header-photo

Traves ajudam e Serrano
empata com o Corinthians


1 X 1


Da Equipe FutebolPR

Apesar da chuva, Serrano e Corinthians tiveram de suar bastante para empatar por 1 x 1, na 2.ª rodada do Campeonato Paranaense. O duelo ocorreu na tarde desta quarta-feira, no Newton Agibert, em Prudentópolis, e, se não fosse a trave, o resultado poderia ter sido outro. Três bolas explodiram na baliza.

O Timãozinho impôs um ritmo mais forte no início do 1.º tempo e aos 10min abriu o placar. Cícero aproveitou um rápido contra-ataque puxado por Oliveira para fazer 1 x 0 para o Corinthians. O Serrano sentiu o gol e só foi se reencontrar a parir dos 30min. A equipe passou a forçar o ritmo e empatou aos 40min, com Hugo. O lateral foi cruzar para Renaldo, a bola tomou efeito no gramado molhado e enganou Colombo.

No 2.º tempo, as traves foram protagonistas. Primeiro foi Cícero, do Corinthians, quem acertou o travessão. Depois, Leandro. O Serrano também ganhou uma bola no travessão do Timãozinho, mas quem cabeceou foi o zagueiro corintiano Willian, que quase fez gol contra.

Com o resultado, o Corinthians foi a 4 pontos e o Serrano marcou seu 1.º ponto no estadual.

20/1/2010
Serrano 1 x 1 Corinthians Paranaense
Local:
Newton Agibert, em Prudentópolis; Árbitro: Jarbe Cassou; Assistentes: Bruno Boschilia e Wesley Waldir Marmitt; Renda: R$ 6.770; Público: 477; Gols: Cícero, 10min, e Hugo, 40min do 1.º; Cartões amarelos: Renan, Elton, Cícero e Jonatan
Serrano: Val; Hugo, Jonatan, Índio e Bruno Guerreiro; Anderson Paraná, Joel, Thiago Bocão (Alcimar) e Marcão (Tiaguinho); Massai e Renaldo
Técnico: Carlos Nunes
Corinthians: Colombo; Saimon (Araújo), Leandro, Elton e Renan (Crasso); Ronaldo, Leonardo, Willian e Cícero; Marcelo Lipatin e Oliveira (Bruno Batata)
Técnico: Lio Evaristo

Em campo neutro, Engenheiro
e Paraná buscam a 1.ª vitória


X


Da Equipe FutebolPR

Em plena 2.ª rodada, Engenheiro Beltrão e Paraná Clube disputam um jogo tenso nesta quinta-feira. O primeiro motivo é o local do jogo, que contrariou o mandante. A FPF manteve vetado o João Cavalcante de Menezes e determinou que a partida aconteça em Paranavaí, no Waldemiro Wagner.

Tem ainda a questão de o Engenheiro Beltrão ter pedido dois jogadores expulsos na derrota contra o Iraty – Thiago Silva e Thomas -, considerados peças importantes no esquema do técnico Rodrigo Cascca. Outro detalhe que ajuda a criar estresse é o fato de o Paraná Clube não conseguir vencer o Engenheiro em um retrospecto recente.

A tensão é tanta que o técnico Marcelo Oliveira fez treino secreto na terça-feira. Mesmo procurando confundir, o treinador tende a levar a campo praticamente o mesmo time da derrota por 2 x 1 para o Rio Branco. A única mudança deverá ser a entrada do meio-campista Elvis na equipe. No mais, o que pesa é a urgência da vitoria para que o estigma dos estaduais de 2008 e 2009 não comece a pesar nos ombros do Tricolor.

21/1/2010
Engenheiro Beltrão x Paraná
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 16h50; Árbitro: Marcos Daniel de Camargo; Assistentes: Adair Carlos Mondini e Rony Marcelo Slaviero
Engenheiro Beltrão: Jean; Baiano, Leonardo, Braga e Luiz Alberto; Gustavo, Kintino, Alisson, Jeferson e Fernando Sá; Márcio Alcides e Safira
Técnico: Rodrigo Cascca Muller
Paraná: Juninho; Luís Henrique, Irineu e Alessandro Lopes; Murilo, Luiz Henrique Camargo, João Paulo, Elvis e Guaru; Marcelo Toscano e Wellington Silva
Técnico: Marcelo Oliveira

Em Paranaguá, o primeiro
grande jogo do campeonato


X


Da Equipe FutebolPR

A TV, às vezes, tem o condão de transmitir jogos mixurucas. Desta vez, porém, a grade acertou. Rio Branco x Coritiba, às 21h45, tem ingredientes para ser o primeiro grande jogo do Campeonato Paranaense. Os dois vêm de vitórias convincentes e disputam a liderança da competição.

O Coritiba, que corre o risco de ter o desfalque de Rafinha, que está com torcicolo, não encontrará vida fácil no litoral. A motivação do Rio Branco, após a vitória por 2 x 1 sobre o Paraná Clube, já contagia Paranaguá. A expectativa é de que todos os 9 mil ingressos sejam comprados e o Gigante do Itiberê recebe um público excelente.

O técnico Nilo Neves adota a mesma tática que fez seu time ganhar na 1.ª rodada: prega a humildade e estuda criteriosamente o adversário. Ex-ídolo do Coritiba nos anos 1960 e 1970, ele tergiversa, mas deixa escapar que tem espiões no Coxa. “Deram algumas dicas”, afirmou.

Bom mineiro, O técnico Ney Franco pede atenção total contra o adversário. “É uma força do futebol estadual, com torcida empolgante e que está muito motivado. Todo cuidado será pouco”, diz. Em resumo: o jogo é imperdível e vai passar na TV.

20/1/2010
Rio Branco x Coritiba
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá; Horário: 21h45; Árbitro: Antônio Denival de Morais; Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Júlio César de Souza
Rio Branco: Alexandre; Daniel, Alisson e Nelsinho; Yves, Marquinhos, Willian, Renan Meduna e George; Ratinho e Marco Túlio
Técnico: Nilo Neves
Coritiba: Edson Bastos; Rodrigo Heffner, Jeci, Pereira (Fabinho, 24min do 2.º) e Luciano Amaral; Willian, Leandro Donizete, Renatinho e Rafinha (Enrico); Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco

Atlético paga para ver se
Fantasma ainda existe


X


Da Equipe FutebolPR

No anos 1960, o Operário ganhou a fama de atormentar a vida do legítimo trio de ferro da capital, formado por Atlético, Coritiba e Ferroviário. Por isso, Albenir Amatuzzi, então editor de esportes do jornal Tribuna do Paraná, tascou a seguinte manchete: “Lá vem o Fantasma!”. Era uma referência ao fato de o time de Ponta Grossa assustar as equipes da capital.

O termo Fantasma foi incorporado pela torcida e virou apelido. Agora, em pleno século 21, o Operário tem a chance de mostrar que a tradicional alcunha está mais forte do que nunca. Na Arena da Baixada, depois de 15 anos longe da elite do futebol paranaense, o time de Ponta Grossa desafia o único time paranaense na elite do futebol brasileiro.

O duelo não será fácil para o Fantasma. Por dois motivos: a equipe está desfalcada e o Atlético decidido a se reencontrar com a vitória, já que estreou empatando em Toledo (1 x 1). Do lado pontagrossense, não jogam o zagueiro João Renato e o atacante Baiano – lesionados. Pelo Rubro-negro, o desfalque é Paulo Baier. Antônio Lopes compensa a perda promovendo a reestreia de Alan Bahia.

Os dois times vão entrar no esquema 3-5-2, com uma diferença: no Atlético, o plano tático tem conotação ofensivo; no Fantasma, defensiva. O técnico Norberto Lemos não esconde que se voltar para Ponta Grossa com um empate o Fantasma terá justificado seu apelido.

20/1/2010
Atlético x Operário
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Adriano Milczvski; Assistentes: José Amilton Pontarolo e Diogo Morais
Atlético: Neto; Rhodolfo, Manoel, Chico; Raul, Renan, Alan Bahia, Netinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Patrick
Técnico: Antônio Lopes
Operário: Danilo; Flamarion, Marquinhos e Grafite; Lisa, Serginho Paulista, Serginho Catarinense, Juninho e Digão; Léo Gazola e Dyego Souza
Técnico: Norberto Lemos

ACP x Iraty: um não quer
perder ponto para o outro


X


Da Equipe FutebolPR

Na projeções de classificação feitas pelos técnicos Itamar Bernardes e Gilberto Pereira existem asteriscos. Na do treinador do ACP, está escrito: não perder pontos para o Iraty. Na do Iraty, idem. Assim, a expectativa é de que o duelo desta quarta-feira, às 20h30, no Waldemiro Wagner seja aberto e com perspectiva de muitos gols.

No ACP, Itamar Bernardes, mesmo após a derrota por 2 x 1 para o Nacional, avalia que é preciso dar mais uma chance para os 11 titulares. Já no Iraty, Gilberto Pereira será obrigado a mexer, pois o zagueiro Sílvio foi expulso na vitória por 1 x 0 contra o Engenheiro Beltrão. Gilvan deve entrar na equipe.

20/1/2010
ACP x Iraty
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 20h30; Árbitro: Sandro Schmidt; Assistentes: Maurício José Braga e Caio Júnior Quadrelli
ACP: Vilson; Daniel Marques, Alex Noronha e Pomarola; Robenval, Carlos Lima, Rilber, Mikimba e Rogerinho; Marcelo Peabiru e Danielzinho
Técnico: Itamar Bernardes
Iraty: Walter; Rogério, Renê e Gilvan; Airton, Bruno, Diogo, Ceará e Alexandre; André Tavares e Heydson
Técnico: Gilberto Pereira

Olímpico Regional sedia
o primeiro clássico do ano


X


Da Equipe FutebolPR

A versão do 2010 do Clássico da Soja, reunindo Cascavel e Toledo, acontece nesta quarta-feira, às 20h30, no Olímpico Regional. Será o primeiro clássico do ano no futebol paranaense e os técnicos Eloi Kruger, da Serpente, e Agenor Piccinin, do Porco, escondem o jogo e andam tensos. Não é para menos, já que o duelo costuma derrubar treinadores.

No Cascavel, a escalação tende a ter mudanças no meio-campo. Rondinei e Wellington devem estrear, entrando nos lugares de Gilberto e Irineu. No Toledo, animado pelo 2.º tempo contra o Atlético, Piccinin também pode mexer no meio-campo e na ala esquerda, colocando Ferraz e Luizão na equipe.

20/1/2010
Cascavel X Toledo
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel; Horário: 20h30; Árbitro: Anderson Carlos Gonçalves; Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Edina Alves Batista
Cascavel: Veloso; Rafael, Ciro e Rodrigo; Rondinei, Gílson, Wellington, Kim e Rincon; Uéverson e Júnior Santos
Técnico: Eloi Kruger
Toledo: Gottardi; Edson Mendes, Renato Mello e Glauco; Bill, Alemão, Renato Gaúcho, Ferraz e Luizão; Leandro Bocão e Jessé
Técnico: Agenor Piccinin

“Sem estádio”, Cianorte tenta
tirar embalo dos guerreiros


X


Da Equipe FutebolPR

Com o estádio Albino Turbay interditado, o Cianorte terá de enfrentar o Nacional em Toledo, no 14 de Dezembro. Isso, no entanto, não tira o ânimo do técnico Luiz Carlos Winck para a partida. O treinador avalia que se o time repetir o mesmo futebol do 2.º tempo contra o Corinthians pode obter a 1.ª vitória. O Leão do Vale terá mudanças. Amaral aparece na lateral-esquerda e Catatau ou Lucas podem ganhar vaga no ataque.

No Nacional, o técnico Celso Fernandes será obrigado a mexer no time, já que Fabinho foi expulso contra o Paranavaí. A tendência é que Flávio seja deslocado para o meio-campo e Luiz Rodrigues, que entrou faltando 5 minutos e fez o gol da vitória do Guerreiro do Norte, atue no ataque. A meta do NAC é se aproveitar do campo neutro para tentar chegar à liderança do estadual.

20/1/2010
Cianorte x Nacional
Local:
14 de Dezembro, em Toledo; Horário: 20h30; Árbitro: Antônio Valdir dos Santos; Assistentes: Wilson Aparecido Brito e Arquimedes Restelato da Silva
Cianorte: Raí; Brinner, Márcio Nunes e Jean, Davi, Vagner Rosa, Flavinho, Leandro e Amaral; Catatau e Kena
Técnico: Luiz Carlos Winck
Nacional: Camilo; Maicon, Macalé, Marcelo e David; Paraíba, Roger, Douglas Silva e Flávio; Tiago Potiguar e Luiz Rodrigues
Técnico: Celso Fernandes

Corinthians encara o novo
caçula do futebol paranaense


X


Da Equipe FutebolPR

De olho na liderança do estadual, o Corinthians Paranaense vai a Prudentópolis, nesta quarta-feira, para encarar o novo caçula da elite do futebol paranaense: o Serrano. O técnico Lio Evaristo sinaliza que deve manter a mesma escalação do time que venceu o Cianorte por 2 x 1, na abertura do campeonato.

No Serrano, o técnico Carlos Nunes vai mexer. Promoverá a entrada de Thiago Bocão no meio-campo e pode colocar Marcão no lugar de Robinho, no ataque. Para o atacante Renaldo, o time tende a atuar melhor, já que contra o Coritiba, segundo ele avaliou, muitos jogadores jovens estavam excessivamente nervosos.

20/1/2010
Serrano x Corinthians Paranaense
Local:
Newton Agibert, em Prudentópolis; Horário: 16h40; Árbitro: Jarbe Cassou; Assistentes: Bruno Boschilia e Wesley Waldir Marmitt
Serrano: Val, Hugo, Índio, Jonata e Bruninho; Anderson, Joel, Thiago Bocão e Massai; Marcão (Robinho) e Renaldo
Técnico: Carlos Nunes
Corinthians: Colombo; Saimon, Leandro, Elton e Renan; Ronaldo, Leonardo, Willian e Cícero; Marcelo Lipatin e Oliveira
Técnico: Lio Evaristo

Fique de olho no apito



Da Equipe FutebolPR

Confira quem apita o jogo de seu time na 2.ª rodada do Campeonato Paranaense:

Quarta-feira

16h40 - Serrano x Corinthians Paranaense
Local: Newton Agibert, em Prudentópolis
Árbitro: Jarbe Cassou
Assistentes: Bruno Boschilia e Wesley Waldir Marmitt

19h30 - Atlético x Operário
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: José Amilton Pontarolo e Diogo Morais

20h30 - Cianorte x Nacional
Local:
14 de Dezembro, em Toledo
Árbitro: Antônio Valdir dos Santos
Assistentes: Wilson Aparecido Brito e Arquimedes Restelato da Silva

20h30 - Cascavel X Toledo
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel
Árbitro: Anderson Carlos Gonçalves
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Edina Alves Batista

20h30 - ACP x Iraty
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Árbitro: Sandro Schmidt
Assistentes: Maurício José Braga e Caio Júnior Quadrelli

21h45 - Rio Branco x Coritiba
Local:
Gigante do Itiberê, em Paranaguá
Árbitro: Antônio Denival de Morais
Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Júlio César de Souza

Quinta-feira

16h50 - Eng. Beltrão x Paraná Clube
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Árbitro: Marcos Daniel de Camargo
Assistentes: Adair Carlos Mondini e Rony Marcelo Slaviero

À procura de um clube



Da Equipe FutebolPR

A conversa nesta segunda-feira em Curitiba era que o ex-manda chuva do Atlético, Mário Celso Petraglia, fez uma proposta para comprar o futebol do Trieste – tradicional clube de Santa Felicidade. A diretoria do Trieste admite ter sido procurada, mas dificilmente aceitará.

Da mesma fonte, a informação é que Petraglia anda à procura de um clube saudável financeiramente para pôr em prática seus métodos de gestão. Ele até mirou o Operário, mas desistiu. Preferiu apenas agir como consultor. No Trieste, seu plano seria disputar a Terceirona do estadual ainda este ano.

Braatz já prepara a festa



Da Equipe FutebolPR

Quinta-feira será divulgada a lista de árbitros e assistentes escalados para a Copa do Mundo da África do Sul, em junho. O Paraná poderá ter, pela primeira vez, um assistente no principal torneio de seleções. Roberto Braatz, de Marechal Cândido Rondon, deverá ser confirmado no trio brasileiro juntamente com os gaúchos Carlos Eugênio Simon e Altemir Haussman. No ano passado, Braatz esteve em Dubai para o Mundial Sub-20, uma espécie de teste, e parece ter agradado os homens da arbitragem na Fifa.

Vetados



Da Equipe FutebolPR

O estádio João Cavalcante de Menezes segue interditado pela Federação Paranaense de Futebol. Nesta segunda-feira, a FPF marcou o jogo de quinta-feira, às 16h50, entre Engenheiro Beltrão e Paraná, para o Waldemiro Wagner, em Paranavaí.

A comissão de vistoria manteve o veto ao JCM até a conclusão das obras, que, segundo o clube, foram finalizadas na tarde de domingo. A FPF alega que o Engenheiro Beltrão ainda não obteve todas as liberações junto a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Crea e Vigilância Sanitária.

Por causa dos mesmos documentos, o estádio Albino Turbay também não foi liberado para a partida de quarta-feira, entre Cianorte e Nacional. O jogo foi transferido para Toledo.

FPF vira comitê



Da Equipe FutebolPR

O que o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) tem a ver com as vistorias nos estádios do interior do Paraná? A princípio nada, não fosse o fato de o presidente da comissão de vistoria da FPF, Reginaldo Cordeiro, ser muito ligado ao parlamentar. Sendo assim, os dirigentes dos clubes que tiveram seus estádios interditados nos últimos dias fizeram romaria telefônica junto a Fruet. Pediam que ele intercedesse para ajudar a liberar as praças. O deputado, muito provavelmente candidato à reeleição, prometeu ajudar a todos.

Fair play será punido



Da Equipe FutebolPR

O técnico do Serrano, Carlos Nunes, confidenciou nesta segunda-feira que vai conversar com o atacante Massai para que ele não repita mais o que fez no jogo contra o Coritiba. Durante uma cobrança de falta, entendendo que o árbitro se equivocou em marcar o lance para seu time, o camisa 10 do Tigre chutou a bola pela lateral. “Estávamos perdendo e o lance era uma chance de diminuir o placar”, avaliou o treinador, censurando o ato de fair play.

Moro x Schmidt?



Da Equipe FutebolPR

Em seu site, Domingos Moro tem sido enigmático nas postagens recentes. Manda recados, adverte, mas não cita nomes. Há quem garante que uma destas mensagens foi para o procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt. Leia e tire suas próprias conclusões: “Cuidado com a SOBERBA. Ninguém é melhor do que ninguém e os argumentos dos outros não podem ser sumariamente desconsiderados. Cuidado. Inteligência e preparo não são exclusividades. E cuidado com a continuada exposição...”

Baier, um mês fora



Da Equipe FutebolPR

Diagnóstico preliminar da lesão no músculo adutor da coxa esquerda do meio-campista Paulo Baier prevê que o jogador vai desfalcar o Atlético entre 3 a 4 semanas. O destaque do Rubro-negro se lesionou no começo do 2.º tempo, em Toledo, onde o Furacão empatou por 1 x 1 contra o Toledo.

O desfalque de Baier deve antecipar a estreia do meio-campista Tartá, contratado do Fluminense e apresentado nesta segunda-feira no CT do Caju.

Mutirão em Engenheiro Beltrão



Da Equipe FutebolPR

Um mutirão de torcedores do Engenheiro Beltrão acelerou as obras no estádio João Cavalcanti de Menezes, no final de semana. O clube solicitou uma nova vistoria, que deve ocorrer até quarta-feira. A expectativa é que, desta vez, a FPF libere o JCM. Quinta-feira, o Engenheiro recebe o Paraná Clube, às 16h50, e espera fazê-lo em casa.

Lembra dele?



Da Equipe FutebolPR

Gabriel, o zagueiro que o Paraná Clube descartou para ficar com Alessandro Lopes e Irineu, estreou com grande estilo no Avaí. Fez dois gols domingo, na vitória por 3 x 0 do time catarinense contra o Brusque.

A culpa é da bola



Da Equipe FutebolPR

Muitos jogadores deixaram a 1.ª rodada do Campeonato Paranaense reclamando da bola. A crítica era quase sempre a mesma: a bola fica muito pesada quando o gramado está molhado. O que eles não sabem é que o material usado na abertura do estadual fazia parte do estoque velho da Federação Paranaense de Futebol.

A previsão é que a partir da terceira rodada a Penalty, que fornece o material para a FPF, já disponibilize sua bola top de linha – a Bola 8. Só que daí os jogadores vão ter outro problema: ela é mais leve do que a atual. Significa que vão ter de calibrar o chute, senão vai faltar gandula.

Resenha na Globo



Da Equipe FutebolPR

Desejar longa vida ao programa A Grande Resenha Esportiva é redundância. Pois o programa estreou nesta segunda-feira na Globo AM 670, sob o comando de Nelson Santos e a tradicional equipe da hora do almoço. Agora, o time ganhou o reforço do garotinho competente Paulo César Thiemann.