header-photo

Relembre a
classificação
da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Relembre a
classificação
da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

A manobra Copel

Nello Morlotti

Acabou a Copa do Mundo 2010. A Espanha campeã fez descer a cortina na África do Sul, que ganhou pelo menos oito elefantes brancos espalhados pelo país. São estádios que dificilmente virão a servir para algo daqui para frente, haja vista que o futebol sul-africano não atrai público e o rugby – esporte principal por lá – dificilmente vai se utilizar de toda a estrutura erguida para a Copa.

Para um país tão cheio de desigualdades quanto o Brasil, a Copa na África do Sul sangrou o orçamento da nação tanto quanto sangrará os cofres públicos brasileiros. A partir desta segunda-feira, se aceleram as manobras para viabilizar o mundial de 2014. O que vai se ver será a criação de um Estado paralelo drenando recursos para estádios e obras de “infraestrutura”, a fim de atender as demandas da Fifa, enquanto os reais problemas do país ficarão mais 4 anos em segundo plano.

Infelizmente, Curitiba e o Paraná não serão poupados. Por aqui, os primeiros movimentos para que o público e o privado se confundam já deram os passos inciais. Tudo leva a crer que a Copel – a joia da coroa – servirá de pano de fundo para uma manobra que possa capitalizar a adequação da Arena da Baixada ao caderno de encargos da Fifa. Entenda como.

Na semana passada, o anúncio de que foram suspensos os descontos para os usuários que pagavam em dia as contas de luz fizeram cada ação da Copel subir de R$ 33,60 para R$ 37,20. O mercado, que não avalia o prejuízo social, mas apenas o lucro, sinalizou que gostou do fim do desconto e a venda de ações da empresa disparou.

Diante disso, circulam informações de que o governo estadual prepara uma reforma na legislação que define a distribuição de lucro para os acionistas PN e a encaminhará à Assembleia Legislativa, com pedido de urgência. Hoje, o teto-limite para a distribuição de dividendos é de 25%. Há quem defenda que suba para 40%. Entre os acionistas PN da Copel há membros da FIEP, Fecomércio e Febraban.

É bom lembrar que essa reforma na legislação não passa pelo plenário da Assembleia. É feita pelas comissões da casa e pode muito bem ser aprovada na calada da noite. Se passar, o próximo passo será a convocação de uma assembleia extraordinária dos acionistas da Copel.

No encontro, seria anunciada a nova distribuição de lucros e o acionista majoritário, o governo estadual, faria um pedido: que os acionistas PN direcionem parte dos dividendos a mais para a operação de marketing em curso na companhia, que pretende criar a Arena Copel.

Essa é a manobra em curso, que vai transformar dinheiro público em privado, para finalizar a Arena do Atlético, às custas do fim do desconto na conta de luz de cada contribuinte paranaense. Fala-se em uma injeção de R$ 40 milhões no estádio, mas pode ser muito mais. Afinal, quando começou a conversa de Copa 2014 em Curitiba dizia-se que a Arena precisava de R$ 60 milhões para se ajustar ao caderno de encargos da Fifa. Agora, esse valor já está em R$ 180 milhões.

E a Copel, com estimados R$ 7 bilhões em caixa – um dinheiro que é de todos os paranaenses -, vai pagar essa conta.

Empate com Arapongas
retira Foz da liderança


1 X 1
Da Equipe FutebolPR

A 2.ª rodada da 2.ª fase da Divisão de Acesso foi concluída na manhã deste domingo, quando Arapongas e Foz do Iguaçu empataram por 1 x 1. O resultado tirou o time das três fronteiras da liderança do torneio.

O Foz tem o mesmo número de pontos do Roma Apucarana – 5 -, mas perde nos critérios de desempate e caiu para o 2.º lugar. Já o Arapongas ocupa a 4.ª colocação, com 2 pontos, e ainda não venceu nesta etapa do campeonato.

Os gols do jogo saíram no 2.º tempo. Diogo abriu o placar para o Arapongas, aos 2min, e Pequi empatou para o Foz, aos 34min. Na 3.ª rodada, o Arapongas recebe o Roma Apucarana e o Foz encara a Portuguesa Londrinense.

Com pênaltis, Roma bate
Sport de Campo Mourão


3 X 1
Da Equipe FutebolPR

O Roma Apucarana assumiu a liderança provisória da 2.ª fase da Divisão de Acesso. Na noite deste sábado, o clube venceu o Sport Campo Mourão por 3 x 1 e chegou a 5 pontos na classificação contra 4 do Foz, que joga neste domingo, às 10h30, contra o Arapongas.

No 1.º tempo, o Sport conseguiu segurar o Roma e o placar não foi aberto. Na etapa final, o time de Apucarana abriu 2 x 0, com dois gols de pênalti. Fábio, artilheiro da competição, com 11, marcou os 2 gols, marcados a 2min e 11min.

O Sport perdeu o zagueiro Maciel expulso, mas foi para cima do Roma e aos 41min do 2.º tempo conseguiu diminuir com Delmer. O gol encerrou uma invencibilidade 480 minutos do time de Apucarana.

Animada com o 2 x 1, e com o fato de o Roma também ter ficado com 10 jogadores - o volante Fernandinho foi expulso -, a equipe de Campo Mourão foi para cima, a fim de empatar, mas acabou levando o contragolpe. Aos 44min, Danielzinho sacramentou a vitória do time de Apucarana: 3 x 1.

Após o final da partida, jogadores, comissão técnica e dirigentes do Sport Campo Mourão foram pressionar a arbitragem, para reclamar dos pênaltis, e o jogador Germane acabou expulso. A polícia precisou intervir para evitar agressão ao árbitro Paulo Roberto Alves Jr.

O jogo atraiu 1.870 pagantes no Bom Jesus da Lapa e teve renda de R$ 10.840.

São José perde para a
Lusinha e se complica


0 X 2
Da Equipe FutebolPR

A estreia do técnico Edmar Heiler no São José não serviu para tirar a equipe da lanterna da 2.ª fase da Divisão de Acesso. Neste sábado, no Pinhão, a equipe perdeu por 2 x 0 para a Portuguesa Londrinense.

Aos 5min do 1.º tempo, a Lusinha já vencia por 1 x 0. Toni ganhou de Marcão na corrida, invadiu a área e chutou na saída de Iarlei. Com a vantagem no placar, a equipe londrinense passou a jogar no erro do adversário e consolidou a vitória no 2.º tempo.

Aos 22min, Toni aproveitou um bate rebate dentro da área e fez 2 x 0. Com o resultado, o São José se manteve na última colocação, sem nenhum ponto. No próximo domingo, a equipe recebe o Sport de Campo Mourão.

Já a Portuguesa foi a 4 pontos e embolou a disputa pela liderança do hexagonal. O próximo adversário da Lusinha será o Foz do Iguaçu.

Prepare-se

Da Equipe FutebolPR

O PREÇO DA
COPA 2014 EM
CURITIBA VIRÁ
NA CONTA DE LUZ
DE TODOS
OS PARANAENSES.


Quatro buscam
a primeira vitória

Da Equipe FutebolPR

A 2.ª rodada da 2.ª fase da Divisão de Acesso começa neste sábado, com dois jogos. À tarde, às 15h, o São José recebe a Portuguesa Londrinense de técnico novo: saiu Sérgio Veloso, entrou Ademar Adler. A meta das duas equipes é ganhar a primeira nesta nova etapa. O São José vem de derrota para o Foz e a Lusinha empatou por 0 x 0 com o Roma Apucarana, na 1.ª rodada.

No outro jogo do dia, às 20h15, o Roma recebe o Sport Campo Mourão. Os dois times vêm de empates. A equipe de Apucarana tenta resgatar a liderança, que hoje pertence ao Foz. O time da fronteira tem 4 pontos e o Roma, 2 – ambos entraram na 2.ª fase com um ponto extra. Já o Sport busca se recuperar do tropeço em casa, quando ficou no 1 x 1 contra o Arapongas.

A 2.ª rodada se completa neste domingo, às 10h30, quando o Arapongas recebe o líder Foz.

Futebol de sete

Da Equipe FutebolPR

Sem calendário para 2010, depois de ter disputado o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil, o Corinthians Paranaense hoje está com um elenco de apenas sete jogadores: Bruno Batata, Leonardo, Oliveira, Cristiano, Peixoto, Tiago Araújo e Neto.

A mais recente negociação do Timãozinho foi o empréstimo de Michel para o Arapongas, que disputa a Divisão de Acesso e tem Lio Evaristo como técnico. Os jogadores que continuam no Corinthians seguem treinamento diariamente no ecoestádio, à espera de negociações.

Matou a pau

Tiago Recchia se superou nesta sexta. Clique aqui

Adeus, organizadas



Da Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, na noite de quarta-feira, projeto que torna mais rígidas as punições contra torcedores que praticarem ou incentivarem violência dentro dos estádios e ginásios, nas ruas próximas ou em pontos de ônibus ou trens que levam passageiros para os jogos.

Até cânticos (ofensivos) de torcedores ou xingamentos a jogadores e juízes, e ainda a apresentação de faixas com ofensas, serão punidos com detenção e proibição de assistir jogos por até três anos. O projeto acrescenta vários artigos ao atual Estatuto de Defesa do Torcedor.

Torcedores detidos por violência ligada a jogos poderão ser presos por até três anos. O projeto, que será enviado à sanção do presidente da República, proíbe que os torcedores entrem nos estádios com fogos de artifício, bebidas ou objetos que possam ser usados em agressão física.

Também estarão sujeitos a punição os torcedores que arremessarem objetos contra outros assistentes ou contra jogadores e juízes. A invasão do campo será igualmente punida com prisão e proibição de comparecer a jogos por até três anos. Hoje, o Estatuto do Torcedor prevê afastamento dos estádios por, no máximo, um ano.

O projeto foi apresentado pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), logo após uma briga de torcidas, em agosto de 1995, no Estádio Pacaembu, em São Paulo. Na Câmara, outros projetos sobre o assunto foram incorporados ao seu texto. Enquanto tramitava, entrou em vigor, em 2003, o Estatuto de Defesa do Torcedor.

No Senado, o projeto de Chinaglia foi relatado favoravelmente, sem mudanças, pelos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Romero Jucá (PMDB-RR), nas Comissões de Educação, Cultura e Esportes (CE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). "O atual Estatuto do Torcedor não tem mecanismos suficientes de fiscalização e punição aos infratores. Por isso, as novas medidas são necessárias, inclusive para proteger os torcedores fora dos estádios", afirma o senador Zambiasi em seu parecer.

Torcidas organizadas

Pelo projeto, o poder público e os responsáveis pelos estádios e pelos jogos ficarão encarregados de fazer a fiscalização das torcidas organizadas. Todos os estádios com capacidade para até 10 mil torcedores terão de receber equipamentos de gravação, tanto nas entradas e bilheterias quanto no seu interior, especialmente arquibancadas. Hoje, só se exige tais gravações nos estádios que recebem mais de 20 mil assistentes.

O projeto busca também responsabilizar civilmente as torcidas organizadas, que serão obrigadas a manter um cadastro dos seus associados, com fotos e endereços. Caso algum integrante da torcida organizada cometa alguma infração, toda a organização será responsabilizada. Até prejuízos causados por estes torcedores poderão ser cobrados da organização. As autoridades e os administradores de estádios e ginásios deverão colocar nas entradas e na internet a relação dos torcedores infratores.

Cambistas

Fica ainda a Justiça autorizada a criar juizados do torcedor, que poderão funcionar inclusive dentro dos estádios, nos dias de jogos. O projeto procura , adicionalmente, coibir a atuação de cambistas, prevendo cadeia de um a dois anos, além de multa, se uma pessoa for flagrada vendendo ingressos por preço superior ao estampado no bilhete.

Já quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao do bilhete poderá pegar cadeia de dois a quatro anos, mais multa. A pena será aumentada em até metade do tempo se o agente for servidor público, dirigente ou funcionário de entidade de prática desportiva

Caiam na real

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

As assessorias de imprensa da prefeitura e do governo se esforçaram para trazer fotos dos políticos sorridentes, fazendo sinal de positivo e contando que está tudo bem com a subsede Curitiba para a Copa 2014, mas a realidade é outra. Os senhores Orlando Pessuti (governador) e Luciano Ducci (prefeito) levaram um belo puxão de orelhas do presidente do comitê do mundial, Ricardo Teixeira.

Nossos políticos ensaiaram um “embromation” em Johannesburgo, na África do Sul, mas saíram de lá convictos que não dá mais para empurrar com a barriga. O problema é que a subsede Curitiba teve quase dois anos para acertar a questão do estádio e não o fez. Agora, terá pouco mais de 20 dias para fazê-lo. Como? Ninguém sabe, nem eles.

Pior: Florianópolis e Goiânia apresentaram-se como concorrentes, e com projetos concretos e viáveis economicamente. Se, por ventura, Curitiba vier a perder a Copa 2014 para uma destas cidades, será um golpe fatal na já combalida moral da classe política e empresarial do Paraná. Ficará claro que se trata de uma oligarquia sem o menor compromisso com a boa gestão, com o planejamento, com o futuro.

Fazer com que caiam as máscaras da mediocridade talvez seja o grande legado da Copa 2014 para Curitiba.

Do futsal para o futebol

Da Equipe FutebolPR

O Marreco, que tem colhido bons resultados na liga paranaense de futsal, pode sair das quadras e entrar nos campos. Empresários de Francisco Beltrão, que bancam a equipe, estudam criar um time de futebol para disputar a Terceirona em 2011.

Neste ano, o Francisco Beltrão disputou a Divisão de Acesso, mas acabou rebaixado. Por isso, surge a ideia do Marreco Futebol Clube, que antes mesmo de nascer já tem seu maior rival: o Pato Branco, que também foi rebaixado para a Terceirona em 2011.

Fique de olho no apito



Da Equipe FutebolPR

A FPF divulgou nesta quinta-feira a escala de árbitros para a 2.ª rodada da 2.ª fase da Divisão de Acesso. Confira:

Sábado
15h

São José x Portuguesa Londrinense
Local: Pinhão, em São José dos Pinhais
Árbitro: Luiz Carlos de Almeida Lemos
Assistentes: Élson Silva dos Santos e Everton Luis Caldas

20h15
Roma Apucarana x Sport Campo Mourão
Local: Bom Jesus da Lapa, em Apucarana
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Assistentes: Marco Aurélio do Amaral e Leandro Cheira

Domingo
10h30

Arapongas x Foz do Iguaçu
Local: Municipal de Arapongas, em Arapongas
Árbitro: Eduardo Alexandre da Motta Aust
Assistentes: Diego Grubba Schitkovski e Rodrigo Carlos Costa Bertello

Fala, Ricardo Teixeira

Da Equipe FutebolPR

“Alguns estádios já começaram a pensar na Copa. Ontem (quarta-feira), em Brasília, já foi definida a concorrência e o valor a ser gasto nas obras lá até dezembro. Minas Gerais está bem. Temos o problema de São Paulo, há dúvida em relação a Curitiba porque há problema na parte financeira. Tenho recebido relatórios e todas as garantias dos outros estádios foram entregues. As coisas estão relativamente em dia.”
Sobre as duas subsedes que mais o preocupam.

“Não estamos tratando desse assunto agora. Chegando ao Brasil veremos.”
Sobre a possibilidade de trocar de subsedes.

Emblema psicografado

Da Equipe FutebolPR

Foi revelada nesta quinta-feira a logomarca da Copa 2014. É aquela taça com mãos entrelaçadas. Há quem garanta que ela foi psicografada por Chico Xavier. Confira:



Rival do Mick Jagger



Exclusivo: balanço
geral da Segundona

Da Equipe FutebolPR

Jogos: 48
Gols marcados: 129
Média de gols: 2,68
Empates: 13
Vitórias de times locais: 21
Vitória de times visitantes: 14
Total arrecadado: R$ 238.783,00
Média de arrecadação: R$ 4.974,64
Total de público: 25.608
Média de público: 533

Média de público dos clubes (mandantes)
1.º) Arapongas... 1.450 (5 jogos)
2.º) Foz do Iguaçu... 959 (6)
3.º) Roma Apucarana... 787 (5)
4.º) Londrina... 665 (5)
5.º) Pato Branco... 660 (4)
6.º) Francisco Beltrão... 544 (4)
7.º) Sport Campo Mourão... 224 (5)
8.º) Portuguesa... 129 (6)
9.º) FC Cascavel... 73 (4)
10.º) São José... 40 (4)

Time que mais vezes liderou: Foz, 5 rodadas
Time que mais vezes ficou na ZR: Francisco Beltrão, 6 rodadas
Melhor ataque: Foz do Iguaçu, 17 gols
Pior ataque: São José, 8 gols
Melhor defesa: Roma Apucarana, 6 gols
Pior defesa: Pato Branco e Francisco Beltrão, 18 gols
Maior goleada: Arapongas 4 x 0 Pato Branco e FC Cascavel 0 x 4 Londrina
Placar mais repetido: 2 x 1 (9 vezes)
Time que mais venceu: Roma Apucarana e Foz, 6 vezes
Time que mais perdeu: Francisco Beltrão e FC Cascavel, 5 vezes
Time que mais empatou: Londrina, 4 vezes
Time com maior série invicta: Foz, 8 jogos

Artilheiros
9 gols

Fábio (Roma)
8 gols
Baby (F. Beltrão)
6 gols
Baiano (Arap)
Gilmar (Foz)
4 gols
Massai (S. José)
Roger (Pato)
3 gols
Rhainer (FC Casc)
Douglas (Foz)
Bruninho e Juninho (LEC)
Kanela (Pato)
Delmer (Sport)
2 gols
João Renato, Erminio (Arap)
Edvan, Izac e Saldanha (FC Casc)
Edson e Brito (F. Beltrão)
Piki e Luís André (Foz)
Fabinho e Marcelo (LEC)
Dione (Port)
Danilo e Paulo (Roma)
Frank (S. José)
Gilian e Neno (Sport)
1 gol
Diogo, Alex Noronha, Geandro, João Paulo e Val Ceará (Arap)
Caio, Carlinhos, Rudi e Wellington (Sport)
Carlos Diogo e Luís Roberto (FC Casc)
Ícaro, Edson, Paulo Roberto e Marquinhos (Foz)
Bruno Guerreiro, Adriano, Edson, Eco, Jonatas e Leonardo (F. Beltrão)
Murilo, Sullivam, Gabriel, Robson, Tiago e Pomarola (LEC)
Chulapa, Cleberson e Marquinhos (Pato)
Mener, Tony, Igor, João Marcos, Léo, Amaral e Pires (Port)
Alex Noronha e Warley (Roma)
Amilton e Cigarra (S. José)
Germane (Sport)

Quem mais apitou
5 jogos

Paulo do Amaral e Paulo Roberto Alves Jr
4 jogos
Carlos Henrique Basso, Robson Toloczko Coutinho, Eduardo Alexandre da Motta Aust, Almir Rogério Ruiz Garcia, Dinaldo Pinto da Silveira, Fábio Marcos Zoccante e Luiz Alberto Alves de Abreu
3 jogos
Rogério Menon da Silva e Luiz Carlos de Almeida Lemos
2 jogos
Carlos Henrique Basso, Eli Marini, Cristiano Antônio Teixeira e Leonardo Sigari Zanon
1 jogo
Helanderson Carneiro Roseira, Nelson de Souza Jr. e Leonardo Sigari Zanon

Marechal Rondon presta
homenagem para Braatz



Vanderleia Kochepka, especial para o FutebolPR

Marechal Cândido Rondon - O árbitro assistente da Copa do Mundo de 2010, Roberto Braatz foi recebido com festa na sua volta a Marechal Cândido Rondon. Após ficar aproximadamente 30 dias na África, ele foi recepcionado por familiares, amigos e moradores rondonenses e desfilou nas principais ruas e avenidas da cidade no carro do Corpo de Bombeiros.

Posterior ao seu desfile, o árbitro esteve visitando o paço municipal onde foi recebido pelo prefeito, Moacir Froehlich, pela secretária de Assistência Social, primeira-dama, Maria Cleonice Froehlich, e demais servidores públicos. Na oportunidade foi realizada solenidade com o intuito de homenageá-lo pela bela e importante atuação durante participação na Copa do Mundo.

Roberto Braatz deu a seguinte declaração durante a homenagem: “Acredito ser privilegiado na minha carreira de arbitragem, pois só tive bons momentos e isso culminou com minha ida para a Copa do Mundo, onde realizei um bom trabalho. Agora, com minha volta, tive uma recepção calorosa e uma demonstração de carinho inimaginável pelo paço municipal e a população rondonense”.

Foto: Ademir Herrmann

FPF inicia debates
do Paranaense 2011



Da Equipe FutebolPR

À sorrelfa, a Federação Paranaense de Futebol realizou nesta quarta-feira cedo o primeiro pré-arbitral do Campeonato Paranaense de 2011. Para evitar futuros equívocos jurídicos na fórmula, que possam gerar batalhas no tapetão e novos supermandos, a FPF pretende realizar até outubro, quando ocorrerá o arbitral definitivo, pelo menos mais dois pré-arbitrais – um deles já marcado para agosto.

O estadual de 2011 terá 12 clubes. A saber: Coritiba, Atlético, Iraty, Paraná, Operário, Cascavel, Paranavaí, Corinthians Paranaense, Cianorte, Rio Branco e campeão e vice da Divisão de Acesso. No pré-arbitral desta quarta, todos os 10 clubes da Primeira Divisão se fizeram representar.

A fórmula de disputa foi a que tomou a maior parte do encontro, que durou cerca de três horas - começou às 10h e terminou por volta das 13h. Três delas dividiram os cartolas:
1.ª) Igual ao Carioca, com campeão de uma taça e campeão de outra taça decidindo o título. Se um clube ganhar as duas taças sagra-se campeão direto.
2.ª) Todos contra todos, em turno e returno, com decisão entre campeão do turno e campeão do returno.
3.ª) Duas chaves de seis, com turno dentro da chave e returno entre clubes da chave A contra clubes da chave B. Classificam os quatro que mais somarem pontos em turno e returno, que fazem cruzamento olímpico em ida e volta. Os vencedores decidem.