header-photo

Forçados a disputar vencem
na 1.ª rodada da Terceirona



Da Equipe FutebolPR

A Terceirona do Campeonato Paranaense começou neste domingo. A competição tem 11 equipes, entre elas algumas que foram forçadas pela FPF a participar do torneio. Uma nova cláusula exige que times que antes só atuavam em competições de categorias de base agora participem do profissional. Entre os forçados, estão Grecal e PSTC, que largaram na liderança da Terceira Divisão.

No grupo A, o Grecal venceu o Iguaçu Agex por 1 x 0, em Irati. A equipe de União da Vitória está com o estádio interditado e teve de atuar no Emílio Gomes. Grecal e Iguaçu tiveram jogadores expulsos. Na mesma chave, Andraus e Grêmio Maringá empataram por 1 x 1. O jogo ocorreu no estádio Pinhão, em São José dos Pinhais. Henrique marcou para o Grêmio aos 42min do 2.º e Vagner empatou aos 48min também da etapa final. A partida teve 16 pagantes e renda de R$ 135.

No grupo B, o Grêmio Metropolitano venceu o Júnior Team por 1 x 0, no estádio Willie Davids. O único gol da partida foi marcado aos 25min do 2.º tempo por Cabixi. Já o PSTC venceu o Tigrão Umuarama por 2 x 0, no estádio do Café, em Londrina. No Bom Jesus da Lapa, em Apucarana, o Colorado recebeu o Matsubara e ganhou por 2 x 1.

1.ª rodada
28 e 29/agosto
Grupo A

Andraus 1 x 1 Grêmio Maringá
Iguaçu Agex 0 x 1 Grecal
Grupo B
PSTC 2 x 0 Tigrão Umuarama
Colorado 2 x 1 Matsubara
Grêmio Metropolitano 1 x 0 Júnior Team

Classificação
Grupo A

1.º) Grecal... 3
2.º) Grêmio Maringá... 1
3.º) Andraus... 1
4.º) Cambé... 0 (saldo 0)
5.º) Iguaçu Agex... 0 (saldo -1)
Grupo B
1.º) PSTC... 3
2.º) Colorado... 3
3.º) Grêmio Metropolitano... 3
4.º) Matsubara... 0 (1 gol-pró e saldo -1)
5.º) Júnior Team... 0 (0 gol-pró e saldo -1)
6.º) Tigrão Umuarama... 0 (saldo -2)

Baier anula Branquinho
e Atlético desperdiça G8

Da Equipe FutebolPR

O Atlético perdeu uma grande chance de estar no G8 do Campeonato Brasileiro. Se tivesse vencido o Grêmio, o que não era difícil, estaria com 23 pontos e 7 vitórias. Portanto, liderando o pelotão do grupo dos 23, que envolve Avaí, Palmeiras, Vasco e Guarani.

Neste domingo, o Atlético não se encontrou no meio-campo. Ficou evidente que Chico fará falta, pois Olberdam foi sobrecarregado. Além disso, está cada vez mais claro que Paulo Baier e Branquinho não podem atuar juntos. Na quarta-feira, Branquinho foi o destaque contra o Grêmio Prudente. Neste domingo, foi anulado por Baier.

O veterano meio-campista joga na mesma faixa de campo de Branquinho e, como é o “dono do time”, impede Branquinho de tomar a iniciativa. O técnico Paulo César Carpegiani terá de achar uma solução para quarta-feira, contra o Ceará. Será uma partida-chave para o Atlético definir o que quer no campeonato: brigar por torneios internacionais ou por não cair?

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Aquino, o novo
Carlinhos Sabiá



Da Equipe FutebolPR

Em 1991, o atacante Carlinhos Sabiá estava encostado no Atlético. O Paraná Clube acenou interesse no jogador, que desembarcou na Vila Capanema predestinado a ser ídolo. Com ele, e mais um timaço, o Tricolor ganhou seu primeiro título estadual.

Passados quase 20 anos, a história parece se repetir. O Atlético liberou Anderson Aquino para o Paraná Clube, que estreou na noite deste sábado fazendo o gol da vitória por 2 x 1 sobre o ASA.

O resultado parece demonstrar que o Tricolor está saindo da zona de turbulência para se reencontrar na Série B. O que o time precisa é disso: jogadores com vontade de crescer junto. Aquino, que é torcedor confesso do Paraná, é um deles.

Ao ver Aquino feliz na Vila Capanema, quem sabe o meio-campista Netinho não se sensibilize a deixar o ostracismo no CT do Caju para também vir brilhar no Paraná. Com ele de 10, e o novo “Sabiá Aquino”, a Gralha pode voar longe.

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Derrota pedagógica



Da Equipe FutebolPR

Alguém já disse: existem vitórias enganosas e derrotas pedagógicas. Neste sábado, o Coritiba sofreu uma derrota pedagógica em Florianópolis. Vulnerabilidades que estavam mascaradas vieram à tona. Como tem um elenco repleto de alternativas, o técnico Ney Franco certamente saberá atacar as fragilidades.

O que não se pode é decretar “terra arrasada” no Coritiba. O alviverde tem como dar a volta por cima na série de derrotas. O que o time precisa é resgatar a capacidade de surpreender. Está claro que os adversários se debruçaram sobre o Coxa para estudá-lo, e neutralizá-lo.

Parecem ter conseguido momentaneamente, mas a vantagem do time era tão boa que, apesar das derrotas, se mantém no G4. Aliás, terça-feira, reencontrando-se com a vitória – o adversário será o Icasa, em Joinville -, o Coxa tem boas chances de reassumir o 2.º lugar.

A meta do Coritiba agora é terminar o turno no G4 e daí reacender a chama no returno, quando irá se reencontrar com sua torcida no Couto Pereira. Em casa, o alviverde terá condições de voltar a sufocar os adversários e as críticas exacerbadas.

Em favor da democracia plena

Da Equipe FutebolPR

O blog FutebolPR solidariza-se com o jornalista Esmael Morais, que teve seu blog censurado pela justiça eleitoral. A liminar foi deferida em favor do candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa. O FutebolPR entende que no estado de direito democrático a opção pelo contraditório deve ser respeitada sempre.

Setor da construção
apoia uma nova arena



Da Equipe FutebolPR

O setor da construção civil do Paraná trava uma guerra surda a favor da construção de uma nova arena em Curitiba. Na avaliação de alguns envolvidos no debate, os recursos destinados à capital paranaense, voltados para a Copa 2014, podem muito bem contemplar a construção de um novo estádio.

No entender do setor, o local ideal para essa obra é o que hoje abriga a Vila Capanema. Para engenheiros e arquitetos, prefeitura e governo estadual estão perdendo uma grande oportunidade de revitalizar e reurbanizar uma região estratégica para Curitiba. Além disso, estimam, os problemas que irão se revelar caso ocorra a opção pela Arena da Baixada poderão fazer com que a reforma do estádio do Atlético demore mais do que a construção de um novo estádio.

Para eles, Curitiba tem capacidade de captar os recursos necessários para viabilizar o estádio novo, além das obras no entorno, e a prefeitura não deveria estar à reboque de uma decisão política do governo do Estado. O setor promete fazer lobby junto ao prefeito Luciano Ducci para que ele não embarque num erro de alto custo estratégico para a cidade.

Carpegiani ganha chance
de pôr quinteto em campo



Da Equipe FutebolPR

Sem Chico, que finaliza negociação com o Betis, da Espanha, o técnico Paulo César Carpegiani ganhou a oportunidade que queria para escalar o quinteto rubro-negro que a torcida tanto quer ver atuando junto. Para a partida contra o Grêmio, domingo, às 18h30, a escalação provável do Atlético é: Neto; Wagner Diniz, Rhodolfo, Manoel e Paulinho; Olberdan, Paulo Baier e Branquinho; Guerrón, Bruno Mineiro e Maikon Leite.

Coxa muda meio-campo
para retomar a liderança



Da Equipe FutebolPR

Um novo meio-campo do Coritiba começa a ganhar forma na partida deste sábado, às 15h50, em Florianópolis. Com a lesão de Leandro Donizete, Léo Gago vai estrear no setor. Outro que ganha oportunidade como titular é Sandro (foto), que substituirá Dudu. Para fechar, Andrade ocupa a vaga de Marcos Paulo.

A expectativa do técnico Ney Franco é de que o meio-campo ganhe em experiência e capacidade de marcar. Contra o Figueirense, a partida é vista como uma “decisão do turno” da Série B, já que quem vencer dificilmente vai deixar de ir para o turno na liderança. O Figueirense tem 31 pontos contra 30 do Coxa.

Trio tenta repetir
4.ª e 11.ª rodadas

Da Equipe FutebolPR

Somente em duas rodadas, neste Campeonato Brasileiro, coincidiu de o Atlético vencer na Série A e Coritiba e Paraná Clube vencerem na Série B. Foi na 4.ª rodada, quando o Rubro-negro ganhou do Atlético-GO por 2 x 1, o Coxa bateu o Brasiliense por 2 x 1 e o Tricolor goleou o Duque de Caxias por 5 x 1, e na 11.ª rodada, quando o Paraná goleou o Náutico por 4 x 0, o Coritiba superou o Vila Nova por 1 x 0 e o Atlético venceu o Goiás por 2 x 0. Neste final de semana, Tricolor e Rubro-negro jogam em casa, contra ASA e Grêmio, e o Coxa vai a Florianópolis pegar o Figueirense.

Versão de Gílson
contradiz diretoria



Golaço



Léo Gago pronto para estrear



Do site oficial do Coritiba

Contratado há dois dias pelo Coritiba, o volante Léo Gago teve seu contrato publicado no Boletim Informativo Diário da CBF na tarde desta quinta-feira e está regularizado e liberado para atuar com a camisa coxa-branca.

Treinando normalmente junto com o grupo desde que chegou ao clube, Léo Gago mostra boas condições físicas para fazer a sua estreia e, com a suspensão do volante Leandro Donizete, pode ser a nova opção do técnico Ney Franco para a partida de sábado, diante do Figueirense.

Maratona de jogos



Da Equipe FutebolPR

A partir de sábado, Atlético, Coritiba e Paraná Clube farão 44 jogos em 60 dias – somadas todas as partidas do trio. Significa dizer que dia sim, dia não, uma das equipes entrará em campo. Também significa dizer que agora é a hora de ver quem tem garrafa vazia para vender, como diriam os antigos narradores.

Vai se dar bem quem tiver elenco. A tendência é que a enxurrada de jogos torne os jogadores mais propensos a lesões e a suspensões por cartões. O time que só puder apostar em seus 11 titulares ou em 5 ou 6 reservas talvez não tenha cacife para suportar a maratona.

Pior: ao final destes 60 dias, o Campeonato Brasileiro - tanto em sua série A quanto na B – estará praticamente definido. Outro detalhe é que o período para contratar novos jogadores só vai até o final de setembro. É fato que tem poucos jogadores bons dando “sopa”. Mas o recado que fica é: quem puder contratar, contrate. A hora é agora. Vem aí a maratona de jogos.

A herança da B.A.S.E



Da Equipe FutebolPR

Lembra da B.A.S.E, a parceira do Paraná Clube que prometia revolucionar a formação de jogadores do Tricolor? Pois nesta quinta-feira, mais uma conta desta herança foi apresentada na mesa do clube. Os jogadores Elvis e Vinícius foram à Justiça para se desvincular do Paraná.

Reenviados ao Ninho da Gralha, pois ainda não estão prontos para integrar o elenco profissional, os dois jogadores resolveram dar o troco. Alegam que foram completados três meses de atraso nos depósitos de FGTS e, por isso, querem que a Justiça do Trabalho os declare livres do clube. O jurídico do Paraná vai ter de provar o contrário.

A moral da história, no entanto, é outra. Uma parceria mal feita praticamente destruiu a capacidade do Tricolor de revelar jogadores do nível de um Giuliano e ainda deixou para o clube ônus como Elvis, o jogador emblemático da relação Paraná/B.A.S.E. De grande revelação, que custava R$ 20 milhões, o arremedo de craque agora mostra a verdadeira face desta parceria.

Fim da novela

Da Equipe FutebolPR

O lateral-esquerdo Gílson apareceu no BID, no início da noite de quarta-feira, como o novo reforço do Grêmio. Sinal de que o Paraná Clube aceitou o modelo de negociação proposta pelo parceiro e pelo tricolor gaúcho. Ou seja, em vez de R$ 1 milhão, aceitou R$ 300 mil e mais refugos que serão oferecidos pelo Grêmio, que, diga-se de passagem, está na zona de rebaixamento da Série A.

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Atlético rompe com
a “baierdependência”



Da Equipe FutebolPR

Pela primeira vez, desde a era Paulo Baier, o Atlético não sentiu a falta de seu principal jogador e atuou com competência diante do Grêmio Prudente, na noite desta quarta-feira, e venceu o time do interior paulista por 1 x 0.

Foi a primeira vez também que o Rubro-negro ganhou sem Paulo Baier em campo. No Campeonato Brasileiro do ano passado, em quatro jogos sem o meio-campista, o Furacão perdeu três e empatou uma.

No Brasileiro deste ano, o Atlético havia atuado sem Paulo Baier no duelo contra o Guarani, quando empatou por 2 x 2. Quem fez o Rubro-negro esquecer o veterano meio-campista foi Branquinho, que marcou seu 1.º gol com a camisa atleticana.

Além de Branquinho, destacaram-se no Furacão os zagueiros Manoel e Rhodolfo e o volante Olberdan.

Paranaense 2011 já
tem fórmula definida



Da Equipe FutebolPR

A fórmula por pontos corridos, com o campeão do 1.º turno decidindo o título contra o campeão do 2.º turno, foi aprovada por 11 votos a 1 na manhã desta quarta-feira, em pré-arbitral realizado pela Federação Paranaense de Futebol.

Estiveram no encontro representantes de todos os 12 clubes da primeira divisão: Coritiba, Atlético, Iraty, Paraná Clube, Operário, Cascavel, Paranavaí, Corinthians Paranaense, Cianorte, Rio Branco, Roma Apucarana e Arapongas. Agora, dia 15 de setembro, eles voltam a se reunir para definir os custos da competição, venda de transmissão e plano de marketing.

A fórmula exigirá 24 datas. Caso uma equipe ganhe turno e returno será declarada campeã de 2011, sem necessidade de final. Os pontos acumulados pelas equipes no turno zeram para o returno e não haverá acréscimo de ponto extra em nenhuma das etapas. A competição começa dia 16 de janeiro e termina dia 15 de maio.

Outra novidade é a “decisão do interior”. Caso um time de fora da capital não consiga vencer turno ou returno e, assim, se qualificar para a finalíssima, haverá uma decisão entre o melhor colocado do interior no geral (soma do 1.º e 2.º turnos) contra o segundo melhor colocado do interior no geral (soma do 1.º e 2.º turnos). O vencedor poderá assegurar vaga na Copa do Brasil 2012 – isso ainda será confirmado no arbitral de 15 de setembro.