header-photo

Dono do futebol



Equipe FutebolPR

O homem que comandou a saga do Coritiba no retorno à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro está sendo chamado para evitar que o Coxa volte à Série B. Uma reunião que começou na noite desta segunda-feira, com o presidente do conselho deliberativo Tico Fontoura à frente, deve anunciar nesta terça-feira o retorno de João Carlos Vialle ao futebol do clube.

Candidato da situação na eleições de 2007, Vialle perdeu por um voto para a chapa encabeçada por Jair Cirino. Após o pleito, foi cuidar da sua rotina profissional, como médico ortopedista. Agora, volta nas mesma condições que assumiu quando foi convocado por Giovani Gionédis: será remunerado e terá carta branca no futebol.

Vialle é, como chama-se no jargão popular, macaco velho em futebol. Conhece as trilhas do bem e do mal que a bola percorre. Cria de Evangelino Neves, teve sua primeira experiência no Coritiba no final dos ano 60. Com ele, as chances de Ney Franco ser contratado reduzem. Crescem, talvez, as fichas de Marcos Aurélio. Com Vialle, a partir de agora será linha dura no Coxa.

Última chance



Da Equipe FutebolPR

A última oportunidade para entrar no ano do centenário com um título começa na quinta-feira para o Coritiba. É quando começa a Copa Sulamericana para o Coxa. Nesta segunda-feira, a Conmebol definiu a escala de árbitros para a partida contra o Vitória, em Salvador. O jogo acontece às 19h15, no Barradão, e o trio será paraguaio: Carlos Galeano, auxiliado por Rodney Aquino e César Franco.

Agora vai



Da Equipe FutebolPR

O Atlético marcou a data de inauguração do setor Brasílio Itiberê do estádio Joaquim Américo. Será dia 23 de agosto, contra o São Paulo. A área permitirá mais 4.700 lugares na Arena. As cadeiras já foram todas adquiridas pela torcida.

Saga coral, um alerta



Da Equipe FutebolPR

O Santa Cruz é o clube de maior torcida no futebol pernambucano. Acúmulos de erros diretivos empurraram o Cobra Coral para a Série D do Brasileiro. No domingo, o Santa não conseguiu sequer avançar de fase na disputa. O Arruda recebeu mais de 30 mil torcedores, todos combalidos. Você pode estar se perguntando: o que é que tem a ver o Santa Cruz com um blog que trata do futebol paranaense? Tudo. Ele serve de alerta para que nossos clubes saibam que erros diretivos podem causar danos históricos, por vezes irreversíveis.

Na beira do caos



Da Equipe FutebolPR

Ney Franco está mesmo vindo para o Coritiba.

De saída



Da Equipe FutebolPR

Homero Halila Pereira, que foi designado pelo G9 para ocupar o cargo de diretor de futebol do Coritiba, oficializou na manhã desta segunda-feira sua saída da função. Boatos dão conta de que Tonico Xavier deve voltar ao cargo ou que pode haver uma composição para que João Carlos Vialle reassuma como diretor remunerado ou até Domingos Moro. Neste caso, Felipe Ximenez também estaria de saída.

Pressa goiana



Da Equipe FutebolPR

O Vila Nova espera concretizar o empréstimo do atacante Rafael Moura, junto ao Atlético, para contar com o reforço já na sexta-feira, quando vem a Curitiba enfrentar o Paraná Clube, pela Série B. O jogador foi afastado do elenco principal rubro-negro e colocado à disposição.

Hoje cedo, na XV



Da Equipe FutebolPR

Essa foi ouvida no cafezinho da Boca, nesta segunda-feira cedo. Em comum, Rafael Moura, Antônio Carlos, Zé Antônio, Alberto e Netinho teriam um empresário-dirigente que anda às turras com o Atlético. Esse teria sido um dos motivos do afastamento do quinteto.

Não vem mais



Da coluna do J. Mateus, na Folha de Londrina

Pode escrever: O time profissional do Iraty não virá para Londrina. Dois motivos muito fortes impedem que a SM Sports transporte para cá todo o grupo de jogadores profissionais para a formação de uma nova equipe londrinense.

O primeiro motivo é a dificuldade que Sergio Malucelli tem encontrado para trazer o seu time com a vaga na primeira divisão. Como tal vaga pertence ao Iraty Sport Clube, a Federação Paranaense e a CBF já teriam manifestado negativas às pretensão do empresário.

O time do Malucelli só conseguirá jogar em Londrina, na primeira divisão, se trouxer sua estrutura e continuar com o nome atual (Iraty Sport Clube). Mesmo assim terá que pagar R$. 200 mil à FPF, taxa de mudança de domicílio. Como Esporte Clube Londrina ou qualquer outra denominação, o novo time terá que começar pela terceira divisão e somente no ano que vem.

O outro motivo é o protesto da população de Irati. A cidade, como era esperado, não aceita a proposição de Sergio Malucelli. "Ele pode se mudar para Londrina, o time não", dizem os iratienses. Como um dos mais antigos clubes interioranos do Estado, o Iraty vai continuar na cidade mesmo sem Sergio Malucelli.

Diante da celeuma, Sergio deverá trazer para cá somente as equipes de base. Elas chegam até o final do ano. O time profissional continuará em Irati mesmo que comandado pela estrutura da SM Sports.