria a segunda? Curitiba? Se depender da austeridade e do zelo do Atlético sobre o assunto, pode até ser. Quem se emaranhou nesta papagaiada de Copa do Mundo no Brasil que se vire para desatar esse nó. Marcos Malucelli e a atual gestão do Atlético estão corretos em não dar nenhum passo em falso nesta questão.

Festão em Londrina

Da Equipe FutebolPR

A solenidade que marcará a assinatura da parceria Londrina e SM Sports ocorre na semana que vem e terá várias personalidades do esporte na festa. Já confirmaram presença Rivaldo, Cafu, Vanderlei Luxemburgo e Pelé.