header-photo

Rescaldo das eleições I

Da Equipe FutebolPR

Três ex-presidente do trio de ferro afundaram no barco de Osmar Dias: Mário Celso Petraglia, do Atlético; Giovani Gionédis, do Coritiba, e Ernani Buchmann, do Paraná. Todos estavam trabalhando na campanha do candidato derrotado ao governo do Paraná.

Rescaldo das eleições II

Da Equipe FutebolPR

O presidente da FPF, Hélio Cury, que aderiu à campanha de Osmar Dias, também sai chamuscado do pleito. Além disso, não conseguiu emplacar nenhum candidato que, na condição de cartola-mor do futebol paranaense, estava apoiando. Se não fosse estar garantido no cargo até a Copa de 2014, daria para dizer que Cury, a partir de agora, não resistiria muito tempo como presidente da federação.

Rescaldo das eleições III

Da Equipe FutebolPR

Os ex-goleiros Raul Plassmann e Rafael Camarotta não conseguiram agarrar muitos votos e vão ter de continuar defendendo o seu sem o “bem-bom” dos cargos públicos. Um queria ser deputado federal e o outro deputado estadual. Bem diferente de Danrlei, o segundo mais votado para deputado federal no Rio Grande do Sul.

Rescaldo das eleições IV



Da Equipe FutebolPR

Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa 2014, ligou na noite de domingo mesmo para o governador eleito Beto Richa. Parabenizou-o e recebeu a garantia de que agora a Copa no Paraná está assegurada, com ou sem Arena da Baixada.

Sérgio Soares ganha a
1.ª chance na Série A

Da Equipe FutebolPR

Contratado para a vaga de Paulo César Carpegiani no Atlético, o técnico Sérgio Soares ganha sua 1.ª oportunidade em uma equipe da Série A do Brasileiro. Em seu currículo, muito calcado no ABC paulista e no futebol do interior de São Paulo, o treinador tem o título a Copa do Brasil de 2004, pelo Santo André, além de vice-campeão da Série B 2008 e vice paulista de 2010, pelo mesmo clube.

Soares é conhecido do futebol paranaense. No ano passado fez um trabalho consistente no Paraná Clube, mas deixou o Tricolor no meio da Série B. O que pesou em sua contratação foi o fato de já conhecer boa parte dos jogadores do atual elenco atleticano, entre eles Branquinho. O Rubro-negro fez um contrato de risco com Soares. Se emplacar, renova para 2011; caso não, tchau e bênção.

Paraná define Roberto Cavalo



Da Equipe FutebolPR

Roberto Cavalo está de volta ao comando do Paraná Clube, para cumprir missão semelhante à de 2009: livrar o Tricolor da ameaça de rebaixamento. O técnico teve seu nome definido na manhã desta segunda-feira.

Cavalo terá cinco dias para ajeitar o time e tentar reaglutinar o elenco. No sábado, o Paraná enfrenta o Icasa, na Vila Capanema, necessitando vencer. Com 32 pontos, e na 14.ª colocação, o Tricolor já está a 4 pontos da ZR.

Atlético corre atrás do
57.º técnico em 15 anos

Da Equipe FutebolPR

A saída de Paulo César Carpegiani escancara uma estatística que já cria raízes no Atlético desde o início da era Petraglia:a alta rotatividade de treinadores. O próximo treinador que chegar será o 57.º a dirigir a equipe em 15 anos, incluindo os interinos.

Em média, cada técnico dura três meses e meio no Atlético. Carpegiani iria fechar o quarto mês. Só um treinador quebrou essa estatítisca, por enquanto. É Osvaldo Alvarez, o Vadão, que comandou o Atlético por três vezes (1999/2000, 2003 e 2006/2007), em 174 jogos.

Os 56 técnicos do Atlético

1995: Sérgio Cosme, Toinho (interino), Zequinha e Pepe
1996: Emerson Leão, Cabralzinho, Carlos Gainete e Evaristo de Macedo
1997: Jair Pereira e Abel Braga
1998: Abel Braga, Zequinha (interino) e João Carlos Costa
1999: Antonio Clemente e Vadão
2000: Vadão, Artur Neto, Riva Carli (interino) e Antonio Lopes
2001: Paulo César Carpegiani, Flávio Lopes, Mário Sérgio e Geninho
2002: Geninho, Riva, Valdir Espinosa, Gilson Nunes e Abel Braga
2003: Heriberto da Cunha, Lio Evaristo (interino), Vadão e Mário Sérgio
2004: Mário Sérgio, Júlio Toledo Piza (interino), Lio Evaristo (interino) e Levir Culpi
2005: Casemiro Mior, Lio Evaristo (interino), Edinho Nazareth, Borba Filho (interino) Antônio Lopes e Evaristo de Macedo
2006: Vinícius Eutrópio (interino), Lothar Matthäus, Leandro Niehues (interino) Givanildo Oliveira, Privatti (interino) e Vadão
2007: Vadão, Ivo Secchi (interino), Antônio Lopes e Ney Franco
2008: Ney Franco, Roberto Fernandes, Cleocir Santos – Tico (interino), Mário Sérgio e Geninho
2009: Geninho, Waldemar Lemos, Riva Carli (interino) e Antonio Lopes
2010: Antônio Lopes, Leandro Niehues e Paulo César Carpegiani

Carpegiani foi



Da Equipe FutebolPR

O técnico Paulo César Carpegiani reuniu-se com dirigentes do São Paulo na manhã deste domingo, em São Paulo. Os cartolas são-paulinos saíram de Florianópolis, onde o tricolor do Morumbi empatou por 0 x 0 com o Avaí, no sábado, direto para a capital paulista, convictos de que o técnico aceitaria a proposta de quase R$ 400 mil de salário por mês. A convicção se concretizou: Carpegiani aceitou trocar o Atlético pelo São Paulo.

Em seu site oficial, o Rubro-negro confirmou a saída do treinador e disse que o assistente Leandro Niehues volta a comandar a equipe até que um novo técnico seja confirmado. Carpegiani estará na manhã desta segunda-feira, em Curitiba, onde dará uma coletiva para explicar a troca de clube. Nem precisava. Ele vai receber o triplo que ganhava no Atlético e terá contrato por um ano e meio, com multa rescisória superior a R$ 2 milhões.

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Léo Gago e Leonardo



Da Equipe FutebolPR

O Coritiba é um dos clubes brasileiros que menos contratou nesta temporada – senão o que menos contratou. Foram 14 reforços. Isso só foi possível porque acertou na mosca. Precisava de um meio-campista ponta-de-lança, trouxe Rafinha; queria um meia com características para atuar pelas laterais, contratou Enrico; precisava de um médio-volante, foi lá e acertou com Léo Gago. Por fim, como ainda não tinha encaixado o camisa 9, buscou Leonardo.

Esses reforços, com a base que já existia de 2009, fizeram o elenco alviverde fechar. Tcheco foi a cereja no bolo. Mas tem dois jogadores, dos que chegaram recentemente, que vieram para fazer o bolo crescer: Léo Gago e Leonardo. Quem os vê com a camisa do Coxa, e não sabe que eles foram contratados há pouco tempo, imagina que estão faz tempo no time. A adaptação deles ao sistema tático do técnico Ney Franco permite o uso da palavra perfeito.

Por que não Antônio Lopes?

Da Equipe FutebolPR

Se o Paraná Clube tivesse cacife, era hora de apostar em Antônio Lopes. O Delegado enquadraria o elenco e poderia iniciar um trabalho consistente para 2011. Roberto Cavalo é um risco. No ano passado deu certo, mas hoje o elenco é outro.

Operário a uma vitória
e um empate da Série C

Da Equipe FutebolPR

O Operário prepara-se para os dois jogos mais importantes de sua história recente. Serão nos dias 10, em Ponta Grossa, e 17, no interior do Rio. O adversário é o Madureira. Se conseguir uma vitória e um empate, estará na Série C – sobem 4.

Na Terceirona nacional, o Fantasma terá a oportunidade de sair da sazonalidade e entrar no rol dos clubes que têm calendário boa parte do ano. Isso trará condições de organizar-se sob o ponto de vista do marketing e montar um time mais forte.

Torcida fiel não falta ao Operário, o que também pode lhe proporcionar um programa de sócio-torcedor na faixa, digamos, dos 5 mil associados. Por isso, esses dois jogos são vitais para o Operário. A guinada bate à porta do Germano Kruger. É pegar ou largar.

Confira os duelos da 4.ª fase da Série D

América-AM x Joinville-SC
Operário x Madureira-RJ
Uberaba-MG x Araguaína-TO
Vila Aurora-MT x Guarany-CE

Terceirona embola nas
rodadas finais da 1.ª fase



Da Equipe FutebolPR

Com exceção do Grêmio Metropolitano, que disparou no grupo B e atingiu 20 pontos, as outras cinco vagas para a 2.ª fase da Terceirona estadual estão em aberto. Na chave A, onde classificam dois, todos têm chance.

Na B, onde entram três, só o Matsubara já está eliminado. Faltam duas rodadas para o fim da 1.ª fase e, além das cinco equipes que entrarão pela pontuação, uma sexta irá se classificar pelo índice técnico.

Confira as rodadas e a classificação

Grupo A
1.º) Andraus... 12
2.º) Grecal... 11
3.º) Iguaçu Agex... 9
4.º) Grêmio Maringá... 7
5.º) Cambé... 6

Grupo B
1.º) Grêmio Metropolitano... 20
2.º) Júnior Team... 12
3.º) Tigrão Umuarama... 11
4.º) PSTC... 9
5.º) Colorado... 7
6.º) Matsubara... 5

8.ª rodada
2/outubro
Grupo A

Grecal 2 × 1 Cambé
Iguaçu Agex 3 x 1 Andraus
Grupo B
PSTC 2 x 1 Matsubara
Júnior Team 1 x 1 Tigrão de Umuarama
Grêmio Metropolitano 4 × 1 Colorado

7.ª rodada
28 e 29/setembro
Grupo A

Cambé 1 x 0 Grêmio Maringá
Andraus 1 x 1 Grecal
Grupo B
Grêmio Metropolitano 2 x 1 Matsubara
Colorado 2 x 3 Tigrão Umuarama
PSTC 1 x 3 Júnior Team

6.ª rodada
25 e 26/setembro
Grupo A

Grecal 0 x 4 Iguaçu Agex
Grêmio Maringá 1 x 2 Andraus
Grupo B
Matsubara 4 x 1 Colorado
Júnior Team 0 x 1 Grêmio Metropolitano
Tigrão Umuarama 0 x 0 PSTC

5.ª rodada
18, 19 e 20/setembro
Grupo A

Cambé 2 x 1 Iguaçu Agex
Grêmio Maringá 2 x 1 Grecal
Grupo B
Matsubara 2 x 3 Tigrão Umuarama
PSTC 0 x 5 Grêmio Metropolitano
Colorado 1 x 5 Júnior Team

4.ª rodada
11 e 12/setembro
Grupo A

Andraus 3 x 2 Cambé
Iguaçu AGEX 1 x 0 Grêmio Maringá
Grupo B
PSTC 1 x 4 Colorado
Júnior Team 5 x 1 Matsubara
Grêmio Metropolitano 2 x 2 Tigrão Umuarama

3.ª rodada
7 e 8/setembro
Grupo A

Andraus 1 x 0 Iguaçu AGEX
Cambé 0 x 3 Grecal
Grupo B
Tigrão Umuarama 1 x 1 Júnior Team
SE Matsubara 1 x 1 PSTC
Colorado 1 x 3 Grêmio Metropolitano

2.ª rodada
3 e 4/setembro
Grupo A

Grêmio Maringá 3 x 1 Cambé
Grecal 2 x 2 Andraus
Grupo B
Júnior Team 1 x 1 PSTC
Matsubara 1 x 1 Grêmio Metropolitano
Tigrão Umuarama 0 x 0 Colorado

1.ª rodada
28 e 29/agosto
Grupo A

Andraus 1 x 1 Grêmio Maringá
Iguaçu Agex 0 x 1 Grecal
Grupo B
PSTC 2 x 0 Tigrão Umuarama
Colorado 2 x 1 Matsubara
Grêmio Metropolitano 1 x 0 Júnior Team

A derrota



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Foi a 4.º pior goleada sofrido pelo Paraná Clube em seus quase 21 anos. Houve um 6 x 0 para o São Paulo, em 2007, e outros dois 6 x 1: em 2002, para o Atlético, e em 2004, para o Vitória. Nesta sexta-feira, outro 6 x 1. Mas foi diferente das goleadas anteriores.

Nas ocasiões anteriores, o Paraná tomou gols por causa dos chamados “minutos de bobeira”. Porém, nunca faltou alma. Nesta sexta, quem enfrentou a Portuguesa, no Canindé, foi um aglomerado de zumbis vestindo a camisa do Paraná.

Esse elenco, do goleiro ao ponta-esquerda, perdeu o respeito pela instituição. Mesmo os que chegaram agora já foram contaminados. Pior: a culpa não é deles. O Paraná não se deu ao respeito e se permitiu ser desrespeitado pelos jogadores.

Não tivesse na situação em que está, precisando deste time para não cair para a Série C, seria o caso de mandar todos embora. Quem vai é o técnico Marcelo Oliveira, que ao renegar Luiz Camargo, e ver o jogador rebelar-se, perdeu o controle do elenco.

Vem Roberto Cavalo, que vai precisar dar um choque de responsabilidade ao time. Mas é preciso que o clube também assuma suas responsabilidades. Se reincidir na política de não pagar seus atletas, o Paraná não vai merecer outra coisa senão ver zumbis vestindo sua camisa. E nessa toada, 6 x 1 ficou barato.

A carta

Prezado PARANISTA,

Permita-me tomar o seu tempo, para uma reflexão sobre nosso querido TRICOLOR. Sinto-me extremamente triste com os acontecimentos que vem ocorrendo com nosso PARANÁ CLUBE. Infelizmente, a quase totalidade daqueles empolgados torcedores que no ano de 1989 reuniram-se e criaram aquele que seria o grande clube do SUL DO BRASIL, que seria o extraordinário CLUBE DO ANO 2000, sumiram, desapareceram, esqueceram dos propósitos e projetos que foram planejados. Onde estão vocês? Onde estão todos os que se incorporaram ao clube depois da fusão? Onde estão todos os que tiveram tantas alegrias, tantas comemorações, tantos títulos nos anos 90? Onde estão vocês? O que fazem, como colaboram, com quanto contribuem os cerca de 400 conselheiros? Só dão conselhos? Acho que nosso PARANÁ CLUBE precisa muito mais do que conselhos.
Onde estão aqueles mais de 200 entusiasmados PARANISTAS, que foram àquela reunião no Restaurante Veneza para apoiar a REVOLUÇÃO PARANISTA e que comprometeram-se em apoiar financeiramente, e nada aconteceu? Onde estão todos os EX-PRESIDENTES, EX-DIRETORES, EX-CONSELHEIROS? Sumiram, vazaram, deixaram de ser PARANISTAS, deixaram de gostar de futebol, mudaram de time, ou só apoiam ou apoiarão quando o time/ clube estiver por cima? Quando estiver vitorioso, quando estiver contratando grandes jogadores, estiver na série A do Brasileiro, for novamente PENTACAMPEÃO? Vocês só voltarão quando isso acontecer novamente? Seria maravilhoso. Todavia, infelizmente não só de vitórias vive o esporte. O apoio tem que ser sempre, em todas as situações.
TORCIDA PARANISTA, GRANDE TORCIDA TRICOLOR, onde está você? Mais de 40 mil no Pinheirão contra o Grêmio? Onde estão vocês que enchiam o PINHEIRÃO, A VILA OLIMPICA, A VILA CAPANEMA, nos anos 90? Vocês deixaram de torcer, de gostar, de amar nosso TRICOLOR? Não posso acreditar que hoje somos somente aqueles 2,3 mil que vão aos jogos.
TRICOLORES mostrem sua cara, voltem ao estádio, em qualquer situação, principalmente nesse momento de dificuldade. Esse PARANÁ CLUBE é muito GRANDE, é VITORIOSO, tem tradição de 21 anos, tem uma soma extraordinária de conquistas nesses poucos anos. Sete títulos estaduais, dois títulos brasileiros, participação na Sul americana e na Libertadores.
Eu jamais deixei de colaborar, de participar, não quis e não quero cargos. Ajudei e apoiei sempre a todos os dirigentes em todas as gestões do clube. Permita-me (prezado PARANISTA, estimado TRICOLOR, do mais humilde torcedor, dos sócios, dos anteriores e atuais conselheiros, dos anteriores e atuais dirigentes, Ex-Presidentes e atuais Presidentes dos Conselhos Normativo, Deliberativo e Conselho Executivo), dizer-lhes que UNIDOS EM PRÓL DO ''GRANDE PARANA CLUBE'', tenho certeza que retomaremos o nosso caminho de sucesso e grandes conquistas. ASSOCIE-SE, CONTRIBUA ESPONTANEAMENTE, VÁ AO ESTADIO, NOSSO PARANÁ CLUBE PRECISA DO SEU APOIO. Proprietários de empresas industriais, comerciais, de serviços, apóiem patrocinando placas de publicidade, camisa, uniforme. APOIE, VOLTE, TENHA ORGULHO DE SER PARANISTA. GRITE ''ÉÉÉÉÉ TRICOLORRRRRR!!!!
Saudações PARANISTAS.

Renato Trombini

Onde anda?

Da Equipe FutebolPR

Lembra do Paulo Campos, que já treinou Paraná Clube e Iraty, e que, inclusive, foi assistente técnico de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid? Pois ele está no Resende Futebol Clube, do Rio, há 45 dias. Sua missão é montar o time para a disputa do Campeonato Carioca 2011.

Só a imagem destoou



Da Equipe FutebolPR

Às vésperas das eleições, o Atlético lançou uma campanha legal: incentivar sua torcida a votar com consciência. O clube lançou o slogan: “Exerça a cidadania da mesma maneira que você exerce a sua paixão”. A mensagem só atravessou na imagem, que mostra um torcedor segurando titulo de eleitor e uma carteira de identidade. Logo agora, que o STF derrubou a obrigatoriedade do voto mediante apresentação do título de eleitor. Vale só um documento oficial com foto, seja para torcedor do Atlético ou de qualquer outro clube.

Rapidinhas do FutebolPR



Da equipe FutebolPR

• Mais uma defecção no Paraná Clube. O conselheiro e chefe do departamento médico, Mothy Domit, também está se licenciando.

• Atlético-MG teria oferecido R$ 400 mil para Paulo César Carpegiani. O São Paulo estaria disposto a pagar R$ 500 mil. O técnico ganha R$ 80 mil no Atlético.

• Juventus de Turim manda observador acompanhar Jucilei. Notícia já teria chegado aos ouvidos de Joel Malucelli, que esfrega as mãos. O Corinthians Paranaense é dono de 50% do jogador.

• Neneca, ex-goleiro do Tubarão, e que pelo Náutico cravou a marca de 1.636 minutos sem tomar gols, em 1974, será homenageado em Londrina.

• Giuliano, revelação do Paraná Clube e hoje destaque do Internacional, ganhou reportagem de duas páginas no jornal Marca, da Espanha. Título: Predestinado para a glória.

• Coritiba está levando a sério ultrapassar o Atlético em número de sócios-torcedores. Clube agora tem os chamados “Pontos de Atendimento Móvel”, que nada mais são do que carros personalizados que percorrerem a região metropolitana realizando promoções para atrair novos associados.

• O time feminino do Foz do Iguaçu bateu o Santos por 1 x 0, na quinta-feira à noite, e está na semifinal da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Time paranaense, que tem Luciano do Valle como mecenas, rompeu com domínio santista na categoria.

Grêmio Maringá vai ficando
para trás na Terceirona



Da Equipe FutebolPR

Aos nova derrota, o Gr~emio Maringá já corre risco de não classificar para a próxima fase da Terceirona estadual. Na quarta-feira, a equipe perdeu por 1 x 0 para o Cambé e caiu para 3.º lugar no grupo A. O líder da chave é o Andraus, de Campo Largo, com 12 pontos. Outra equipe que surpreende é o Júnior Team, que venceu o PSTC por 3 x 1 e assumiu o 2.º lugar do grupo B, com 11 pontos.

Confira as rodadas e a classificação

Grupo A
1.º) Andraus... 12
2.º) Grecal... 8
3.º) Grêmio Maringá... 7
4.º) Iguaçu Agex... 6 (saldo 2)
5.º) Cambé... 6 (saldo -4)

Grupo B
1.º) Grêmio Metropolitano... 17
2.º) Júnior Team... 11
3.º) Tigrão Umuarama... 10
4.º) Colorado... 7
5.º) PSTC... 6
6.º) Matsubara... 5

7.ª rodada
28 e 29/setembro
Grupo A

Cambé 1 x 0 Grêmio Maringá
Andraus 1 x 1 Grecal
Grupo B
Grêmio Metropolitano 2 x 1 Matsubara
Colorado 2 x 3 Tigrão Umuarama
PSTC 1 x 3 Júnior Team

6.ª rodada
25 e 26/setembro
Grupo A

Grecal 0 x 4 Iguaçu Agex
Grêmio Maringá 1 x 2 Andraus
Grupo B
Matsubara 4 x 1 Colorado
Júnior Team 0 x 1 Grêmio Metropolitano
Tigrão Umuarama 0 x 0 PSTC

5.ª rodada
18, 19 e 20/setembro
Grupo A

Cambé 2 x 1 Iguaçu Agex
Grêmio Maringá 2 x 1 Grecal
Grupo B
Matsubara 2 x 3 Tigrão Umuarama
PSTC 0 x 5 Grêmio Metropolitano
Colorado 1 x 5 Júnior Team

4.ª rodada
11 e 12/setembro
Grupo A

Andraus 3 x 2 Cambé
Iguaçu AGEX 1 x 0 Grêmio Maringá
Grupo B
PSTC 1 x 4 Colorado
Júnior Team 5 x 1 Matsubara
Grêmio Metropolitano 2 x 2 Tigrão Umuarama

3.ª rodada
7 e 8/setembro
Grupo A

Andraus 1 x 0 Iguaçu AGEX
Cambé 0 x 3 Grecal
Grupo B
Tigrão Umuarama 1 x 1 Júnior Team
SE Matsubara 1 x 1 PSTC
Colorado 1 x 3 Grêmio Metropolitano

2.ª rodada
3 e 4/setembro
Grupo A

Grêmio Maringá 3 x 1 Cambé
Grecal 2 x 2 Andraus
Grupo B
Júnior Team 1 x 1 PSTC
Matsubara 1 x 1 Grêmio Metropolitano
Tigrão Umuarama 0 x 0 Colorado

1.ª rodada
28 e 29/agosto
Grupo A

Andraus 1 x 1 Grêmio Maringá
Iguaçu Agex 0 x 1 Grecal
Grupo B
PSTC 2 x 0 Tigrão Umuarama
Colorado 2 x 1 Matsubara
Grêmio Metropolitano 1 x 0 Júnior Team