header-photo

Rio-SP domina STJD



Do site Justiça Desportiva

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva é unanimidade de crítica entre os torcedores. É comum ouvir entre os apaixonados pelo futebol a seguinte frase quando um jogador do seu time senta no banco dos réus: “O STJD é bairrista!”. A afirmação não deixa de ser verdade – dos 54 juristas do STJD, 74% são do eixo Rio-SP –, porém, com ressalvas pelos membros do tribunal.

Algumas das razões para isso é que a sede do STJD está localizada no Rio de Janeiro, a dimensão continental do país e o legado de outras gestões. No entanto, nenhum destes fatores aliado com o percentual de cariocas e paulistas é visto pelos próprios membros do tribunal como prejudicial a eles e aos clubes das cinco regiões do Brasil.

A logística também interfere na indicação dos membros do tribunal. Justamente pela sede ser no Rio de Janeiro a maioria dos auditores e procuradores são cariocas – 46% moram na Cidade Maravilhosa.

Mas não é só de cariocas e paulistas que se constitui o STJD. O tribunal responsável pelos julgamentos e punições aos clubes de todo o país, seja em uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro ou em última instância de processos regionais, tem membros de todas as regiões: um cearense, um goiano, um amazonense, um catarinense, um gaúcho, três mineiros, seis paranaenses, além dos 15 paulistas e dos 25 cariocas compõem o tribunal, do Pleno à Procuradoria.

Licenciado da presidência do STJD por questão de saúde, Rubens Approbato não vê problemas em o tribunal ter maioria carioca e paulista. “Esse tribunal é do Brasil, não é de São Paulo e nem do Rio, e tem a visão de todas as regiões do futebol nacional, tanto que tem membros de diversos estados”, declarou Approbato, apontando as dificuldades em ter mais membros fora do eixo Rio-SP. “Trazer dez juristas de outros estados mais longínquos é mais complicado e corre o risco de não ter quórum em algumas sessões. Mas isso não quer dizer que o tribunal é a favor de São Paulo ou do Rio. A proporção de condenação dos clubes de todo país é a mesma”.

Cearense, o auditor do Pleno do STJD, Caio Rocha, defende a situação do tribunal. Para ele não existe preconceito com novos membros de outra região e nem mesmo com clubes que não sejam do Rio e de São Paulo.

“Eu fui bem recebido no tribunal e vejo essa questão, de maioria carioca e paulista, como coincidência. Quanto aos clubes, existe um tratamento diferenciado, sim, mas com time de diferentes divisões, que, muitas vezes, somos menos rigorosos”, comentou o auditor, entendendo a opinião dos torcedores. “Futebol é paixão, emoção. E o torcedor sempre vai ver o STJD como culpado. Você nunca vai ver um torcedor concordar com a punição a um jogador do time dele”.

Apesar dos 74% dos membros residirem ou terem nascido no eixo Rio-SP, o STJD se baseia no Código de Justiça Desportiva Brasileiro (CBJD) e no bom-senso na hora de julgarem e punirem os atletas e clubes infratores, independente de serem do norte ou do sul do país.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.